Início Site Página 1056

Confraria dos Bibliófilos da Paraíba promove encontro literário com lançamento de livros, em Patos

Aconteceu na manhã deste sábado (24), no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, em Patos, o segundo evento da Confraria dos Bibliófilos da Paraíba, com o lançamento de 12 obras de autores da região. O evento teve início na noite desse sábado, dia 23, com a Expo 70 do artista plástico Perigo Neto.

Participaram do encontro literário, o presidente da Confraria dos Bibliófilos da Paraíba, escritor José Mota Victor; a vice-presidente Socorro Sousa; a secretária Sineide Lacerda; e a tesoureira Ednalda Leitão. Prestigiaram a festa literária, bibliófilos, admiradores das artes plásticas e da literatura, o secretário de Cultura, Turismo e Esporte José Francisco de Sousa (Zeca) e o prefeito Nabor Wanderley.

O lançamento coletivo dos livros contou com as obras dos escritores Everaldo Dantas da Nóbrega (“Memórias de um Bancário” e “Dos Tempos da Quarentena”); Aroaldo Sorrentino Maia (“O Flutuador” e “A Rosa no Batente”); Renato César Carneiro (“Deus e o Diabo na ‘Morada do Sol’ – as campanhas eleitorais de Padre Levi”); Sanxer Lacerda (“Os Homens querem Guerra” e “Olhos D’Água”); Perigo Neto (“Meus Verbos Nossos”); José Romildo de Sousa (“Nossa Senhora da Guia”); e José Mota Victor (“A influência dos Raios Solares na Menstruação da Borboleta”).

“Aqui nós temos o lançamento de doze livros de nove escritores da Confraria. Todos os escritores que estão hoje, aqui, fazendo o lançamento dos seus livros, eles são bibliófilos. Eles fazem parte da Confraria dos Bibliófilos da Paraíba, e graças à Deus a cidade de Patos está prestigiando bastante o lançamento, isso é muito importante. Nós queremos transformar esse encontro, aqui, da Confraria dos Bibliófilos da Paraíba na maior festa literária do Estado da Paraíba”, finalizou José Mota.

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte Zeca, falou sobre que a Confraria dos Bibliófilos da Paraíba representa para a arte e a literatura da cidade de Patos.

“Esse reencontro de artistas de Patos, aqui usando o Centro de Cultura para promover arte, para lançar livros, para divulgar toda essa cultura que faz com que, com o momento pós pandemia que, nós nos encontramos, seja uma esperança, a arte tem esse grande papel, de ser uma esperança, de conduzir um novo momento da humanidade, a gente se sente, como secretário de Cultura, Turismo e Esporte aqui no Casa da Cultura, me sinto contemplado por todos eles. E queremos parabenizar a todas as entidades que coabitaram conosco e puderam promover esse encontro”, comentou Zeca.

O prefeito Nabor Wanderley destacou o incentivo da prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, aos jovens e crianças a leem.

“Recebemos neste sábado no encerramento da Festa de Nossa Senhora da Guia a Confraria dos Bibliófilos da Paraíba lançando diversos livros, esse incentivo que a prefeitura dá, através da Secretaria de Cultura, o secretário Zeca tem feitio um belíssimo trabalho, e abrindo oportunidades, realmente, da gente poder, não só que o pessoal apresente seu trabalho, mas procurar incentivar a nossa juventude, as nossas crianças a leem”, disse Nabor.

Patos Verdade

Parque Zoobotânico Arruda Câmara em João Pessoa recebe cerca de 3 mil visitantes por semana

Um das opções de lazer mais procuradas pela família pessoense e também pelos turistas que visitam a Capital da Paraíba, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, localizado no bairro do Roger, recebe aproximadamente 3 mil visitantes por semana – média de 12 mil ao mês. Todo esse público está em busca de diversão e contato com a fauna e flora, em um ambiente que reserva muitas curiosidades apresentadas por centenas de espécies de animais e plantas.

O Parque, conhecido popularmente como Bica, proporciona um agradável passeio por suas trilhas, que possui resquícios da Mata Atlântica, e também locais para piqueniques. O espaço de lazer conta ainda com praça de alimentação com lanchonetes e lago com pedalinhos, o que faz os visitantes virem sempre acompanhados de toda a família.

O local acolhe cerca de 400 animais, silvestres e exóticos, oriundos de tráfico ou situação de cativeiro e que agora estão sob os cuidados da equipe do zoológico. As espécies são as mais variadas. “Temos diversas atrações, mas, sem dúvidas, os visitantes ficam encantados com os grandes felinos. Contamos com leoa, onça pintada, jaguatirica. O ambiente onde esses animais ficam está sempre cheio”, contou o diretor do Parque, Rodrigo Fagundes.

A arquiteta Silvia Quintans de Mendonça é uma frequentadora do Parque Arruda Câmara. Sempre que tem um tempo livre, traz os três filhos, de 14, 9 e 1 ano, e alguns amigos deles para contemplar a natureza e brincar ao ar livre. “É um local ao ar livre, onde eles se divertem, têm contato com a natureza e conhecem diversos animais. Essa é a primeira vez que a minha filha mais nova vem ao parque e já percebi que ela adorou os bichos. Aqui tem essa possibilidade, de ver animais que às vezes só vimos na televisão”, afirmou.

Serviço

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com venda do bilhete de entrada (R$ 2) até 16h. Crianças com até 7 anos e idosos acima de 65 anos são isentos do pagamento da taxa.

PB Agora

TRE-PB disponibiliza Serviço de Atendimento ao Eleitor

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) informou que o Serviço de Atendimento ao Eleitor (SAE) está disponibilizado por meio do telefone: 3512-1500, e endereço eletrônico: sae@tre-pb.jus.br.

O Serviço de Atendimento ao Eleitor (SAE) foi criado pela Corregedoria Regional Eleitoral da Paraíba (CRE) com o objetivo de tirar dúvidas do eleitor sobre a sua situação eleitoral, local de votação, onde justificar o voto, quais os documentos necessários para votar, entre outras dúvidas relativas às Eleições 2022.

O serviço está disponível todos os dias, das 8h às 19h, inclusive nos sábados e domingos que compreendem os dias 24 e 25 de setembro, e dias 1º e 2 de outubro de 2022.

Portal Correio

Sancionada Lei que pune com multa quem passa trote contra serviços e órgãos públicos na Paraíba

O estado da Paraíba irá aplicar multa para os proprietários ou responsáveis de linhas telefônicas que realizem ligações caracterizadas como trote, contra serviços e órgãos públicos. A ação estava proposta em um projeto de lei da ALPB que foi sancionado pelo governador do estado, João Azevedo. O conteúdo foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (24).

Conforme apurou o ClickPB, a multa será de 400 Unidades Fiscais de Referência do Estado da Paraíba (UFR-PB) e deverá ser aplicada aos praticantes de trotes contra SAMU – Serviço de Assistência Médica de Urgência; Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros Militar; Defesa Civil; e Disque-Denúncia.

A lei, de número 12.408, é de autoria do deputado Trocolli Júnior. Em seu conteúdo é definido como trote toda e qualquer ligação telefônica destinada aos serviços e órgãos públicos citados acima, que resulte em frustração e/ou impossibilidade de atendimento pela inexistência da ocorrência do fato ou evento anunciado.

O valor da UFR-PB em setembro, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, é de R$ 62,50.

Como ocorrerá a identificação

Segundo a lei, anotado o número do telefone de onde se originou o trote, o órgão atingido encaminhará os respectivos relatórios às empresas telefônicas para que as mesmas informem os nomes dos seus proprietários ou responsáveis. Após isso, serão enviados os respectivos relatórios ao órgão competente estadual que adotará as medidas cabíveis, inclusive a lavratura de Auto de Infração e imposição de Multa.

Em casos de reincidência, o valor da multa será duplicado.

Ligações de telefone público

De acordo com o que consta na sanção, ligações originadas de telefones públicos serão anotadas em separado para futuro levantamento de incidência geográfi ca e posterior identificação pelo órgão competente.

Clickpb

Prefeita de Areia Dra. Silvia, vice-prefeita Dona Marília e ex-prefeito Elsinho Cunha Lima anunciam apoio a Veneziano

Imagem: Assessoria

O candidato a governador da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB-15), da coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’, que reúne MDB, PT, PV e PCdoB, recebeu neste sábado (24) apoios considerados por ele “extremamente importantes”, na região do Brejo paraibano: o da prefeita Dra. Silvia, da vice-prefeita Dona Marília e do ex-prefeito Elsinho Cunha Lima.

O apoio foi anunciado a Veneziano durante Caravana que o candidato realiza no Sertão do Estado, visitando oito cidades. Imediatamente, Veneziano gravou um vídeo de agradecimento e postou nas suas redes sociais.

“Muito feliz e agradecido pelo apoio e pela demonstração de carinho e confiança da minha prefeita Dra. Silvia, da minha vice-prefeita Marília e desta grande liderança de Areia e região, que é o meu amigo Elsinho Cunha Lima. Vamos juntos, crescendo a cada dia, rumo ao segundo turno e rumo à vitória”, afirmou Veneziano.

 

Assessoria

Município de São José do Bonfim supera projeção de nota do IDEB para o ano de 2021

O município de São José do Bonfim segue alcançando bons resultados e superou a projeção do IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para o ano 2021, atingindo uma nota de 4,7. A projeção do Ministério da Educação para o município no ano de 2021 era a nota 4,2.

Para a secretaria de Educação do município este resultado é fruto de uma gestão focada na qualidade do ensino com investimenros em várias áreas, valorização e qualificação dos profissionais do magistério e ações que ampliam e promovem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Ascom

Independente massacra o Santa Cruz na estreia do Campeonato de Futebol de Santa Terezinha

Iniciou nesse sábado (24), o Campeonato de Futebol 2022 do município de Santa Terezinha Paraíba. São onze equipes brigando pelo titulo.

O jogo de estreia ocorreu no período da tarde entre o Independente (time da cidade e atual campeão) e o Santa Cruz (time do sítio Santo Estevão).

Após não ter um bom desempenho no Torneio Início sendo eliminado no primeiro jogo, o Independente superou-se e massacrou a equipe do Santa Cruz pelo placar de 6 x 0, com gols de: dois gols de Matheuzinho, dois gols de Iranildo, um gol de Paulo e um gol de Kinho.

Neste domingo, o Ajax (Assentamento Dom Expedito) enfrentará o Internacional (sítio Lagedo) às 15h45, no estádio O Gayosão. As partidas serão realizadas nos sábados e nos domingos.

A organização da competição é da Prefeitura Municipal.

Clique no link e veja a Tabela de Jogos do campeonato:

Tabela – 2022

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

PRF apreende material de campanha eleitoral e R$ 173 mil, em Santa Luzia

Imagem ilustrativa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu R$ 173 mil em espécie nessa quinta-feira (22), em Santa Luzia, Sertão da Paraíba. O dinheiro estava em um carro que também transportava material de campanha eleitoral. A PRF não informou a qual candidato pertencia os itens de propaganda.

A apreensão aconteceu no quilômetro 292 da BR-230, por volta das 17h, depois que o veículo em questão se envolveu em um acidente com uma moto. Três pessoas sofreram ferimentos leves. A PRF foi acionada para registrar a ocorrência e, durante inspeção, encontrou o material.

Dinheiro e material de campanha apreendidos foram levados à Delegacia da Polícia Federal de Patos, que investiga o caso.

Portal Correio

TSE define ministro para relatar recurso de Ricardo Coutinho contra indeferimento de candidatura

O recurso do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será relatado pelo ministro Benedito Gonçalves, conforme apurou o ClickPB. A distribuição por sorteio foi feita na tarde desta sexta-feira (23) e os arquivos do processo já estão no TSE para os devidos trâmites. A defesa de Ricardo Coutinho tenta reverter o indeferimento de seu registro de candidatura e a liberação da postulação ao cargo de senador.

O ministro Benedito Gonçalves é o atual corregedor-geral da Justiça Eleitoral, tendo tomado posse no cargo no início deste mês de setembro.

Ricardo Coutinho teve o seu registro de candidatura para o Senado indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por unanimidade, no dia 12 de setembro. A decisão foi tomada por unanimidade pela Corte Eleitoral em harmonia com o parecer do Ministério Público.

A Corte Eleitoral indeferiu o registro de candidatura por ter reconhecido que Ricardo Coutinho está inelegível por uma decisão do TSE tomada em 2020. De acordo com a decisão do TRE-PB, Ricardo também não pode utilizar os recursos provenientes do fundo eleitoral de seu partido, que foram suspensos.

A defesa de Ricardo Coutinho ainda impetrou embargos de declaração para tentar reverter a decisão no TRE-PB, no entanto, houve novamente o indeferimento dos pedidos.

Na noite desta quinta-feira (22) o Ministério Público Eleitoral apresentou as contrarazões pedindo o desprovimento do recurso ordinário eleitoral proposto por Ricardo Coutinho contra a decisão do TRE-PB. No documento, a Procuradora Regional Eleitoral Acácia Suassuna aponta inconsistências do recurso, como por exemplo o término da inelegibilidade três dias após o pleito.

Clickpb

Candidato a deputado estadual Josmá Oliveira sofre acidente na noite desta sexta-feira na BR-361

O candidato a deputado estadual, Josmá Oliveira (PL), sofreu um acidente automobilístico na noite desta sexta-feira, 23 de setembro, na BR-361, na saída da cidade de Santa Terezinha para Catingueira.

Segundo as informações obtidas pela equipe Patosonline.com, o candidato retornava do Vale do Piancó, acompanhando a comitiva do candidato a governador Nilvan Ferreira (PL).

Era por volta das 18h30m (seis e meia da noite), quando ao chegar na entrada de Santa Terezinha, um animal atravessou a pista de rolamento de forma repentina provocando a colisão.

Com a força da colisão a parte dianteira do veículo do candidato, um Volkswagen modelo Fox de cor branca, ficou parcialmente destruída. Apesar do susto, Josmá não teve ferimentos, sendo assistido por populares daquela cidade.

Segundo informou a vítima ao Patosonline.com o carro ficou em Santa Terezinha, tendo ele que pegar uma carona com amigos e se dirigir até Patos.

Patosonline.com