Ocorreu nesse domingo (18), o Torneio Início de Futebol 2022 no município de Santa Terezinha (PB). Dez equipes se inscreveram e os jogos aconteceram no O Gayosão.
O campeão foi o Boca Junior (time da cidade) que venceu o Ajax (Assentamento Dom Expedito) nos pênaltis pelo placar de 3 x 1. A partida normal terminou empatada em 0 x 0. O Boca Junior é o atual vice-campeão do Campeonato Municipal de Futebol.
Na terceira colocação ficou o América (sítio Quixaba). O Independente (time da cidade), atual campeão do Campeonato Municipal de Futebol, foi eliminado no primeiro jogo que disputou.
A premiação foi a seguinte:
1º lugar: R$ 700;
2º lugar: R$ 500;
3º lugar: R$ 300;
A competição homenageou o jovem Danilo da Silva Neres que faleceu recentemente em um acidente na BR 361 no município de Catingueira.
O torneio foi organizado pela Prefeitura Municipal. No próximo domingo ocorrerá a estreia do campeonato municipal.
“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido viverá” (João, 11,23)
A Diocese de Patos comunica a todos o falecimento do Monsenhor Pedro Custódio da Silva
(Pe. Pedro), ocorrido na madrugada deste Domingo, 18 de setembro de 2022, no Hospital São Francisco onde o mesmo se encontrava internado e ao mesmo tempo manifesta a sua família sentimentos de pesar e solidariedade.
O Padre Pedro Custódio era natural de Catolé do Rocha -PB, nascido aos 16 de outubro de 1950, foi ordenado sacerdote por Dom Gerardo Andrade Ponte em Catolé do Rocha aos 28.12. 1990.
Exerceu o ministério em várias paróquias da nossa diocese e ultimamente estava vivendo em sua própria casa para tratamento de saúde no bairro Novo Horizonte em Patos. O velório acontecerá durante este domingo na capela do Colégio Cristo Rei com missas às 11h e 16:30h. Na segunda feira (19/09), haverá missa às 06h da manhã e após essa celebração, o corpo será conduzido até sua cidade natal (Catolé do Rocha) onde haverá missa às 16h e em seguida o seu sepultamento.
O Bispo diocesano e o clero de Patos agradecem o dom de sua vida, do seu ministério na missão evangelizadora da nossa igreja particular e contamos com a oração de todos.
Em Cristo Jesus, ressurreição e vida!
NB: O Padre Pedro Custódio estava em tratamento de sua saúde em decorrência do Diabetes e sofreu complicações cardíacas e não resistiu.
Padre Pedro na Capela de São Gonçalo, em Santa Terezinha (Imagem: Luiz Junior).
Faleceu madrugada deste domingo (18), o padre Pedro Custódio (72). No ano de 2020 o papa Francisco concedeu ao sacerdote o titulo de Monsenhor.
Padre Pedro foi o primeiro pároco da Paróquia de Santa Teresinha, situada no município de Santa Terezinha (PB).
O seu corpo será velado na Capela do Colégio Cristo Rei, situado na Rua Peregrino Filho, 301, Centro, Patos. As celebrações serão às 11h e às 17h. O corpo seguirá na segunda-feira às 9h para o município de Catolé do Rocha.
A Paróquia de Santa Luzia, localizada no município de Santa Luzia, emitiu uma Nota de Pesar, leia:
Nota de pesar da Paróquia Santa Luzia em razão do falecimento do padre Pedro Custódio
Foi com imenso pesar que a Paróquia Santa Luzia recebeu, na madrugada deste domingo, 18 de setembro de 2022, a notícia do falecimento do Reverendíssimo Padre Pedro Custódio da Silva.
Padre Pedro tinha 72 anos de idade e 32 anos de sacerdócio. Em 2020, o papa Francisco concedeu o título de Monsenhor ao padre Pedro. Em sua missão neste mundo, ele atuou em várias paróquias das cidades São Mamede, Condado, Vista Serrana, Santa Terezinha, São José do Sabugi, Teixeira, Patos entre outras. Além disso, o padre foi um dos diretores da Fundação Nossa Senhora Da Guia, mantedora da Rádio Espinharas.
Nos períodos em que esteve na Forania do Vale do Sabugi, especificamente nas Paróquias de Nossa Senhora da Conceição, em São Mamede, e São José, em São José do Sabugi, o padre Pedro foi um grande colaborador da Paróquia Santa Luzia sempre com muito carinho e disponibilidade, nos momentos festivos e de dificuldade.
Neste momento de luto e tristeza, cumpre manter viva a imagem do padre Pedro sempre disposto a servir, com humildade, zelo e alegria, razões pelas quais aprendemos a admirá-lo, amá-lo e ter especial deferência por ele.
Suplicamos a Deus Pai Misericordioso que acolha o nosso padre Pedro Custódio e faça brilhar sobre ele a luz eterna. Rogamos à Virgem Maria, Senhora das Dores, que console os familiares, amigos enlutados, seus irmãos no sacerdócio e todos aqueles e aquelas que nutrem sentimento de respeito e consideração por ele.
Que nós tenhamos sempre presente as palavras do próprio Jesus Cristo que disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá” (JO 11,25-26).
Em evento realizado na manhã deste sábado, 17 de setembro; na cidade de Taperoá – PB, Dr. Ramonilson defendeu a implantação de um novo campus da Universidade Estadual da Paraíba na cidade de Taperoá e na oportunidade recebeu o apoio do empresário Márcio da Farmácia e do professor Herbeth Cavalcante, lideranças do Cariri paraibano.
O Juiz aposentado agradeceu a acolhida da população e ressaltou a importância de uma instituição educacional de ensino superior, que tem o potencial de atingir cerca de 150 mil pessoas na região.
” A chegada da universidade tem o potencial de reconfigurar toda a dinâmica social e econômica de uma localidade, além de oportunizar acesso à educação a milhares de jovens e adultos que não podem se deslocar aos grandes centros universitários. Estou unida às mobilizações do querido povo do Vale do Cariri que há muito tempo luta por essa causa justa”, concluiu
Será neste sábado (17) a 5ª Cavalgada Miguel Lilioso. A concentração será Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, no município de Catingueira (PB). A saída será às 15h50 percorrendo vários sítios até a cidade de Santa Terezinha.
No trio animando os vaqueiros e as amazonas ficará na responsabilidade de Jaelson Batista.
Na Praça de eventos farão shows: Zé de Freitas; Forró dos Primos; Sávio do Acordeon e Atuais do Forró
O candidato ao Governo da Paraíba, Pedro Cunha Lima, recebeu importantes adesões do sertão paraibano. Desta vez a oposição da cidade de Mãe D’água anunciou o apoio. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal Luis Nunes, os vereadores Cledilson e Naldo, além do candidato a deputado federal Leo Gadelha e da liderança Charllys Nunes.
Pedro agradeceu a confiança no seu nome e garantiu que quando governador vai fazer uma gestão que trabalhe para entregar mais resultados para o sertão. “Quero agradecer enormemente por cada apoio deste time que se junta para que a gente possa fazer um trabalho dedicado pelo nosso estado. A gente agradece de coração por essa soma para trabalhar melhor pela Paraíba e ter um projeto por Mãe D’água, para que a gente possa trabalhar pela população como ela merece”.
Nesta sexta-feira, 16, policiais militares pertencentes ao DPM de Malta realizaram a prisão de um homem acusado de tráfico de drogas.
A guarnição realizava rondas nas proximidades de uma localidade conhecida por Favela do Cemitério quando visualizou um homem em atitude suspeita.
Ao realizar abordagem no indivíduo foi localizado com o mesmo substâncias análoga a crack e maconha, dinheiro e celular.
O homem, 20 anos, juntamente com todo o material encontrado foi encaminhado a delegacia de Polícia Civil para serem realizados os procedimentos cabíveis.
Seção de Comunicação e Marketing Institucional do 3º BPM
Se estivesse vivo, o ex-deputado estadual pelo estado da Paraíba, José Gayoso, completaria 100 anos de vida no dia 15 de setembro. Ele era pai do ex-prefeito de Santa Terezinha (PB), José Afonso Gayoso Filho (1997 / 2000 e 2001 / 2004).
A Redação do Portal Santa Teresinha teve acesso a um texto que foi divulgado pela família Gayoso nas redes sociais, leia:
Hoje, se vivo fosse, José Gayoso completaria 100 anos. Uma história de vida vivida para povo, pelo povo e com o povo. Dedicou sua vida à política, ao sertão e principalmente aos Vales dos Espinharas e do Piancó. Tem no seu histórico ações importantes com a defesa do homem do campo, principalmente no tempo do algodão. A educação sempre recebeu sua atenção. Trouxe para Patos o Colégio Estadual, com ensino de qualidade, referência na região. Foi o responsável pela transformação de mais de 30 distritos em municípios. Filho do advogado Pedro Firmino, o primeiro deputado federal de Patos.
Lamentavelmente não recebeu Deputado Zé Gayoso, eleito 7 vezes Deputado Estadual, em seu favor homenagem equivalente a que foi realizada em atenção ao seu pai, pessoa cujo nome empresta a uma das principais ruas de Patos. Não há até o momento qualquer referência ou nomeação de prédios públicos, rua, praça ou avenida em seu nome. Seu legado segue esvaziando com o passar do tempo, afastando do presente a recordação das vitórias do passado, sem dar oportunidade às novas gerações de compreender a história e origem de sua cidade, as lutas e vitórias alcançadas, os atores responsáveis pela evolução do pensar e do fazer, o amadurecimento do direito. JOSÉ GAYOSO, O HOMEM QUE FOI E A MEMORIA DO QUE POR ELE FOI DEIXADO, NÃO DEVE SER DESRESPEITADA. PARTE DA HISTORIA DA PARAIBA É CONTADA PELO RELATO DE SUAS AÇÕES LEGISLATIVAS. Diante de tantas ruas e locais públicos batizados em homenagem às pessoas públicas indicadas pelos gestores de Patos desde 2004 nota-se que a ausência de tal honraria repousa tão somente na vontade de poucos de esconder da nova geração o que todos que conheceram ou foram alcançados pela eficiência do Deputado Zé Gayoso carregam em seus corações, tentando apropriar-se da história e dos méritos conquistados pela família Gayoso. Hoje, em seu centenário, faço publicamente o compromisso de trabalhar em favor da recuperação e preservação da história de Patos, restaurando a memória da cidade, física e afetiva, para que um novo legado seja edificado sobre a Rocha firme e constante da HISTORIA que será contada pelas ruas desta cidade.
Também em suas redes sociais, o seu neto, Paulo Gayoso destaca o centenário do seu avô através de um texto contando um pouco da história de um dos maiores políticos daquela época, veja:
Pedro Cunha Lima, candidato ao Governo da Paraíba, recebeu o presidenciável Ciro Gomes (PDT) na manhã desta sexta-feira (16), em Campina Grande. O PDT é um dos partidos que compõem a coligação Coragem pra Mudar. Durante visita ao Calçadão, importante centro comercial da cidade, Ciro defendeu o nome de Pedro para governar o Estado. “Admiro a trajetória e o trabalho de Pedro, que é competente, inovador, ousado e dedicado à defesa da educação, sempre sintonizado com as necessidades das pessoas. Ele será um grande governador da Paraíba”, afirmou Ciro, durante discurso após uma caminhada.
Durante a visita, Pedro enalteceu a trajetória política e administrativa de Ciro Gomes. “Quero ser para a Paraíba o governador que Ciro foi para o Ceará. Um trabalho dedicado, disciplinado, com entrega, com esforços. Nós que acompanhamos sua trajetória na nossa cidade, em Campina Grande, em solo paraibano, aplaudimos por tudo que você já vem fazendo. É um grande brasileiro, que me inspira”, disse.
Em seu discurso, Ciro defendeu investimentos para o desenvolvimento econômico do país. “Precisamos refinanciar a dívida estrangulada de 6 milhões de empresas. O Brasil está condenando seu comércio e indústria à falência generalizada. Tenho o projeto de refinanciar todo o passivo das empresas, isso tira a corda do pescoço. Porém preciso fazer com que da porta para trás o freguês possa comprar de novo, preciso refinanciar as dívidas das famílias, que dá conta de 66,6 milhões pessoas que estão proscritas no crédito por estarem no SPC”, destacou Ciro.
O candidato a deputado estadual, Dr. Aledson inaugurou comitê de campanha, na cidade de Manaíra, na Serra do Teixeira, com a presença de centenas de pessoas.
Dr. Aledson destacou a força das lideranças da cidade, que têm se empenhado no compromisso de eleger um candidato da região, para representar os anseios do povo. Além de centenas de moradores, estiveram presentes vereador, Rocha; do ex-vereador, Edezel Barbosa; do ex-candidato a prefeito, Suel e também lideranças das cidades de Ibiara e Nova Olinda, como os vereadores Naldinho e Nelsinho, respectivamente.
“Dr. Aledson que é um médico princesense dá grande demonstração de força eleitoral e concorre para ser um dos candidatos mais votados no município de Manaíra, nas próximas eleições”, garantiu Edezel.
Mais um vez, Dr. Aledson ficou em um discurso forte em defesa da Saúde e, principalmente, realçando a necessidade de a região da Serra do Teixeira ter um representante na Assembleia Legislativa.