Início Site Página 1079

Forças de segurança realizam mega operação e prendem 12 pessoas, no Vale do Piancó, São José de Piranhas e Cajazeiras

Foi desencadeada, na manhã desta quinta-feira (25), a Operação Policial Orion, encabeçada pelas Forças de Segurança Pública da Paraíba- PC-PM-CB-, que teve por objetivo a desarticulação de um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas, roubos e execuções de pessoas nos municípios de São José de Piranhas, Aguiar e Cajazeiras. Ao todo, foram cumpridos 08 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão temporária, expedidos pela justiça. Cerca de 100 policiais civis, militares e do corpo de bombeiros, participaram da ação.

De acordo com a Polícia Civil, no dia 19 de junho de 2022, dois dos integrantes do grupo estava em uma vaquejada no município de Aguiar, local de atuação do grupo na distribuição de drogas, e assassinaram o sargento da PM, Francisco Salviano da Silva. Posteriormente, vieram a ser mortos em confronto com a Polícia.

Em represália, o grupo matou no dia 08 de julho de 2022, José Carlos Pereira, que sofreu uma emboscada no sítio Boa Vista, município de Aguiar, sendo executado a tiros por suposta delação do local onde estariam os criminosos que mataram o policial militar na vaquejada.

A ORCRIM vinha planejando matar outro policial militar que tinha participado do confronto, onde morreu os dois criminosos que mataram o SGT na vaquejada. Com essa ação foi possível desestruturar o grupo criminoso e restabelecer a ordem pública.

Foram presas 12 pessoas.

A Operação policial foi coordenada pelos delegados Cristiano Jacques, Ilamilton Simplício, além dos Coronéis, Campos, Elder, Terceiro e Saulo, da Polícia Militar da Paraíba.

Fonte: Vale do Piancó Notícias

Prefeita de Lagoa e todo seu grupo político anunciam apoio a Pedro Cunha Lima

Pedro Cunha Lima (PSDB), candidato ao Governo da Paraíba, recebeu mais um importante apoio vindo do sertão paraibano. Desta vez anunciaram adesão a prefeita de Lagoa, Socorro de Biro, todo seu grupo político, além do candidato a deputado estadual Gilberto Linhares, que agora estão no time dos que vão tirar a Paraíba do atraso, trazendo mais investimentos e desenvolvimento para o povo sertanejo.

“Fico muito honrado com a chegada da prefeita Socorro, do candidato a deputado estadual Gilberto e todo seu grupo político. A gente quer ver a Paraíba e o sertão desenvolvendo, por isso vamos trabalhar muito para potencializar as vocações econômicas desta região que tanto nos orgulha, mas que hoje tem um governador distante e sem vontade política para garantir os investimentos necessários para que o sertanejo cresça. Vamos virar essa página e a partir do próximo ano fazer uma gestão próxima de Lagoa e de todo sertão paraibano”.

Assessoria

Maternidade Frei Damião realiza a primeira cirurgia em homem trans na Paraíba

Imagem ilustrativa

A maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, realizou na tarde desta quarta-feira (24) a primeira cirurgia em homem da trans da Paraíba. O paciente é o psicólogo D.R.S. que tem 33 anos e mora e em João Pessoa. A Frei Damião é terceiro hospital do Brasil a realizar esse tipo de procedimento cirúrgico que só é feito na Unicamp, em São Paulo e no Hospital das Clínicas do Recife.

Ele contou que iniciou sua transição há treze anos e já são nove anos de acompanhamento no ambulatório do Hospital Clementino Fraga. “ O fato de a gente começar a fazer esse processo sendo acompanhado por um hospital de referência e um equipe preparada desde o acolhimento até a cirurgia faz total diferença para a gente”, comentou.

D.R. disse que sua expectativa em relação à cirurgia é uma das melhores possíveis, “ só em saber que estou passando por mais uma etapa da minha transição, isso é muito significante para mim porque estou chegando mais próximo daquilo que, há 13 anos atrás, eu pensava ser impossível. E espero que eu não seja único e que essa prática se torne corriqueira não só neste hospital, mas em outros”, disse.

“Hoje a gente vê os serviços abrindo as portas, a exemplo dos Hospitais Clementino Fraga e Frei Damião que buscam profissionais que sejam sensíveis a essa causa, que queiram dar esse olhar mais humanizado para a nossa população que sofre tantos preconceitos e discriminações”, comentou.

“Quando eu sair deste hospital quero ser recebido pela minha família, passar mais esse tempo com os meus amigos mais próximos e, o mais importante, acompanhar a chegada de outros pacientes aqui no hospital para fazer esse mesmo procedimento”, disse, emocionado.

O primeiro Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais da Paraíba (Ambulatório TT) TT foi implantado há nove anos na Paraíba, no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa e que faz apenas o acompanhamento médico e aplicação do hormônio e que agora, com a cirurgia, todo o processo transexualidor se completa.

Paraiba.com.br com Assessoria

Candidatos a reeleição ao cargo de deputado estadual da Paraíba já receberam mais de R$ 200 mil em doações para campanha

Os candidatos a reeleição ao cargo de deputado estadual da Paraíba já receberam mais de R$ 200 mil em doações, uma semana após o início da campanha para as Eleições 2022. Foram arrecadados, no total, R$ 227.450,00, até o fim da tarde desta quarta-feira (24).

Os candidatos a reeleição que já têm valores registrados no DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são Anderson Monteiro, Camila Toscano, Chió, Eduardo Carneiro, Felipe Leitão, Manoel Ludgério, Tião Gomes e Tovar Correia Lima. Os demais ainda não têm prestação de contas registrada no sistema do TSE.

Anderson Monteiro recebeu a maior soma, até agora, com R$ 71,5 mil. Chió tem a menor arrecadação parcial, com R$ 1 mil. A campanha e a arrecadação seguem, com doações de pessoas físicas e repasses de partidos aos candidatos.

Confira abaixo quanto cada candidato a reeleição já recebeu de doações para campanha:

Adriano Galdino (Republicanos) – sem prestação de contas

Anderson Monteiro (MDB) – R$ 71.500 (doações pessoas físicas)

Anísio Maia (PSB) – sem prestação de contas

Bosco Carneiro (Republicanos) – sem prestação de contas

Banco Mendes (Republicanos) – sem prestação de contas

Caio Roberto (PL) – sem prestação de contas

Camila Toscano (PSDB) – R$36.800 (doação)

Chió (REDE) – R$ 1.000 (doação)

Cida Ramos (PT) – sem prestação de contas

Drª Jane Panta (PP) – sem prestação de contas

Drª Paula (PP) – sem prestação de contas

Eduardo Carneiro (Solidariedade) – R$ 1.400 (doação)

Felipe Leitão (PSD) – R$ 64.600 (doação)

Galego de Sousa (PP) – sem prestação de contas

Hervázio Bezerra (PSB) – sem prestação de contas

Inácio Falcão (PCdoB) – sem prestação de contas

João Gonçalves (PSB) – sem prestação de contas

Junior Araújo (PSB) – sem prestação de contas

Jutay Menezes (Republicanos) – sem prestação de contas

Lindolfo Pires (PP) – sem prestação de contas

Manoel Ludgério (PSDB) – R$ 11.050

Moacir Rodrigues (PL) – sem prestação de contas

Taciano Diniz (União) -sem prestação de contas

Tião Gomes (PSB) – R$ 20 mil (doação)

Tovar (PSDB) – R$ 21.100 (doações)

Wilson Filho (Republicanos) – sem prestação de contas

Clickpb

Encontro Paraibano de Astrofotografia ocorre neste fim de semana, em Matureia

O Sertão da Paraíba vai receber neste fim de semana um dos maiores encontros de astrofotografia do Brasil. O Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA) ocorre de sexta (26) a domingo (28), no Casarão do Jabre, Zona Rural de Matureia. Esta é a 9ª edição do evento, que reúne astrônomos, astrofotógrafos e aficionados pela astronomia. A ideia é promover a integração entre todos os que praticam ou gostam de astrofotografia, com o objetivo de difundir as técnicas e ganhar novos adeptos.

A astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos — como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias — e tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico que várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores.

Hoje em dia, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.

O Casarão do Jabre, localizado aos pés do Pico do Jabre, o ponto mais alto da Paraíba, recebe e organiza o encontro juntamente com a Associação Paraibana de Astronomia (APA) e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB (NEPA). O local foi escolhido por reunir as melhores condições climáticas para a observação, a distâncias dos grandes centros e a estrutura do Casarão do Jabre, que garante não só a energia para os equipamentos quanto local para hospedagem e alimentação.

Portal Correio

Dr. Ramonilson defende a construção do Hospital de Trauma do Sertão na cidade de Patos e reafirma compromisso com os profissionais de saúde

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira, 24 de agosto, Dr. Ramonilson voltou a defender a construção de um Hospital de Trauma na cidade de Patos. O intuito é atender a cerca de 900 mil pessoas da região que necessitam de um atendimento de emergência e urgência em virtude de acidentes, violências e enfermidades clínicas em fase aguda.

“Mais do que nunca, é preciso uma mobilização de todas as lideranças políticas e a sociedade civil em torno desse pleito legítimo. Não podemos admitir que irmãos e irmãs nossos tenham que viajar mais de 03 ou 04 horas para uma assistência clínica. É uma prioridade absoluta que, caso eleito com as bênçãos de Deus e a força do povo, levarei à Assembléia Legislativa da Paraíba”, destacou.

Ainda durante o bate papo, Dr. Ramonilson reafirmou o compromisso com os profissionais de saúde, ressaltando o trabalho desempenhado durante a pandemia de covid-19. “O Piso Salarial da Enfermagem é uma importante conquista à toda categoria e um reconhecimento justo. Precisamos sempre reivindicar por melhorias salariais e condições de trabalho digno aos nossos heróis e heroínas que tanto bem tem feito no serviço público”, concluiu.

Assessoria

Loja de móveis e eletrodomésticos é assaltada na cidade de Santa Luzia

Na tarde desta terça-feira (23) uma loja de móveis e eletros localizada no centro de Santa Luzia foi assaltada, de acordo com informações, quatro homens chegaram em duas motos e anunciaram o assalto, dois assaltantes entraram armados e levaram todos os relógios de uma vitrine, vários smartphones, uma caixa amplificada e todo o dinheiro do caixa.

Ainda de acordo com informações, os assaltantes armados obrigaram os funcionários deitarem no chão

Os assaltantes seguiram com destino ignorado, automaticamente as viaturas da polícia militar realizaram diligências com o objetivo de capturar os suspeitos.

A lojão Rio do Peixe possui circuito de monitoramento por câmeras o que deve ajudar na identificação do biotipo dos assaltantes .

Fonte: Portal Vale Notícias

Polícia Militar cumpre Mandado de Prisão em Mãe D’Água contra mulher condenada por homicídio

Na manhã desta terça-feira, 23/08/2022, policiais militares pertencentes a 4ª Cia/3º BPM, conseguiram prender mulher, M. M. G., em Mãe D’água, que estava com mandado de prisão em aberto na comarca de Teixeira-PB.

A ação aconteceu após solicitação do juiz da comarca de Teixeira-PB que expediu o mandado contra a M.M.G. e tinha informação que a mesma estava na casa de parentes na cidade de Mãe D’água, assim que os militares receberam o mandado imediatamente deram prosseguimento do mesmo com a prisão de M.M.G.

Após a prisão, a mesma foi apresentada na Delegacia para providências cabíveis para remoção dela ao Estabelecimento Prisional.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM

Mulher não resiste e vem à óbito após sofrer golpes de faca, em Teixeira

A redação do Teixeira em Foco acaba de confirmar junto à assessoria do Hospital Regional de Patos, que Lucineide Soares de Souza, de 47 anos, não resistiu de veio à óbito. Ela deu entrada na tarde desta terça-feira (23) após ter sido vítima de golpes de faca peixeira na Rua José Meira de Vasconcelos, no setor Três Postes, em Teixeira, na Região Metropolitana de Patos.

Conforme as informações, Neide, como era conhecida, foi conduzida pelo SAMU com uma perfuração na femural esquerda. Foi realizado a central IOT e a paciente evoluiu para PCR onde ainda foram feitos ciclos de reanimação porém, sem sucesso e a paciente evoluiu a óbito na área vermelha.

O suspeito de dar os golpes foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi ouvido pelo delegado e ficará à disposição da Justiça.

Ainda não há detalhes sobre o sepultamento. O caso aconteceu durante uma bebedeira e houve um desentendimento entre os dois.

Teixeira em Foco

Paraíba registra 16 novos casos de Covid-19, com dois óbitos nas últimas 24h

Nas últimas 24 horas foram confirmados 16 casos de Covid-19 na Paraíba, sendo 14 leves e 2 hospitalizados. Até esta terça (23), o estado já contabilizou um total de 649.885 casos da doença.

Os municípios que mais apresentaram registros nas últimas 24h foram: Lucena (8), Bayeux (2), Campina Grande (3), João Pessoa (2) e Alagoa Nova (1).

Foram registrados dois óbitos nas últimas 24h. As vítimas foram duas mulheres com idades de 70 anos e 74 anos, residentes nos municípios de Campina Grande e João Pessoa. A comorbidade identificada foi doença respiratória. No momento, o estado segue com 3 óbitos em investigação.

* Dados oficiais preliminares (fonte: SI-PNI, e-SUS Notifica, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h, do dia 23/08/2022, sujeitos à alteração por parte dos municípios.

Cobertura Vacinal

Fazendo um recorte para as doses de reforço na população com 18 anos ou mais, o estado contabiliza 1.986.652 doses, o que representa 66,63% da população desta faixa etária.

Em relação à segunda dose de vacina nas crianças com idade entre 5 e 11 anos, a Paraíba tem 165.333 doses administradas, totalizando 39,97% da população contemplada.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI adulto em todo estado é de 8%. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 2 pacientes foram internados nas últimas 24 horas. Ao todo, 58 pacientes estão internados em uma unidade pública de referência para a covid-19.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios estão disponíveis em: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/dados-epidemiologicos-covid

Paraiba.com.br com Secom-PB