Início Site Página 1085

Projeto educacional: Dr. Ramonilson defende a implantação do programa “Escola Aberta”, proposta que oportuniza ações socioculturais e esportivas à comunidade durante os finais de semana

Em entrevista à imprensa sertaneja na manhã desta quarta-feira, 17/08, Dr. Ramonilson Alves destacou a preponderância da educação como instrumento de transformação social. Na oportunidade,o juiz aposentado também ressaltou a necessidade de políticas públicas mais efetivas voltados à participação da comunidade no ambiente de ensino, com o intuito de oportunizá-las o acesso às atividades socioculturais e esportivas.

“Como Professor, tenho me aprofundado muito em experiências bem-sucedidas voltadas à educação pública. Nessa perspectiva, sublinho a importância do Programa “Escola Aberta” proposto pela Unesco. A iniciativa conclama os moradores a usufruírem do espaço escolar para a realização de grupos de leitura, apresentações teatrais e eventos esportivos aos finais de semana. É possível adotarmos esse projeto como referência e torná-lo Lei, possibilitando cidadania e inclusão a todos”, frisou.

Dr. Ramonilson ainda lamentou a situação de abandono da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Nunes, localizado no Bairro São Sebastião em Patos. Há mais de 10 anos, a população aguarda uma reforma ou readequação por parte da Secretaria de Estado da Educação. “É urgente que reivindiquemos uma solução para esse espaço público, tão necessário aos nossos filhos”, concluiu.

Assessoria

Empreendedorismo feminino: Dr. Ramonilson propõe a criação do Banco da Mulher Paraibana

Em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira, 16 de agosto, Dr. Ramonilson apresentou a proposta de criação do “Banco da Mulher Paraibana”, linha de crédito voltada a estimular o empreendedorismo feminino a partir da ampliação da concessão de empréstimos, taxas de juros reduzidas e carência de até três anos.

O referido programa busca expandir o “Empreender Mulher” e tem o intuito de alcançar às famílias em situação de vulnerabilidade e beneficiárias do Auxílio Brasil, assim como empreendedoras informais.

“Nossa proposta se alinha a algumas experiências bem sucedidas pelo Brasil e visa assistir as mulheres que desejam iniciar ou potencializar seus negócios, como a cabeleireira, a manicure, a comerciante, etc. O fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres é uma de nossas prioridades”, concluiu.

Assessoria

Cursos na modalidade EAD estão sendo oferecidos aos reeducandos da Penitenciária Romero Nóbrega, em Patos

Iniciou-se nessa segunda-feira (15), na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, em Patos (PB), cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD) para os reeducandos da unidade prisional.

Estão sendo ofertados 240 cursos com o objetivo de contemplar o maior número de apenados garantindo ocupação e fortalecendo o trabalho de Política de Ressocialização da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP).

No início do mês o diretor do presídio, Charles Martins foi entrevistado no Conexão com a Notícia transmitido pela Rádio Conexão (104,9 FM), com sede em Santa Terezinha, na oportunidade afirmou que que 60% dos apenados estão inseridos nas atividades da unidade prisional.

Veja:

Diretor da Penitenciária Procurador Romero Nóbrega fala sobre os projetos de ressocialização e afirma que 60% dos apenados estão inseridos nas atividades da unidade prisional

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Vídeo: Mãe solteira com três filhos vivem em situação crítica em Patos e pede ajuda a população

A jovem Alexandra Quirino de Araújo (33), residente na Rua Projetada, Novo Horizonte, em Patos (PB), entrou em contato com a Redação do Portal Santa Teresinha para relatar a condição critica que ela e os três filhos (sete anos, dez anos e 13 anos) estão vivendo.

Sua cunhada Maria das Graças gravou um vídeo contando a situação atual da família. Ela informou que a família morava com a mãe que faleceu há três meses. Foi relatado também que o ex-esposo da jovem é usuário de drogas e não tem responsabilidade. Cita que está faltando comida, às crianças não tem o que comerem no café da manhã. Maria das Graças também está morando com o seu filho na mesma casa.

 

Os pais de Alexandra estão mortos e no passado ela morava em Recife (PE). Ela mudou-se para a Morada do Sol para cuidar da sua mãe que faleceu recentemente.

Ela recebe o Auxílio Brasil, mas não dá para todas as despesas da Casa. Foi perguntado se ela procurou a Secretaria Municipal de Assistência Social e foi relatado que a Prefeitura pagou o aluguel por três meses.

A jovem pede uma oportunidade de emprego, ouça:

As pessoas interessadas em fazer doações devem comparecer no endereço citado na matéria ou ligar para o telefone e Whatsaap (83) 99925-6528.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Polícia Militar realiza evento alusivo aos 29 Anos da Banda Musical do 3º Batalhão de Patos

Na noite de sexta-feira, 12/08, foi realizado no estacionamento do Patos Shopping um evento musical em comemoração aos 29 anos da Banda Musical do 3º Batalhão.

O evento contou com a presença e a participação da Patrulha Musical, pertencente a João Pessoa, Banda Musical do 2° BPM de Campina Grande, Filarmônica 26 de Julho de Patos, Filarmônica Santo Onofre da cidade do Junco do Seridó, Filarmônica Duarte Machado de Santa Luzia e com a Banda Musical aniversariante.

O evento buscou homenagear os integrantes que fizeram e fazem parte da construção da história da Banda Musical sendo entregues láureas e medalhas aos atuais integrantes.

Agradecemos de forma grandiosa a participação de todos os envolvidos em tempo que parabenizamos todos que fazem parte da Banda Musical do 3º Batalhão de Patos.

 

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM

Presidente da Câmara de Mamanguape anuncia apoio a Pedro Cunha Lima

Pedro Cunha Lima (PSDB) segue conquistando apoios importantes na sua candidatura ao Governo do Estado. Desta vez o presidente da Câmara Municipal de Mamanguape, Júnior da Padaria, anunciou adesão ao projeto defendido por Pedro para a Paraíba.

“Decidi apoiar Pedro por ser um jovem com sentimento de mudança para a Paraíba e que na Câmara Federal já mostrou para o que veio, mostrou sua idoneidade. Quero o melhor para Mamanguape e para a Paraíba. Espero que Pedro seja um governador que venha arrumar a Paraíba e possa trazer benefícios para a saúde, educação, que possa trazer para Mamanguape o que mais precisamos. A água, que tem faltado. A reorganização do Hospital Regional, que está um desmantelo. E faça o giradouro da BR 101, uma ansiedade grande da população de Mamanguape”.

Pedro agradeceu mais este apoio e confiança. “Agradeço demais ao presidente da Câmara de Mamanguape, o vereador Júnior da Padaria, por confiar no nosso nome para melhorar a Paraíba. Mamanguape e toda região merecem um novo momento, com mais investimentos que tragam desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida da população, que hoje sofre até com falta d’água. Vamos virar essa página e no próximo ano garantir um governo moderno, com trabalho e eficiência para todos”.

Assessoria

Taciano Diniz diz que sentimento de seis prefeitos de sua base foi fundamental para decidir pelo apoio a Veneziano

O deputado estadual Taciano Diniz, que nesta segunda-feira (15) anunciou apoio à pré-candidatura de Veneziano Vital do Rêgo (MDB) ao Governo do Estado da Paraíba, disse que o sentimento externado por seis, dos dez prefeitos de sua base política, foi fundamental para a confirmação do apoio. Dos 10 prefeitos que compõem o grupo de Taciano, seis deles compareceram à solenidade na sede do MDB estadual e confirmaram o voto em Veneziano para governador, nas eleições deste ano.

“A política construímos através de parceiras, através de grupo e, naturalmente, numa base de dez prefeitos que temos, que há um tempo atrás tinham um outro projeto, seis destes prefeitos decidiram marchar ao lado do nosso governador Veneziano e, acompanhando essas decisões, sigo esse compromisso, ao lado dos prefeitos, reconhecendo várias obras, ações, que Veneziano, enquanto Senador, no seu exercício, pôde destinar para os municípios em que atuamos”, afirmou Taciano.

O deputado disse que, a partir deste reconhecimento dos prefeitos, resolveu realizar uma reunião com a sua base para decidir o rumo que iria tomar na campanha. “Tivemos um dialogo na última sexta-feira, entreguei os cargos do Governo do Estado, os poucos cargos que tinha, para ficar à vontade para tomar a decisão. A partir daí foi muito fácil tomar uma decisão, ao lado de quem trabalha e tem trabalhado junto aos nossos prefeitos. E aqui está, Veneziano, nosso futuro governador, não tenho dúvida, meu irmão”, disse Taciano, ao falar diretamente pra Veneziano, durante entrevista na sede do MDB.

Taciano finalizou afirmando que ele e sua base de prefeitos e demais lideranças vão arregaçar as mangas para difundir as ideias de Veneziano em todas as regiões do Estado. “Veneziano será nosso governador para que, juntos, possamos trabalhar ainda mais por cada município paraibano e fazer com que o nosso povo se sinta feliz e honrado com os compromissos de campanha”.

Assessoria

Dr. Ramonilson cobra a reconstrução da Escola Estadual Maria Nunes em Patos com a incorporação de um Centro Poliesportivo e Cultural na localidade

Na manhã desta segunda-feira , 15 de agosto, Dr. Ramonilson Alves reivindicou do Governo do Estado, a reconstrução da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Nunes, localizado no Bairro São Sebastião em Patos. Além disso, o juiz aposentado propôs a incorporacão de um Centro Poliesportivo e Cultural na localidade.

Há mais de 10 anos, a população da localidade aguarda uma readequação da referida instituição educacional. Hoje, o espaço encontra-se abandonado e coberto por mato e entulhos, sem perspectivas de melhorias.

“É urgente que o Estado possa dá uma resposta à comunidade, que tanto aguarda por uma resolução efetiva. Vejo um ambiente com potencial de agregar atividades de ensino, além de práticas esportivas e culturais, tornando-se um equipamento de cunho socializador e cidadão. Estou junto nessa causa legítima e necessária”, concluiu o ex-juiz.

Assessoria

Lideranças do PT estadual anunciam apoio à candidatura de Pollyanna

Lideranças como o deputado estadual Anísio Maia, o deputado federal Frei Anastácio, a engenheira e ex-presidente do PT de João Pessoa Giucélia Figueiredo, Priscila Kelly, Secretária de Mulheres do PT da Paraíba e Eliezer Gomes, primeiro presidente do PT-PB, compuseram um grupo que se reuniu neste sábado (13) para declarar o apoio de lideranças do Partido dos Trabalhadores à candidatura de Pollyanna ao Senado Federal.

Durante a reunião, os presentes falaram sobre a alegria de ter uma mulher como Pollyanna na disputa pela vaga que vai representar a Paraíba no Senado.

Priscila Kelly iniciou a sua fala fazendo uma reflexão sobre o Brasil de dez anos atrás e como, atualmente, o país está carente de políticas públicas. Ela falou sobre a chance real de eleger o petista para o cargo presidencial. “Não podemos perder a chance de eleger, em primeiro turno, o presidente Lula. E, também, fazer essa avaliação aqui no estado. A gente sabe que, de fato e de direito, a militância do PT está na base e no apoio do governador João Azevedo”, disse. “Estamos muito felizes com a entrada da nossa companheira Pollyanna na chapa, com a sua entrada para a candidatura ao Senado. Poucas pessoas sabem, mas ela me conhece há anos. A nossa história na política se arrasta desde 2012 e a gente tem uma relação de muita reciprocidade política”, acrescentou.

Frei Anastácio também fez questão de reafirmar o seu apoio. “Quando retornei uma ligação perdida do governador João Azevedo, ele me comunicou que estava trazendo a deputada Pollyanna Dutra para a sua chapa como senadora. Eu disse ‘parabéns, governador! Estou aqui para fazer campanha para o presidente Lula, para Anísio Maia, para você e para Pollyanna’. Pollyanna foi e é uma mulher que administrou uma prefeitura grande, importante e administrou com muita garra, com muita seriedade, trazendo do governo Lula e do governo Dilma, muita coisa para o povo, como a questão da saúde, da educação. É a prefeitura que tem mais ambulâncias, que teve mais programas de saúde e isso tudo eu acompanhei. Não tenho dúvida que Pollyanna será uma grande senadora, não do Sertão só, mas da Paraíba e do Brasil”, declarou.

O deputado estadual Anísio Maia frisou o intuito da reunião e falou sobre a importância de ter uma mulher como a deputada no Senado. “Isso aqui trata-se de uma reunião de acolhida e de compromisso. Acolhida para deixar claro que essa militância que está aqui se sente contemplada com a sua indicação. E compromisso porque essa militância vai trabalhar muito para lhe eleger!”. Ele falou, ainda, sobre a qualificação do público presente, que marcou a fundação do partido no estado e na capital:. “Essa militância é altamente qualificada, não é à toa que chama-se PT raiz, porque o PT da Paraíba saiu daqui. É uma militância que tem coerência política e ideológica. Por isso, também me sinto altamente acolhido pelos companheiros”, afirmou.

Sobre a candidatura de Pollyanna, mais especificamente, ele afirmou que “não dianta nós lançarmos um candidato que tenha o mesmo perfil dos outros candidatos conservadores. É melhor nem lançar. Nós temos que lançar um candidato ou candidata que tenha um perfil diferente deles e que seja adequado à perspectiva da eleição do presidente Lula, que tenha identidade com as políticas de Lula. Portanto, a sua escolha, é exatamente isso sendo efetivado.”

A deputada estadual e candidata ao Senado Federal Pollyanna Dutra encerrou a noite falando sobre as políticas públicas realizadas em Pombal quando prefeita da cidade, a sua identidade com o Partido dos Trabalhadores e o quanto ele foi importante em sua trajetória, além dos planos para o Senado. “Estou extremamente feliz de estar aqui. O PT me remete a lembranças muito boas, felizes, mas também a momentos de muita resistência. Quanto vale resistir? Quanto valeu para nós mulheres, para o PT resistir? Eu sou fruto dessa resistência. Estou aqui porque eu resisti”, disse.

Com o êxito dos diversos programas do Governo Federal, segundo ela: “era como se Pombal fosse a cobaia. Lançava um programa em Brasília, vamos testar em Pombal. Dos meus secretários, nove eram do PT, por isso deu tão certo.” Um grande exemplo foi o Bolsa Família, quando 800 mulheres devolveram o benefício ao governo por terem as necessidades supridas pela gestão municipal: “foi uma revolução. Nós chamamos a atenção do Brasil! As pessoas mudaram de vida e a gente contribuindo para isso, no Sertão da Paraíba”.

Ela falou sobre a importância do Sertão na Paraíba e no país e afirmou que o Sertão, agora, também estará no Senado, representado por uma mulher “que conceitua a chapa, que traz conceitos da mulher paraibana, das lutas, da resistência e uma vivência partidária em partidos de esquerda, porque não basta só dizer que é da esquerda, se não vivenciou todas essas movimentações da esquerda”, pontuou Pollyanna.

A deputada finalizou a sua fala reforçando o compromisso com todas as minorias, com os trabalhadores brasileiros e com as mulheres que “não têm sobrenome”, e como se sente acolhida pelo Partido dos Trabalhadores: “imagine eu e Lula no Senado, o que a gente vai fazer por essa Paraíba! Se aquela cidadezinha a 400km da capital foi parar na ONU como modelo de desenvolvimento, imagine agora?”.

Clickpb

Mais de 1,7 mil crianças nascidas na Paraíba este ano não possuem nome do pai no registro

Das 32.231 crianças nascidas na Paraíba este ano, 1.772 foram registradas apenas com o nome da mãe, de acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Ter a filiação registrada nos documentos oficiais é um direito garantido constitucionalmente.

A ausência do nome do pai nos documentos é uma realidade de milhares de pessoas na Paraíba e em todo o país. Nos últimos cinco anos, mais de 15 mil paraibanos foram registrados sem o nome do pai – frustração que bate à porta de crianças e adolescentes durante toda uma vida, sobretudo no segundo domingo de agosto.

Em março deste ano, a DPE-PB realizou o mutirão de atendimento “Meu Pai Tem Nome”, uma força tarefa para o reconhecimento e investigação de paternidade. A ação foi realizada em várias cidades do país, por meio de uma parceria entre as Defensorias Públicas estaduais e o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). Na Paraíba, mais de 70 famílias foram atendidas nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

“A Defensoria Pública não força ou impõe o reconhecimento de paternidade, mas pode ingressar com uma ação de investigação, que culminará na exigência de um exame de DNA para comprovar a paternidade. Caso o suposto pai não queira se submeter ao exame na Justiça, a lei prevê a presunção de paternidade, ou seja, o processo sempre será favorável à criança e ao adolescente”, disse a DRE-PB.

O coordenador do Núcleo Especial de Proteção à Infância e da Juventude (NEPIJ), Rodrigues Júnior, ressalta a importância do reconhecimento da paternidade para as crianças. “Isso dá a ela o exercício de vários direitos. Além do conhecimento da sua ancestralidade e origem familiar, o direito ao auxílio material, financeiro, alimentos, direitos previdenciários e sucessórios. E isso a gente entende que é muito importante para essas crianças”, pontuou.

Além da ação de investigação, a Justiça também prevê o reconhecimento da paternidade voluntário e tardio. Confira algumas dúvidas sobre o assunto:

Quero reconhecer meus filhos, o que devo fazer?

– O pai pode procurar a Defensoria Pública, e no caso do(a) filho(a) com menos de 18 anos, o reconhecimento precisa da concordância da mãe. Para filho (a) maior de 18 anos, o reconhecimento precisa ser de comum acordo com ele;
– O reconhecimento poderá ser feito no registro de nascimento, por escritura pública ou escrito particular, arquivado em cartório, por testamento ou por declaração expressa do juiz;
– Lembramos, o reconhecimento de paternidade é irrevogável.

Tenho dúvidas quanto a paternidade do meu(minha) filho(a) o que devo fazer?

– Se tiver dúvidas sobre a paternidade, pode ser realizado exame de DNA solicitado judicialmente e de forma gratuita;
– Podem servir de prova da paternidade ainda o depoimentos de testemunhas, cartas, conversas de whatsapp, fotografias, dentre outros tipos de prova;
– Se o suposto pai houver falecido ou não existir notícia de seu paradeiro, o exame de DNA poderá ser realizado com outros parentes consanguíneos, preferindo-se os de grau mais próximo (Art. 2º-A, § 2º, da Lei nº 8.560/92).

Posso me negar a fazer o exame de DNA?

Caso o pai se recuse a realizar o exame, haverá uma presunção da paternidade, que poderá ser apreciada em conjunto com o contexto probatório (Art. 2º-A, § 1º da Lei nº 8.560/92), servindo de prova da paternidade depoimentos de testemunhas, cartas, fotografias, conversas de whatsapp, dentre outras.

Portal Correio