Início Site Página 1657

Propagação da Covid e radicalização suspendem atos de campanha na Paraíba

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) José Ricardo Porto alertou para a preocupação da Corte com o avanço da propagação da Covid-19 bem como com a radicalização da campanha em alguns municípios da Paraíba e confirmou a decisão do Pleno de barrar manifestações de campanha, a exemplo de carreatas, passeatas e comícios no Estado da Paraíba. A decisão ocorreu durante julgamento de recurso do MP Eleitoral interposto, inicialmente, em face de decisão liminar em mandado de segurança impetrado, na Corte Eleitoral, contra a Portaria Conjunta 01/2020, emitida pelo juiz eleitoral e promotor eleitoral da 73ª Zona Eleitoral (Alhandra/PB).

“O Tribunal Eleitoral ontem, ao apreciar uma situação originária da Zona Eleitoral de Alhandra, quando o juiz, juntamente a promotora, deliberou em baixar um ato normativo destacando a impossibilidade de realização de passeatas e carreatas, os comícios, em razão da pandemia, manteve a decisão no sentido de ficar esclarecido que, em razão da Covid-19, que voltou em alta, e também pelo fato de estarmos recebendo informações do Comando da Polícia Militar sobre a existência de muitas divergências entre as facções partidárias que estão transbordando para atos de violência, deliberou de forma equilibrada e sensata suspender a realização desses atos de campanha”, ressaltou.

De acordo com o presidente, tal decisão deve se estender a todas as zonas eleitorais do território paraibano. “Posso afirmar que hoje essa decisão já irradiou para todas as zonas eleitorais do Estado da Paraíba”, ressaltou.

O entendimento do MP Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral, se baseou em nota técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo o documento da autoridade sanitária estadual, a orientação pela não realização de atividades presenciais vale independentemente da classificação de bandeiras que orientam a retomada das atividades em todos os municípios paraibanos (Plano Novo Normal – bandeiras verde, amarela, laranja e vermelha).

“A decisão vem reforçar o entendimento já exposto, desde o período de realização das convenções presenciais, no sentido de que estes atos que geram aglomeração de pessoas não poderiam ser realizados, com base no entendimento técnico da Secretaria Estadual da Saúde. O julgamento também aponta para a legalidade de diversas decisões de juízes eleitorais que, atendendo a pedidos formulados em representações apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral zonal, estão impondo multas aos candidatos, partidos e coligações que descumprirem a ordem que proíbe a realização desses atos”, declarou o procurador eleitoral.

PB Agora

STJ suspende cautelar que obrigava recolhimento noturno de Ricardo Coutinho

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu suspender a medida cautelar que obrigava Ricardo Coutinho a se recolher até as 20h, em casa. A determinação foi consequência de sua liberdade condicional na Operação Calvário, que investiga desvios de R$ 134 milhões da Saúde e Educação do Estado da Paraíba. O ex-governador é candidato a prefeito de João Pessoa, nas Eleições 2020, e agora pode cumprir agenda de campanha durante o turno da noite.

Segundo dados obtidos pelo ClickPB, o STJ decidiu pela suspensão da cautelar com 3 votos a favor e 2 contrários. Foram mantidas as demais cautelares impostas. Ricardo não pode ter contato com outros denunciados e nem se ausentar da comarca.

A votação seguiu resultado contrário ao voto da relatora, ministra Laurita Vaz. Ele manifestou-se para que a cautelar fosse mantida. Apenas o ministro Rogério Schietti Cruz seguiu o voto da relatora. Votaram pela suspensão do recolhimento noturno os ministros Sebastião Reis Júnior, Nefi Cordeiro e Antônio Saldanha.

Ao final por 3 votos a 2, a sexta turma do Superior Tribunal de Justiça, acatou o pedido da defesa para suprimir a cautelar de recolhimento noturno.

Ricardo Coutinho foi preso em dezembro de 2019. O ministro Napoleão Nunes Maia, do STJ, concedeu liminar para a soltura do ex-governador.

Clickpb

Rádio Conexão FM fará entrevistas com os candidatos a prefeito do município de Santa Terezinha

A Rádio Conexão FM (104,9) de Santa Terezinha (PB), realizará entrevistas e um debate com os candidatos a prefeito do município.

Na tarde desta terça-feira (6) foram realizados no Jornal Conexão com a Notícia, os sorteios das entrevistas que serão realizadas no Conexão Entrevistas, transmitido aos sábados  e no Conexão com a Notícia transmitido de segunda a sexta. Estiveram presentes os apresentadores Josley Oliveira; Jordan Bezerra; dois representantes da Coligação Unidos Pelo Trabalho (PSDB e PL) que tem como candidata a reeleição, a prefeita Terezinha de Zé Afonso (PSDB) e como candidato a vice prefeito Romero Pontes (PL); dois representantes da Coligação Santa Terezinha Vai Sorrir de Novo (Republicanos) que tem como candidato a prefeito, Arimatéia Camboim e como candidata a vice prefeita Mariinha.

Após o sorteio as datas ficaram assim:

Dia e Mês Hora Programa Candidato (a)
17/10 12h30 Conexão Entrevistas Terezinha de Zé Afonso
24/10 12h30 Conexão Entrevistas Arimateia Camboim
03/11 12h30 Conexão com a Notícia Arimateia Camboim
04/11 12h30 Conexão com a Notícia Terezinha de Zé Afonso

O Debate entre os candidatos será realizado no dia 7 de novembro às 12h30 com transmissão pelas redes sociais da emissora.

No dia 15 de novembro, a equipe da Rádio Conexão FM estará unida para levar até os ouvintes a cobertura e a apuração da eleição na cidade.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Polícia Militar realiza prisão de acusado de tentativa de homicídio e apreende de arma de fogo em Coremas

Na tarde deste domingo, 04 de outubro de 2020, Policiais Militares pertencentes ao 13º BPM agem rápido e realizam a prisão de acusado de tentativa de homicídio instantes após o ocorrido.

A guarnição que estaria realizando rondas na cidade de Coremas foi solicitada via COPOM para averiguar uma possível tentativa de homicídio que teria ocorrido nas proximidades das turbinas do rio. Ao chegar no local, vítima e acusado não estariam mais presentes, todavia, populares informaram os seus nomes.

Desta forma, instantes após o ocorrido, o acusado foi encontrado em sua residência portando um revólver cal. 38 com 03 munições intactas. Posteriormente, a vítima foi encontrada ilesa, devido a não ter sido atingida pelos disparos.

Acusado e vítima, junto a arma de fogo utilizada no crime, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para que assediadas cabíveis sejam adotadas.

Sertão Informado

Operação Nômade: Polícia Militar apreende 12 motos, em Ibiara

A Polícia Militar apreendeu 12 motocicletas, todas com documentação irregular, na noite deste domingo (4), na cidade de Ibiara. As apreensões são resultado da Operação Nômade, que vem sendo realizada em todo o Estado.

De acordo com o Sargento Júlio, do Copom da 2ª Companhia de Polícia Militar, que é responsável pela área, ninguém foi preso durante a operação.

Todas as motos foram encaminhadas para o pátio da Companhia, onde ficarão à disposição do Detran para regulamentação de documentação.

Vale do Piancó Notícias

Produtores do Sertão comemoram colheita do arroz vermelho

Produtores rurais da Paraíba comemoram a boa safra do arroz vermelho. Um exemplo vem da comunidade Recanto, no município de São João do Rio do Peixe, no Sertão, onde os produtores Tarcísio Claudino e Benedito Melo iniciaram a colheita, na semana passada. Em outras regiões, a exemplo do Vale do Piancó, onde agricultores também se dedicam ao cultivo de arroz, principalmente do tipo vermelho, eles também começam a colher a produção para colocar no mercado.

Segundo o extensionista rural da Empaer José Marques, que há 40 anos acompanha plantio do arroz da terra, como é mais conhecido, 2020 foi um ano fantástico para a produção de arroz. Ele lembra que a abundância das águas do açude São Gonçalo usadas nas várzeas contribuíram para consolidar o plantio, além de manter abastecido o lençol freático que poderá ser usado para futuros plantios. A perspectiva é de que a próxima safra tenha uma produção ainda maior.

Nesta e em outras regiões, os produtores recebem assistência técnica da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária (Sedap). O produtor Tarcísio Melo explicou que aproveitando o inverno, eles plantaram juntos 70 hectares de arroz vermelho, na expectativa de uma produção de 200 mil quilos.

A produção de arroz vermelho nas várzeas de Sousa sempre se constituiu em uma atividade rentável e, neste ano, em face das chuvas, o plantio dessa cultura cresceu substancialmente, proporcionando renda extra para dezenas de famílias agricultoras. Três fatores contribuíram: chuvas, sementes selecionadas e assistência técnica, mesmo com orientação por sistema remoto.

O trabalho de produção de arroz tem o acompanhamento dos técnicos Gervásio Francisco Vieira, Daniel Sales de Abrantes, José Marques, Iraildo Macedo, Flávio Marcilio, Manoel Chagas e do gerente regional Francisco de Assis Bernardino.

Portal Correio

Covid-19: após nova análise, Governo do Estado não recomenda volta às aulas

O Governo da Paraíba divulgou, neste sábado (3), mais uma avaliação do Plano Novo Normal com a análise situacional da Pandemia da Covid-19 no Estado. A classificação passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (5).

Esta 9ª avaliação aponta que parte significativa dos municípios que se encontravam em bandeira amarela na 8ª avaliação permaneceram nesta condição, representando 81% dos municípios paraibanos.

Nove municípios migraram da bandeira verde para a bandeira amarela e outrss nove cidades transitaram da bandeira amarela para a bandeira laranja, representando 14% dos municípios nessa situação.

Já outros seis municípios saíram da bandeira amarela para a bandeira verde, que teve sua participação reduzida para 5% dos municípios paraibanos.

ANÁLISE

O secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde, Daniel Beltrammi, explica que para a classificação das bandeiras o Gabinete de Crise Covid-19 utiliza quatro indicadores: taxa de progressão de casos novos, taxa de letalidade observada, taxa de ocupação hospitalar em UTI e taxa de obediência ao isolamento social. “Além disso é considerada a taxa de transmissão do vírus calculado pela Fiocruz e o percentual de imunidade populacional, o R hoje é de 1,1 e a taxa de imunização da população atingiu 17%”, esclareceu.

Beltrammi destaca a importância da ampla divulgação das medidas não farmacológicas de combate à Covid-19, a serem praticadas todos os dias por toda população paraibana, que são as ações que mais salvam vidas em todo mundo. “Sabe-se que as mais eficazes medidas protetivas da população são o uso ostensivo de máscaras, a lavagem das mãos e a manutenção do distanciamento social o quanto possível”, observou.

A avaliação completa com a lista de municípios por bandeiras com suas respectivas avaliações pro critério e a íntegra da Nota Técnica estão disponíveis no site do Governo da Paraíba no endereço paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb.

RETORNO ÀS AULAS

A Nota Técnica traz ainda uma análise e projeções quanto a cenários de retomada das atividades educacionais mediante novos protocolos. De acordo com o documento, o Estado da Paraíba tem mais de 994.000 crianças e adolescentes matriculados nos mais variados ciclos educacionais, o que representa 24,63% da população do Estado estimada para 2020. Destes, 81,52% são estudantes da rede pública e 18,48% da rede privada de ensino.

Comparando com países que aprovaram a retomada de aulas presenciais, como os Estados Unidos, onde entre os meses de abril a setembro de 2020 autoridades sanitárias norte-americanas e a Academia Americana de Pediatria alertaram para um crescimento expressivo do número de casos da Covid-19 entre crianças e adolescentes, da ordem de 500%, ante ao contexto da retomada das atividades educacionais mediante novos protocolos, em alguns de seus Estados.

Trazendo métodos similares de projeção e análise de riscos para o Estado da Paraíba para que se orientem tomadas de decisão sobre retomadas das atividades educacionais presenciais, com novos protocolos, pode-se obter crescimento médio do número de casos nas faixas etárias escolares da ordem de um pouco mais de 250%. Isto representaria cerca de 20.000 novos casos nas faixas etárias de 0 a 19 anos entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021.

O Documento reforça ainda que toda e qualquer retomada de atividades rotineiras deve ocorrer, preferencialmente, em atenção aos riscos apontados pelo Plano Novo Normal, por meio de suas bandeiras, e aos protocolos definidos pelas autoridades sanitárias competentes. Neste sentido a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza um importante conjunto de protocolos em seu portal a respeito da Covid-19 (https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/protocolos-sanitarios).

PBAgora com Secom

Papa: livre mercado e ‘economia do gotejamento’ falharam na pandemia

Para o Papa Franscisco, a pandemai de covid-19 é a última grande crise a provar que as forças de mercado sozinhas e as políticas econômicas “gotejantes” falharam em produzir benefícios sociais que seus proponentes alegam.

A encíclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos), assinada pelo papa em Assis, no sábado (03), aborda temas como fraternidade, imigração, desigualdade entre ricos e pobres, injustiças econômicas e sociais, desequilíbrios na saúde e a crescente polarização política em muitos países. A informação é da Agência Reuters.

Além disso, Francisco ainda destacou que a propriedade privada não pode ser considerada um direito absoluto em todos os casos em que uns vivem extravagantemente e outros não tem nada

O alvo do papa é a economia de gotejamento, teoria defendida por conservadores que prega que benefícios fiscais e outras benesses para grandes empresas e ricos acabam beneficiando o resto da sociedade por meio de investimentos e criação de empregos.

“Houve quem quisesse que acreditássemos que a liberdade de mercado era suficiente para manter tudo seguro depois da pandemia”, escreveu ele. Francisco denunciou “este dogma da fé neoliberal”, que recorre às “teorias mágicas de ‘transbordamento’ ou ‘gotejamento’ como a única solução para os problemas sociais”. Uma boa política econômica, disse ele, “permite que empregos sejam criados e não cortados”.

Paraiba.com.br

‘Perdi alguns pacientes quando souberam que eu também era coveiro’, revela fisioterapeuta paraibano ao participar do programa de Luciano Huck

O paraibano Sérgio Ferreira participou do quadro “Quem quer ser um milionário”, do Caldeirão do Huck. O fisioterapeuta e coveiro é natural da cidade de Sapé na Paraíba.

Na sua participação que foi ar neste sábado (03), Sérgio revelou ao apresentador Luciano Huck que perdeu muitos pacientes quando estes descobriram que ele além de fisioterapeuta também exerce a função de coveiro. Sérgio também contou que os sepultamentos aumentaram durante a Covid-19.

“Já perdi alguns pacientes quando souberam que eu era coveiro. Alguns coveiros estavam cobrindo a face para não aparecerem porque estavam sofrendo preconceito nessa pandemia”, desabafou.

Ainda de acordo com Sérgio ao prestar concurso para coveiro, sua própria mãe se revoltou pelo trabalho, porém depois aceitou o trabalho do filho.

“Minha mãe disse: ‘Pelo amor de Deus! Você é tão sábio’. Na hora da inscrição teve essa revolta dela, mas depois ela aceitou e falou que era um trabalho digno”, revelou.

Com R$ 15 mil, o paraibano continua na disputa para fazer seu tão sonhado consultório de fisioterapia em casa e poder trabalhar somente com isso. No próximo sábado (10), ele volta para tentar chegar ao prêmio de R$ 1 milhão.

Clickpb

Polícia Militar prende suspeito de atear fogo em vegetação entre os municípios de Várzea (PB) e Ouro Branco (RN)

Por volta das 15h00min, os policiais militares do DPM da cidade de Várzea-PB com o apoio de uma guarnição do DPM de Ouro Branco-RN, deslocaram-se até o local informado por populares onde estaria acontecendo um incêndio criminoso na vegetação.

Quando os policiais chegaram no local, encontraram um jovem R.L.O de 18 anos, portando um isqueiro, que segundo testemunhas o jovem havia usado para atear fogo na vegetação.

Diante das evidências do crime, a guarnição conduziu o suspeito para a Delegacia de Polícia Civil em Patos, para que os procedimentos fossem realizados.

Patos Online com 3ª CIA – 3° BPM – Seção de Comunicação e Marketing Institucional, P/5