Início Site Página 1658

Vaqueiros prestam homenagem a Chico Paca durante missa de 30º dia da sua morte

Francisco Gomes de Oliveira, mais conhecido por Chico Paca, morreu aos 72 anos, no hospital Antônio Targino, em Campina Grande, na mesa de cirurgia, em 31 de agosto de 2020.

De acordo com as informações, Chico Paca havia sofrido uma queda de sua carroça de jumento, no sítio, ocasionando uma grave lesão na Coluna Cervical.

Chico Paca deixou viúva a senhora Maria do Carmo, mais conhecida no município por professora Nega, e deixou quatro filhos: Leudo, Meirinha, Júnior e Fabiana.

A missa de 30 dias de Chico Paca foi celebrada por Padre Luciano Dias, vigário da paróquia de Santa Terezinha, em Santa Terezinha-PB. A celebração foi realizada de forma campal, em frente à casa de Chico Paca, neste sábado às 17h.

Um grupo de vaqueiros da região foi montado em seus cavalos prestigiar a Santa Missa por alma do querido vaqueiro Chico Paca, seus companheiros de profissão estavam vestidos com camisetas em homenagem a Chico Paca.

Na homilia, o padre destacou a importância do zelo com a natureza e os animais, na véspera do dia de São Francisco protetor dos animais. “Deus fez tudo com tanta perfeição, mas, infelizmente, o homem esta acabando com o planeta terra”.

No final da celebração a filha de Chico Paca, Meirinha agradeceu a todos pela bela homenagem ao seu pai. O vaqueiro e aboiador, Cancão do Barrento fez alguns versos em homenagem a Chico Paca, que emocionou aos muitos presentes.

Blog do Jordan Bezerra

Santerezinhense faz vídeo em libras em alusão ao Outubro Rosa; veja o vídeo

A Campanha Outubro Rosa tem como desafio construir uma cultura de prevenção e controle do câncer de mama. Sensibilizar mulheres para a preservação da sua saúde não é tarefa fácil e os números de casos da doença continuam crescendo no Brasil.

Mas, se conscientizar mulheres sem deficiência exige trabalho persistente de convencimento, avaliem o grau de dificuldade de realizar estas mesmas ações para surdas.

Foi pensando neste universo que a jovem de Santa Terezinha, Camila Pereira de Almeida, de 20 anos, aluna do Curso de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da Podium Cursos fez uma homenagem ao mês de outubro em Libras.

Assista ao vídeo:

Assessoria

Proprietária vai pedir imóvel a inquilino e é recebida à bala, no Vale do Piancó

Um homem efetuou 5 disparos de arma de fogo, depois de discutir com a proprietária do imóvel onde ele reside, fato ocorrido na noite desta sexta-feira (2), no bairro Nossa de Fátima, em Conceição.

De acordo com informações do Copom da 2ª Companhia de Polícia Militar, a mulher proprietária do imóvel, ligou e informou que procurou o casal para pedir a casa, momento em que teve início uma discussão entre ela os inquilinos.

Ainda segundo a mulher, o homem deu a volta no quarteirão e voltou com uma arma de fogo, efetuando 5 disparos, que atingiram a porta do imóvel e o portão da casa vizinha.

A Polícia Militar foi acionada e se deslocou para o local, onde foram realizadas diligências, mas ninguém foi preso.

Vale do Piancó Notícias

Mulher é ferida com golpe de faca após discussão com marido, no Vale do Piancó

Uma mulher, identificada como Maria Pereira da Silva, foi ferida na noite dessa sexta-feira (2) com um golpe de faca-peixeira, na cidade de Santana de Mangueira, região do Vale do Piancó. Segundo a vítima, o autor foi o próprio marido.

À polícia, ela relatou que os dois tiveram uma discussão em casa, momento em que seu cônjuge teria pegado a arma branca e desferido o golpe em suas costas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi ao local e conduziu a vítima ao Hospital e Maternidade Caçula Leite, em Conceição. Ela teve ferimentos superficiais.

Já o suspeito foi levado pela Polícia Militar à delegacia de Itaporanga para serem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: Diamante Online

Governo lança Campanha Nacional de Multivacinação

O governo federal lançou nesta sexta-feira (2) a Campanha Nacional de Multivacinação, com foco na atualização das cadernetas infantis. A prioridade é prevenir a poliomielite e o sarampo.

A campanha do Ministério da Saúde começa na próxima segunda-feira (5) e vai até o dia 30 de outubro com o objetivo de imunizar e conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacinação. O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas.

Já a poliomielite também é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças com menos de 4 anos, também pode ocorrer em adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, mas cerca de 1% dos infectados pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes. A doença não tem tratamento específico e deve ser evitada através da vacinação.

Agência Brasil

Apesar de incidência em PE, PB segue sem casos de reinfecção de coronavírus

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, garantiu, em entrevista à emissora de rádio de João Pessoa que na Paraíba não há registro de casos de reinfecção pelo novo coronavírus. A informação surge após o registro de dois casos de pessoas que testaram positivo pela segunda vez no estado de Pernambuco.

Segundo autoridades em saúde do estado vizinho, dois médicos que atuaram diretamente no enfrentamento à pandemia na cidade do Recife são os primeiros casos documentados de reinfecção pela covid-19 no Nordeste. Eles foram temas de estudos coordenados pela UFPE.

De acordo com o secretário, na Paraíba, não existem estudos sobre casos de reinfeção, no entanto, para Geraldo Medeiros, mesmo quem já teve a doença precisa continuar adotando os cuidados de prevenção.. “O mundo inteiro analisa e estuda a possibilidade da reinfecção. Temos uma ideia, nesse momento, de que com a média de 95% das pessoas que têm a covid-19 desenvolvem imunidade definitiva. Mesmo assim, essas pessoas devem continuar obedecendo as regras sanitárias, usando a máscara, pois mesmo com a imunidade, ele pode ser uma transmissora”, alertou Medeiros.

PB Agora

Após rumores de separação, Bruno e Marrone anunciam novo trabalho

A dupla sertaneja Bruno e Marrone anunciaram nesta quinta-feira (1º), o lançamento de um novo trabalho. O trabalho intitulado Bruno e Marrone – Exatamente Agora, é anunciado depois de rumores da separação da dupla após 30 anos de carreira juntos. 

Os rumores começaram após um desentendimento durante uma live. Pessoas próximas aos artistas chegaram a afirmar que Bruno já estaria realizando eventos sem a presença de Marrone. 

A assessoria da dupla negou nesta quinta-feira (1º), a separação. De acordo com o apurado pelo ClickPB, um EP deverá ser gravado ainda este mês.

“Esse boato está rodando há um tempo, mas está tudo bem entre eles e não haverá separação. Pelo contrário, eles devem gravar um EP juntos ainda esse mês.”.

Clickpb

Jovem é encontrado morto em casa, em Santa Terezinha

Por volta do meio-dia deste sábado, 03/10, um jovem de prenome Geraldo, mais conhecido por “Tejo”, de aproximadamente 32 anos, foi encontrado morto em uma residência, na cidade de Santa Terezinha, Região Metropolitana de Patos.

A polícia está no local neste momento. A causa da morte do jovem não foi informada.

Folha Patoense

Diocese de Patos leva doações para a comunidade cigana de Condado

Na tarde desta quinta feira, (1 de outubro ) aconteceu um importante momento de roda conversa na comunidade dos povos ciganos na cidade de Condado, Paróquia de São Sebastião.

A roda de conversa foi motivada pela Diocese de Patos, na pessoa do Pastor Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, que coordena o Projeto de Ação Solidária na Diocese. Este momento contou com a presença do pároco Padre Francisco das Chagas , dos voluntários do Projeto, da Pastoral da Comunicação, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Criança e da Ação Social Diocesana, entidade membro da Cáritas na Diocese de Patos.

O objetivo deste momento em tempo de pandemia, obedecendo o protocolo e os devidos cuidados orientados pelas autoridades de saúde, foi de proporcionar uma oportunidade de escuta e diálogo a partir das experiências, dores, histórias, e resistência deste povo que luta conquista de espaços de participação social e reconhecimento de sua identidade.

Para Jane Kalin, líder desta Comunidade e membro da Coordenação Nacional dos povos nômades, a presença da Diocese de Patos representa reconhecimento, solidariedade, sinal de esperança e pertencimento: “Nós não estamos sozinhos, a Diocese olha para nós”.

Após a roda de conversa, pautada pela espontaneidade, alegria e momento orante, dirigido pelo Padre Francisco das Chagas, Dom Eraldo dirigiu sua palavra: “Este momento para nós hoje tem um significado especial neste tempo de pandemia. A Igreja de Patos se alegra por este momento de escuta, presença solidária e de reconciliação”.

Em seguida, Dom Eraldo motivou o gesto de solidariedade e entrega de 50 cestas básicas, calçados e roupas, fruto de doações de pessoas, entidades e grupos que confiaram a ele a missão de cuidar do rebanho em situação de vulnerabilidade social.

Cerca de 50 famílias residem na zona urbana da cidade de Condado. Estas famílias já foram beneficiadas pelo Projeto Saber Cuidar – CNBB/ Cáritas, com logística da Ação Social Diocesana de Patos.

Com esta Ação Solidária de hoje na Comunidade dos povos ciganos, cerca de 250 famílias já foram beneficiadas pelo Projeto e cerca de 850 cestas básicas distribuídas.

Folha Patoense com Pascom Diocesana

Indicação de Kassio Nunes para cargo de ministro do STF é publicada no Diário Oficial

O Diário Oficial da União publica, nesta sexta-feira (2), despachos do presidente da República, Jair Bolsonaro, indicando oficialmente o nome do desembargador Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1° Região, para uma vaga  de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
No documento, o presidente encaminha o nome do desembargador, natural de Teresina-PI, para apreciação do Senado. Se aprovado pelos senadores, Marques assumirá a vaga do ministro Celso de Mello, o mais antigo integrante do STF, que antecipou sua aposentadoria da corte a partir do dia 13 de outubro.
Nessa quinta-feira (1º), em sua live semanal nas redes sociais, Bolsonaro anunciou o desembargador para vaga no STF. “Será publicado amanhã [2], no Diário Oficial da União, por causa da pandemia, nós temos pressa nisso, conversado com o Senado, o nome do Kassio Nunes Marques para a nossa primeira vaga no Supremo Tribunal Federal”, afirmou o presidente.
O ano que vem, outro ministro do STF, Marco Aurélio Mello, também vai chegar aos 75 anos, devendo se aposentar compulsoriamente por tempo de serviço. Para esta segunda indicação, Bolsonaro voltou a dizer, durante a live, que indicará o nome de um jurista ou magistrado de perfil cristão. “Nós temos uma vaga prevista para o ano que vem também. Essa segunda vaga vai ser para um evangélico”, disse.
Celso de Mello
Na mesma edição do Diário Oficial é publicado o decreto, no qual o presidente da República concede a aposentadoria, a partir de 13 de outubro, a José Celso de Mello Filho, no cargo de ministro do STF.
Agência Brasil