Início Site Página 1661

Prefeita de Santa Terezinha lamenta ato de vandalismo na Praça Frei Damião

A praça Frei Damião, localizada no Centro de Santa Terezinha, no Sertão paraibano, foi alvo de vandalismo na madrugada desta segunda-feira (28). O local, que passa por reforma e deve ser entregue a população dentro de aproximadamente 15 dias, teve o piso quebrado em várias áreas e alguns corrimãos e postes de metal foram amassados.

A prefeita da cidade, Terezinha Lucia Alves de Oliveira, afirmou que o caso está sendo investigado e a polícia tenta identificar os culpados. O mais curioso, segundo ela, é que a praça fica exatamente em frente à delegacia da cidade e mesmo assim, o vândalo conseguiu agir sem ser percebido pela polícia.

De acordo com a prefeita, a reforma estava passando pelos detalhes finais e a praça seria entregue em 15 ou 20 dias no máximo. ”Só estava faltando uns postes, uma coberta para Frei Damião, as plantas, pouca coisa”, disse. Ela ainda não sabe se a depredação causará atraso na entrega, pois, no momento em que falou com a reportagem do ClickPB, ainda iria se reunir com a engenheira para conhecer a extensão do dano.

A prefeita não descarta que o ataque tenha motivação política devido à proximidade das eleições, mas disse que não quer afirmar nada antes das investigações serem concluídas. ”É uma tristeza que tenha acontecido isso com uma obra que não é minha, é da cidade, da população”, disse Terezinha.

Fonte: Clickpb

Vândalos danificam estrutura da Praça Frei Damião

Está circulando nas redes sociais fotos e vídeos da ação de vândalos ocorrida na madrugada desta segunda-feira (28), na Praça Frei Damião, situada no município de Santa Terezinha (PB).

A praça está em obras de reforma e o fato foi percebido por um dos trabalhadores.

De acordo com os trabalhadores, foi danificado o gradio de proteção localizado na parte próxima a Prefeitura, foram quebradas todas as pedras que seriam utilizadas para fazer a marcação da entrada de deficientes e quebrado parte do granizo em um dos batentes que da acesso ao local.

A Delegacia de Polícia fica situada em frente à praça, a reportagem procurou os policiais para saber se foi registrada alguma ocorrência e eles comunicaram que não.

Existe um sistema de câmeras no Centro e poderá ajudar nas investigações.

Um Boletim de Ocorrência será registrado na Polícia Civil para serem tomadas as medidas cabíveis.

O local está em reformas, é uma emenda do senador José Maranhão (MDB), no valor de R$ 231.798,71.

 

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Vídeo: Redes sociais

VÍDEOS: Popular vai comprar medicamento em farmácia e acaba tendo bicicleta furtada na cidade de Sousa

O fato ocorreu na última sexta-feira (25), quando câmeras de segurança registraram um furto de uma bicicleta em frente a uma farmácia, localizada na Rua Cônego José Viana, no bairro da Estação, em Sousa, nas proximidades da Concessionária River.

Conforme filmagens das câmeras de segurança, um popular teria deixado a bicicleta na caçada da farmácia e adentrou ao estabelecimento para comprar um medicamento, quando após alguns segundos, um indivíduo não identificado se aproveitou da distração da vítima e furtou a bicicleta, em seguida tomando rumo ignorado.

Segundo informações, a vítima ainda tentou localizar o suspeito pelas proximidades, porém permaneceu sem êxito.

Assista ao vídeo:

 

Sertão Informado

Armados de faca, assaltantes tomam moto e celulares de casal em Patos

Por volta das 21 horas de ontem (domingo, 27/09) o jovem Evandro de Oliveira estava na calçada da casa da namorada, nas proximidades da Indústria de Calçados D’Fera, no bairro da Maternidade, em Patos. quando dois homens chegaram armados de faca e anunciaram o assalto.

Levaram a moto do rapaz e os dois celulares. A moto é uma Honda Pop vermelha – 2017 – de placa QFS 1655 – Patos.

De acordo com as informações um dos dois suspeito é baixo, moreno e magro.

O casal vai registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil na manhã desta segunda-feira, 28. Qualquer informação ligue para 9.9999-5408 ou para o 190 da polícia.

Folha Patoense

Paraíba tem 12.310 registros de candidaturas para eleições municipais de 2020; confira os perfis

A Paraíba tem 12.310 registros de candidaturas, sendo 632 para prefeito, 635 para vice-prefeito e 11.043 para vereador. Conforme informações do balanço do portal DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 617 pessoas concorrem a reeleição e cinco candidatos informaram o uso do nome social. O prazo para registros de candidaturas terminou nesse sábado (26).

Os candidatos a prefeito concorrem a uma das 223 vagas, enquanto os vereadores a uma das 1.899 cadeiras das câmaras municipais. Ainda conforme o DivulgaCand, 67,9% (8.353) dos candidatos são do gênero masculino e 32,1% feminino (3.957). Sobre o Estado Civil, 53,7% (6.608) são casados, 36,8% (4.524) solteiros, 7,03% (866), 1,97% viúvo (243), 0,56% (69).

Em relação às faixas etárias, a maior parte está compreendida entre 35 e 49 anos de idade, sendo a maior parte com idades de 40 a 44 anos. Nessa faixa há 2.006 pessoas (16,30%), seguida dos candidatos com 35 a 39 anos, 1.942 (15,78%) e de 45 a 49 anos, 1.906 (15,48%). Também é importante destacar nesse quesito que 12 pessoas têm idades entre 80 e 84 anos e 20 tem 18 anos de idade.

Sobre a cor/raça, 6.677 (54,24%) dos candidatos se autodeclararam pardos, 4.361 (35,43%) brancos, 878 (7,13%) pretos, 252 (2,05%) sem informação, 74 (0,6%) indígena, 68 (0,55%) amarela. Já quanto ao grau de instrução, 4.552 (36,98%) têm ensino médio, 2.841 (23,08%) ensino superior, 2.032 (16,51%) fundamental incompleto, 1.340 (10,89%) fundamental completo, 596 (4,84%) médio incompleto, 506 (4,11%) superior incompleto, 442 (3,59%) lê e escreve e 1 (0,01%) analfabeto.

No campo da ocupação, 2.152 (17,48%) candidatos informaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que trabalham como agricultor, 1.799 (14,61%) se encaixam como outros, 1.110 (9,02%) ocupam a função de vereador, 802 (6,52%) servidor público municipal, 754 (6,13%) comerciante, 568 (4,61%) empresário e 387 (3,14%) dona de casa.

Clickpb

Duas apostas da PB acertam cinco números da Mega Sena e levam quase R$ 29 mil/cada

Uma aposta feita na loteria Escrete de Ouro, que fica no bairro de Mandacaru, em João Pessoa e outra, em Campina Grande realizada na Loto Mania, no Centro da cidade levaram R$ 29 mil cada, por terem acertado cinco dos seis números da Mega Sena, no concurso de nº 2303, neste sábado (26).

As dezenas sorteadas foram as seguintes: 03 – 07 – 17 – 20 – 48 – 50.

Ninguém levou o prêmio máximo. Do total de 8.431 apostas que acertaram as quatro dezenas, 56 também estão no Estado da Paraíba, conforme relatório das loterias Caixa. Cada um irá receber o valor de R$ 708,99.

Para o próximo sorteio está previsto um prêmio de R$ 60 milhões.

PBAgora

Homem é ferido com tiro na perna em zona rural de Pedra Branca

Um homem de 37 anos, identificado como Agrinélio Pereira da Silva, foi atingido por um disparo de arma de fogo na tarde deste domingo (27) no sítio Letreiros, zona rural da cidade de Pedra Branca (PB). O fato ocorreu por volta das 14h50.

Segundo a Polícia Militar, a vítima, que é portadora de deficiência, informou que não soube de onde partiu o disparo. Ela contou que estava em uma área de lazer, quando escutou o tiro, e, ao perceber, notou que havia sido ferida na coxa esquerda.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi ao local e conduziu o homem ao hospital.

A guarnição realizou diligências, mas não encontrou nenhum suspeito do disparo. Populares também não souberam informar como o fato ocorreu.

Fonte: Diamante Online

Comícios, carreatas e caminhadas em Patos e Quixaba são proibidos pela Justiça Eleitoral

O Patosonline.com obteve informações junto à produção do Jornal Notícias da manhã da radio Espinharas FM de Patos, 97,9, apresentado pelos jornalistas Misael Nóbrega e Genival Junior, que a Excelentíssima Senhora Dra. Anna Maria do Socorro Hilário Lacerda, juíza da 28ª Zona Eleitoral do Estado da Paraíba, proibiu em Patos e Quixaba, através de portaria, datada de 25 de setembro, atos de propaganda eleitoral que ensejem grande aglomeração de pessoas, tais como, comícios, carreatas e caminhadas, enquanto estes municípios não se enquadrarem na bandeira verde.

Caso alcançada a bandeira verde pelos municípios que integram a 28ª ZE, em sede de avaliação periódica posterior, os atos da propaganda eleitoral previstos no art. 1º, passam a ser admitidos, recomendando-se o bom senso quanto a realização de tais atos, devendo ser observados, o máximo possível, os protocolos sanitários relativo a uso de máscara, distanciamento mínimo entre os participantes dos eventos, higienização pessoal e de ambientes, dentre outras medidas voltadas para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

O descumprimento das disposições desta portaria, a qual é voltada exclusivamente para reforçar o devido cumprimento do Decreto Estadual n. 40.304/2020 e do protocolo sanitário emitido pela Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba em relação as eleições municipais de 2020, sendo fundada em parecer técnico emitido no âmbito estadual, pode configurar crime previsto no art. 347 do Código Eleitoral “Recusar alguém cumprimento ou obediência a diligências, ordens, ou instruções da Justiça Eleitoral ou opor embaraço à sua execução: Pena: detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 (dias-multa)”, sem prejuízo da incidência do art. 268 do CP “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propaga de doença contagiosa: Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa” quanto aos representantes de partido/coligação e candidatos promotores do evento.

Foi encaminhada cópia da presente portaria para as Polícias (Civil, Militar, Rodoviária, Bombeiros, Municipal (Guarda Municipal), Federal, para fins de ciência e fiscalização quanto ao seu cumprimento, e para os representantes dos partidos políticos/coligações, para fins de ciência e observância.

Veja:

Patosonline.com com informações do jornalista Misael Nóbrega do Jornal Notícias da Manhã (Rádio Espinharas FM, 97,9)

Lives e blitzes educativas marcam a Semana Nacional de Trânsito em Patos

A Semana Nacional de Trânsito foi concluída na sexta-feira, 25, com diversas ações, atividades educativas e lives que marcaram o encerramento da campanha em 2020. A mobilização teve início no dia 18 de setembro. Em Patos, a campanha foi mobilizada pela Superintendência de Trânsito de Patos –STTRANS, em parceria com a CPTRAN, PRF, GCM, 4ª CIRETRAN, Corpo de Bombeiros, SAMU/Patos, Complexo Hospital Regional, Hospital Infantil e Associação dos Motociclistas de Patos.

Por causa da pandemia do Covid-19, a mobilização tomou novos rumos. A STTRANS realizou diversas lives, por meio de suas redes sociais com dicas de segurança, cuidados, palestras e depoimentos de acidentados. Também aconteceram algumas blitzes educativas e de orientações aos condutores patoenses.

“Durante os dias da campanha tivemos uma programação de Lives com temas importantes como: ‘A multa Educa?’, Mototaxi e motofrete e sequelas do trânsito, as quais tivemos como mediadoras as professoras Maronildes e Mércia Lustosa e como convidados o Cabo J. Alves, Cabo Fragoso, Inspetor M. Silva, a psicóloga Gorete Resende e a vítima de trânsito Suellen Araújo, que enriqueceram ainda mais o debate”, comentou Antônio Coelho, coordenador do Núcleo de Educação de Trânsito da STTRANS.

Ainda de acordo com Antônio Coelho paralelamente às lives ocorreram diversas blitzes educativas pelas principais ruas da cidade com exposições de faixas e orientações aos condutores de veículos.

Folha Patoense com Assessoria

Quase 70% dos prefeitos paraibanos estão aptos a disputarem reeleição

As eleições municipais desse ano serão completamente diferentes de todas as outras. Sob o efeito de uma pandemia sanitária por conta da covid-19, candidatos tentam apresentar propostas em uma campanha cheia de restrições. Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) mostra que no estado 67,7% dos prefeitos dos 223 municípios estão aptos a disputarem a reeleição nas eleições desse ano. Apenas 32,3% não podem mais concorrer ao cargo de prefeito.

No Brasil, 78,7% dos prefeitos podem se candidatar à reeleição nos pleitos municipais deste ano. Ou seja, dos 5.568 prefeitos, 4.384 gestores estão aptos a concorrer ao pleito pela segunda vez seguida. O estudo aponta ainda que apenas 1.184 dos prefeitos no exercício atual, ou seja, 21,3%, já foram reeleitos no pleito de 2016 e, portanto, não podem participar da disputa pela prefeitura no segundo semestre de 2020. A região Nordeste lidera com o maior número de líderes municipalistas que podem tentar a reeleição.

Para o presidente da Famup, George Coelho, será um desafio novo para aqueles que disputarão as eleições este ano. “Maior parte dos gestores paraibanos estarão disputando mais uma vez o pleito em um momento totalmente novo, com novas regras e novas datas estipuladas pela Justiça Eleitoral. Não é fácil cuidar dos municípios, com tantas quedas de repasses, em um momento de pandemia, e ainda administrar um processo eleitoral. Apesar disso, os nossos gestores estão prontos para apresentarem suas conquistas e o trabalho realizado durante esse tempo”, destacou.

O levantamento mostrou ainda que o distanciamento social obrigou cidadãos com mais de 60 anos a se manterem afastados do convívio social, o que inviabilizou, em muitos casos, a sua presença em convenções partidárias e afetará durante as campanhas eleitorais e até mesmo na eleição. Na Paraíba, atualmente 25 prefeitos em exercício do mandato têm mais de 60 anos e precisarão ter cuidado com a saúde nesse período do processo eleitoral.

Outro ponto destacado é quanto a representatividade feminina. Dos possíveis candidatos à reeleição no Brasil em 2020, a grande maioria é formada por homens. Do total de gestores que podem ser reeleitos (4.384), 88% são homens e 12% são mulheres. Na Paraíba, são 41 mulheres com mandato contra 182 homens.

A questão da maior participação de mulheres e a consequente eleição de gestoras ainda é um problema relevante no Brasil. Temos atualmente cerca de 700 prefeitas – alguns Estados do Nordeste se destacam por elegerem maior proporção, mas nacionalmente ainda temos poucas representantes femininas.

Legendas – Quando são avaliados os partidos políticos dos atuais gestores brasileiros que podem concorrer a reeleição, vemos que a maior bancada municipal é o MDB, com 799 (18,2%), seguido do PSDB, com 617 (14%), do PP, com 404 (9,2%), e do PSD, com 394 (8,9%). Esses são partidos bastante tradicionais, com uma grande base municipal.

Paraiba.com.br com Assessoria