Início Site Página 1669

Preço do diesel em refinarias da Petrobras cai 7% e da gasolina 5%

A Petrobras anunciou nessa quinta-feira (10) que os preços médios do diesel em suas refinarias terão redução de 7%. Também haverá queda na cotação da gasolina, de 5%. Os novos valores valem a partir desta sexta-feira (11).

De acordo com o cálculo da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o corte no litro do diesel S10 e S500 será, em média, de R$0,1223. Já a gasolina terá o litro R$0,0834 mais barato.

Esta é a terceira queda consecutiva que a estatal anuncia para diesel e gasolina. É também a segunda diminuição anunciada nesta semana. Na quarta-feira (9), os preços médios da gasolina e do diesel já haviam sido corrigidos, ambos com um corte de 5%.

A atual política de preços leva em conta a paridade de importação e é influenciada pelas cotações internacionais do petróleo e do câmbio. Neste mês, os preços de referência do petróleo têm caído diante do clima econômico em meio à pandemia de Covid-19 e também devido às preocupações com o ritmo de retomada da demanda. O preço do barril do Brent caiu para valores abaixo de US$ 40.

Após os novos reajustes, a gasolina nas refinarias da Petrobras irá acumular queda de 16,7% em 2020. Já os preços do diesel serão 30% abaixo dos registrados em janeiro desse ano.

Agência Brasil

Certidões criminais para os pré-candidatos devem ser solicitadas com antecedência

Em entrevista o supervisor do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Cláudio Ataíde alerta os pré-candidatos nestas eleições de 2020, que procurarem o tribunal para ter as certidões criminais de 1º e 2º Graus, utilizadas para fins eleitorais, devem fazer essa solicitação com antecedência.

Segundo, Cláudio Ataíde, nas últimas eleições para prefeito e vereador no Estado, em 2016, houve em média 12 mil candidaturas (informações do Tribunal Superior Eleitoral – de TSE), recomendando, assim, aos interessados que façam as solicitações com antecedência.

De acordo com o calendário disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), se encerra no dia 26 de setembro o período para o registro de candidaturas, que só são homologadas mediante entrega de documentos diversos à Justiça eleitoral, entre eles as certidões criminais. Embora as solicitações e emissões sejam realizadas de forma virtual, Cláudio Ataíde, explicou que também há a possibilidade de emissão de certidões físicas, o que só ocorre quando existe algum problema técnico que inviabilize a emissão eletrônica.
São casos que podem envolver homônimos ou incongruências nas informações que precisam ser validadas pelo setor. “Nesse caso, os interessados devem procurar a unidade judiciária mais próxima para sanar quaisquer dúvidas, ou entrar em contato pelos canais de atendimento disponibilizados desde o início da pandemia, visto que estamos atendendo, preferencialmente, em regime de trabalho remoto”, orientou.

O supervisor lembrou, ainda, que, por conta do contexto de pandemia do coronavírus, é necessário evitar as idas aos fóruns e a aglomeração de pessoas, quando for possível. Para a solicitação virtual, o usuário deve entrar no site do TJPB (www. tjpb.jus.br) e clicar no ícone ‘Solicitar certidão’, situado na aba de serviços.

PBAgora

Autônomo é levado à delegacia após ser flagrado com aves da fauna silvestre, no sertão

Por volta das 12h40 desta quinta-feira (10), a Polícia Ambiental, participava da Operação Coalisão, durante incursões nos bairros da cidade de Cajazeiras, tomou conhecimento de uma possível conduta de crime ambiental.

Os policiais foram ao local indicado, na Rua Antônio Fernandes Silva, no bairro Vila Nova I e conseguiram encontrar e apreender sete aves da fauna silvestre, sem a devida autorização, sendo dois golados; um caboclo; um bigode; um azulão e dois galos de campina.

Os animais recolhidos permaneceram sob custódia do policiamento ambiental e serão devolvidos ao hábitat natural. O responsável pelas aves, identificado como, o autônomo Alex Rolim Félix foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

Sertão Informado

Promotor Uirassú Medeiros afirma que convenções partidárias devem acontecer de forma virtual; ouça

O promotor Uirassú Medeiros, do Ministério Público da Paraíba, disse nesta quinta-feira, 10, no programa Polômica, apresentado por Wânia Nóbrega e Genival Junior, que as convenções partidárias para as eleições 2020 não devem ser realizadas de forma presencial pelos partidos.

Segundo o promotor, os eventos eleitorais também devem acontecer respeitando as normas de biossegurança e restrições sanitárias, os decretos já emitidos pelas autoridades e a atual classificação de bandeiras do plano novo normal do estado, que não permite a realização dos eventos dese tipo em municípios com a bandeira amarela, como é o caso de Patos.

“A avaliação feita pela autoridade sanitária estadual através do novo normal não permite a realização desses eventos de forma presencial. Somente será permitido nos municípios com bandeira verde, desde que adotados os protocolos de segurança”, explicou Uirassú Medeiros.

Ele acrescentou que o Ministério Público expediu uma recomendação aos partidos políticos dos municípios de Patso e Quixaba, pertencentes a 28ª zona eleitoral, orientando que as convenções partidárias sejam realizadas de forma virtual.

O objetivo segundo ele, é evitar as aglomerações provocadas pelos atos presenciais, o que aumentaria de forma significativa o risco de contaminação em função da pandemia da covid-19. Ouça;

Genival Junior – Patos Online

Homem é suspeito de matar o próprio pai a tiros no sertão

Um homem morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo no fim da tarde desta quinta-feira (10), na zona rural de Paulista, no Sertão da Paraíba.

De acordo com informações preliminares, um homem identificado apenas como Franssualdo foi alvo de disparos de arma de fogo, no Sítio Queimado, zona rural de Paulista.

A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal de Paulista, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Existe a suspeita que o próprio filho da vítima teria sido o autor dos disparos. Não há informações do que teria motivado o desentendimento.

Até o momento, ninguém foi preso.

Clickpb

Fux toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal

Imagem: Marcos Corrêa/PR

O Supremo Tribunal Federal (STF) empossou, na tarde desta quinta-feira (10), o ministro Luiz Fux como novo presidente da corte. Com 9 anos de atuação na cúpula do Poder Judiciário brasileiro, o magistrado nascido no Rio de Janeiro já emitiu mais de 77 mil decisões e despachos em processos diversos – desde a Lei da Ficha Limpa ao caso de extradição de Cesare Battisti, italiano condenado por assassinatos na década de 1970.

O Supremo Tribunal Federal (STF) empossou, na tarde desta quinta-feira (10), o ministro Luiz Fux como novo presidente da corte. Com 9 anos de atuação na cúpula do Poder Judiciário brasileiro, o magistrado nascido no Rio de Janeiro já emitiu mais de 77 mil decisões e despachos em processos diversos – desde a Lei da Ficha Limpa ao caso de extradição de Cesare Battisti, italiano condenado por assassinatos na década de 1970.

Luiz Fux terá como vice-presidente Rosa Weber, que iniciou a carreira como juíza do trabalho. O presidente da república, Jair Bolsonaro, participou da cerimônia de abertura, que aconteceu no STF.

Perfil

Nascido em 1953 no Rio de Janeiro, Fux formou-se em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1976. Dois anos depois, passou a atuar como promotor de Justiça. Em 1983, ele ingressou na magistratura ao passar em primeiro lugar no concurso para juiz estadual.

Fux atuou também como juiz eleitoral, antes de ser nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), em 1997. Tornou-se ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2001, por indicação do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Ele assumiu uma das 11 cadeiras no Supremo Tribunal Federal (STF) em março de 2011, após ser indicado pela então presidente Dilma Rousseff na vaga deixada por Eros Grau, que se aposentara.

Ao longo da carreira, sobretudo nos dez anos em que esteve no STJ, Fux notabilizou-se pela especialização em direito civil, tendo coordenado o grupo de trabalho do Congresso que resultou na reforma do Código de Processo Civil (CPC), sancionada em 2015. Na área penal, em julgamentos da Lava Jato, Fux costuma votar mais alinhado às posições do Ministério Público.

PortalCorreio com Agência Brasil

‘Não vai ter prorrogação após o fim do ano’, diz Bolsonaro sobre auxílio emergencial

“Não vai ter nova prorrogação porque endividamento cresce muito”. A afirmação foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite desta quinta-feira (10), durante a transmissão de sua live pelas redes sociais, ao se referir sobre o auxílio emergencial.

Ele deixou claro que não vai prorrogar o auxílio após o fim do ano e fez uma alerta de que o Brasil não tem mais como se endividar. “Se não trabalhar, não come, não é isso? A gente lamenta, eram três meses, nós prorrogamos para mais dois, cinco meses, e agora acabou. Criamos um outro auxílio emergencial, não mais de R$ 600, mas de R$ 300. Não é porque quero pagar menos não. É porque o Brasil não tem como se endividar mais. Não vai ter uma nova prorrogação porque o endividamento cresce muito, o Brasil perde muito, perde confiança, juros podem crescer, pode voltar a inflação. E a gente , eu não quero culpar ninguém não, mas vão pedir auxílio para quem tirou seu emprego, para quem falou “fique em casa”. O Brasil todo parou. “Fique em casa, a economia a gente vê depois”. Chegou o boleto para pagar a conta aí”, apontou.

No início do mês, Bolsonaro anunciou a extensão do auxílio por meio de medida provisória. O valor das parcelas que serão pagas até dezembro é de R$ 300. O tempo de duração previsto para o benefício era de três meses, que acabaram sendo prorrogados por mais dois.

Paulo de Pádua – paraiba.com.br

Cinco cidades do Sertão devem se abster de realizar convenção presencial

O Ministério Público e a Justiça Eleitoral expediram mais uma recomendação com o objetivo de orientar partidos políticos e pré-candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores na eleição que vai acontecer no próximo dia 15 de novembro para que se abstenham de promover aglomerações, reuniões e convenções partidárias presenciais. Desta vez, a recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça e pelo juiz da 63a zona eleitoral, Antônio Barroso e Vinícius Coelho, respectivamente, e é destinada aos prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores e a todos os partidos políticos com diretórios nas cidades de Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Lastro e Nazarezinho, no Sertão da Paraíba.

De acordo com o promotor eleitoral e com o juiz, pretensos postulantes a candidaturas para cargos eletivos municipais já circulam pelas ruas, promovendo aglomerações de pessoas, inclusive sem o uso de máscaras e sem respeitar as medidas de distanciamento social, além de realizarem visitas a idosos, descumprindo o Decreto Estadual 40.304/2020 (que versa sobre as medias para conter a propagação do novo coronavírus na Paraíba) e colocando em risco toda a população.A recomendação conjunta destaca a urgente necessidade de cumprimento das normas sanitárias para salvaguardar a saúde humana e evitar a propagação do novo coronavírus nos cinco municípios que integram a 63ª zona eleitoral.

Também é baseada na decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PB) de que apenas nos municípios classificados como “bandeira verde” estão permitidos eventos de massa e desde que autorizado previamente e com parecer técnico de autoridade sanitária. De acordo com o MP e o Juízo da 63a zona eleitoral, nenhum dos cinco municípios está nessa classificação.

A recomendação conjunta diz que os prefeitos dos cinco municípios deverão adotar as medidas cabíveis, junto aos respectivos setores de fiscalização, para orientar e fiscalizar os pré-candidatos, membros dos partidos políticos e demais envolvidos no processo eleitoral sobre o cumprimento das medidas sanitárias previstas nos decretos estaduais, com destaque para o uso obrigatório de máscaras de proteção individual para circulação nos espaços públicos, regras de cada bandeira, proibição de aglomerações de pessoas e restrições de eventos de massa.

Os gestores também deverão providenciar carros de som para que, diariamente, seja informado à população sobre a necessidade do uso de máscara individual e a proibição de aglomeração de pessoas.

Para ler a recomendação na íntegra, clique AQUI.

Recomendação e representação

A recomendação conjunta destinada a partidos políticos e pré-candidatos na eleição 2020 para que se abstenham de realizar eventos presenciais que possam provocar aglomeração de pessoas e colocar em risco a saúde da população vem sendo expedida por outros promotores eleitorais, em outros municípios, a exemplo das cidades de Ingá, Itatuba e Riachão do Bacamarte (8a zona eleitoral) e de Santa Rita e Lucena (2a zona eleitoral).

A promotoria da 4ª Zona Eleitoral, por sua vez, ajuizou representações na Justiça Eleitoral requerendo que sejam proibidas as convenções partidárias presenciais em Sapé, Mari, Riachão do Poço e Sobrado. De acordo com a legislação, as convenções devem ser realizadas até o dia 16 de setembro.

PBAGORA com MPPB

Umidade pode despencar na Paraíba e atingir índice igual ao de desertos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alertas de perigo e perigo potencial de baixa umidade do ar para as regiões do Agreste, Brejo e Sertão da Paraíba. O alerta é válido até as 18h desta quarta-feira (9). Veja mais abaixo a relação de municípios em risco.

No alerta de perigo, sinalizado pela cor laranja, o Inmet destaca que a umidade do ar deve variar entre 20% e 12%. O índice mínimo previsto é comparável ao registrado em desertos como o do Saara e do Atacama. Moradores de áreas onde a previsão se confirmar podem sentir ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. No aviso de perigo potencial, indicado pela cor amarela, o Inmet aponta que a umidade do ar deve oscilar entre 30% e 20%. Os dois alertas indicam para a possibilidade de incêndios florestais.

Orientações

O Inmet orienta que moradores de cidades listadas nos dois alertas bebam bastante água, evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e evitem atividades físicas. Para os municípios em alerta laranja, é recomendado, ainda, o uso de hidratante para a pele e umidificador de ambientes. Em caso de emergências, devem ser acionados o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199).

Veja relação de municípios em risco

Cidades com alerta laranja Cidades com alerta amarelo
Aguiar Alcantil
Aparecida Algodão De Jandaíra
Belém Do Brejo Do Cruz Amparo
Bernardino Batista Areia De Baraúnas
Boa Ventura Assunção
Bom Jesus Baraúna
Bom Sucesso Barra De Santa Rosa
Bonito De Santa Fé Barra De Santana
Brejo Do Cruz Barra De São Miguel
Brejo Dos Santos Belém Do Brejo Do Cruz
Cachoeira Dos Índios Boa Vista
Cajazeiras Boqueirão
Cajazeirinhas Brejo Do Cruz
Carrapateira Cabaceiras
Catingueira Cacimba De Areia
Catolé Do Rocha Cacimbas
Conceição Camalaú
Condado Campina Grande
Coremas Caraúbas
Curral Velho Catingueira
Diamante Caturité
Emas Condado
Ibiara Congo
Igaracy Coxixola
Itaporanga Cubati
Jericó Cuité
Joca Claudino Desterro
Juru Emas
Lagoa Frei Martinho
Lastro Gurjão
Manaíra Imaculada
Marizópolis Juazeirinho
Mato Grosso Junco Do Seridó
Monte Horebe Juru
Nazarezinho Livramento
Nova Olinda Malta
Olho D’Água Maturéia
Paulista Monteiro
Pedra Branca Mãe D’Água
Piancó Nova Floresta
Pombal Nova Palmeira
Poço Dantas Olho D’Água
Poço De José De Moura Olivedos
Princesa Isabel Ouro Velho
Riacho Dos Cavalos Parari
Santa Cruz Passagem
Santa Helena Patos
Santa Inês Paulista
Santana De Mangueira Pedra Lavrada
Santana Dos Garrotes Picuí
Serra Grande Pocinhos
Sousa Prata
São Bentinho Princesa Isabel
São Bento Quixabá
São Domingos Riacho De Santo Antônio
São Francisco Riacho Dos Cavalos
São José Da Lagoa Tapada Salgadinho
São José De Caiana Santa Cecília
São José De Piranhas Santa Luzia
São José De Princesa Santa Teresinha
São João Do Rio Do Peixe Santo André
Tavares Serra Branca
Triunfo Soledade
Uiraúna Sossêgo
Vieirópolis Sumé
Vista Serrana São Bento
São Domingos Do Cariri
São José De Espinharas
São José De Princesa
São José Do Bonfim
São José Do Brejo Do Cruz
São José Do Sabugi
São José Dos Cordeiros
São João Do Cariri
São João Do Tigre
São Mamede
São Sebastião Do Umbuzeiro
São Vicente Do Seridó
Taperoá
Tavares
Teixeira
Tenório
Vista Serrana
Várzea
Zabelê
Água Branca

PortalCorreio

Santerezinhense é finalista do Concurso Miss Teen Paraíba 2020

A jovem Rayssa Karla (17) está entre as finalistas do Concurso Miss Teen Paraíba 2020 que seleciona jovens entre 14 e 18 anos.

Foram realizadas três etapas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. A etapa patoense ocorreu no final do mês de agosto, na Loja Compre e Veste. As candidatas foram entrevistadas e na sequencia aconteceu à eliminatória. Foram escolhidas nove modelos.

A grande final será realizada no dia 29 de setembro em João Pessoa.

Filha do funcionário público Sidney Lucena e da dona de casa, Idalina Ramalho, Rayssa é natural do município de Santa Terezinha, situada a 20 km da cidade de Patos.

Ela faz trabalhos de modelagem em várias lojas da região. O seu Instagram é @rayssakarla_.

Ela falou da alegria de ser uma das finalistas.

“Oi pessoal! Sou uma das finalistas ao Miss Teen Paraiba 2020. Confesso a para  vocês que ‘tá’ sendo uma emoção muito grande de participar de tudo isso. Desde a minha infância eu sempre tive o sonho de modelar, de desfilar em passarelas e hoje estou podendo realizar. É uma emoção que não sei explicar, conto com toda a torcida de vocês, se Deus quiser uma santerezinhense irá levar o título de Miss Teen 2020, um abraço”, destacou.

O concurso é organizado pelo jornalista George Azevedo que além deste concurso, também organiza o Mister Paraíba, Miss Rio Grande do Norte, Miss Teen Rio Grande do Norte e Mister Rio Grande do Norte.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Imagens: Lucas França