Início Site Página 1668

Agricultor é atingido por vários disparos durante emboscada, no Vale do Piancó

O agricultor João Leite Neto, de 23 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio, na noite deste domingo (13), na zona rural de Olho D’água, no vale do Piancó.

De acordo com informações da Polícia Militar, o agricultor seguia de moto para sua residência, quando foi surpreendido por uma emboscada. De dentro do mato foram efetuados vários disparos contra a vítima.

João Leite foi socorrido para o Hospital Regional de Patos, em função da gravidade dos ferimentos.

A Polícia Militar foi acionada e se deslocou para o local, onde foram realizadas diligências, mas ninguém foi preso.

A Polícia Civil vai investigar o crime. A primeira hipótese levantada é que o crime tem relação com suposta vingança.

Vale do Piancó Notícias

Jair Bolsonaro veta parte do perdão a dívidas tributárias de igrejas

O presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar, parcialmente, uma proposta aprovada no Congresso que perdoava dívidas tributárias de igrejas. A lei foi publicada na edição desta segunda-feira (14) do “Diário Oficial da União”.

O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional mas, com o veto parcial, nem tudo entrará em vigor. O projeto previa, para as igrejas:

• isenção do pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
• anistia das multas recebidas por não pagar a CSLL.
• anistia das multas por não pagamento da contribuição previdenciária.

Desses três pontos, Bolsonaro manteve apenas o item 3. Os outros dois foram vetados porque, segundo o governo, a sanção poderia ferir regras orçamentárias constitucionais.

Em material divulgado, o governo afirma que o presidente Jair Bolsonaro “se mostra favorável à não tributação de templos de qualquer religião”.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, no entanto, o projeto teria “obstáculo jurídico incontornável, podendo a eventual sanção implicar em crime de responsabilidade do Presidente da República”.

Esse perdão tinha sido incluído em um projeto de lei sobre outro tema, não relacionado a igrejas e templos. O trecho foi sugerido pelo deputado David Soares (DEM-SP), filho do religioso RR Soares, sob a justificativa de que o pagamento de tributos penaliza os templos.

Bolsonaro quer derrubada do veto
Em uma publicação em rede social, na noite deste domingo, Jair Bolsonaro defendeu que o próprio veto seja derrubado no Congresso Nacional.

Isso porque segundo o presidente, ao contrário dele, os parlamentares não teriam que se preocupar com as implicações jurídicas e orçamentárias de seus votos.

“Por força do art. 113 do ADCT, do art. 116 da Lei de Diretrizes Orçamentárias e também da Responsabilidade Fiscal sou obrigado a vetar dispositivo que isentava as Igrejas da contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL), tudo para que eu evite um quase certo processo de impeachment”, diz Bolsonaro na postagem.

“Confesso, caso fosse Deputado ou Senador, por ocasião da análise do veto que deve ocorrer até outubro, votaria pela derrubada do mesmo”, prossegue.

“O Art 53 da CF/88 diz que ‘os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos’. Não existe na CF/88 essa inviolabilidade para o Presidente da República no caso de ‘sanções e vetos’”, diz o presidente.

Bolsonaro afirma na postagem que deverá encaminhar ao Congresso ainda nesta semana uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) com “uma possível solução para estabelecer o alcance adequado para a a imunidade das igrejas nas questões tributárias”.

O post não detalha qual seria essa solução.

O que foi mantido

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, Bolsonaro sancionou o item que “confirma e reforça” que pagamentos feitos pelas igrejas a ministros e membros das congregações não são considerados remuneração. Isso significa que eles não estão sujeitos à contribuição previdenciária.

O governo defende que isso já estava estabelecido na Lei 8.212, de 1991, e que o novo texto apenas reforça esse entendimento. Com isso, segundo o Planalto, a Receita Federal poderá anular multas que tenham sido aplicadas por esse motivo.

O parágrafo citado pelo governo foi incluído na lei em 2000 e diz:

§ 13. Não se considera como remuneração direta ou indireta, para os efeitos desta Lei, os valores despendidos pelas entidades religiosas e instituições de ensino vocacional com ministro de confissão religiosa, membros de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa em face do seu mister religioso ou para sua subsistência desde que fornecidos em condições que independam da natureza e da quantidade do trabalho executado.

Ao defender o veto total ao perdão das dívidas (veja abaixo), o Ministério da Economia indicou que igrejas e templos acumulam, entre outras pendências, R$ 868 milhões em débitos previdenciários.

O parecer da área econômica não esclarece se, da forma como foi sancionada, a nova lei dá anistia a todo esse valor.

Economia recomendou veto
Nesta semana, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão ligado ao Ministério da Economia, recomendou ao governo, em parecer, o veto ao perdão de dívidas tributárias das igrejas.

“Não parece ser possível ao legislador, diante do princípio da isonomia e da capacidade contributiva, que desonere ou renuncie à receitas públicas sem estar albergado em valores de envergadura constitucional, que parecem não se mostrarem presentes no caso”, afirmou o órgão no parecer.

Atualmente, a lei prevê que somente a prebenda (remuneração paga ao líder religioso, como o pastor), seja isenta da contribuição. A legislação não trata especificamente das pessoas que atuam em outras funções nas igrejas – e que, em tese, estão sujeitas à contribuição previdenciária.

Os defensores da anistia e da isenção da CSLL argumentam que igrejas são livres do pagamento de impostos no Brasil.

No entanto, para o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores da Receita (Sindifisco Nacional), Kléber Cabral, a contribuição sobre o lucro incide sobre atividades que as igrejas executam e que não fazem parte da finalidade original dos templos religiosos.

“Algumas igrejas se organizaram como verdadeiras empresas, acabam tendo outras atividades que muitas vezes não estão relacionadas à atividade da igreja e envolvendo as pessoas responsáveis pela condução da igreja, pastores, missionários etc. Essas outras rendas devem ser tributadas, aí que aparece a contribuição social sobre lucro líquido”, afirma.

“A princípio, a igreja não tem lucro e não haveria razão pra ela pagar a Contribuição Social sobre Lucro Líquido. Mas as autuações, quando ocorrem, é quando há desvio de finalidade na atividade da igreja”, diz.

Para o Sindifisco, a proposta causaria uma “perda na arrecadação de centenas de milhões de reais por ano”, e a conta acabaria “sobrando para o restante da sociedade”.

G1

Lotofácil da Independência: prêmio sai para 50 apostadores

O prêmio da Lotofácil da Independência, sorteado no sábado (12) em São Paulo, será distribuído entre 50 apostadores que acertaram os 15 números. Cada um faturou R$ 2.499.998,20.

Os números sorteados foram: 03, 22, 09, 14, 15, 17, 19, 10, 06, 23, 05, 12, 25, 02.

A Caixa também informou que 8.408 apostas acertaram 14 números e garantiram R$ 942,83. Outras 246.828 apostas acertaram 13 números e ficaram com R$ 25,00. Outras 2.702.658 apostas acertaram 12 números e receberão R$ 10,00 de prêmio. E quem acertou 11 números (1.3506.290 apostas) também não ficou no prejuízo e ficou com R$ 5,00.

Agência Brasil

Dois jovens são vítimas de assalto dentro de hotel, no Vale do Piancó

Um assalto à mão armada foi registrado, por volta das 9h, da manhã, deste domingo (13), dentro do quarto do Hotel JK, localizada na saída da cidade de Conceição para o estado do Ceará. Uma das vítimas foi ferida com um golpe de faca de mesa, que foi utilizada no assalto.

De acordo com informações do Copom, da 2ª Companhia de Polícia Militar, Everton Anastácio da Silva, de 22 e José Rômulo Aparecido Clementino Soares, de 18 anos, se encontravam dentro do quarto do hotel quando foram surpreendidos pelo suspeito, identificado como Mateus Lima, de 22 anos. Armado de uma faca de mesa, o suspeito rendeu as duas vítimas e tomou um aparelho de celular de uma delas.

Na ação, a vítima Everton Anastácio foi ferida no pescoço pelo suspeito. Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu e passa bem.

Logo após praticar o assalto o suspeito fugiu do local, mas foi localizada pela Polícia Militar, que foi acionada. Ele se encontrava na residência dos avós. Na cintura dele, os policiais encontraram a faca de mesa, utilizada no assalto.

Com a permissão dos proprietários do imóvel os policiais realizaram buscas, mas não encontraram o aparelho de celular da vítima. No entanto, uma quantidade de entorpecentes semelhante à maconha foi encontrada dentro do guarda-roupa do quarto onde o suspeito dormia.

O suspeito e as duas vítimas foram conduzidos Delegacia de Policia Civil da cidade de Itaporanga, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Vale do Piancó Notícias

Acidente envolvendo duas motos deixa duas pessoas feridas, em Santa Terezinha

Um acidente envolvendo duas motos deixa duas pessoas feridas, o fato ocorreu por volta das 19h30min deste sábado (12), na BR-361, Santa Terezinha, saída para Patos. O local fica perto do Posto de Gasolina de Adailton e em frente a casa de Damião de Pedro Zeca.

De acordo com as primeiras informações, quem pilotava as motos era um popular chamado de Cícero Cabeludo e o filho do ex-vereador de Santa Terezinha, Manezim Trajano, Hebinho. Segundo testemunhas contaram ao Blog do Jordan Bezerra, o senhor Cícero Cabeludo está com suspeita de ter quebrado a clavícula, já o jovem Hebinho teve algumas escoriações pelo corpo.

Minutos depois do acidente o SAMU já estava no local prestando os primeiros atendimentos aos feridos.

A reportagem conversou com um parente do jovem Hebinho, que tranquilizou os seus parentes e amigos do rapaz. Segundo ele, o jovem está bem.

Blog do Jordan Bezerra

Conselho do FGTS reduz juros para ampliar crédito no Norte e Nordeste e especialista comenta benefícios para a Paraíba

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou na última terça-feira (8), em reunião extraordinária, redução de juros no crédito imobiliário popular no Norte e Nordeste. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), José William Montenegro Leal, a queda na taxa de juros é importante principalmente nas regiões norte e nordeste, pois nos últimos cinco anos, dos recursos disponibilizados para o Nordeste, 23% não foram utilizados por falta de demanda.

“É muito importante uma queda na taxa de juros dessas, principalmente aqui na nossa região e na região Norte, que historicamente não consegue empregar na totalidade a disponibilidade que o fundo coloca, exatamente pela dificuldade que você tem em repassar. Quanto menor o juros, melhor, principalmente agora que estamos com taxa Selic de 2% ao ano, algo nunca visto anteriormente”, revelou José William.

Para o presidente da Sinduscon-JP, a compra de imóveis será estimulada na Paraíba, principalmente porque a taxa de juros é um dos fatores que mais influenciam na compra de um imóvel financiado. “As pessoas hoje em dia estão mais cuidadosas na hora de adquirir um imóvel. Elas fazem as contas pra ver se realmente vão ter condição de poder pagar. Na hora que essa taxa de juros cai influencia principalmente para contratos de longo prazo, em que a taxa de juros faz bastante diferença.”

Por fim ele ressaltou que o segmento da construção civil é um dos que mais afetam a economia, gerando emprego e renda. “Eu tenho certeza que isso vai ajudar a incrementar o mercado. Vai dar oportunidade de mais pessoas terem acesso a tão sonhada casa própria. Na hora que você estimula esse mercado você estimula a cadeia da construção civil que é uma cadeia extremamente diversificada, tem uma abrangência enorme sobre 97% dos setores da economia”.

PBAgora

73,5% das cidades da Paraíba já registraram mortes por coronavírus

A Paraíba contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 255 casos confirmados de Covid-19, totalizando 112.961. O número de óbitos em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus subiu de 2.616 para 2.627 entre esse sábado (12) e este domingo (13). Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o boletim da SES, 85.573 pessoas já se recuperaram da doença. A última atualização aponta que 339.229 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados na Paraíba.

Resumo | Últimas 24h na Paraíba
Confirmados: 112.961 (eram: 112.706)
Descartados: 147.731 (eram: 147.604)
Dentre os casos confirmados:

Recuperados: 85.573 (eram: 85.475)
Isolados em casa: 24.491 (eram: 24.345)
Internados: 270 (estável)
Mortos: 2.627 (eram: 2.616)
Mortes
Dos 11 óbitos confirmados neste domingo (13) pela SES, quatro ocorreram nas últimas 24 horas. Os pacientes tinham idade entre 35 e 92 anos. Dois deles tinham menos de 65 anos. Cardiopatia foi a comorbidade mais frequente. As vítimas são cinco homens e seis mulheres. Três delas não possuíam ou não informaram às autoridades sanitárias, comorbidades.

Ocupação de leitos

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrico e obstétrico em todo o estado é de 39%. Se for feito um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP), 33% estão ocupados. Em Campina Grande, estão ocupados 47% de leitos de UTI adulto, e, no Sertão, 61%.

Leitos para Covid-19 ativos em todo o estado
Enfermaria: 510 (140 ocupados)
UTI: 314 (130 ocupados)
73,5% das cidades já registraram morte por Covid-19
De acordo com o boletim da SES, 164 Municípios já registraram pelo menos um óbito por coronavírus desde o início da pandemia. O dado mostra que 73,5%, dos municípios paraibanos já computaram mortes pela doença.

Desde o dia 14 de agosto, os casos confirmados do novo coronavírus estão distribuídos em todos 223 municípios paraibanos. A última cidade a ter um contaminado com o patógeno foi Ouro Velho, no Cariri paraibano.

PortalCorreio

Sexta parcela do auxílio emergencial, com novo valor, começa a ser paga esta semana

A sexta parcela do auxílio emergencial, agora com novo valor de R$ 300 (R$ 600 para mães chefes de família) começa a ser paga na próxima quinta-feira (17) para os beneficiários do Bolsa Família.

O calendário de pagamentos segue a ordem do dígito final do número do NIS, habitual do programa, sempre nos dez últimos dias úteis do mês.

Na quinta-feira (17), recebem os beneficiários com NIS de final 1 e assim por diante (veja calendário completo abaixo) até 30 de setembro.

Para os cadastrados no programa via Cadastro Único, aplicativo e pelo site do auxílio emergencial, a sexta e as demais parcela do auxílio emergencial residual de R$ 300 (mais quatro parcelas no total) ainda não tiveram as datas de pagamento definidas pelo governo.

Clickpb com Valor Investe

Convenção do Republicanos de Santa Terezinha confirma nomes de Arimatéia e Mariinha para pleito de 2020

Foi realizado neste sábado (12), a convenção do Republicanos de Santa Terezinha, onde foram confirmados os nomes de Arimatéia e Mariinha representando à chapa de oposição.

Compareceram ao evento na Câmara Municipal, o deputado estadual Nabor Wanderley(Republicanos), já o deputado federal Hugo Motta presidente estadual do partido enviou uma mensagem em vídeo. Marcaram presença também os pré-candidatos a vereadores; Salomão Cordeiro, Francisco Bezerra, Menon Ayres, Cadmo Cordeiro, Thatiany Soares, Pedro Sopa, Maristela da Santana, Antônio de Nelson. O vereador Lila e demais lideranças locais.

Em suas falas os pré-candidatos a vereadores afirmaram que Santa Terezinha tem que voltar ao seu desenvolvimento, pois o município está vivendo um momento de atraso.

Arimatéia Camboim destacou a união do grupo para vencer e tirar Santa Terezinha do atraso e também voltar a sorrir. ” O povo não acredita mais em falsas promessas”. A pré-candidata a vice-prefeita Mariinha destacou á força do povo e a vontade de mudar para melhor.

Blog do Jordan Bezerra com informações da Assessoria

Homens assaltam residência em zona rural de Piancó

A Polícia Militar foi informada na noite dessa sexta-feira (11) de um roubo ocorrido na zona rural de Piancó, durante a operação Cidade Segura. Relatos apontam que ao menos três suspeitos invadiram a casa, que fica localizada no sítio Jatobá, por volta das 22h.

Segundo informações da vítima, identificada como Erony Batista, o trio o surpreendeu e anuniciou o assalto; em seguida, levou quatro celulares, um cordão de ouro e 100 reais; depois foragiram.

Na fuga, conforme a polícia, os criminosos abandonaram um revólver caibre 32, um celular e dois pares de sandálias.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil, e os objetos recuperados foram devolvidos ao proprietário.

Fonte: Diamante Online