Início Site Página 1671

Enem 2020: inscrições para certificadores começam na quarta-feira

As inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC), a fim de atuação em atividades de certificação dos procedimentos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, começam na próxima quarta-feira (9) e vão até o dia 29 deste mês. O cadastramento destina-se a servidores públicos federais e professores das redes públicas estaduais e municipais.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nessa sexta-feira (4), no Diário Oficial da União, o Edital nº 64 de chamada pública. As inscrições podem ser feitas no seguinte endereço na internet: certificadores.inep.gov.br ou no aplicativo móvel, disponível nas principais lojas de aplicativos.

“Para realizar a inscrição, o candidato deverá atender aos requisitos descritos no edital, como: ser servidor público, efetivo e em exercício, do Executivo Federal ou ser docente, em exercício, das redes públicas de ensino estaduais e municipais e estar devidamente registrado no Censo Escolar 2019; ter formação mínima em ensino médio; não estar inscrito como participante no Enem 2020; não ter cônjuge, companheiro ou parentes de até 3º grau inscritos no Enem 2020; e possuir smartphone ou tablet, com acesso próprio à internet móvel”.

Entre as atribuições, os servidores vinculados à RNC deverão certificar in loco, sob demanda do Inep, a efetiva e correta realização dos procedimentos de aplicação nos dias de realização do exame; registrar, em sistema eletrônico, as informações coletadas com base em sua atuação; e informar ao instituto possíveis inconsistências identificadas. Segundo o Inep, o cadastramento prévio não garante a inscrição para atuação como certificador no Enem 2020.

Os convocados deverão participar de uma capacitação a distância promovida pelo Inep para divulgação de normas, procedimentos e critérios técnicos da RNC. Eles só serão considerados aptos somente após a participação e a aprovação nas atividades desenvolvidas no curso de capacitação, com no mínimo 70% de aproveitamento.

A atividade desenvolvida pelo certificador terá o valor de R$ 342 por dia. A remuneração se enquadra em atividade prevista no anexo do Decreto n.º 6.092, de 2007 (elaboração de estudos, análises estatísticas ou relatórios científicos de avaliação), equiparando-se ao valor da hora do servidor público do Poder Executivo Federal, de R$ 28,50.

De acordo com o cronograma previsto no edital, o resultado da chamada pública e o endereço eletrônico com a relação da homologação das inscrições e dos colaboradores convocados para realizar o curso de capacitação serão divulgados no Diário Oficial da União, no dia 14 de outubro.

O documento estabelece, ainda, que os certificadores selecionados deverão, obrigatoriamente, nos dias de atuação, portar álcool em gel e usar máscaras para proteção contra a covid-19. As máscaras poderão ser artesanais ou industriais e deverão ser utilizadas ao longo da aplicação e trocadas quando ficarem úmidas ou a cada quatro horas. Será proibida a entrada do certificador no local de aplicação sem a máscara de proteção facial. O Enem impresso está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

*Com informações do Inep

PBAgora com Agência Brasil

PL de Patos fecha com o Patriota e vai apoiar Ramonilson Alves para prefeito

O Partido Liberal (PL), de Patos definiu na noite desta sexta-feira (04), que vai apoiar a pré-candidatura do juiz Ramonilson Alves (Patriota), pra prefeito nas eleições 2020. De acordo com os líderes partidários, o PL chega para fortalecer o projeto encabeçado pelo Patriota e o DEM.

O grupo encabeçado pelo presidente Biba do PL, conta com 26 pré-candidatos a vereador (a), que se unem aos demais pré-candidatos, nessa corrida para à Câmara e Prefeitura Municipal.

Sertão Político

Polícia Militar realiza operações em toda área do 3º Batalhão

Durante todo o final de semana, as ações preventivas de combate à criminalidade serão desenvolvidas pelo efetivo do 3º Batalhão.

As operações que já iniciaram nessa sexta-feira, 04, tem por objetivo intensificar o policiamento e combater crimes violentos contra a vida (CVLI) bem como os crimes patrimoniais (CVP), gerando uma maior tranquilidade a sociedade.

Patos Online com Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM

Jornalista procura sua cadela que está desaparecida em Patos

O jornalista Gilclécio Lucena está procurando sua cadela que atende pelo nome de Lyz. Ela sumiu por volta de 12h30min desta quinta-feira, 03/09, nas redondezas do Condomínio Villas do Lago, em Patos.

Lyz é idosa e precisa de cuidados especiais. Quem encontrou ou encontrar entre em contato com Gilclécio Lucena pelo telefone (83) 99615-2936. “Entre em contato comigo e será bem recompensado”, disse o jornalista.

Folha Patoense

Toffoli afirma que nunca viu Bolsonaro tentar contra a democracia

O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta sexta-feira (4) não ter visto em nenhum momento alguma atitude do presidente Jair Bolsonaro ou de seus ministros contrárias ao regime democrático.

“De todo relacionamento que tive com o presidente Jair Bolsonaro e com seus ministros de Estado, nunca vi da parte deles nenhuma atitude contra a democracia. Meu diálogo com ele sempre foi direto, sempre foi franco, sempre foi respeitoso. Tive um diálogo com ele intenso no sentido de manter a independência entre os Poderes e fazer ele compreender que cabe ao Supremo declarar inconstitucionais determinadas normas, porque essa é nossa função e a dele é respeitar, e ele respeitou ao fim e ao cabo”, afirmou o ministro.

Toffoli comentou sobre o assunto durante entrevista onde fez um balanço da sua gestão à frente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na próxima quinta-feira (10), ele deixará o posto e dará lugar ao ministro Luiz Fux no comando do Supremo.

Nesta sexta, Toffoli elogiou Bolsonaro pela demissão do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que afirmou na reunião ministerial de 22 de abril que, por ele, mandaria prender todos integrantes do Supremo.Não podemos deixar as nossas instituições caírem. E a nossa reação foi, não só do STF, foi do Congresso, foi de integrantes do governo, e o próprio presidente fez troca de ministros que diziam que era necessário prender ministros do Supremo. Mandou embora, demitiu”, destacou.

Paraiba.com.br

Juiz eleitoral condena pré-candidatos a prefeito em cidade do Sertão por propaganda antecipada e aplica multa de R$ 5 mil

O juiz da 35ª Zona Eleitoral de Sousa, Agílio Tomaz Marques, reconheceu atos de propaganda eleitoral antecipada por parte do pré-candidato a vereador no município de Marizópolis, no Sertão do Estado, Francisco Alexandre, e compartilhado nas redes sociais por Lucas Braga (PSDB), pré-candidato a prefeito na cidade. Como pena, o magistrado aplicou multas no valor de R$ 5 mil, para cada um, e determinou que Francisco Alexandre retirasse a postagem sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil, podendo chegar até R$ 20 mil.

O juiz Agílio Tomaz Marques também proibiu a divulgação da postagem em contestada por qualquer meio, sob pena de multa de R$ 1 mil por ato, nos termos do artigo 536 do Código de Processo Civil, c/c artigo 38, I, Lei 9.096/95.

Em denúncia formulada e apresentada junto a Justiça Eleitoral pelo Partido Republicano, Lucas Braga teria compartilhado publicação produzida pelo segundo representado onde este aparecia ao lado da frase “peço uma oportunidade para cuidar de vocês”, caracterizando pedido de voto e, consequentemente, propaganda extemporânea, em razão do período de veiculação.

Essa é a segunda vez que Lucas Braga, mais conhecido como Luquinha do Brasil, é punido pela Justiça Eleitoral pela prática de propaganda antecipada.

Na defesa, Alexandre e Lucas afirmaram que a conduta impugnada na ação pelo Partido Republicano não configura propaganda antecipada, uma vez que estaria dentro do que permite a legislação eleitoral, com apresentação do posicionamento e qualidades do pré-candidato. Alega, por fim, que a postagem denunciada não teria caráter eleitoral.

Wscom

Alertas de baixa umidade relativa do ar continuam valendo para 126 municípios paraibanos

O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para baixa umidade relativa do ar continua valendo até as 18h deste domingo (06). São 126 municípios paraibanos em alerta, sendo 110 com umidade variando entre 30% e 20% e 24 municípios umidade variando de 20% a 15%. No entanto, desses, oito têm os dois alertas. Nesse último caso, há risco de incêndios florestais e à saúde. Além disso, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

As recomendações são de que se beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Em caso de necessidade, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja a lista dos municípios com umidade variando de 30% a 20%

Água Branca

Aguiar
Amparo
Aparecida
Areia De Baraúnas
Assunção
Barra De São Miguel
Belém Do Brejo Do Cruz
Boa Ventura
Boa Vista
Bom Sucesso
Bonito De Santa Fé
Boqueirão
Brejo Do Cruz
Brejo Dos Santos
Cabaceiras
Cacimba De Areia
Cacimbas
Cajazeirinhas
Camalaú
Caraúbas
Carrapateira
Catingueira
Catolé Do Rocha
Conceição
Condado
Congo
Coremas
Coxixola
Cubati
Curral Velho
Desterro
Diamante
Emas
Frei Martinho
Gurjão
Ibiara
Igaracy
Imaculada
Itaporanga
Jericó
Juazeirinho
Junco Do Seridó
Juru
Lagoa
Livramento
Malta
Manaíra
Mato Grosso
Maturéia
Monte Horebe
Monteiro
Mãe D’Água
Nova Olinda
Nova Palmeira
Olho D’Água
Olivedos
Ouro Velho
Parari
Passagem
Patos
Paulista
Pedra Branca
Pedra Lavrada
Piancó
Picuí
Pombal
Prata
Princesa Isabel
Quixabá
Riacho De Santo Antônio
Riacho Dos Cavalos
Salgadinho
Santa Cruz
Santa Inês
Santa Luzia
Santa Teresinha
Santana De Mangueira
Santana Dos Garrotes
Santo André
Serra Branca
Serra Grande
Soledade
Sumé
São Bentinho
São Bento
São Domingos
São Domingos Do Cariri
São Francisco
São José Da Lagoa Tapada
São José De Caiana
São José De Espinharas
São José De Piranhas
São José De Princesa
São José Do Bonfim
São José Do Brejo Do Cruz
São José Do Sabugi
São José Dos Cordeiros
São João Do Cariri
São João Do Tigre
São Mamede 2
São Sebastião Do Umbuzeiro
São Vicente Do Seridó
Taperoá
Tavares
Teixeira
Tenório
Vista Serrana
Várzea
Zabelê

Municípios com umidade entre 20% e 12%

Aguiar
Aparecida
Bernardino Batista
Bom Jesus
Cachoeira Dos Índios
Cajazeiras
Carrapateira
Joca Claudino
Lastro
Marizópolis
Monte Horebe
Nazarezinho
Poço Dantas
Poço De José De Moura
Santa Cruz
Santa Helena
Sousa
São Francisco
São José Da Lagoa Tapada
São José De Piranhas
São João Do Rio Do Peixe
Triunfo
Uiraúna
Vieirópolis

Clickpb

Náutico de Santa Terezinha retorna os treinos no Estádio O Gayosão

A equipe do Náutico de Santa Terezinha – PB, retornou os treinos no Estádio Municipal O Gayosão. As atividades esportivas são realizadas nas quartas-feiras, às 16h.

O coordenador do time, Beto Morais, agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde e de Educação.

“Agradeço a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Educação que estão dando bastante apoio aos atletas, seguindo todo o protocolo com a verificação da temperatura corporal, álcool em gel, passando muita segurança para a gente. Estamos também seguindo todos os protocolos, também temos álcool em gel e com fé em Deus vamos atravessar essa fase de pandemia”, destacou.

O Náutico foi um time que atuou nos anos 80 e 90 no município e o Projeto Social Meninos de Santa Terezinha fez o resgate da equipe. A maioria dos jogadores são jovens que jogam ou jogavam futsal na escolinha de futsal do projeto social.

Com o ‘Novo Normal’, a Prefeitura Municipal de Santa Terezinha liberou os treinos no campo de futebol às 16h nas quartas-feiras (projeto social), nas quintas-feiras (treino geral) e nas sextas-feiras (veteranos). Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde acompanha os treinos verificando a temperatura corporal das pessoas, é disponibilizado álcool em gel, uso obrigatório de máscaras não sendo permitida aglomeração.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Polícia Militar prende suspeito pelo crime de ameaça e apreende arma de fogo em São José do Sabugi

A Polícia Militar realizou a prisão de um indivíduo e apreendeu uma arma de fogo de fabricação artesanal e calibre indefinido por volta das 17h30min desta quinta-feira, 03/08, na cidade de São José do Sabugi, Região Metropolitana de Patos.

Em uma ação exitosa das equipes de policiamento preventivo de São José do Sabugi e Santa Luzia, o suspeito de 19 anos, que estava ameaçando um vendedor, foi preso em flagrante pelo crime de ameaça, e a arma utilizada para a prática do crime foi localizada e apreendida pelos policiais militares.

A arma de fogo e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, em Patos, para as devidas providências, sendo o acusado bastante conhecido por ter um histórico de vários atos infracionais quando ainda era menor de idade.

Folha Patoense com 3ª CIA – 3°BPM/Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional

Tenente Ivanildo assume comando da 3ª CIA de Polícia Militar de Piancó

O 1º Tenente Ivanildo Rodrigues, 29 anos de idade, assumiu recentemente o comando da 3ª CIA de Polícia Militar de Piancó. O oficial possui graduação em direito e curso de defesa pessoal policial e de operação em drones. Há mais de nove anos na PMPB, já contribuiu de maneira significativa na construção de um ambiente mais seguro para a população.

Comandou nos últimos anos a CIA ROTAM e deixou um grande legado na cidade de Patos-PB.

O novo comandante da Companhia de Piancó-PB, tem sob sua jurisdição sete municípios, incluindo a 3ª CIA e um Pelotão de Polícia Militar.

Com o objetivo de continuar seu árduo trabalho no combate à criminalidade, o Tenente pretende ativar a Força Tática, criar a Patrulha Mirim e trazer o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) para Piancó. Além de intensificar o combate aos crimes com diversas operações em todo o município e se aproximar mais da população para conhecer as suas necessidades e inseguranças.

“Estamos juntos com a sociedade, para desempenharmos nosso trabalho dentro da ética e da legalidade. Esperando sempre alcançar de forma positiva os cidadãos. Daremos o nosso melhor para que a população do Vale do Piancó sinta-se cada vez mais segura e confiem no nosso trabalho. Iremos combater a criminalidade de forma duramente preventiva e repressiva, se necessário!”. Finalizou o Tenente.

Vale News PB