Início Site Página 1673

TRF da 1ª Região arquiva ação penal contra ex-presidente Lula

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília, decidiu hoje (1º) arquivar uma ação penal que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondia na Justiça Federal do Distrito Federal. A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2016.

De acordo com a acusação, o ex-presidente teria atuado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros órgãos com o objetivo de garantir a liberação de financiamentos para obras em Angola. Em troca, teria recebido recursos da Odebrecht por meio de palestras que foram realizadas para a empresa.

Ao julgar recurso da defesa, os desembargadores da 4ª Turma entenderam que a denúncia do MPF não apontou indícios mínimos de irregularidades e não especificou as condutas ilícitas que teriam sido praticadas. Em nota, a defesa declarou que esta é a quinta ação penal proposta contra o ex-presidente que foi rejeitada.

Agência Brasil

Só os municípios com bandeira verde poderão realizar evento político

O Procurador Regional Eleitoral, Rodolfo Alves afirmou na tarde desta terça-feira (1º) que apenas os municípios com ‘ bandeira verde”, para a Covid-19 poderão realizar eventos políticos com aglomerações de pessoas e mesmo assim que sejam adotadas todas as medidas sanitárias e preventivas.

Rodolfo Alves explicou que já esteve em reunião com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, de quem solicitou todas as informações sobre a situação epidemiológica de cada de município. “Esse documento ira subsidiar os juízes eleitorais na tomada de decisões”, destacou.

Ainda durante a entrevista, Procurador Regional Eleitoral da Paraíba deixou claro que o Tribunal Regional Eleitoral vai fiscalizar todos os atos dos possíveis candidatos no sentido de evitar que eles cometam crimes eleitorais durante o período de campanha, principalmente nesse período de pandemia. “Mesmo sendo um processo eleitoral atípico, não podemos descuidar de nossas obrigações, enquanto órgão fiscalizador”, finalizou Rodolfo Alves.

As declarações repercutiram no Programa Rede Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação

PBAgora

Bandidos invadem residência e matam mulher com vários tiros, no sertão

Na noite desta terça-feira (1º), dois homens invadiram uma residência e assassinaram a tiros uma mulher, na cidade de Jericó, na Paraíba. De acordo com testemunhas, a dupla chegou no local em uma moto e invadiu a residência da vítima.

Katiusa foi morta com vários tiros. Ela morreu ainda no local. A Polícia ainda não sabe informar a causa do homicídio e os autores dos disparos.

O corpo foi encaminhado para o Gemol de Patos.

Clickpb

Patos terá apenas 525 eleitores entre 16 e 17 anos nas eleições de 2020

Apenas 525 eleitores jobens entre 16 e 17 anos estarão aptos a votar nas eleições municipais de 2020 em patos, segundo infirmações da estatística oficial do município fornecida pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE.

Esse quantitativo representa apenas 0,82% dos 63.933 eleitores inscritos para participar do pleito de 15 de novembro em Patos, número que vem caindo a cada dois anos, por conta da baixa procura dos jovens nessa faixa etária, onde o voto ainda é facultativo.

Na comparação com o ano de 2016, quando Patos tinha 721 eleitores entre 16 e 17 anos, houve uma diminuição de 196 e uma redução bem mais significativa se comparado aos 1.769 eleitores existentes com 16 e 17 anos nas eleições municipais de 2012.

O prazo para cadastramento de novos eleitores foi encerrado no dia 6 de maio e só será aberto novamente no início de 2021.

Patosonline.com

Durante briga, casal quebra porta de loja na cidade de Itaporanga

Uma briga de casal foi registrada por volta das 14h10 desta segunda-feira (31), na Avenida Getúlio Vargas em Itaporanga, no Sertão da Paraíba, envolvendo o agricultor Francisco Pereira de Lima e Paula Radija Ferreira de Araújo.

Segundo informações repassadas à polícia, o casal passou a brigar e entraram a uma loja e na confusão quebraram uma porta de vidro. A Polícia Militar foi acionada e uma guarnição foi ao local, conduzindo as partes envolvidas à delegacia para ser solucionado o problema.

Sertão Informado

Artista de Patos apresenta pesquisa de mestrado na UFRN sobre o uso de gibis nas aulas de Arte

Com o objetivo de propagar o uso da arte sequencial na educação, o artista visual e professor patoense Junior Misaki defendeu nesta segunda, dia 31, uma pesquisa de mestrado intitulada: “Quadrinizando nas aulas de Arte: uma proposta pedagógica do uso das Histórias em Quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental” que ressaltou contribuições relevantes para educadores deste eixo temático.

A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Santa Terezinha localizada na cidade de São Joao do Sabugi (RN), onde o professor faz parte do quadro efetivo que culminou no resultado de um trabalho dissertativo apresentado ao Programa de Mestrado em Ensino de Arte da UFRN. Esta dissertação foi o resultado de uma proposta pedagógica realizada com a turma do 9º ano do ensino fundamental, da instituição, que desenvolveram saberes sobre a linguagem dos quadrinhos, durante o processo de aprendizagem nas aulas de Arte.

“A prática de ler gibis infelizmente é deixada pela maioria das pessoas ainda na infância. O universo dos quadrinhos é gerenciado por inúmeros gêneros, para todos os tipos e gostos. Os livros didáticos na educação básica ainda trazem de forma tímida conteúdos voltados a esta linguagem, muitas vezes abordando apenas a parte textual das letras e palavras, e esquecendo que uma imagem também pode ser considerada uma leitura e interpretar vários contextos visuais”, ressaltou.

Em 2011, na Escola Municipal Antônio Guedes, na cidade de Patos (PB) o educador teve a sua primeira experiência como monitor de Histórias em Quadrinhos no Programa Mais Educação. “Foi uma experiência que me desafiou tanto na didática quanto as dificuldades que encontrávamos para realizar as oficinas no espaço, eu lembro que a escola não tinha uma infraestrutura adequada, e as aulas de HQ eram realizadas muitas vezes em baixo de uma árvore, sob um chão batido de barro com pouquíssimos recursos”, comentou.

O trabalho foi examinado pela banca composta por a Professora Dra. Arlete dos Santos Petry (UFRN), o Professor Dr. Erinaldo Alves do Nascimento (UFPB) e o Professor Dr. Rubens Elias da Silva (Ufopa) com orientação do Professor Dr. Rodrigo Montandon Born (UFRN). Além da pesquisa dissertativa, o projeto ainda gerou dois produtos, um almanaque realizado pelos os seus alunos com a temática dos direitos dos animais intitulado “Novos Olhares” e um guia didático de “professor para professor”, que configura o mesmo título da sua pesquisa. Este projeto recentemente foi seminalista no concurso nacional “Arte na Escola Cidadã” que premia anualmente os projetos que são destaques em todo o país, com parceria do In stituto Arte na Escola.

Junior Misaki começou o seu interesse pelos quadrinhos ainda na infância, onde na sua primeira graduação em Comunicação Social, onde em 2007 já pesquisava a influência dessa mídia sobre a arte cinematográfica contemporânea, e as suas adaptações para obras da sétima arte. Graduado também em Artes Visuais e Pedagogia, tem se dedicado a pesquisa no ensino de Arte nos últimos anos. O produto pedagógico será disponibilizado em breve, de forma gratuita pela plataforma do programa Prof-Artes.

Assessoria

Conselho Regional de Contabilidade concede voto de aplauso ao deputado federal Hugo Motta

A 664ª Reunião Plenária Ordinária, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba, realizada em 21 de agosto de 2020, virtualmente, devido à pandemia COVID-19, aprovou a moção de aplauso ao deputado federal, Hugo Motta (Republicanos/PB).

O parlamentar foi relator do projeto de lei nº 10.989/2018 que reconhece a natureza singular e notória especialização dos serviços dos profissionais de contabilidade. “Dialogando com a categoria desenvolvemos a inclusão desses profissionais no relatório, pois sabemos a grande importância que eles têm para a administração pública. Além dos advogados, agora os contadores poderão ser contratados pelos municípios por inexigibilidade de licitação. São profissões de natureza específica e que necessitam, além de todo o conhecimento técnico para dar suporte às administrações, de grande confiança entre contratante e contratado”, explicou.

“Agradecemos a atuação dos parlamentares paraibanos, bem como das entidades envolvidas. De forma unânime, nossos conselheiros aprovaram as moções de aplausos. A promulgação na nova lei traz segurança jurídica para os profissionais contábeis que militam no setor público. Defendemos também a importância da realização dos concursos para os cargos de contadores, onde os quadros efetivos e as assessorias atuarão em conjunto, aplicando a legislação e as boas práticas, em conformidade com as normas contábeis”, afirmou Brunno Sitonio, presidente do CRCPB.

Além dos funcionários e conselheiros do CRCPB, a plenária contou com diversos convidados a exemplo do Deputado Federal Efraim Filho, Deputado Federal Hugo Motta, Senador Veneziano Vital, Marcos Villar, Presidente da APAM (Associação Paraibana da Advocacia Municipalista), Alexandre Aureliano, presidente da APCP (Associação Paraibana de Contadores Públicos), Pedro Dantas, Secretário Executivo da FAMUP (Federação das Associações de Municípios da Paraíba), Cleber Figueiredo, Coordenador da CASP (Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público), e Alberto Lima Carvalho, Vice-Presidente da APAM.

Assessoria

Bolsonaro anuncia prorrogação do auxílio emergencial até dezembro em R$ 300

O governo vai prorrogar até dezembro o auxílio emergencial e o valor pago será de R$ 300. O anunciou foi feito nesta segunda-feira (01) pelo presidente Jair Bolsonaro. Pela manhã, Bolsonaro se reuniu com parlamentares no Palácio da Alvorada para definir valores e falar sobre o Orçamento de 2021.

Na semana passada, Bolsonaro deixou claro que uma extensão após esse período é inviável. Sobre a quantia, ele disse que R$ 600 é muito e R$ 200 é pouco e também criticou quem está reclamando da redução dizendo que o auxílio “não é aposentadoria”, mas uma ajuda emergencial. A declaração ocorreu na saída do Palácio da Alvorada, após um apoiador tê-lo parabenizado pela prorrogação da medida.

“Você vê, nós colocamos auxílio emergencial (inicialmente) por três meses, tem cara que reclama que é pouco, agora, custa para todo mundo R$ 50 bilhões por mês. Ai prorrogamos para mais dois, R$ 250 bilhões. A gente prefere até o final do ano uma importância menor do que R$ 600. Tem cara já reclamando, o tempo todo assim. Isso não é aposentadoria, é uma ajuda emergencial. Eu sei que é pouco para quem recebe, mas ajuda, pô, é melhor do que nada”, ressaltou.

Paraiba.com.br

Paraíba tem alertas para rajadas de vento e baixa umidade do ar

A Paraíba pode registrar dois eventos meteorológicos nesta terça-feira (1º). Para a Zona da Mata, incluindo João Pessoa, são esperadas chuvas passageiras e rajadas de vento entre 40km/h e 65 km/h. De acordo com o Climatempo, a previsão é baseada na circulação de ventos marítimos, que favorecem o aumento da umidade e a formação de nuvens de chuva na região.

Por outro lado, nas regiões da Borborema e Sertão, o risco é de baixa umidade do ar. O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), listou 100 municípios no alerta.

De acordo com o aviso de perigo potencial (alerta amarelo), válido até as 18h desta quarta-feira (2), a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%, o que é considerado abaixo do ideal para o organismo humano. Há risco de incêndios florestais.

A orientação é de que moradores das localidades afetadas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico em horas mais secas, assim como exposição ao sol das horas mais quentes do dia. Em caso de dúvidas ou emergências, podem ser consultadas a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Municípios em alerta para baixa umidade

Água Branca
Aguiar
Amparo
Aparecida
Areia De Baraúnas
Belém Do Brejo Do Cruz
Bernardino Batista
Boa Ventura
Bom Jesus
Bom Sucesso
Bonito De Santa Fé
Brejo Do Cruz
Brejo Dos Santos
Cachoeira Dos Índios
Cacimba De Areia
Cacimbas
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Camalaú
Carrapateira
Catingueira
Catolé Do Rocha
Conceição
Condado
Coremas
Curral Velho
Desterro
Diamante
Emas
Ibiara
Igaracy
Imaculada
Itaporanga
Jericó
Joca Claudino
Junco Do Seridó
Juru
Lagoa
Lastro
Livramento
Malta
Manaíra
Marizópolis
Mato Grosso
Maturéia
Monte Horebe
Monteiro
Mãe D’Água
Nazarezinho
Nova Olinda
Olho D’Água
Ouro Velho
Passagem
Patos
Paulista
Pedra Branca
Piancó
Pombal
Poço Dantas
Poço De José De Moura
Prata
Princesa Isabel
Quixabá
Riacho Dos Cavalos
Salgadinho
Santa Cruz
Santa Helena
Santa Inês
Santa Luzia
Santa Teresinha
Santana De Mangueira
Santana Dos Garrotes
Serra Grande
Sousa
Sumé
São Bentinho
São Bento
São Domingos
São Francisco
São José Da Lagoa Tapada
São José De Caiana
São José De Espinharas
São José De Piranhas
São José De Princesa
São José Do Bonfim
São José Do Brejo Do Cruz
São José Do Sabugi
São José Dos Cordeiros
São João Do Rio Do Peixe
São Mamede
São Sebastião Do Umbuzeiro
Taperoá
Tavares
Teixeira
Triunfo
Uiraúna
Vieirópolis
Vista Serrana
Várzea
Zabelê

PortalCorreio

Paraíba tem 19 mortes suspeitas de arboviroses em 2020

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou 19 óbitos suspeitos por arboviroses, que são doenças causadas por mosquitos, sendo dois casos confirmados por dengue nos municípios de Sapé e Santa Rita e dois casos confirmados para chikungunya, em João Pessoa. Foram descartados seis casos e ao todo nove ainda seguem em investigação. No ano de 2019, no mesmo período, foram confirmados 13 casos de óbitos, desses nove foram por dengue, três por zika e um por chikungunya.

Até esta segunda-feira (31), foram registrados 5.186 casos prováveis de dengue, 1.119 de chikungunya e 243 do vírus Zika na Paraíba.

Os dados são sétimo Boletim Epidemiológico das Arbovirores na Paraíba (dengue, zika e chikungunya). O relatório aponta que a notificação dos agravos sofreu queda, em relação ao mesmo período no ano anterior, o que reflete a necessidade de intensificar a notificação dos casos pelos municípios. O documento indica ainda que há dois tipos de vírus da dengue em circulação na Paraíba.

Durante este ano de pandemia, foi possível isolar os sorotipos denv-1 e denv-2 que circulam no estado, por meio dos testes realizados pelos municípios e processados pelo Lacen – PB. Uma Nota Técnica foi divulgada para reforçar o mapeamento e orientar aos municípios quanto ao armazenamento e transporte do material coletado para análise.

“Mediante o cenário atual do agravo no Estado, observamos a necessidade de intensificar as coletas para isolamento viral durante o primeiro trimestre do ano vigente, a fim de identificar qual sorotipo está circulando na Paraíba”, ressalta a gerente da GEVS, Talita Tavares.

PortalCorreio