Início Site Página 1675

Grande incêndio na vegetação assusta população da zona rural de Santa Terezinha

A Redação do Patosonline.com recebeu no início da tarde deste sábado, 29 de agosto, o contato de moradores do Sítio Lagedo, zona rural de Santa Terezinha (nas proximidades da divisa com Patos). Eles estavam assustados com um grande incêndio que consome parte da vegetação daquela localidade desde a manhã de hoje.

Segundo informações do morador, Marcelo (autor das imagens), o fogo já consumiu uma grande área de vegetação, matou animais, e chegou a explodir um transformador de energia elétrica de um dos postes localizado na área atingida pelas chamas.

O Patosonline.com fez contato com o Corpo de Bombeiros de Patos que repassou a informação de que uma equipe dos soldados do fogo está no local, trabalhando para tentar controlar as chamas.

Segundo os bombeiros o trabalho não está sendo fácil, pois são vários focos de chamas.

PatosOnline

Bolsonaro: auxílio é “pouco para quem recebe e muito para quem paga”

O presidente Jair Bolsonaro voltou a anunciar hoje (29) que o governo trabalhar pela prorrogação do auxílio emergencial até o final do ano, com um valor abaixo dos atuais R$ 600, mas acima de R$ 200,00.

“Sabemos da necessidade daqueles que recebem o auxílio emergencial, e ele é pouco para quem recebe e muito para quem paga”, disse o presidente. “Vocês gastam por mês R$ 50 bilhões neste auxílio. Nós pretendemos com um valor menor, que obviamente não será 600, mas também não será 200, prorrogá-lo até o final do ano”, acrescentou.

Pago em razão da crise econômica provocada pela pandemia de covid-19, a criação do benefício foi aprovada pelo Congresso em março e sancionada pelo presidente no mês seguinte. Os beneficiários aprovados, que incluem desempregados e informais, recebem hoje três parcelas mensais de R$ 600,00.

Taxação do Sol

Bolsonaro fez o anúncio no município goiano de Caldas Novas, onde participou hoje (29) da inauguração de uma usina de energia fotovoltaica, junto com o ministro das Minas e Energia, Bento Gonçalves, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).

A usina, com capacidade para iluminar 4.256 casas, foi construída com recursos privados e pertence ao grupo Di Roma, que possui um complexo turístico na cidade goiana, cujo principal atrativo são as águas termais.

No evento, o presidente voltou a se colocar contra a cobrança de taxas sobre geração de energia solar, afirmando que “o sol não será taxado”. Em janeiro, Bolsonaro já havia dito que, após conversas com a cúpula do Congresso, a taxação sobre a atividade estava “sepultada”.

O presidente passou a se posicionar com mais firmeza sobre o assunto depois que uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) previu mudanças nos subsídios para a compensação da energia produzida em usinas fotovoltaicas. A medida foi depois revista.

Agência Brasil

TSE: lives com candidatos e apresentação de artistas são proibidas

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou hoje (28), por unanimidade, ser vedada a apresentação de artistas como cantores e atores, sejam estes remunerados ou não, em transmissões ao vivo pela internet (lives) feitas por candidatos.

O entendimento foi proferido em resposta a uma consulta do Psol, que havia indagado ao TSE se, levando em consideração o contexto da pandemia de covid-19, seria permitida a “realização de apresentação dos candidatos aos eleitores juntamente com atores, cantores e outros artistas através de shows (lives eleitorais) não remunerados e realizados em plataforma digital”.

O relator da consulta, ministro Luís Felipe Salomão, entendeu que as lives com candidatos e a apresentação de artistas equivalem a showmícios, que são proibidos pela legislação eleitoral. Para o magistrado, é “irrelevante” que tais eventos sejam realizados em uma plataforma diferente.

“Aliás, o potencial de alcance desses eventos, quando realizados e transmitidos pela internet, é inequivocamente maior em comparação com o formato presencial, dada a notória amplitude desse meio de comunicação, acessível por qualquer pessoa em quase todos os lugares”, disse Salomão em seu voto.

Para vedar o que chamou de “livemícios”, o ministro aplicou o artigo 39 da Lei das Eleições (9.504/1997), que proíbe a “realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral”.

Ao votar, Salomão afirmou ainda que “o cenário de pandemia atualmente vivido em nosso país não autoriza por si só transformar em lícita conduta expressamente vedada pela legislação de regência”. O entendimento dele foi seguido por todos os outros seis ministros que compõem o TSE.

O TSE já afirmou, no entanto, que os pré-candidatos podem aparecer em lives na internet ou aparecer na mídia em geral, inclusive em entrevistas, embora não possam pedir votos antes de 27 de setembro, quando se inicia o período de campanha.

PBAgora com Secom

Município de Santa Terezinha registra a terceira morte por Covid-19

O município de Santa Terezinha (PB), situado na Região Metropolitana de Patos, registrou neste sábado (29), a terceira morte por Covid-19, trata-se de uma idoso de 84 anos, que estava internada no Complexo Hospitalar de Patos.

A informação foi confirmada hoje pela Secretaria Municipal de Saúde no Boletim Epidemiológico.

Foram notificados 286 casos sendo que 219 casos estão descartados e dez casos estão em análise.

Atualmente, 57 casos da doença foram confirmados, com 53 pessoas recuperadas, uma pessoa em tratamento domiciliar e três óbitos.

As três pessoas que morreram vítimas da doença são três idosos, dois homens e uma mulher.

Homem tenta roubar loja em São José de Caiana, e proprietário joga carro contra ele

Um dono de uma loja de material de construção perseguiu e jogou uma caminhonete contra um criminoso na tarde desta sexta-feira (28) após tentativa de assalto, na cidade de São José de Caiana (PB). A ação ocorreu por volta das 15h30.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima relatou que o suspeito entrou no estabelecimento – que fica localizado na rua Jonas Abílio – e, armado com uma faca de caça, ameaçou a atendente e anunciou o roubo, em seguida, fugiu em uma moto pela Rodovia PB-382.

O proprietário, ao ver o caso, entrou no carro, saiu em perseguição e conseguiu colidir com a motocicleta do assaltante, que caiu no chão e ficou ferido.

A guarnição foi para o local e encontrou o indivíduo caído na estrada. Ele foi preso e, depois, levado ao Hospital Distrital de Itaporanga para tratar dos ferimentos.

Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Vale do Piancó Notícias

Polícia prende um dos suspeitos de terem assaltado casal em Itaporanga

Policiais civis conseguiram prender um dos suspeitos de terem assaltado um casal na noite dessa quinta-feira (27) na cidade Itaporanga (PB). O homem, identificado como Valdeni Alves, de 31 anos, foi detido após ser flagrado tentando vender joias roubadas a um popular.

Conforme informações da Polícia Civil, depois de preso, o suspeito confessou o crime e levou os agentes até um matagal onde havia escondido parte do material levado. Celulares, joias, duas TVs e mais de 200 reais foram recuperados e devolvidos aos proprietários.

Na delegacia, o homem afirmou que havia planejado o crime com antecedência e contou que amarrou o casal e realizou o assalto em pouco mais de 15 minutos.

Ao delegado, Valdeni relatou que, depois do crime, ele e o comparsa fugiram e dormiram no mato, mas quando acordou o outro não estava mais lá. O restante do material roubado ainda está com ele.

Fonte: Diamante Online

Armados de faca, assaltantes voltam a atacar em Patos e tomam a moto de uma mulher

Uma jovem de nome Tamires estacionou sua moto por volta das 21h10min desta sexta-feira, 28/08, em frente à residência de uma amiga, na Rua Alaíde Medeiros de Lucena, próximo ao Mercadinho Bento, no Jatobá, e quando saiu dois homens armados de faca a abordaram e tomaram o veículo.

Um dos meliantes era alto e magro e usava camisa listrada. O outro era baixinho. Eles estavam em outra moto (uma Honda Fan prata). Usavam máscaras e capacetes.

A moto é uma Honda Biz 100, vermelha, QFZ -6660 – 2015 – Patos.

A vítima registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil. Qualquer informação ligue para 9.9934-9882 ou para o 190 da Polícia Militar.

É o seguinte assalto na localidade nos últimos dois dias. O primeiro também foi feito por dois elementos e também armados de faca.

Folha Patoense

Estado divulga protocolo para educação, mas mantém aulas suspensas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou nesta sexta-feira (28) o protocolo do novo normal para o segmento de educação. O documento traz recomendações e orientações técnicas e legais referentes à prevenção e ao controle da Covid-19 nos estabelecimentos escolares. A existência deste protocolo sanitário dedicado ao setor não determina sua abertura. Veja aqui.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, o Estado está iniciando um processo de inquérito sorológico em 2 mil lares paraibanos que têm crianças e jovens entre 3 e 17 anos convivendo com pessoas com risco. O intuito é estudar o cenário para desenhar de que forma começará esse retorno das atividades.

“Esse é um segmento o qual temos que ter prudência. Após o resultado desse inquérito sorológico, nós teremos uma definição da abertura das aulas presenciais. A Secretaria de Saúde acredita na ciência e acha que este não é o momento ideal para a abertura”, pontua.

Como forma de preparação para um eventual retorno no futuro, foi desenvolvido um protocolo sanitário com recomendações a serem seguidas por estudantes e funcionários dentro das instituições de ensino. As ações básicas do documento são: realizar capacitações com os docentes, técnico-administrativos, prestadores de serviços e colaboradores que estarão em atendimento aos alunos e ao público em geral; compartilhar informações claras, concisas e precisas sobre a Covid-19, normalizar a comunicação sobre medo e ansiedade e promover estratégias de autocuidado não apenas para os alunos e suas famílias, mas também para os professores e outros funcionários da escola; estimular o método de ensino não presencial.

O protocolo do novo normal para o segmento de educação traz orientações de distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes e o monitoramento das condições de saúde para os estudantes e funcionários. Também traz algumas ações específicas para os subsetores da educação infantil, do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e do ensino superior, profissional e complementar. Por exemplo, para a educação infantil, uma das recomendações é fazer intervalos intercalados entre as turmas para reduzir a quantidade de crianças em um mesmo espaço. De forma geral, o uso da máscara dentro das instituições de ensino é obrigatório, bem como a higienização das mãos ao entrar no estabelecimento.

Este protocolo sanitário foi elaborado por um Grupo Técnico (GT) formado por representantes da SES, Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), Ministério Público, Tribunal de Contas, escolas particulares, sindicatos e conselhos.

PortalCorreio

PRF prende dois homens com revólver escondido em caminhonete no sertão paraibano

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba apreendeu, na manhã dessa sexta-feira (28), um revólver calibre 38, com cinco munições, e prendeu dois homens em São Mamede, no sertão paraibano.

Os policiais realizavam fiscalização na BR 230, km 310, quando abordaram o veículo VW Amarok. Os ocupantes, condutor e passageiro, desceram assustados do veículo. Diante do nervosismo apresentado pelos homens, a equipe realizou buscas no interior da caminhonete. Os policiais encontraram um revólver calibre 38 da marca Taurus com cinco munições intactas, prontas para uso, em uma bolsa que estava escondida no veículo. Após consultas, verificaram que a arma não possui registro no sistema.

Os homens, de 50 e 24 anos, informaram que não possuem porte de armas. Eles foram detidos, conduzidos à Polícia Civil e deverão responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

Clickpb com Assessoria PRF

Nota Oficial do TRE-PB alerta para notícias falsas

Com os preparativos para as Eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba alerta a sociedade para notícias falsas que estão sendo produzidas em nome da instituição.

Diante de mensagens que remetam à Justiça Eleitoral, é importante:

• Desconfiar de mensagens que apresentem erros de ortografia e gramática;
• Desconfiar de mensagens encaminhadas em aplicativos de mensagens ou redes sociais, mas que não apresentam a origem da informação em um canal oficial do TRE-PB ou do Tribunal Superior Eleitoral;
• Verificar se a mensagem consta na página do TRE-PB (www.tre-pb.jus.br) ou do TSE (www.tse.jus.br);
• Se a plataforma utilizada pela mensagem permitir, denuncie as mensagens falsas;
• Se não tiver certeza da veracidade da mensagem, não compartilhe.

A participação da sociedade é fundamental neste processo de conscientização. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba agradece e valoriza a colaboração de todos.

PBAgora com Assessoria TRE-PB