Início Site Página 1685

Homem é morto pela enteada no Distrito de Santa Gertrudes, em Patos

Cícero Ferreira Gomes, mas conhecido por Cicinho, de 34 anos, foi morto por volta das 20 horas deste sábado (15/08) no Distrito de Santa Gertrudes, em Patos.

As informações ainda são essas escassas. O que se sabe até o momento, de acordo com os amigos, é que Cicinho estava brigando com a mulher com quem vivia, quando sua enteada, de idade não informada, entrou na briga em defesa da mãe e o golpeou com uma faca na coxa, que atingiu uma veia. Ele perdeu muito sangue e não resistiu.

Essa enteada, ainda de acordo com as informações, seria namorada de um filho da vítima.

Cícero morava no bairro do Salgadinho até recentemente. Só há poucos dias que fora residir em Santa Gertrudes. Trabalhava numa empresa de pavimentação.

Não temos informações ainda se a suspeita foi presa, apreendida ou se está foragida.

Logo mais novas informações.

Folha Patoense

Irmão mata o outro a sangue frio no Sertão da Paraíba; polícia ainda não identificou o motivo

A Polícia está investigando um crime bárbaro que aconteceu na noite de sábado na cidade de José de Piranhas. Um irmão matou o outro a tiros e ninguém sabe até agora os verdadeiros motivos do assassinato.

As informações preliminares apuradas pelos policiais que chegaram primeiro na cena do crime apontam apenas que Luan Crescêncio de Sousa, de 24 anos foi alvejado com dois disparos pelo próprio irmão.

A vítima ainda foi socorrida mas morreu a caminho do Hospital Municipal Dr. Oseas Alves Mangueira pela gravidade dos ferimentos. Algumas pessoas disseram que os irmãos chegaram a discutir, já outras testemunhas revelaram que havia uma divergência antiga entre os dois.

Paraiba.com.br

Prefeitura de Santa Terezinha inaugura Academia da Saúde e caixa d’água, no sítio Santana

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha inaugurou nessa sexta-feira (14), a caixa d’água e a Academia da Saúde, no sítio Santana, região oeste do município.

O local para a prática de esportes e lazer recebeu o nome do saudoso Gerson Pereira, pessoa bastante querida que contribuiu para o desenvolvimento da região da Santana, Queimadas e Lameirão. Ele participou de movimentos religiosos e foi presidente da associação rural.

Os dois pleitos foram reinvindicações que foram solicitados pela comunidade através da Associação Agrícola Santana e Queimadas.

Veja a Cobertura Fotográfica dos dois locais

PortalSantaTeresinha.com

Unidades de conservação da Paraíba serão reabertas para visitação a partir de 1 de setembro

As unidades de conservação sob gestão do Estado da Paraíba reabrirão gradualmente para visitação pública a partir do dia 1 de setembro, conforme decisão da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado (15).

São locais como Areia Vermelha, Mata do Buraquinho, Vale dos Dinossauros e Parque Pedra da Boca, entre outros, cuja visitação está suspensa desde março e permanecerá desta forma até o dia 31 de agosto.

A partir de setembro, os locais serão reabertos com regras que vão depender da classificação por bandeiras de cada cidade. A visitação só será permitida em cidades com bandeiras verde ou amarela.

Para os municípios com bandeira verde: fica permitido o uso da área comum das Unidades de Conservação, com capacidade controlada de 60 pessoas por turno; atividades turísticas como trilhas, rapel, passeios de catamarã, entre outras, respeitarão capacidade reduzida de 10 pessoas por condutor ou guia de turismo. Ensaios fotográficos, filmagens e gravações de programações de TV serão permitidas mediante agendamento e autorização prévia do órgão Gestor, sendo possível o agendamento de até três atividades por turno. As unidades que possuem infraestrutura de apoio ao visitante e auditório serão abertas mediante acesso controlado, sendo o uso dos bebedouros autorizado apenas para o enchimento de garrafas.

Para os municípios com bandeira amarela: fica permitido o uso da área comum com capacidade máxima de 30 pessoas por turno; atividades turísticas como trilhas, rapel, passeios de catamarã, entre outras, respeitarão capacidade reduzida para 10 pessoas por condutor ou guia de turismo. Ensaios fotográficos, filmagens e gravações de programações de TV serão permitidas mediante agendamento e autorização prévia do órgão Gestor, sendo possível o agendamento de até duas atividades por turno. As Unidades de Conservação que possuem infraestrutura de apoio ao visitante e auditório manterão centro e auditório fechados, assim como seus bebedouros.

Será obrigatório o uso de máscara e deve respeitar a distância mínima de dois metros entre as pessoas. Cada visitante deve portar garrafa de água para consumo individual e o uso de rios e cachoeiras para lazer está proibido. Além disso, a temperatura dos visitantes deve ser aferida antes da entrada em infraestruturas de apoio, no caso das unidades que possuírem tais locais.

Clickpb

Prefeita Terezinha de Zé Afonso rebate declarações do ex-prefeito Arimatéia Camboim; escute

A assessoria da prefeita de Santa Terezinha (PB), Terezinha de Zé Afonso (PSDB), entrou em contato com a Redação do Portal Santa Teresinha, para rebater as declarações do ex-prefeito Arimatéia Camboim (Republicanos) que repercutiram nesta semana, na imprensa patoense.

A gestora enviou uma sonora, escute a entrevista:

 

Colisão entre caminhão e motocicleta deixa uma pessoa morta, no sertão

O SAMU e a polícia militar foram acionados na noite desta quinta-feira dia 13, para comparecer na PB 420 que interliga os municípios de Cachoeira dos Índios ao distrito de São José em Bom Jesus para uma colisão envolvendo uma moto e um caminhão.

Chegando local foi constatado que a vítima conhecido como José Roniele Dias Gonçalves 33 anos, já estava em óbito. O local foi isolado pela polícia militar para realização da perícia, bem como o delegado.

Após os procedimentos cabíveis, o corpo foi encaminhado ao IML de Cajazeiras.

O condutor do Caminhão foi ouvido e liberado. A vítima residia no sítio Vale Verde em Cajazeiras.

Sertão Informado

UFPB, IFPB, UFCG E UEPB fazem atendimento remoto de estudantes

As instituições públicas de educação da Paraíba estão disponibilizando aos estudantes diversas opções de atendimentos virtuais, devido à pandemia do novo coronavírus. Ainda assim, alguns serviços podem ser realizados presencialmente caso sejam necessários, após agendamento.

UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibiliza os contatos (83) 3216-7167, (83) 3216-7110, (83) 3216-7488 e o e-mail progep@progep.ufpb.br para serviços como documentação pessoal, atendimento ao servidor, que serão direcionados para as equipes responsáveis de acordo com o assunto.

Em relação às bibliotecas, os serviços podem ser solicitados por e-mail e pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Todos os materiais já emprestados estão tendo os prazos de devolução renovados por tempo indeterminado, e usuários que necessitem de outras obras para estudos devem acessar as coleções digitais disponíveis pelo site da Biblioteca Central (BC).

UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instituiu a Biblioteca Virtual para os alunos, professores e servidores. Outros serviços estão sendo feito virtualmente.

UEPB

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) também oferece um atendimento virtual aos alunos por meio do e-mail recepcaoprograduepg@gmail.com. Quando é preciso algum atendimento presencial, é feito o agendamento com a equipe do setor.

Em relação aos livros, as bibliotecas estão emitindo documentos e recebendo TCC virtualmente. Retirada de livro não está sendo feita. Os alunos que estão com livros podem devolver no retorno das aulas presenciais, sem multa. Mas se quiser devolver logo, aí faz o agendamento, pelo e-mail bc@uepb.edu.br e marca dia e horário para devolver o livro.

IFPB

O Instituto Federal da Paraíba oferece atendimentos virtuais, com cada campi fornecendo os próprios contatos. Cada aluno pode acessar o Sistema Unificado de Administração Pública e enviar a demanda. Caso ela não seja atendida no sistema, o aluno pode contatar o campi em que estuda.

PBAgora com G1

Datafolha: Bolsonaro tem a melhor avaliação desde o início do mandato

O presidente Jair Bolsonaro tem a melhor avaliação desde que começou o mandato, com um crescimento da aprovação e uma queda na rejeição, mostra pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (13). 

O índice dos que consideram seu governo ótimo ou bom subiu de 32%, no levantamento de junho, para 37%, número de agosto. Já os que avaliam a gestão como ruim ou péssima caíram de 44% para 34% no mesmo período. O presidente faz um administração regular para 27% (eram 23% em junho).

Em toda a série no governo Bolsonaro, a melhor marca que o presidente havia atingido foi de 33% de ótimo ou bom, registrada duas vezes, em abril e maio de 2020. Por causa da pandemia, o Datafolha fez as entrevistas por telefone, ouvindo 2.065 pessoas nos dias 11 e 12 de agosto. As informações foram publicadas no site do jornal “Folha de S.Paulo”.

A melhora na avaliação de Bolsonaro coincide com a moderação do discurso do presidente nos últimos meses. Desde a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro na Alerj, o presidente abandonou a confrontação pública com outras instituições. O mesmo período marca a consolidação do auxílio emergencial de R$ 600 recebidos por trabalhadores informais durante o período da pandemia.

No corte por regiões, seu melhor desempenho relativo foi no Nordeste, justamente a região que concentra mais pessoas que recebem o auxílio. Lá, a rejeição ao presidente caiu de 52% para 35%. A avaliação positiva subiu de 27% para 33%, mas ainda é a mais baixa entre as regiões do país.

No Sudeste, sua aprovação cresceu de 29% para 36%, enquanto a avaliação negativa foi de 47% para 39%.

O Datafolha também mediu a confiança no presidente. Disseram nunca confiar em Bolsonaro 41% dos entrevistados, enquanto 22% sempre confiam e 35% disseram confiar “às vezes”.

Pesquisa Datafolha de agosto:

Avaliação do governo

Ótimo ou bom — 37%  (32% em junho)

Regular — 27% (23% em junho)

Ruim ou péssimo — 34% (44% em junho)

Confiança em Bolsonaro

Sempre confiam — 22% (20% em junho)

Confiam às vezes — 35% (32% em junho)

Nunca confiam — 41% (46% em junho)

Detalhes da avaliação do governo

Avaliaram como ótimo ou bom, entre os entrevistados:

42% entre homens

45% entre pessoas de 35 a 44 anos

42% entre moradores do Sul

42% entre moradores do Centro-Oeste/Norte

36% entre moradores do Sudeste

33% entre moradores do Nordeste

42% entre aqueles que pediram e/ou receberam o auxílio emergencial

36% entre aqueles que não pediram o auxílio emergencial

58% dos empresários

Avaliaram como ruim ou péssimo, entre os entrevistados:

39% entre as mulheres

39% entre moradores do Sudeste

35% entre moradores do Nordeste

47% entre quem tem ensino superior

47% entre quem ganha mais de dez salários mínimos

47% entre pretos

56% entre estudantes

Detalhes da confiança em Bolsonaro

Responderam que “sempre confiam” no presidente:

25% entre brancos

26% entre quem tem de 35 a 44 anos

26% entre moradores do Centro-Oeste/Norte

30% entre quem ganha mais de dez salários mínimos

33% entre empresários

Responderam que “nunca confiam” no presidente:

43% entre quem ganha mais de dez salários mínimos

44% entre funcionários públicos

45% entre quem tem ensino superior

50% entre pretos

55% entre estudantes

Clickpb com O Globo

Prefeitura de Santa Terezinha inicia a construção de passagem molhada no sítio Riacho dos Barros

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB iniciou nesta semana a construção de uma passagem molhada no sítio Riacho dos Barros, região norte do município.

O projeto está orçado em R$ 45 mil e a previsão de entrega da obra é de 30 dias, segundo o Setor de Engenharia do Município.

TSE aprova resoluções com novas datas para o processo eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (13) os ajustes em suas resoluções com as novas datas dos eventos eleitorais e votações das eleições municipais deste ano. Devido à pandemia da covid-19, o Congresso Nacional aprovou emenda constitucional adiando o pleito para 15 de novembro, em primeiro turno, e o segundo turno para 29 de novembro. Originalmente, as eleições acontecem no mês de outubro.

O plenário do TSE aprovou ainda quatro resoluções, que tratam, respectivamente, das regras gerais de caráter temporário; de uma alteração pontual na resolução que dispõe sobre o cronograma do cadastro eleitoral; de mudança na resolução dos atos gerais do processo eleitoral e do novo calendário eleitoral de 2020, que teve 297 marcos temporais definidos.

Além da data das votações, também foi adiado o período das convenções partidárias, para deliberar sobre escolha de candidatos e coligações, que deverão ser realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro. Já o prazo para o registro de candidaturas, que terminaria em 15 de agosto, foi transferido para 26 de setembro. Os partidos terão até as 19h do dia 26 para realizar o procedimento no cartório eleitoral, mas será possível enviar o requerimento, via internet, até as 8h.

A propaganda eleitoral, inclusive na internet, será permitida a partir de 27 de setembro, após o fim do prazo de registro de candidatura. Já a diplomação dos candidatos eleitos deverá ocorrer até o dia 18 de dezembro em todo o país. A data da posse, 1º de janeiro de 2021, não sofreu alteração.

O TSE também poderá solicitar ao Congresso Nacional a marcação de novas datas de eleições em estados ou municípios em que a situação sanitária coloque em risco os eleitores, mesários e servidores da Justiça Eleitoral. Nesses casos, o prazo final para que essas votações ocorram vai até 27 de dezembro.

Agência Brasil