Início Site Página 1686

Presidente da FAMUP afirma que FPM já reduziu mais de 25% em agosto e pode cair ainda mais; escute

O presidente da FAMUP, Federação das Associações de Municípios da Paraiba, George Coelho, confirmou ao jornalismo da Rádio Universidade FM 105,1, que a redução registrada no Fundo de Participação dos Municípios no primeiro decênio mês de agosto, foi de 25,6%.

De acordo com ele, o acumulado pode ser ainda mais significativo no mês de agosto, uma vez que os recursos advindos dos diversos segmentos da atividade econômica estão em queda por conta da pandemia da covid-19.

“Estamos preocupados com essa questão financeira do FPM, justamente por que nós ainda estamos retomando a economia. O FPM ele se mede pelo Imposto Sobre Produtos Industrializados e outras variáveis, e nós sabemos que a economia não volta a aquecer do dia para a noite”, disse o presidente da FAMUP.

De acordo com George Coelho, é importante que os prefeitos paraibanos tenham consciência do atual momento econômico e busquem otimizar os gastos, para que não haja dificuldade de gestão.

Ele alertou os gestores quanto ao pagamento do 13º salário no final do ano e afirmando que os gestores que não pagaram a primeira parcela no primeiro semestre, poderão ter dificuldade de honrar o compromisso no final do ano. Ouça;

Por Genival Junior – Patosonline.com

Áudio da Rádio Universidade FM

PB registra 46 assassinatos de mulheres no 1º semestre de 2020

Uma mulher de 44 anos foi achada morta dentro de um apartamento no Vale das Palmeiras, no bairro do Cristo, na Zona Oeste de João Pessoa. O crime ocorreu nessa quarta-feira (12) e o suspeito seria o companheiro da vítima. Nos primeiros seis meses deste ano, 46 mulheres já foram mortas na Paraíba.

Conforme apuração da TV Correio, a filha da mulher saiu de casa sem falar com a mãe porque sabia que ela estava no quarto com o namorado. Ao voltar, percebeu que a mãe continuava no quarto e ao abrir a porta, a encontrou morta.

Segundo a polícia, a mulher pode ter sido morta com golpes de foice ou facão. Até o fechamento desta matéria, o suspeito do crime ainda não havia sido preso.

O namoro dos dois não era aprovado pela família e o companheiro da vítima não era conhecido por ela pelo nome verdadeiro, mesmo após três anos de convívio. A polícia informou à TV Correio que ele é conhecido das autoridades por ter cometido outros crimes.

Mulheres vítimas

Segundo dados da Secretaria de Segurança do Estado, 46 mulheres foram mortas na Paraíba no primeiro semestre deste ano. Em 15 casos, a polícia apura se houve feminicídio, o que representa 32,6% do total dessas mortes.

A Polícia Civil aponta que há subnotificação e orienta como as mulheres podem denunciar: em delegacias físicas do estado, na Delegacia Online ou pelos telefones 190 ou 180.

PortalCorreio

Trabalho integrado das forças de Segurança garante mais de 50 dias sem assassinatos em Catolé do Rocha

A cidade de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, está há mais de 50 dias sem a ocorrência de crimes contra a vida. De acordo com a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), os últimos assassinatos registrados na região aconteceram em 20 de junho deste ano. Um dia depois, uma força-tarefa da Polícia Civil foi enviada ao município e o policiamento da Polícia Militar também reforçado. Com o trabalho integrado desses dois órgãos operativos, e com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, ações de repressão e prevenção qualificadas somam oito prisões de pessoas envolvidas em homicídios na região. Dez armas foram apreendidas e mais de 20 mandados de busca e de prisão foram cumpridos.

“Temos oito pessoas presas, que executavam esses homicídios e que são identificadas como chefes de grupos criminosos da região, incluindo uma importante prisão em São Paulo. Ainda estamos em diligências para localizar e prender outros suspeitos em estados vizinhos. Participam dessa força-tarefa policiais civis da Delegacia Seccional de Santa Rita, do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Superintendência e da Delegacia de Homicídios de Campina Grande, e das Delegacias de Homicídios e Roubos e Furtos (DRF) de Patos, além do efetivo local”, explicou o titular da 3ª Superintendência de Polícia Civil, delegado Sylvio Rabello.

O coronel Francisco Campos, comandante do Policiamento Regional II, também frisou que as ações preventivas continuam intensificadas, levando a captura de foragidos da Justiça, prisão de suspeitos e apreensão de armas de fogo e drogas. “Neste período de 50 dias, realizamos ações ininterruptas, com abordagens nos bairros Tancredo Neves, Santa Clara, São Francisco e Luiza Maia. O resultado direto disso é a apreensão de armas de fogo de vários calibres entre espingardas, pistolas e revólveres, além da apreensão de diversas quantidades de drogas”, ressaltou o oficial.

Além do 12º BPM e da Força Tática da unidade, o reforço da PM conta com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Força Regional, 3ª Companhia Especializada de Policiamento com Motos (3ª CEPMotos). O saldo disso são 12 guarnições a mais de serviço, em ações ostensivas e preventivas, fortalecendo também a segurança na divisa com o estado do Rio Grande do Norte.

Wscom

Pitty, Felipão e Cheiro de Amor fazem lives nesta quinta; confira programação completa

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde contra a pandemia do novo coronavírus (covid-19), diversos artistas vem mostrando seus trabalhos com realizações de lives em redes sociais e nas mais diversas plataformas de transmissões de vídeos. 

O Portal ClickPB vem divulgando diariamente cada programação dessas lives para ajudar o internauta durante a quarentena, e nesta quinta-feira (13), nomes como Rosa de Saron, Léo Dominus, Dunga, Zeca Baleiro, Pitty, Cheiro de Amor, Felipão, Encontro das Tribos, Sandro Dj, Fióti, Rafael Lima dentre outros, realizam suas lives. Confira!

Programação completa das lives desta  quinta-feira, 13 de agosto.   

  • 12:00 – Roger Franco (YouTube)
  • 16:00 – Paula Lima conversa com Lellêzinha (Instagram)
  • 18:00 – Músicas em Fingerstyle (YouTube)
  • 18:00 – Jim Beam (YouTube)
  • 19:00 – Internacional x Santos (YouTube)
  • 19:00 – Ney e Nando (YouTube)
  • 19:00 – Rosa de Saron, Léo Dominus, Dunga (YouTube)
  • 19:00 – Felipão (YouTube)
  • 19:00 – Angélica Rizzi (Facebook)
  • 19:00 – Tim Bernardes (YouTube)
  • 19:00 – Charli XCX (YouTube)
  • 19:00 – Surfer Blood (noonchorus.com/)
  • 19:30 – Zeca Baleiro (Instagram)
  • 19:30 – Rafael Lima (YouTube)
  • 19:30 – Thiago Miranda (You Tube)
  • 20:00 – Pitty (Twitch)
  • 20:00 – Cheiro de Amor (YouTube)
  • 20:00 – Sergio Lopes (YouTube)
  • 20:00 – Música Brasileira Viva + Clara Lugão (Instagram)
  • 20:00 – Festival Mba’e Porã (YouTube)
  • 20:00 – Grupo Só Kurtição (YouTube)
  • 20:00 – Encontro das Tribos (YouTube)
  • 20:00 – As Cores do Samba (YouTube)
  • 20:00 – Sandro Dj (YouTube)
  • 21:00 – Laura Conceição (YouTube)
  • 21:30 – Luciane Ramos-Silva (YouTube)
  • 22:00 – Fióti (Beapp)
  • 22:00 – Clap Your Hands Say Yeah (Twitch)
  • 22:00 – Teresa Cristina (Instagram)

José Maranhão participa de encontro nacional do MDB em Brasília

O senador José Maranhão, presidente estadual do MDB na Paraíba, participou nesta quarta-feira (12) da reunião da Executiva Nacional do partido em Brasília. Respeitando as normas vigentes de distanciamento social em decorrência da Covid-19, a reunião ocorreu via plataforma virtual.

De acordo com o senador paraibano, o MDB segue na defesa das instituições brasileiras. Além disso, ele garantiu que o partido permanece unido aguardando os próximos desafios.

“Além do posicionamento do Partido frente aos principais problemas nacionais, do engajamento do MDB na defesa das instituições democráticas e da nossa postura histórica de busca do equilíbrio, a independência frente ao Governo Federal, discutimos a divisão dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, os percalços para as eleições municipais deste ano e as dificuldades sociais e econômicas enfrentadas pelo Brasil neste momento tão difícil de pandemia. O MDB permanece unido e com corações e mentes abertos para os próximos desafios, que são muitos. Um Partido com o histórico democrático como o nosso tem muito o que oferecer e lutar por mais conquistas dos brasileiros”, declarou o senador José Maranhão, que teve também um encontro pessoal com o presidente da sigla, deputado federal Baleia Rossi, na terça-feira em Brasília.

Portal Correio com Informações do correspondente do CORREIO em Brasília, Edinho Magalhães

Soros produzidos por cavalos têm anticorpos potentes para covid-19

Trabalhos iniciados em maio deste ano por pesquisadores brasileiros de várias instituições científicas verificaram que soros produzidos por cavalos para o tratamento da covid-19 têm, em alguns casos, até 100 vezes mais potência em termos de anticorpos neutralizantes do vírus gerador da doença. A informação foi dada à Agência Brasil pelo coordenador do projeto, Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ele apresenta os resultados dos estudos hoje (13) à noite, durante simpósio sobre covid-19 na Academia Nacional de Medicina (ANM). Na ocasião, Lima Silva anunciará também o depósito de patente para garantia do processo tecnológico produzido no Brasil e a submissão de publicação no MedRxiv, que é um repositório de resultados preprint, ou seja, pré-publicados. Silva é também presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Quando começou, o projeto visava a obter gamaglobulina purificada, material biológico mais elaborado do que soros antiofídicos e antitetânicos. Esse soro é chamado hiperimune ou gamaglobulina hiperimune porque os pesquisadores inocularam o antígeno, durante três semanas, nos plasmas de cinco cavalos do Instituto Vital Brazil (IVB), laboratório oficial do governo fluminense.

Os animais foram inoculados com a proteína S recombinante do novo coronavírus, produzida no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e, após 70 dias, os plasmas dos equinos apresentaram anticorpos neutralizantes 20 a 100 vezes mais potentes contra o novo coronavírus do que os plasmas de pessoas que tiveram covid-19 e estão em convalescência, disse Jerson Lima Silva.

Patente

Os resultados positivos levaram ao pedido de patente, relativo ao processo de produção do soro anti-covid-19, a partir da glicoproteína da espícula (coroa) do vírus com todos os domínios, preparação do antígeno, hiperimunização dos equinos, produção do plasma hiperimune, produção do concentrado de anticorpos específicos e do produto finalizado, após a sua purificação por filtração esterilizante e clarificação, envase e formulação final. O trabalho científico envolve parceria da UFRJ, IVB, Coppe/UFRJ e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Estamos juntando a expertise de várias pessoas”.

Jerson Lima Silva afirmou que o resultado da inoculação nos cavalos foi uma grande surpresa para os pesquisadores. “Os animais nos deram uma resposta impressionante de produção de anticorpos. Inoculamos em cinco e agora estamos expandindo para mais cavalos”. Quatro dos cinco equinos responderam muito rapidamente. “O quinto (animal), assim como acontece nos humanos, teve uma resposta mais demorada, mas também respondeu produzindo anticorpos”. Os cavalos do Instituto Vital Brazil estão em uma fazenda do laboratório, no município de Cachoeiras de Macacu, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Os estudos comprovaram que o soro produzido por cavalos para tratamento da covid-19 é superior ao feito com plasma de doentes convalescentes. “A gente vê que o nosso anticorpo do cavalo, em alguns casos, é próximo de 100 vezes mais alto. Entre 50 e 100 vezes”. Isso significa que os anticorpos produzidos pelos animais neutralizam o vírus da covid-19 com até 100 vezes mais potência, “mesmo quando a gente vai para a preparação final dos soros”.

Complementaridade

O coordenador do projeto explicou que outra vantagem do estudo é que ele é complementar às possibilidades de vacinas contra o vírus, cuja maioria se baseia na proteína da coroa. A ideia é que o soro produzido a partir dos plasmas dos equinos inoculados seja usado como tratamento, por meio de uma imunoterapia, ou imunização passiva. A vacina seria complementar.

Após a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), o grupo de pesquisadores vai iniciar os testes clínicos, com foco nos pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 que estejam internados, mas não se encontram em unidades de terapia intensiva. Os testes vão comparar quem recebeu o tratamento com quem não recebeu. “A gente está bem otimista. Mas essa é uma etapa que tem de ser feita”, disse Silva.

Ele informou que pretende firmar parcerias com outros laboratórios semelhantes que produzem soro no Brasil, localizados em São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, “porque será preciso muito material”.

O estudo indica que enquanto não há vacinas aprovadas e diante da dificuldade em atender à grande demanda em todo o mundo, o uso potencial da imunização passiva por terapia com soro deve ser considerado uma opção. A soroterapia é um tratamento bem-sucedido e usado, há décadas, contra doenças como raiva, tétano e picadas de abelhas, cobras e outros animais peçonhentos, como aranha e escorpiões. Os soros produzidos pelo IVB têm excelente resultado de uso clínico, sem histórico de hipersensibilidade ou quaisquer outras eventuais reações adversas. Os estudos clínicos ocorrerão em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).

A pesquisa tem apoio financeiro da Faperj, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Agência Brasil

Terço dos Homens da Diocese de Patos celebra 18 anos de fundação

Neste dia 13 de agosto, o Terço dos Homens da Diocese de Patos-PB, celebra 18 anos de sua criação, com a programação religiosa que consagra com a celebração da Missa às 19h na Igreja Catedral, presidida pelo padre Joácio Nóbrega, com a participação de grupos de nossa cidade. A programação alusiva aos 18 anos de existência deste movimento mariano começará às 18:30h com a recitação do santo terço pelos homens da Igreja da Conceição, onde tudo começou no ano de 2002. Naquela época 15 homens se reuniam nesta Igreja para dar início ao maior movimento que hoje existe no Brasil, contando com mais de 1 milhão de participantes.

Na Diocese de Patos atualmente existem 160 grupos, atingindo cerca de 6 mil homens que rezam semanalmente o terço em suas comunidades, buscando a partir da leitura do Santo Evangelho, contemplar a vida de Cristo, se configurar a ele, imitando as virtudes da Virgem Maria.

A devoção à Nossa Senhora ocupa um lugar de destaque na Igreja desde seus primórdios, considerada um dos símbolos religiosos mais venerados ao lado da cruz, sobretudo a partir do século XIX, quando da chamada “explosão do sagrado”, sinal característico da piedade popular.

O Brasil nasceu nos braços da Virgem Maria, porque a primeira invocação neste país dada a ela foi de ” Mãe da Esperança”.

A história do Brasil parece um imenso andor de Nossa Senhora carregado pelo povo humilde, através dos tempos. A vida Mariana é marca fundamental da existência cristã.

O diácono Gildenor Oliveira, coordenador diocesano do terço dos homens fala da programação comemorativa do dia de hoje na Igreja Catedral.

Assessoria

Carro incendeia na BR 361, próximo a cidade de Patos

A Redação do Portal Santa Teresinha recebeu a informação que um veículo, Fiat Stilo, cor amarela, placa não identificada, estava em chamas, na BR 361, na noite desta quarta-feira (12), próximo ao Residencial Várzea da Jurema, município de Patos.

De acordo com populares, o proprietário tentou apagar o fogo, mas as chamas eram muito fortes.

O corpo de bombeiros foram acionados para conter o fogo. A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária também foram acionadas.

 

 

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Imagens: Romário Rodrigues

Vídeo: Redes sociais

Atualizada às 19h48

Polícia Militar apreende armas e aves silvestres, no sertão

Policiais Militares do 14º BPM, na manhã de hoje (12), por volta das 09h00min, no Sítio Cesário, zona rural de Sousa-PB, prenderam J.N.S. (66 anos) e apreenderam: duas espingardas de fabricação artesanal (socadeira) cinco aves silvestres em suas gaiolas.

Informações deram conta que o suspeito comercializava as aves no local mencionado, residência do mesmo. Imediatamente foram apreendidas cinco gaiolas que continham:

01 Azulão-do-Nordeste – Cyanocompsa brissonii;

01 Viana – Icterus pyrrhopterus;

01 Canário da Terra – Sicalis flaveola;

01 Sábia Laranjeira – Turdus rufiventris;

01 Galo de Campina – Paroaria dominicana;

O suspeito, o armamento e as aves silvestres foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de Sousa, onde o delegado plantonista irá adotar as medidas legais no caso concreto.

Sertão Informado com 14º BPM – Batalhão Coronel Benedito Lima Júnior / Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 14º BPM

Bolsonaro defende privatizações e diz que responsabilidade fiscal e teto de gastos são o ‘norte’ do governo

O presidente Jair Bolsonaro publicou uma mensagem nesta quarta-feira (12), em uma rede social, na qual defendeu as privatizações e afirmou que a responsabilidade fiscal e o teto de gastos são o “norte” do governo.

Na mensagem, também foi publicada uma foto de Bolsonaro com os ministros Paulo Guedes (Economia) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura).

A emenda constitucional do teto de gastos foi promulgada em 2016, vale por 20 anos e prevê que os gastos da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) não podem crescer acima da inflação do ano anterior.

Segundo informações de bastidores, setores políticos do governo e do Congresso Nacional têm defendido modificar a regra. Ainda segundo o Blog do Valdo Cruz, assessores de Bolsonaro avaliam que Guedes pode deixar o cargo se o governo decidir furar o teto de gastos.

“O Estado está inchado e deve se desfazer de suas empresas deficitárias, bem como daquelas que podem ser melhor administradas pela iniciativa privada”, publicou Bolsonaro.

“No mais, num orçamento cada vez mais curto é normal os ministros buscarem recursos para obras essenciais. Contudo, nosso norte continua sendo a responsabilidade fiscal e o teto de gastos”, acrescentou o presidente, em outro trecho da mensagem.

Mais cedo, nesta quarta-feira, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que a situação fiscal do Brasil é “péssima” e que o teto de gastos é a “âncora fiscal” do país.

Saída de funcionários

Sem mencionar um caso específico, Bolsonaro também afirmou nesta quarta-feira que é “normal” alguém querer sair do governo para algo “que melhor atenda suas justas ambições pessoais”.

Nesta terça (11), o ministro Paulo Guedes disse que houve uma “debandada” no Ministério da Economia com a saída de mais dois secretários (sete integrantes da equipe econômica já deixaram os cargos).

“Em todo o governo, pelo elevado nível de competência de seus quadros, é normal a saída de alguns para algo que melhor atenda suas justas ambições pessoais. Todos os que nos deixam, voluntariamente, vão para uma outra atividade muito melhor”, publicou Bolsonaro nesta quarta.

Wscom com G1