Início Site Página 1690

TSE estuda estender votação em ao menos 1h e reservar horário para idosos

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estuda aumentar o horário de votação em uma hora para as eleições municipais deste ano e reservar o início do período, das 8h às 11h, para idosos. A ideia é reduzir riscos de contágio em razão da pandemia de covid-19.

“Muito possivelmente estenderemos em uma horarário de votação, das 8h às 18h, e muito possivelmente reservaremos o primeiro horário para os que têm mais de 60 anos e são considerados grupo de risco”, afirmou nesta quarta-feira (5) o presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso. Ele fez uma apresentação com os dados sobre o eleitorado para estas eleições.

A mudança ainda está em estudo, e foi contratada uma consultoria para ajudar o TSE a formular as mudanças. Em relação ao horário, a intenção é fazer a votação das 8h às 18h, em vez do encerramento às 17h, como ocorre tradicionalmente.

Trata-se de mais uma mudança tendo em vista a pandemia de covid-19. O Congresso já aprovou uma emenda constitucional alterando a data das eleições, que seriam em outubro. Elas ocorrerão nos dias 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno).

Números

Estão aptas a votar 147,9 milhões de pessoas, mais do que as 144 milhões das eleições municipais de 2016. As regiões com mais eleitores são: Sudeste, com 64,7 milhões, Nordeste, com 40,6 milhões; Sul – 21,7 milhões; Norte – 11,9 milhões e Centro-Oeste – 8,8 milhões.

Outros dados indicam que as mulheres são maioria, com 52,49% dos eleitores. Os homens são 47,48%. A faixa etária com mais eleitores vai de 35 a 59 anos, com 67 milhões de pessoas.

Em relação ao grau de escolaridade, a maior faixa se encontra em pessoas com ensino médio completo – 37,6 milhões de eleitores (25,47%). Nesse quesito, um dado que chama a atenção é o número de analfabetos: 6,5 milhões de pessoas – 4,4% dos votantes.

R7

Motocicleta furtada é recuperada pela polícia militar momentos após o crime, no sertão

Policiais militares recuperaram nesta quinta-feira (06 de agosto) em Catolé do Rocha-PB uma motocicleta Honda XRE de cor vermelha que havia sido furtada horas antes.

Após tomarem conhecimento que uma mulher havia subtraído o referido veículo no centro da cidade, guarnições passaram a realizar diligências, momento em que a suspeita foi avistada pilotando a moto e praticando direção perigosa, empinando. Momentos depois, a mulher foi abordada e presa em flagrante na Avenida 14 por uma guarnição do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb).

A suspeita e a motocicleta foram encaminhadas à delegacia de Polícia Civil da cidade para as medidas cabíveis.

FONTE: Repórter PB

Captação da poupança bate recorde para meses de julho

Aplicação financeira mais tradicional dos brasileiros, a caderneta de poupança voltou a atrair o interesse dos brasileiros em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19). No mês passado, os investidores depositaram R$ 27,14 bilhões a mais do que retiraram da aplicação, informou nesta quinta-feira (6) o Banco Central. Em julho do ano passado, os brasileiros tinham sacado R$ 1,61 bilhão a mais do que tinham depositado.

O resultado de julho é o maior já registrado para o mês desde o início da série histórica, em 1995. Com o resultado do mês passado, a poupança acumula entrada líquida de R$ 111,58 bilhões nos sete primeiros meses do ano.

A aplicação tinha começado o ano no vermelho. Em janeiro e fevereiro, os brasileiros retiraram R$ 15,93 bilhões a mais do que depositaram. A situação começou a mudar em março, com o início da pandemia da covid-19, quando os depósitos passaram a superar os saques.

O interesse dos brasileiros na poupança se mantém apesar da recuperação da bolsa de valores nos últimos meses e da melhora das condições de outros investimentos, como títulos do Tesouro. Nos dois primeiros meses da pandemia, as turbulências no mercado financeiro fizeram investidores migrar para a caderneta.

Rendimento

Com rendimento de 70% da Taxa Selic (juros básicos da economia), a poupança atraiu mais recursos mesmo com os juros básicos em queda. Com as recentes reduções na taxa Selic, o investimento está rendendo menos que a inflação.

Nos 12 meses terminados em julho, a aplicação rendeu 3,12%, segundo o Banco Central. No mesmo período, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que serve como prévia da inflação oficial, atingiu 2,13%. O IPCA cheio de junho será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) amanhã (7).

Para este ano, o boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central, prevê inflação oficial de 1,63% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com a atual fórmula, a poupança renderia 1,4% este ano, caso a Selic de 2% ao ano, definida ontem (5) pelo Banco Central, estivesse em vigor desde o início do ano. No entanto, como a taxa foi sendo reduzida ao longo dos últimos meses, o rendimento acumulado será um pouco maior.

Histórico

Até 2014, os brasileiros depositaram mais do que retiraram da poupança. Naquele ano, as captações líquidas chegaram a R$ 24 bilhões. Com o início da recessão econômica, em 2015, os investidores passaram a retirar dinheiro da caderneta para cobrir dívidas, em um cenário de queda da renda e de aumento de desemprego.

Em 2015, R$ 53,57 bilhões foram sacados da poupança, a maior retirada líquida da história. Em 2016, os saques superaram os depósitos em R$ 40,7 bilhões. A tendência inverteu-se em 2017, quando as captações excederam as retiradas em R$ 17,12 bilhões, e em 2018, com captação líquida de R$ 38,26 bilhões. Em 2019, a poupança registrou captação líquida de R$ 13,23 bilhões.

Agência Brasil

Covid-19: taxa de ocupação de leitos volta a subir em todo o estado

A taxa de ocupação de leitos reservados para pacientes com o novo coronavírus (covid-19) voltou a subir em todo o estado nos últimos dez dias. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com informações do boletim epidemiológico emitido pela SES no último dia 26 de julho, em todo o estado 49% dos leitos covid estava ocupados. Nesta quinta-feira (6), essa ocupação é de 53%

Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a ocupação atual é de 59%, porém, há dez dias, essa taxa havia caído para 49%. No Sertão do estado, em dez dias, o aumento foi de 5%. A taxa de ocupação subiu de 73% para 78%.

Campina Grande registrou o menor aumento na taxa de ocupação, apenas 1%. A variação foi de 39% para 40% em dez dias.

Ainda segundo dados da SES, nas últimas 24h a Paraíba registrou 856 novos casos de Covid-19 e 23 óbitos, no entanto, apenas 8 ocorreram neste período.

Ao todo, 87.867 pessoas já contraíram a doença, 41.746 já se recuperaram e 1.945 faleceram. Até o momento, 254.312 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Os óbitos registrados em decorrência da contaminação aconteceram nos seguintes municípios:

Areia (1), Bayeux (1), Cabedelo (1), Campina Grande (1), Diamante (1), Esperança (1), Guarabira (2), Itabaiana (1), João Pessoa (7), Junco do Seridó (1), Juripiranga (2), Piancó (1), Pilar (1), Sapé (1), Sousa (1),

Os casos confirmados estão distribuídos por 221 dos 223 municípios paraibanos:

Água Branca (50); Aguiar (23); Alagoa Grande (806); Alagoa Nova (258); Alagoinha (805); Alcantil (54); Algodão de Jandaíra (6); Alhandra (589); Amparo (17); Aparecida (66); Araçagi (472); Arara (178); Araruna (221); Areia (359); Areia de Baraúnas (10); Areial (43); Aroeiras (187); Assunção (44); Baia da Traição (500); Bananeiras (167); Baraúna (129); Barra de Santa Rosa (53); Barra de Santana (86); Barra de São Miguel (41); Bayeux (1516); Belém (844); Belém do Brejo do Cruz (28); Bernardino Batista (7); Boa Ventura (4); Boa Vista (78); Bom Jesus (8); Bom Sucesso (18); Bonito de Santa Fé (18); Boqueirão (319); Borborema (21); Brejo do Cruz (302); Brejo dos Santos (22); Caaporã (904); Cabaceiras (59); Cabedelo (2484); Cachoeira dos Índios (92); Cacimba de Areia (8); Cacimba de Dentro (225); Cacimbas (42); Caiçara (385); Cajazeiras (1325); Cajazeirinhas (22); Caldas Brandão (195); Camalaú (1); Campina Grande (11059); Capim (144); Caraúbas (37); Carrapateira (44); Casserengue (228); Catingueira (17), Catolé do Rocha (285); Caturité (97); Conceição (440); Condado (112); Conde (682); Congo (67); Coremas (126); Coxixola (29); Cruz do Espírito Santo (269); Cubati (71); Cuité (159); Cuité de Mamanguape (103); Cuitegí (344); Curral de Cima (24); Curral Velho (1), Damião (17); Desterro (50); Diamante (109); Dona Inês (88); Duas Estradas (71); Emas (47); Esperança (415); Fagundes (89); Frei Martinho (6); Gado Bravo (91); Guarabira (3536); Gurinhém (407); Gurjão (22); Ibiara (44); Igaracy (8); Imaculada (39); Ingá (1066); Itabaiana (1016); Itaporanga (196); Itapororoca (662); Itatuba (303); Jacaraú (288); Jericó (13); João Pessoa (22675); Joca Claudino (10); Juarez Távora (271); Juazeirinho (159); Junco do Seridó (42); Juripiranga (439); Juru (84); Lagoa (6); Lagoa de Dentro (116); Lagoa Seca (619); Lastro (16); Livramento (80); Logradouro (122); Lucena (347); Mãe d’Água (18); Malta (89); Mamanguape (2105); Manaíra (11); Marcação (279); Mari (1024); Marizópolis (25); Massaranduba (309); Mataraca (156); Matinhas (70); Mato Grosso (14); Matureia (33); Mogeiro (145); Montadas (39); Monte Horebe (14); Monteiro (314); Mulungu (311); Natuba (51); Nazarezinho (34); Nova Floresta (53), Nova Olinda (15); Nova Palmeira (58); Olho D´Água (39); Olivedos (75); Parari (5); Passagem (30); Patos (2808); Paulista (170); Pedra Branca (1); Pedra Lavrada (34); Pedras de Fogo (1230); Pedro Régis (42); Piancó (143); Picuí (180); Pilar (284); Pilões (101); Pilõezinhos (228); Pirpirituba (264); Pitimbu (576); Pocinhos (130); Poço Dantas (5); Poço de José Moura (18); Pombal (397); Prata (5); Princesa Isabel (69); Puxinanã (250); Queimadas (976); Quixaba (28); Remígio (230); Riachão (68); Riachão do Bacamarte (221); Riachão do Poço (87); Riacho de Santo Antônio (29); Riacho dos Cavalos (12); Rio Tinto (986); Salgadinho (26); Salgado de São Felix (217); Santa Cecília (65); Santa Cruz (49); Santa Helena (19); Santa Inês (53); Santa Luzia (216); Santa Rita (2493); Santa Terezinha (53); Santana de Mangueira (5); Santana dos Garrotes (18); Santo André (14); São Bentinho (41); São Bento (1510); São Domingos do Cariri (45); São Francisco (33); São João do Cariri (95); São João do Rio do Peixe (218); São João do Tigre (11); São José da Lagoa Tapada (51); São José de Caiana (36); São José de Espinharas (31); São José de Piranhas (157); São José de Princesa (1); São José do Bonfim (58); São José do Brejo do Cruz (10); São José do Sabugi (207); São José dos Cordeiros (32); São José dos Ramos (224); São Mamede (38); São Miguel de Taipu (121); São Sebastião de Lagoa de Roça (200); São Sebastião do Umbuzeiro (11); São Vicente do Seridó (48); Sapé (919); Serra Branca (145); Serra da Raíz (18); Serra Grande (9); Serra Redonda (231); Serraria (140); Sertãozinho (147); Sobrado (175); Solânea (398); Soledade (133); Sossego (9), Sousa (1338); Sumé (216); Tacima (123); Taperoá (67); Tavares (94); Teixeira (159); Tenório (14); Triunfo (45); Uiraúna (71); Umbuzeiro (75); Várzea (15); Vieirópolis (5); Vista Serrana (6), Zabelê (23).

PB Agora

Em Vídeo: Dr. Ramonilson parabeniza profissionais da Educação e fala sobre a importância deles para composição da sociedade

O pré-candidato a prefeito de Patos-PB, Ramonilson Alves (Patriota), gravou um vídeo e postou na sua rede social, parabenizando e reconhecendo o valor dos profissionais da Educação. No dia em dedicado a estes profissionais, o Juiz fez questão de explicar e expressar toda sua admiração e também gratidão, para aqueles profissionais que cultivam o futuro da sociedade.

“É o processo de Educação, seja familiar, seja escolar, que transforma a todos de crianças indefesas, brutas em pessoas honestas, dignas, vocacionadas ao trabalho e a vida em sociedade. Hoje parabenizo todos os profissionais, diretores, educadores, pessoas de apoio, que em escolas públicas ou particulares, dedicam sua inteligência, muitas vezes suas vidas, nesse oficio divino que é transformar seres indefesos, em homens e mulheres, aptos para a vida em sociedade. Parabéns profissionais da Educação, a todos meu carinho, minha gratidão e o meu reconhecimento”, concluiu.

Acompanhe o vídeo:

https://www.facebook.com/ramonilson.alvesgomes/videos/2235764893235952/

Sertão Político

Carro tomado de assalto em São José de Espinharas é recuperado em Caicó

Policiais militares do Comando de Policiamento Regional – Dois (CPR-II), comandado pelo tenente-coronel Walmary Costa, apreenderam um veículo, modelo Celta de duas portas, cor preta, placa NQF 5018 – Patos-PB, com queixa de roubo. O carro foi encontrado próximo ao Distrito da Palma, já próximo à cidade de Caicó, no Seridó do Rio Grande do Norte.

Por volta das 20 horas do último sábado, 01/08, dois elementos armados assaltaram uma mulher no Sítio Ferrão, em São José de Espinharas, Região Metropolitana de Patos. Ele levaram o veículo e o celular dela e fugiram com destino ao Rio Grande do Norte. Ela é da cidade de Patos e foi para a zona rural passar o fim de semana. Relembre.

Blog Jair Sampaio com Folha Patoense

Dez mil servidores receberam auxílio indevidamente na PB

A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, fez novo cruzamento de dados do auxílio emergencial com as folhas de pagamento do Governo do Estado e das prefeituras e Câmaras de Vereadores da Paraíba, referentes ao mês de maio de 2020. Foi constatada a existência de mais 10.526 servidores públicos que receberam indevidamente o benefício na Paraíba.

Com o resultado desse novo cruzamento de dados, o número de servidores públicos no Estado que receberam o benefício de forma indevida atinge o total de 36.775 e o montante de R$ 48.465.000,00 pagos indevidamente.

Assim como fez na ocasião anterior, a CGU enviará as novas listas ao Governo do Estado, às prefeituras e às Câmaras de Vereadores, para que orientem seus servidores a devolver os valores recebidos, e ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal para as providências cabíveis.

Os servidores públicos que pediram e receberam o auxílio indevidamente podem vir a responder pelos crimes de falsidade ideológica e/ou peculato, ambos previstos no Código Penal Brasileiro, cujas penas previstas são de reclusão e multa, além de configurarem possíveis infrações disciplinares. As ocorrências demandam apuração individualizada, a fim de detectar os casos onde houve ou não má-fé.

Pela forma de operacionalização do benefício, é possível que os servidores não tenham feito solicitação para seu recebimento, mas que tenham sido incluídos como beneficiários do auxílio emergencial de forma automática por estarem no Cadastro Único para programas sociais ou por serem beneficiários do Programa Bolsa Família.

Outra possibilidade é que o CPF tenha sido inserido como solicitante do auxílio de forma indevida por outra pessoa e não necessariamente pelo próprio servidor.

Para efetivar a devolução dos valores recebidos indevidamente, de forma espontânea, basta entrar no endereço eletrônico https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao, preencher os dados, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar na rede bancária.

Em caso de dúvidas, ligar para os números (83) 2108-3047 e 2108-3046, bem como enviar e-mail para cgupb@cgu.gov.br.

PBAgora

Coordenador do projeto de Telemedicina visita o município de Santa Terezinha

Devido à pandemia do Coronavírus, vários serviços ficaram suspensos, apenas os serviços essenciais funcionavam. Um setor com as atividades paralisadas foram às consultas médicas de especialidades.

Pensando neste público que necessita destes atendimentos médicos, a Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB iniciou o trabalho de Telemedicina com os profissionais do município de Campina Grande. Toda semana os usuários são atendidos em uma sala no Centro de Procedimentos Especializados, situado na Secretaria Municipal de Saúde. A sala possui uma plataforma tecnológica (uma tv, um fone de ouvido com microfone, um notebook e uma impressora). O paciente permanece na cadeira e o especialista fica do outro lado da tela, em seu consultório e a partir daí inicia a consulta médica. Após o procedimento, a receita é impressa e enviada para o Whatsapp do paciente ou do acompanhante.

O coordenador do projeto, o endocrinologista, Dr. Antônio Fernandes, esteve na noite dessa quarta-feira (5), visitando Santa Terezinha, e falou sobre os atendimentos por Telemedicina.  Ele enfatizou que o Município de Santa Terezinha é pioneiro no estado e abraçou o projeto piloto que está dando muitos resultados, ouça:

A prefeita Terezinha de Zé Afonso falou da importância deste projeto e citou que o Município é referencia não apenas com atendimentos médicos remotos, mas também na área de Educação com o programa Saber na Conexão, na rádio local, com aulas remotas e sendo pioneiro na região, ouça:

Os atendimentos médicos são nas áreas de: Endocrinologia, Dermatologia, Ortopedia, Neurologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia e Nutrição.

Os pacientes que necessitam destas consultas, devem comparecer na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Epitácio Pessoa, s/n, Centro, em frente a Diretoria Municipal de Transportes, nos períodos da manhã ou da tarde e apresentar o Cartão do SUS, comprovante de residência e o RG.

Comandante do 4º Batalhão do Bombeiro Militar fala sobre incêndio em Mãe D’água e não descarta ação criminosa

Nesta terça-feira, dia 04, os cidadãos da cidade de Mãe D´água, região metropolitana de Patos, se depararam mais uma vez com incêndio na vegetal que por pouco não acabou em tragédia ao se aproximar das residências na zona urbana.

Os próprios moradores, usando água carregada em baldes e com equipamentos de construção, começaram a combater o incêndio até a chegada de guarnições do 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM) para auxiliar nas atividades.

O incêndio foi debelado e os moradores receberam elogios do Comandante do 4º BBM, Major Galvão. O comandante não descartou a possiblidade do incêndio ter sido criminoso, pois ocorreu no mesmo local que devastou a localidade em 2019. Na época, uma pessoa acabou sendo acusada do crime ambiental.

Major Galvão pediu a ajuda da própria população para que denuncie as pessoas que cometem esse tipo de crime. Neste período do ano, afirmou Major Galvão, os incêndios têm sido mais frequentes e as equipes dos bombeiros vem enfrentando muita dificuldade para enfrentar diante da demanda.

O comandante pediu para que as pessoas não coloquem fogo em vegetação e nem em terrenos para limpeza. O fogo pode se alastrar e provocar problemas que fogem do controle e trazem transtornos de dimensões alarmantes.

OUÇA relato do Major Galvão:

Jozivan Antero – Patos Online

Geladeira e fogão podem ficar mais baratos com IPI menor, diz Guedes

A proposta de reduzir a cobrança de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre itens da linha branca barateará produtos como geladeira e fogão, disse nessa quarta-feira (5) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Em audiência na Comissão Mista da Reforma Tributária, ele afirmou que a proposta beneficia a população de menor renda e pode ser bancada com um eventual tributo sobre pagamentos eletrônicos.

“Muitos preços vão até cair, quando nós abordamos nossa reforma [da equipe econômica] como um todo. Os senhores vão ver que [a reforma] envolve queda de IPI, sim. Para melhorar o poder aquisitivo das classes mais baixas. Então vai ter fogão caindo 10% de preço. De repente, geladeira caindo de preço também. Quer dizer, vamos derrubar alguns impostos importantes”, declarou Guedes.

Guedes não apresentou cálculos. A desoneração parcial do IPI para produtos da linha branca tem como objetivo reduzir a resistência do Congresso Nacional ao novo tributo sobre transações eletrônicas. O ministro negou que o novo tributo, que consta do texto entregue pelo governo e que será apensado às propostas de emenda à Constituição que tramitam na comissão mista, represente a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Até agora, o governo enviou ao Congresso apenas a fusão do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), com alíquota única de 12%. A parcela da reforma referente ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) deve ser enviada ao Congresso até o fim do mês.

Imposto seletivo

Há duas semanas, o secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, informou que a equipe econômica pretendia transformar o IPI num imposto seletivo, que incidiria apenas sobre produtos que gerassem consequências negativas sobre a saúde pública, como cigarros, bebidas e alimentos à base de açúcar. Os demais produtos teriam a alíquota reduzida ou passariam a ser isentos.

Outras etapas da reforma tributária preveem a mudança no Imposto de Renda das pessoas físicas e das empresas, com o retorno da cobrança sobre dividendos (extinta desde 1995), a diminuição dos encargos sobre a folha de pagamento das empresas e a criação de um imposto sobre transações eletrônicas.

Simplificação

Guedes reiterou que a equipe econômica não pretende elevar a carga tributária, atualmente em torno de 33% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos). Segundo o ministro, o governo quer simplificar o sistema tributário, unificando até 20 impostos em apenas um.

Na audiência dessa quarta, Guedes disse que a ampliação de programas sociais pode compensar diversas medidas da reforma tributária, como o fim da isenção de PIS/Cofins sobre livros e o eventual imposto sobre pagamentos eletrônicos.

Agência Brasil