Início Site Página 1689

No sertão: Polícia Militar prende proprietário de estabelecimento comercial por descumprir decretos destinados a evitar a propagação do Covid-19

Na tarde deste domingo (09), os policiais Militares do destacamento de São Domingos receberam solicitação da secretaria de saúde do município, informando que um dono de bar no centro da cidade estaria descumprindo os decretos municipal N° 686/2020 e Estadual N°40.304, que prevê o fechamento total dos estabelecimentos durante o período de Pandemia naquele município.

De imediato a guarnição se deslocou até a barreira sanitária para manter contato com os agentes de vigilância em saúde. Foi informado que o proprietário estaria com o bar em pleno funcionamento no centro da cidade.

Os policiais, juntamente com os agentes de Saúde se deslocaram até o local indicado e puderam confirmar a veracidade do fato.

Ao confirmar que o estabelecimento já havia sido notificado pelo mesmo motivo, os policiais deram voz de prisão ao proprietário do estabelecimento e o conduziram até a delegacia de Pombal-PB para providências cabíveis.

Sertão Informado com Assessoria

Homem é atingido com golpe de faca no pescoço em Itaporanga

Um homem foi vítima de tentativa de homicídio na madrugada deste domingo (9) na cidade de Itaporanga (PB). Manoel de Sousa foi golpeado com uma faca no pescoço.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava dormindo na calçada, quando o suspeito do crime, identificado apenas como Pedro Henrique, teria chegada e desferido o golpe.

A guarnição conseguiu prender o autor da facada, que afirmou que errou de vítima e que queria matar outra pessoa. Ele alegou que não conhecia Manoel.

Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local; já a vítima, foi socorrida ao hospital e permaneceu internada.

Fonte: Diamante Online

Igreja Assembleia de Deus completa 50 anos em Patos e recebe Votos de Aplausos da Câmara

A igreja evangélica Assembleia de Deus Missão em Patos no dia primeiro de março do corrente ano completou 50 anos de inauguração do seu primeiro templo situado na Rua Pedro Firmino, ao lado do Guedes Supermercado.

O primeiro culto foi realizado pela denominação foi em 1968 no bairro Monte Castelo na casa da irmã Maria Patrício, de saudosa memória, e foi dirigido pelo pastor Antônio Fernandes das Chagas. Na ocasião duas pessoas aceitaram a Jesus como único e suficiente salvador de suas vidas.

No mesmo ano foi adquirido um terreno e deu-se início a construção do templo. No dia 01/03/1970 foi inaugurado o primeiro templo da igreja Assembleia de Deus nesta cidade, pastoreado pelo Pr. José Rodrigues.

O primeiro culto foi realizado pela denominação foi em 1968 no bairro Monte Castelo na casa da irmã Maria Patrício, de saudosa memória, e foi dirigido pelo pastor Antônio Fernandes das Chagas. Na ocasião duas pessoas aceitaram a Jesus como único e suficiente salvador de suas vidas.

No mesmo ano foi adquirido um terreno e deu-se início a construção do templo. No dia 01/03/1970 foi inaugurado o primeiro templo da igreja Assembleia de Deus nesta cidade, pastoreado pelo Pr. José Rodrigues.

Folha Patoense com Assessoria

Jovem morre após queda de motocicleta no sertão

Um jovem de 18 anos morreu neste sábado (8), após cair da motocicleta, na zona rural de Triunfo, no Sertão da Paraíba.

Anderson Lourenço da Silva, 18 anos, foi encontrado morto próximo de sua motocicleta, no sítio Maracujá, zona rural de Triunfo.

Anderson morava no sítio Cantinho, em Triunfo.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e constatou o óbito. A Polícia Militar isolou o local até a chegada da perícia.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Cajazeiras.

Clickpb

‘Novo Normal’: 86% das cidades paraibanas recebem bandeira amarela

Imagem: Josley Oliveira

Foi divulgado, nesse sábado (8), a 5ª avaliação do Plano Novo Normal para Paraíba, que passa a vigorar nesta segunda-feira (10). Dos 223 municípios, 191 (86%) estão na bandeira amarela, incluindo João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Patos e Guarabira. Vinte e três municípios (10%) estão com bandeira laranja, incluindo Bayeux e Santa Rita, e, 9 municípios (4%), com bandeira verde.

Parte significativa dos municípios que se encontravam em bandeira amarela na 4ª avaliação permanece nesta condição, observando-se um discreto crescimento de 83% para 86%. Mais uma vez constatou-se transição majoritária das demais bandeiras para bandeira amarela, com crescimento de 3% nesta última avaliação. A bandeira laranja permaneceu estável com 10% dos municípios paraibanos, já a bandeira verde demonstrou ligeiro decréscimo de 7% para 4% dos municípios paraibanos.

“As mais eficazes medidas protetivas da população são o uso ostensivo de máscaras, a lavagem das mãos e a manutenção do distanciamento social o quanto possível, ante aos diferentes cenários de retomada das atividades produtivas na Paraíba. Tais retomadas devem ocorrer, preferencialmente, em atenção aos protocolos definidos pelas autoridades sanitárias competentes”, reforça o secretário executivo da Saúde, Daniel Beltrammi.

A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza um conjunto de protocolos de prevenção à Covid-19 em seu portal na internet.

Bares e restaurantes

A nota técnica também traz alterações sobre a recomendação de funcionamento de atividades de bares, restaurantes e academias nos municípios com bandeira amarela, que passam a funcionar, observada a adoção de novos protocolos.

Beltrammi afirma ainda ser de fundamental importância que todos municípios paraibanos desdobrem os esforços necessários para frenar qualquer tendência de rápido crescimento e acúmulo de casos e óbitos da Covid-19, “o que certamente colaborará para o sucesso do combate e a mais célere atenuação dos efeitos negativos da pandemia da Covid-19 em todo Estado”.

Recomendações às atividades educacionais

A Secretaria de Estado da Saúde também divulgou nota técnica sobre as atividades educacionais de forma presencial, recomendando que não sejam retomadas qualquer espécie de atividades de ensino regular nesse momento. A nota afirma que “a retomada das atividades educacionais são certamente o maior desafio que todo o mundo tem enfrentado em tempos de pandemia da Covid-19”.

Só na Paraíba, as análises das matrículas realizadas nas redes públicas estaduais e municipais, da educação infantil ao ensino básico, reúnem mais de 575.000 estudantes. A retomada das atividades educacionais, ainda que de forma lenta e gradual e mesmo que realizada com menores frequências semanais de aulas presenciais, certamente mobilizará contingentes significativos de pessoas, que também passarão a ter convívio mais frequente e próximo, posto que o distanciamento social, que é tarefa de difícil adesão e execução mesmo para adultos, torna-se quase inexequível quando se fala em crianças e adolescentes.

“Se 30% destas pessoas mais vulneráveis forem infectadas por estas crianças e adolescentes, majoritariamente portadoras assintomáticas do vírus, uma vez retomadas as atividades presenciais, mesmo que em menor frequência diária de aulas, serão necessários, entre os meses de setembro e dezembro de 2020, pelo menos, mais 254 leitos de UTI disponíveis ao mês e mais 332 leitos de enfermaria, também disponíveis em cada mês, considerando que se mantenham estáveis as atuais demandas por internações pela Covid-19, que também podem variar para mais, em função das retomadas mais vigorosas e já vigentes para outras atividades cotidianas”, destaca Daniel Beltrammi.

A nota também destaca que é pertinente propor que até que se concluam estudos populacionais promovidos pelas Secretarias de Estado da Saúde e da Educação (já em andamento), que reúnam níveis de acurácia aceitáveis para projeção e análise da prevalência e da incidência da Covid-19 na Paraíba, não sejam retomadas qualquer espécie de atividades de ensino regular. Propõe-se também que, desde já, sejam construídas e disponibilizadas recomendações preparatórias para retomada lenta e gradual das atividades educacionais presenciais, a serem aplicadas assim que as análises citadas estejam disponíveis e apontem níveis de segurança, que permitam tais retomadas.

Esta recomendação técnica complementa o painel de atividades por bandeira do Plano Novo Normal, uma vez que o retorno das atividades educacionais com novos protocolos e nova definição dos calendários escolares, previsto somente na bandeira verde, também demandará a compreensão acurada quanto ao momento mais oportuno e seguro para esta retomada. Logo os municípios que se encontram em bandeira verde não devem retomar atividades educacionais presenciais, sem que se concluam os estudos propostos.

Ainda segundo a nota técnica, será permitida a retomada das atividades práticas presencias dos cursos de graduação das áreas de saúde em fase de conclusão (últimos 4 semestres do cursos de medicina e últimos 2 semestres dos demais cursos), conforme protocolos vigentes, com vistas a garantir a progressão de seus graduandos concluintes, no intuito de preservar a produção contínua de reservas técnicas de capacidades humanas em saúde, fundamentais para a preservação da vida dos indivíduos que venham a padecer da Covid-19.

PortalCorreio

Bolsonaro convida Temer para chefiar missão humanitária no Líbano

O presidente Jair Bolsonaro participou, na manhã deste domingo (9), de uma videoconferência com outros chefes de Estado e de governo para tratar das ações de apoio ao Líbano. Na última terça-feira (4), uma grande explosão na zona portuária de Beirute, capital do país, deixou um saldo de centenas de mortes e milhares de feridos. Ao detalhar as ações do governo brasileiro, Bolsonaro disse que convidou o ex-presidente Michel Temer, que tem ascendência libanesa, para coordenar a missão.

“Nos próximos dias, partirá do Brasil, rumo ao Líbano, uma aeronave da Força Aérea Brasileira com medicamentos e insumos básicos de saúde, reunidos pela comunidade libanesa radicada no Brasil. Também estamos preparando o envio, por via marítima, de 4 mil toneladas de arroz, para atenuar as consequências da perda dos estoques de cereais destruídos na explosão. Estamos acertando, com o governo libanês, o envio de uma equipe técnica, multidisciplinar, para colaborar na realização da perícia da explosão. Convidei, como o meu enviado especial e chefe dessa missão, o senhor Michel Temer, filho de libaneses e ex-presidente do Brasil”, afirmou Bolsonaro. A reportagem ainda aguarda resposta da assessoria de Temer e do Palácio do Planalto confirmar se ele aceitou o convite.

A videoconferência foi iniciativa do presidente da França, Emmanuel Macron, e contou com a participação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do presidente do Líbano, Michel Aoun, além dos líderes de países como Egito, Catar e Jordânia, entre outros. Em seu breve pronunciamento, Bolsonaro classificou a reunião como necessária e urgente, reafirmou suas condolências às famílias das vítimas da tragédia e destacou a relação histórica entre Líbano e Brasil.

“O Brasil é lar da maior diáspora libanesa no mundo, 10 milhões de brasileiros de ascendência libanesa formam uma comunidade trabalhadora, dinâmica e participativa, que contribui de forma inestimável com o nosso país. Por essa razão, tudo que afeta o Líbano nos afeta como se fosse o nosso próprio lar e a nossa própria pátria”, disse.

PBAgora

Arimatéia Camboim é escolhido como pré-candidato a prefeito pelo Republicanos em Santa Terezinha

Neste sábado (8), em uma reunião na Fazenda Nova Cachoeira, a oposição de Santa Terezinha, na Região Metropolitana de Patos, escolheu o nome de Arimatéia Camboim (Republicanos), como pré-candidato a prefeito para o pleito de 2020.

José de Arimatéia, empresário, ex-prefeito da cidade e presidente do Republicanos no município, teve seu nome confirmado pelo grupo de oposição para disputa das eleições de novembro.

No lançamento, teve o apoio do grupo de oposição local, além dos deputados federal Hugo Motta, presidente estadual do Republicanos, e do deputado estadual Nabor Wanderley (Republicanos), Arimatéia afirmou que pretende fazer ainda mais pelo município. “Obedeço muito às ordens do meu grupo e também do meu povo. Vou trabalhar pela minha cidade”, declarou.

O pré-candidato anunciou que vai fazer um São João ainda maior no município e o que a gestão atual não fez pelo povo, além de trazer novas obras importante para Santa Terezinha. Destacou como exemplo a ampliação da estrutura do campo municipal através de uma emenda parlamentar que irá beneficiar o sistema de iluminação, gramado e possibilitar o desenvolvimento da área comercial do local e uma praça de evento.

Com esta decisão, a oposição de Santa Terezinha mostra força e solidez para concorrer às eleições municipais.

PatosOnline com Assessoria

Pinto do Acordeon vira Comenda para homenagear artistas patoenses

Imagem: Josley Oliveira

O músico paraibano, Pinto do Acordeon, faleceu no dia 21 de julho. Após muitas homenagens por toda a Paraíba devido ao seu legado, o músico pode ser agraciado com a titulação de comenda na Câmara de Vereadores.

A ideia foi do vereador Ranieri Ramalho que apresentou na Câmara o projeto de lei instituindo no município a criação da ‘Comenda Pinto do Acordeon’. A comenda será concedida às personalidades dos meios artísticos e culturais com relevantes serviços prestados ao município de Patos e região.

“O município de Patos tem razões de sobra para se orgulhar da consistência artística, daquele que simbolizava a cultura nordestina, pelo Brasil afora e também por outros Países, representando a nossa Cidade e expandindo a nossa Cultura”, justificou Ranieri Ramalho.

Francisco Ferreira de Lima, conhecido carinhosamente por Pinto do Acordeon, nasceu no dia 18 de Fevereiro de 1948 na cidade de Conceição-PB. Filho de Francisco Moreno e Josefa Ferreira Lima, foi casado com a senhora Madalena Alves Figueredo e tiveram sete filhos: Cicinho, Moisés, Alexandrina, Samuel, Priscila, Elis Regina e Madalena. O mesmo veio a falecer no dia 21 de Julho de 2020, em São Paulo, e sepultado em Patos.

Patos Verdade

MP destina R$ 1,99 bilhão para viabilizar vacina contra covid-19

Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (6) a medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para viabilizar a produção e aquisição da vacina contra a covid-19, que está sendo desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford. A transferência de tecnologia na formulação, envase e controle de qualidade da vacina será realizada por meio de um acordo da empresa britânica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde. Com isso, caso a eficácia do imunobiológico seja comprovada, o Brasil deverá produzir 100 milhões de doses. 

“Assinamos esse protocolo no passado e passamos a fazer parte desse seleto grupo. A nossa contrapartida é basicamente financeira no momento, quase R$ 2 bilhões. Talvez em dezembro ou janeiro exista a possibilidade da vacina e daí esse problema estará vencido poucas semanas depois”, afirmou o presidente, durante cerimônia de assinatura da MP, no Palácio do Planalto.

O acordo entre Fiocruz e AstraZeneca é resultado da cooperação entre o governo brasileiro e governo britânico, anunciado em 27 de junho pelo Ministério da Saúde. O próximo passo será a assinatura de um contrato de encomenda tecnológica, previsto para este mês, que garante o acesso a 100 milhões de doses do insumo da vacina, das quais 30 milhões de doses entre dezembro e janeiro e 70 milhões ao longo dos dois primeiros trimestres de 2021. Em todo o mundo, esta é uma das vacinas que estão em estágio mais avançado, já em testes clínicos com seres humanos. 

“Estamos garantindo a aplicação de recursos em uma vacina que tem se mostrado a mais promissora do mundo. O investimento é significativo, não apenas no seu valor, quase R$ 2 bilhões, mas também aponta para a busca de soluções que permitam ao Brasil desenvolver tecnologias para a proteção dos brasileiros. Esse é um acordo de transferência de tecnologia, isso significa que estamos garantindo a produção e entrega, inicialmente, de 100 milhões de doses, além de trazer para o país a capacidade de utilizar, na indústria nacional, essa nova tecnologia e dar sustentabilidade ao programa brasileiro de imunizações”, destacou o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello.    

Se a vacina for eficaz e o cronograma previsto pelo governo se cumprir, a expectativa é que haja uma grande campanha nacional de vacinação contra a covid-19 no início do próximo ano, dirigida a públicos prioritários, como idosos, profissionais da saúde e pessoas com doenças preexistentes.  

Do total de recursos liberados, o Ministério da Saúde prevê um repasse de R$ 522,1 milhões na estrutura de Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos. O objetivo é ampliar a capacidade nacional de produção de vacinas e tecnologia disponível para a proteção da população, afirma a pasta. Um total de R$ 1,3 bilhão são despesas referentes a pagamentos previstos no contrato de encomenda tecnológica. Os valores contemplam a finalização da vacina. O acordo prevê o início da produção da vacina no Brasil a partir de dezembro deste ano e garante total domínio tecnológico para que Bio-Manguinhos tenha condições de produzir a vacina de forma independente.

A vacina

Desenvolvida pela Universidade de Oxford, a vacina foi elaborada através da plataforma tecnológica de vírus não replicante (a partir do adenovírus de chimpanzé, obtém-se um adenovírus geneticamente modificado, por meio da inserção do gene que codifica a proteína S do vírus SARS-COV-2). De acordo com o governo, embora seja baseada em uma nova tecnologia, esta plataforma já foi testada anteriormente para outras doenças, como, por exemplo, nos surtos de ebola e MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio causada por outro tipo de coronavírus) e é semelhante a outras plataformas da Bio-Manguinhos/Fiocruz, o que facilita a sua implantação em tempo reduzido. A vacina está na Fase 3 dos ensaios clínicos, que é a última etapa de testes em seres humanos para determinar a segurança e eficácia.

Paraiba.com.br com Agência Brasil

Polícia prende homem com substâncias análogas à maconha em Itaporanga

Um homem de 30 anos foi preso na noite dessa quinta-feira (6) com substâncias análogas à maconha na cidade de Itaporanga (PB). O fato ocorreu por volta das 22h.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição fazia rondas, quando se deparou com um veículo com seis ocupantes em atitudes suspeitas. Ao fazer a abordagem, os policiais encontraram dez embalagens com os produtos.

O responsável então foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil para as medidas necessárias. O carro, que tava com licenciamento atrasado, foi apreendido e levado ao pátio do 13º Batalhão de PM.

Fonte: Diamante Online