Início Site Página 1696

Patos revoga decreto que liberava bares e restaurantes

Imagem: Josley Oliveira

A Prefeitura de Patos, no Sertão, resolveu revogar o decreto 045/2020, que liberava a funcionamento, com restrições, de bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias e similares a partir desta quarta-feira (29). A decisão acata recomendação feita pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública.

Os comerciantes chegaram a participar de uma reunião para receber orientações da Vigilância Sanitária e tirar dúvidas sobre as normas do “novo normal” na pandemia de coronavírus. No entanto, a prefeitura acabou obedecendo ao procedimento administrativo emitido pelos órgãos fiscalizadores.

No documento, os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho, em conjunto com a Defensoria Pública do Estado, pediram que Patos apresentasse de forma detalhada o plano de retomada do Município e de suas atividades econômicas. Os órgãos argumentam que os critérios adotados pela prefeitura devem estar de acordo com as restrições impostas pelo Governo do Estado.

Em nota, a Prefeitura de Patos informou que irá apresentar o plano que respaldou o decreto de flexibilização em reunião na tarde desta quarta-feira.

O que dizia o decreto

Os estabelecimentos poderiam reabrir as atividades aos clientes, com limite de 50% da capacidade, obedecendo as regras de higiene, distanciamento seguro de 1,5 metro entre as mesas e observando as exigências estabelecidas no protocolo de segurança e orientações da Secretaria Municipal de Saúde. Confira aqui o decreto na íntegra.

Bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, docerias, cafeterias, trailer food truck e similares deveriam atender nos seguintes horários:

Café da manhã: das 6h às 10h
Almoço: das 11h às 16h
Jantar: das 18h às 00h

As academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares estariam autorizados a funcionar a partir do dia 3 de agosto de 2020, com limite de 50% da capacidade, através de atendimento individual e por agendamento, vedadas aulas coletivas, obedecendo às regras de higiene e observando demais exigências estabelecidas no protocolo de segurança, bem como as normas complementares da Secretaria Municipal de Saúde.

PortalCorreio

Pacientes curados da Covid-19 recebem atendimento de fisioterapia, em Santa Terezinha

As pessoas que confirmaram positivo para a Covid-19 no município de Santa Terezinha (PB), têm assistência da Secretaria Municipal de Saúde desde as primeiras consultas médicas, com a execução de testes para comprovar ou não a doença, entrega de kits de tratamento médico aos pacientes, acompanhamento das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e após a cura recebem atendimentos de fisioterapia.

Os atendimentos de fisioterapia iniciaram há trinta dias, após a recuperação destas pessoas é feito um cadastro pela Vigilância Epidemiológica com a lista repassada a fisioterapeuta que agenda a avaliação. Até o momento, foram ou estão sendo acompanhados 23 pacientes.

Estão sendo realizados exercícios com o objetivo de fortalecer a musculatura respiratória, conscientização respiratória (treino diafragmático), cinesioterapia respiratória (exercícios ativos e com a evolução dos pacientes vai aumentando os exercícios, colocando alguns acessórios, como bola suíça e faixa elástica).

A fisioterapeuta Rafaelly Martins conversou sobre a importância destas avaliações.

“É importante, visto que, a doença afeta diretamente o aparelho respiratório, e como o vírus é algo novo, que necessita de estudos, mesmo quem não apresentou grave falta de ar, não sabemos como o sistema se comportará, então esse tratamento já é um meio de prevenção”, explicou.

As avaliações são realizadas nas terças-feiras e quintas-feiras, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Epitácio Pessoa, s/n, Centro, localizada em frente à Diretoria Municipal de Transportes.

De acordo com o Boletim Epidemiológico emitido nessa segunda-feira (28), pela Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 249 casos sendo 195 casos descartados e três casos estão em análise, 51 casos da doença foram confirmados, com 39 pessoas recuperadas, dez pessoas em tratamento domiciliar, uma pessoa em tratamento hospitalar e uma pessoa morreu.  

 

Município de Santa Terezinha registra a primeira morte por Covid-19

O município de Santa Terezinha (PB), situado na Região Metropolitana de Patos, registrou nesta terça-feira (28), a primeira morte por Covid-19, trata-se de uma idosa de 81 anos, que estava internada no Complexo Hospitalar de Patos.

A informação foi confirmada hoje pela Secretaria Municipal de Saúde no Boletim Epidemiológico.

Atualmente, 51 casos da doença foram confirmados, com 39 pessoas recuperadas, dez em tratamento domiciliar uma pessoa em tratamento hospitalar e um óbito.

Foram notificados 249 casos sendo que 195 casos estão descartados e três casos estão em análise.

Prefeitura de Santa Terezinha dá orientações aos líderes religiosos sobre o início das celebrações presenciais

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o trabalho de orientação com os líderes religiosos sobre o início das celebrações presenciais que estavam suspensas desde o começo da Pandemia da Covid-19.

Este trabalho foi desenvolvido pelas enfermeiras das duas unidades básicas de saúde.

Na sexta-feira (24), na igreja O Amor de Deus, a enfermeira Cláudia Miranda, da Unidade Básica de Saúde Pedro Rufino Sobrinho, fez uma reunião com os pastores da referida instituição religiosa, Igreja Batista e Igreja Assembleia de Deus. No domingo, no templo da Assembleia de Deus, as orientações foram repassadas aos evangélicos desta Igreja.

A enfermeira Anny Lucena da Unidade Básica de Saúde Chico Badú, visitou os padres Joácio Nóbrega e Luciano Morais com o mesmo objetivo.

Os líderes receberam as informações necessárias na prevenção ao Coronavírus, o Protocolo Sanitário das Atividades Religiosas e  kit’s contendo luvas, máscaras, álcool em gel 70%.

No sertão: Bandido armado pratica assalto em estabelecimento comercial

Um assalto a mão armada foi registrado por volta das 11h40 desta segunda-feira (27), na farmácia Santo Antônio, pertencente ao comercinate Jonatas Braga Ponce Leon, no Centro da cidade de Marizópolis, onde um homem não identificado, chegou em uma moto, ingressou ao estabelecimento, anunciou o roubo e subtraiu uma quantia em dinheiro.

Após o roubo o assaltante fugiu tomando rumo ignorado. Os policias do destacamento da cidade foram mobilizados e passaram a realizar diligências, porém o suspeito não foi localizado.

Sertão Informado

Gari morre em acidente envolvendo carro e moto em Condado

Por volta das 19h30min desta segunda-feira, 27, um choque entre uma motocicleta e um carro deixou uma vítima fatal próximo ao Posto Agagenor, em Condado, na saída para Pombal.

O choque foi violento, provocando muitos estragos no carro e a moto incendiou. Geraldo Papagaio, de aproximadamente 37 anos, gari da Prefeitura de Condado, morreu no local.

Segundo as informações, ele vinha de São Bentinho, estava sob efeito de álcool e corria muito. Não tivemos informações sobre o estado de saúde do motorista do carro.

Folha Patoense

‘Acabaram com emprego no Brasil’, afirma o presidente Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (27) que “acabaram com o emprego no Brasil”. A declaração foi dada na saída do Palácio da Alvorada, dois dias após a informação de que o resultado do mais recente teste de covid-19 deu negativo.

Durante conversa com apoiadores, Bolsonaro se irritou com um apoiador que tocou no assunto desemprego. “Você está todo dia aqui falando que acaba com o desemprego. Se tudo mundo vier aqui e quiser falar comigo, eu vou colocar escrivaninha aqui e receber todo mundo”, disse o presidente.

Ao se despedir, Bolsonaro agradeceu e disse que tinha de resolver pendências deixadas por outras pessoas. “Pessoal, obrigado aí. Preciso voltar a trabalhar hoje. Muitos problemas para resolver que outros fizeram para botar no meu colo. Acabaram com o emprego no Brasil. Tem que trabalhar para recuperar isso aí”, disparou. Quando pessoas tentaram cumprimentá-lo, ele avisou: “Sem tocar as mãos, eu estou imunizado já, mas evito o contato aí.’

Agenda

A agenda desta segunda será de reuniões. “Hoje eu tenho um despacho com Paulo Guedes. Vou passar para ele esse negócio do Pronampe. Existe um limite, tantas bilhões para cada banco. Mas acaba rapidinho esse limite”, disse o presidente, antes de deixar o local. Bolsonaro volta a despachar no Palácio do Planalto depois de quase três semanas de isolamento para tratamento da covid-19.

Paraiba.com.br com Jornal de Brasília

UFPB adia decisão sobre implantação de aulas remotas no período 2020.1 e retoma reunião na próxima segunda-feira

A reunião virtual do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba em que foi discutida a implantação de aulas remotas em todo o período 2020.1 foi suspensa nesta segunda-feira (27) sem definição do assunto. A pauta será retomada na próxima segunda-feira (3), segundo informações da assessoria de imprensa da UFPB ao ClickPB.

Ainda de acordo com a UFPB, durante a semana, o impasse sobre as aulas remotas em todo o período letivo será discutido com estudantes e professores.

O Sindicato dos Professores da UFPB (Adufpb) questionou que houve falhas durante a fase de conclusão do período 2019.2 e no período suplementar, disponibilizado antes do início do período letivo 2020.1. O sindicato aponta que há dificuldade de permanência e acesso dos estudantes às aulas virtuais e que os professores estão usando recursos próprios para ministrar essas aulas remotas.

No começo de julho, a ADUFPB emitiu nota em que discute a aplicação do ensino remoto. O sindicato propõe que seja lançado mais um período suplementar para que sejam testadas as soluções que devem ser dadas aos problemas já encontrados na conclusão do 2019.2 e na primeira etapa de período suplementar. Esse período foi ofertado com aulas não obrigatórias que serão somadas aos currículos dos alunos que se dispuseram a participar dos workshops e de outros conteúdos oferecidos.

Leia a nota oficial divulgada pela ADUFPB

NOTA – Período 2020.1: ainda não é tempo

À medida que o Período Letivo Especial (2019.4) vai tendo transcurso e se aproximando do término e, par e passo, a Administração Superior da nossa instituição vem se manifestando publicamente, a nosso ver, de forma açodada, ao arrepio do necessário posicionamento prévio das instâncias deliberativas, sobre o início e o funcionamento do período letivo regular 2020.1, a Diretoria da ADUFPB, em sua condição de direção política do movimento docente, vinculado ao ANDES-SN na UFPB, vem apresentar à comunidade universitária considerações que julga pertinentes para os debates, as decisões e a respectiva implementação de medidas a serem adotadas ao término desse período suplementar.

Em primeiro lugar, é preciso destacar a natureza profundamente contraditória do ambiente em que se desenvolvem o debate e a busca de soluções para a continuidade das atividades acadêmicas durante a crise pandêmica. Por um lado, a situação atual, de severas restrições a atitudes e a hábitos característicos do que entendemos por normalidade, ainda irá se prolongar por médio ou mesmo longo prazo. Pensamos que ninguém, em sã consciência, acredita que a suspensão dessas restrições, características e caracterizadoras de uma excepcionalidade, dar-se-á no curto prazo. A reversão da atual situação, com a consequente restauração da normalidade (nova ou não), deve ser esperada com uma boa dose de paciência. Por outro lado, o extenso intervalo previsto pode nos conduzir, inadvertidamente, a uma tendência de aceitar como normalidade aquilo que estamos vivenciando no presente. No entanto, sem qualquer sombra de dúvida, o momento atual deve ser absorvido como uma excepcionalidade. É preciso deixar muito claro que, embora estejamos transitando no terreno movediço dessa dualidade, o que estamos vivendo é uma situação excepcional de longa duração e não uma nova – e mais precária ainda do que já era a anterior – normalidade!

Nessa perspectiva, em que pesem diferenças entre nossas proposições para o período letivo em curso e o que foi de fato concretizado, a leitura que fazemos das atividades didático-pedagógicas que estão sendo desenvolvidas é a de um laboratório, no qual, ao identificarmos as imperfeições/falhas nos trabalhos realizados, vamos tentar formular soluções que possam, enquanto durar a situação de exceção que estamos vivendo, assegurar, em nossa universidade, um padrão de qualidade indispensável ao compromisso institucional que deve ser preservado pela UFPB na oferta do Ensino, assim como na Pesquisa e na Extensão.

Isso posto, cumpre reconhecer que as imperfeições/falhas no/do período-laboratório têm sido muitas e de ordens diversificadas. Com o intuito de ressaltar aquelas que consideramos mais sérias, mas sem qualquer pretensão de esgotá-las, apresentaremos, na sequência, um conjunto de temas que nos parecem bastante representativos.

A questão dos impedimentos do acesso e da permanência do alunado nas atividades, originada por um complexo conjunto de fatores, tem se apresentado dramática. Para além de uma participação inicial abaixo da desejada, conforme ficou evidenciado pelo resultado da matrícula, o decréscimo do número de estudantes nas atividades, ao longo do período, é patente.

A dificuldade, para um grande número de docentes, de atuar com sucesso nas sistemáticas didático-pedagógicas adotadas nas atividades de ensino remoto é claramente perceptível. Em que pesem as inquestionáveis boas intenções e os esforços dos ministrantes dos cursos preparatórios para as novas sistemáticas/modalidades/metodologias/tecnologias, a capacitação pretendida, lamentavelmente, não foi atingida no patamar desejado, longe disso.

A questão da utilização, pelos docentes, de recursos materiais próprios, em sentido amplo, frente à ausência, pura e simples, da disponibilização deles pela instituição, também é um fator preocupante, ainda mais tendo em vista os exíguos limites das condições de trabalho dos docentes e da infraestrutura para o desenvolvimento do ensino remoto. Principalmente, e acima de qualquer coisa, porque a garantia das condições de aprendizado, para os estudantes, e das de trabalho, para os docentes e servidores técnico-administrativos, são atribuições precípuas da instituição.

Cabe lembrar que todos esses temas têm, como transversalidade, o grave problema da situação estrutural da UFPB, mormente no que tange a equipamentos e serviços eletrônico-informacionais, que pode ser considerado, por si só, um tema específico.

Depoimentos de professores e estudantes – no caso dos docentes, existe um conjunto de depoimentos coletados pela nossa entidade, mas que ainda não estão sistematizados – são evidências empíricas que não deixam dúvidas: há, ainda, um longo caminho a ser trilhado, seja na proposição de soluções, seja na testagem e consequente implementação, seja no aperfeiçoamento, para nova testagem, das soluções propostas, para que se possa assegurar, com tranquilidade, a materialização da qualidade que queremos para o funcionamento das atividades de Ensino remoto na UFPB. Mesmo no momento excepcional que vivemos, é imperativo preservar nosso compromisso institucional. Até mesmo com o propósito de, a partir dessa vivência hodierna, sermos capazes de, quando possível, construirmos novos e melhores tempos de normalidade.

Reconhecendo, no momento atual, os percalços que estamos enfrentando, buscando um espaço adicional de ensaio, indispensável para avançar na qualidade do ensino remoto nessa condição excepcional, e tomando como ponto de partida o que está sendo conquistado, em seus bônus e ônus, no semestre em curso, esta Diretoria vem trazer suas proposições, visando oportunidades de ampliar nossa qualificação para o exercício docente, no caso dos professores, e para o aprendizado, no caso dos estudantes.

Como ponto fundamental de nossa proposta, trazemos a ideia da realização de mais um Período Suplementar Excepcional, ao final do atual, de mesma duração (dez semanas). Nele seriam desenvolvidas duas grandes linhas de atividades:

– na primeira delas, mais eminentemente articulada à prática processual do ensino e da aprendizagem, o desenvolvimento, nas atividades oferecidas (cursos livres, workshops, simpósios, disciplinas etc), da testagem das soluções já propostas a partir dos problemas identificados, com o intuito de verificar sua viabilidade concreta;

– na outra, um trabalho de caráter mais institucional, congregando – horizontalmente e verticalmente – as diversas instâncias responsáveis pelo Ensino na UFPB, com vistas à identificação de problemas ainda não solucionados, revisão ou reformulação de soluções que se revelem inadequadas pela testagem, tudo culminando em um relatório com dados das experiências acumuladas nos dois períodos excepcionais, consideradas as condições efetivas existentes naquele momento para o desenvolvimento de um semestre regular de ensino remoto na sua sequência.

Para concluir, enfatizamos que a proposta aqui apresentada é fruto de um amplo debate com a categoria nas instâncias sindicais e tenta alcançar uma formulação que espelhe nossa incansável luta na defesa da UFPB laica, pública, gratuita, democrática e de qualidade.

João Pessoa, 7 de julho de 2020.

ADUFPB- DIRETORIA EXECUTIVA

Clickpb

PSDB/PB debate convenções online e planejamento de campanha

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) realiza no dia 1º de agosto, a partir das 15h,a quarta edição do “Capacitar PSDB Paraíba”, que acontece na plataforma de vídeochamada Zoom, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A capacitação terá a participação do professor doutor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Gustavo Nogueira, e também do advogado do PSDB Nacional, Gustavo Kanffer, além da coordenadora do PSDB Mulher na Região Nordeste e ex-deputada, Iraê Lucena. Os participantes terão palestras sobre dois pontos fundamentais em uma campanha eleitoral: “Convenções Online 2020 – Plataforma PSDB Digital” e “Do Planejamento a Vitória nas Urnas”.

O doutor em Gestão de Recursos Naturais, Mestre em Administração de Recursos Humanos, MBA em Planejamento de Marketing e Especialista em Qualidade e Produtividade, Gustavo Nogueira, irá ministrar a palestra “Do Planejamento a Vitória nas Urnas” gerando mais um debate realizado com lideranças políticas e filiados do PSDB paraibano.

Já o advogado Gustavo Kanffer vai conduzir a palestra “Convenções Online 2020 – Plataforma PSDB Digital”. Ainda durante o “Capacitar PSDB Paraíba”, a coordenadora do PSDB Mulher na Região Nordeste, Iraê Lucena, apresentará aos participantes a plataforma do PSDB Mulher, reforçando o apoio da legenda às candidaturas femininas nas eleições de novembro.

Para o presidente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, é mais uma tarde produtiva para quem faz política. “Costumo dizer que quem faz política é um apaixonado em fazer o bem ao próximo e em mais uma tarde de sábado a nossa liderança política e filiados, movidos pela paixão de fazer um Brasil mais justo e igualitário se reúne para trocar ideias e aprender com quem tanto entende de eleições, com é o caso do advogado do PSDB Nacional, Gustavo Kanffer”, afirmou.

O PSDB paraibano já realizou debates, nas três edições realizadas, sobre: “As eleições municipais 2020 e os partidos políticos: um compromisso com a democracia”; “As principais alterações que impactam nas eleições municipais de 2020”; “As decisões dos tribunais de contas e seus reflexos no Direito Eleitoral”; “Assessoria de Imprensa, Imagem e Reputação e Gerenciamento de Crises”; “Eleições, Pesquisa e Redes Sociais”; “Como as Pesquisas de Opinião Contribuem para a Estratégia Eleitoral”; e “O Papel do Líder na Eleição”.

As edições anteriores contaram ainda com as participações presidente nacional da legenda Bruno Araújo, do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e também do ex-senador da Paraíba, Cássio Cunha Lima.

Gustavo Kanffer – É advogado, especialista em direito eleitoral, com experiência e atuação em tribunais superiores e regionais. Trabalha em campanhas eleitorais desde 1998, participando como advogado em todas os pleitos presidenciais desde 2006. Foi autor de manuais eleitorais para candidatos em todos os pleitos de 1998 até 2018. Apresentou, como consultor jurídico, propostas de alterações na Lei Eleitoral, na Lei dos Partidos Políticos e nas Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral em todas as eleições desde 2006. Ministra cursos para partidos, advogados, pré-candidatos, candidatos e profissionais desde 2014.

Gustavo Nogueira – Doutor em Gestão de Recursos Naturais, Mestre em Administração de Recursos Humanos, MBA em Planejamento de Marketing e Especialista em Qualidade e Produtividade; Graduado em Administração e em Psicologia; Professor do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG; Ex-Secretário de Estado do Planejamento e das Finanças do Governo do Rio Grande do Norte, Ex-Secretário de Estado de Administração e de Planejamento e Gestão do Governo da Paraíba, Ex-Secretário de Administração e de Finanças da Prefeitura Municipal de Campina Grande – PB; Membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração – APCA; Autor de livros e artigos na área da Administração Pública. Coordenou campanhas para Governador, Senador, Deputado Estadual, Prefeito e Vereador.

PBAgora

Preço do gás de cozinha registra alta de 5%

O segundo semestre começou com novo reajuste nos preços do gás de cozinha. Nessa reta final do mês de julho, a semana começa com o quarto aumento seguido do ano de 2020. De acordo com o Sindicato dos Revendedores de Gás GLP da Paraíba (Sinregás-PB), a alta anunciada pela Petrobras é de novamente 5% aplicado ao valor final do produto. O consumidor, a partir de agora, vai pagar em torno de R$ 3 a mais pelo botijão GLP de 13 kg. Assim, o valor à vista deve ficar em R$ 78 e a prazo custará, em média, R$ 83.

Segundo o Sinregás-PB, a soma desses quatro aumentos está deixando o gás de cozinha 20,3% mais caro em relação ao preço que vinha sendo praticado nos primeiros meses do ano. Os motivos seriam as consecutivas altas do dólar e, portanto, a instabilidade do mercado internacional.

O anúncio foi feito no final da semana passada, mas as tabelas serão alteradas a partir desta segunda-feira (27) em todo o estado. Os interessados podem obter mais informações através do atendimento em formulário eletrônico ou pelo telefone 0800 728 9001.

A política de comercialização adotada pela Petrobrás está deixando os revendedores apreensivos. “Infelizmente, o segmento está trabalhando na expectativa de que outros aumentos sejam anunciados em breve” disse o presidente do Sinregás-PB, Marcos Antônio Bezerra. Especula-se que em agosto um novo aumento seja anunciado pela companhia.

A Petrobras não publicou nota oficial a respeito do aumento até a publicação desta matéria.

PortalCorreio