Início Site Página 1697

Ídolo do Náutico de Recife, ex-jogador Kuki manda mensagem de apoio aos Meninos de Santa Terezinha; veja o vídeo

Os participantes do projeto social Meninos de Santa Terezinha foram surpreendidos por uma mensagem de apoio enviada pelo ídolo do Clube Naútico Capibaribe, time de futebol com sede em Recife (PE).

O ex-atacante Kuki enviou um vídeo com uma mensagem de apoio as crianças e aos adolescentes. O eterno camisa 11 disputou 387 jogos pelo Timbu (mascote do time), marcando 184 gols, sendo o terceiro artilheiro na história da equipe e fazendo parte do elenco que trouxe o time pernambucano para disputar o Campeonato Brasileiro 2007, após 12 anos de espera.

No vídeo, a torcida organizada do Náutico produziu os melhores lances para que os alunos do projeto conhecessem o um pouco da trajetória do jogador.

Assista:

O projeto social Meninos de Santa Terezinha foi criado há quatro anos pelo funcionário público, Beto Morais e possui mais de 100 crianças e adolescentes matriculados, com equipes masculinas e femininas.

As atividades acontecem nas segundas, terças e quintas, no ginásio municipal das 17h às 19h; nos sábados das 7h às 12, no ginásio municipal e das 7h às 9h no estádio municipal.

Devido a Pandemia da Covid-19, as atividades estão suspensas.

Este ano, o projeto resgatou o Naútico Futebol Clube, time amador do município que foi sucesso nos anos 80.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Dupla armada pratica roubo em posto de combustíveis na cidade de Patos

Um roubo a estabelecimento comercial foi registrado pela Polícia Militar de Patos, no Sertão da Paraíba, por volta das 2h desta segunda-feira (27), onde segundo informações, duas pessoas armadas, chegaram ao posto de combustíveis Almeidão, renderam o frentista, Luís Carlos e subtraíram uma quantia em dinheiro e um relógio.

Após a ação criminosa os assaltantes fugiram sem deixar pista. As guarnições de serviço foram mobilizadas e passaram a realizar diligências pela cidade, mas os suspeitos não foram localizados.

Sertão Informado

Lucinha Peixoto se coloca como alternativa do grupo de Nabor para Prefeitura de Patos

Na noite deste sábado, 25 de julho, a vereadora Lucinha Peixoto (PC do B) utilizou suas redes sociais para se colocar como uma alternativa do grupo de Nabor Wanderley para disputa da prefeitura municipal de Patos em novembro próximo.

Em sua página do Facebook, a parlamentar afirmou que sempre fez parte do grupo liderado por Hugo Motta, Nabor Wanderley e Francisca Motta, mesmo pertencendo ao PC do B, pois o grupo Motta aglutina diversos partidos.

Para Lucinha Peixoto, não há problemas de uma candidatura a mais do grupo na disputa à Prefeitura Municipal de Patos e que “quem não quiser votar no candidato do Republicanos” poderá avaliar sua pré candidatura como uma outra opção.

O portal entrou em contato com a vereadora para saber se a sua postura se manteria caso o candidato do Republicanos fosse o deputado Nabor Wanderley, a vereadora respondeu que sendo Nabor o candidato, a validação logicamente teria que ser outra.

Patosonline.com

Prefeitura de Patos flexibiliza funcionamento de bares, restaurantes, academias e similares desses segmentos

O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, publicou, na noite deste domingo, dia 26 de julho, o decreto de nº 45/2020 que estabelece novas medidas de enfrentamento e prevenção à epidemia causada pela covid-19 (novo coronavírus) no município de Patos, e dá outras providências.

Serão flexibilizados, a partir do próximo dia 29 de julho, os bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, docerias, cafeterias e similares, que possuam espaço próprio para serviço de atendimento aos clientes.

Para a flexibilização desses estabelecimentos, os mesmos devem funcionar com limite de 50% da capacidade, obedecendo as regras de higiene, distanciamento seguro de 1,5m (um metro e cinquenta centímetros) entre as mesas e oberservando as exigências estabelecidas no protocolo de segurança e orientações da Secretaria Municipal de Saúde.

Os bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, docerias, cafeterias, Trailer Food Truck e similares deverão atender nos seguintes horários:

serviço de café da manhã: das 06h às 10h;
serviço de almoço: das 11h às 16h;
serviço de jantar: das 18h às 00h.

Ainda será obrigatório a aferição da temperatura do cliente/consumidor/funcionários/colaborador, assim como uso de máscaras por todos esses citados, ao adentrar ao estabelecimento, sendo que a máscara somente poderá ser retirada no momento da refeição e colocando-a novamente após o término da refeição.

O referido decreto mantém vedado o funcionamento de serviço de rodízio, sendo permitido o serviço de buffet, caso haja instalação de anteparos salivares e seja servido por funcionário do restaurante, especialmente destacado para tal finalidade.

Nos estabelecimentos autorizados a serem flexibilizados mediante esse decreto, fica proibida a disponibilidade de playgrounds, espaços de diversão, jogos, sendo permitida a música ao vivo com apenas dois músicos por atração.

Os estabelecimentos de alimentação, localizados em shoppings centers e centros comerciais e que tenham área própria de atendimento aos clientes, funcionarão de acordo com o horário de funcionamento dos shoppings centers e centros comerciais, observando os horários das refeições e possibilitando 2 horas de intervalo para limpeza e assepsia de todo o ambiente para início de novo serviço, sendo vedada a reabertura de praças de alimentação, a fim de evitar aglomerações.

Já aqueles que “NÃO” possuem área de atendimento aos clientes, utilizando-se de áreas de convívio compartilhados, funcionarão, exclusivamente com limite de 50% (cinquenta por cento), distribuindo as mesas com espaço de no mínimo 2 metros de distância, por meio de entrega em domicílio (delivery), inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive thru) ou retirada dos produtos no local do estabelecimento, evitando aglomerações e formação de filas.

ACADEMIAS E SIMILARES

As academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares estão autorizados a “funcionar a partir do dia 03 de agosto de 2020”, com limite de 50% (cinquenta por cento) da capacidade, através de atendimento individual e por agendamento, vedadas aulas coletivas, obedecendo às regras de higiene e observando demais exigências estabelecidas no protocolo de segurança anexo, bem como as normas complementares da Secretaria Municipal de Saúde.

Será obrigatório o uso de máscara por todos os funcionários e alunos durante a permanência na academia e similiares, como também manter o distanciamento mínimo de 1,5 metros (um metro e cinquenta centímetros) entre as pessoas, bem como o distanciamento de aparelho, equipamentos e máquinas de, no mínimo, 2 metros (dois metros) e aferição de temperatura.

Fica autorizada a realização de aulas práticas e de estágio, exclusivamente, para os alunos concluintes de cursos na área de saúde nas instituições de ensino superior públicas e privadas.

Para as flexibilizações são consideradas a eficiência do momento de isolamento social rígido e medidas sanitárias que preservem a saúde das pessoas, o que vem sendo adotado sob a orientação dos órgãos públicos competentes, sendo como regra ficar em casa, assim como o aumento do número de leitos na UPA/HRP após reforma, aquisição de respiradores, bem como a diminuição do número de pacientes com sintomas respiratórios, atingindo o percentual de 29% referente aos últimos 45 dias, tendo em vista a faixa amarela para a cidade de Patos nesse momento de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Na última quinta-feira, dia 23, o prefeito decretou o funcionamento, aos sábados, da Feira Livre, Mercados Públicos Darcilio Wandelrey e Juvino Lilioso, assim como o retorno das atividades da Feira da Troca.

Coordecom

Paraíba tem 185 municípios classificados com bandeira amarela

Já está disponível na página oficial do Governo do Estado a 4ª avaliação do ‘Plano Novo Normal Paraíba’. As novas bandeiras que orientam a retomada das atividades em todo o estado e subsidiam os gestores municipais acerca do protocolo de controle da propagação do novo coronavírus apontam que 93% dos 223 municípios paraibanos estão com bandeira laranja ou amarela. A nova etapa de avaliação terá vigência entre os dias 27 de julho e 10 de agosto.

De acordo com o levantamento, 185 (83%) municípios possuem bandeira amarela; 22 (10%) bandeira laranja; 16 (7%) bandeira verde e nenhum bandeira vermelha. Em relação à última avaliação, divulgada no dia 11 de julho, ficaram constatados um aumento de municípios sinalizados com bandeiras laranja ou amarela e uma redução de municípios com bandeira verde. Os números anteriores colocavam 182 (82%) municípios com bandeira amarela; 23 (10%) com bandeira verde; 18 (8%) com bandeira laranja e nenhum com bandeira vermelha.

Nos municípios enquadrados na bandeira amarela residem 86,6% da população paraibana, onde são acumulados 93,18% dos casos de coronavírus no estado. Já 10,77% dos paraibanos moram em municípios com bandeira laranja, e 2,62% em cidades com bandeira verde. Juntos, eles registram 6,81% dos casos confirmados de Covid-19.

João Pessoa, Campina Grande, Conde, Cabedelo e Cajazeiras estão entre os municípios sinalizados com bandeira amarela. Catolé do Rocha, Bayeux, Santa Rita, Mamanguape e Princesa Isabel estão com bandeira laranja, e Alcantil, Areia, Barra de Santana e Santa Inês estão entre os municípios com bandeira verde.

Nos municípios sinalizados com bandeira laranja e vermelha, podem funcionar atividades essenciais, como agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; administração pública (observada a adoção de regimes home office), além dos já sinalizados com adequações para funcionamento.

Nos municípios com bandeira amarela funcionam os já autorizados nas bandeiras vermelha e laranja, além de hotéis, pousadas e afins; comércio; shoppings centers; comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico (natação e tênis, por exemplo), com novos protocolos.

Todos os segmentos da economia e da sociedade podem retomar suas atividades nos municípios que se encontram na bandeira verde, observando a adoção de protocolos operacionais para funcionamento das diversas atividades, que terão como foco a proteção do indivíduo, que deve passar a viver o ‘novo normal’, fazendo escolhas e evitando o contato entre pessoas; ambientes fechados e confinados e aglomerações, mesmo ao ar livre.

Setores liberados e novos protocolos

Estão liberados para o funcionamento, em qualquer bandeira, salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social; shoppings centers, exclusivamente para entrega de mercadorias por meio de (delivery), inclusive por aplicativos, e com pontos de retirada de mercadorias (drive thru), vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências; as lojas e estabelecimentos comerciais, exclusivamente para entrega de mercadorias (delivery).

Missas, cultos e demais cerimônias religiosas poderão ser realizadas online, por meio de sistema de drive-in e nas sedes das igrejas e templos, neste caso com ocupação máxima de 30% da capacidade e observando todas as normas de distanciamento social.

Hotéis, pousadas e similares podem funcionar exclusivamente para atendimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus. Também estão liberados estabelecimentos que trabalham com locação de veículos; e treinamentos de atletas profissionais, observando todas as normas de distanciamento social.

PortalCorreio

‘Deus recolheu seu filho’, Michelle Bolsonaro homenageia Pinto do Acordeon na internet

Imagem: Josley Oliveira

A primeira dama, Michelle Bolsonaro, homenageou o músico paraibano, Pinto do Acordeon, neste domingo (26). O cantor e compositor faleceu na terça-feira (21), aos 72 anos de idade, vítima de câncer. No Instagram, Michelle postou um vídeo e destacou que queria conhecer Pinto.

Michelle lembrou que o paraibano, que fez uma música para Bolsonaro, iria cantar na posse do presidente, mas que foi cancelado por segurança. “não deu tempo, aprouve o senhor recolher seu filho”, disse.

Confira:

paraiba.com.br

PRF recupera em 30 minutos três veículos roubados e clonados em três municípios da Paraíba

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba recuperou três veículos roubados e clonados em ocorrências diferentes. O trabalho da PRF, orientado por inteligência, resultou na recuperação dos veículos em um intervalo de 30 minutos entre as ações.

A primeira fiscalização ocorreu na BR 104, km 105, por volta das 14 horas e 40 minutos, quando os policiais avistaram uma motocicleta Honda CG 125 Fan no município de São Sebastião de Lagoa de Roça. Após a abordagem, foi constatado que a motocicleta tinha indícios de adulteração no chassi. Ao consultar os sistemas, a equipe verificou que a moto foi roubada em fevereiro de 2011, na cidade de Campina Grande. O condutor, um homem de 33 anos, ainda admitiu que ingeriu bebida alcoólica. O teste do etilômetro foi realizado e deu positivo para consumo de substância alcoólica. O homem foi detido, encaminhado à Polícia Civil e responderá pelo crime de receptação de veículo roubado e embriaguez ao volante.

Já por volta das 15 horas, na BR 230, km 36, no município de Santa Rita, os policiais abordaram o veículo Hyundai HB20. Após fiscalização minuciosa, foi verificado que no veículo havia indícios de adulteração no chassi e no motor. Em consultas aos sistemas de segurança, foi constatado que se tratava de um automóvel roubado em abril de 2020, em João Pessoa. O homem, de 29 anos, informou que teria pego o veículo emprestado a um vizinho e não soube informar onde o amigo adquiriu. Ele foi detido, encaminhado à Polícia Civil e responderá pelo crime de receptação.

A terceira ocorrência aconteceu por volta das 15 horas e 10 minutos, na BR 101, km 90, quando o veículo Ford Ka foi abordado pela equipe policial. Ao realizar fiscalização minuciosa, os policiais descobriram que o veículo também possuía indícios de adulteração no chassi e motor. Foi constatado pela equipe que o automóvel tinha sido roubado em julho de 2018, na cidade de Bezerros, em Pernambuco. O condutor, um homem de 27 anos, informou que adquiriu o veículo em um site de compra e venda na internet. Ele foi detido, encaminhado à Polícia Civil e responderá pelos crimes de receptação.

Clickpb

Nesta 2ª: UFPB decide sobre início do período 2020.1 com aulas virtuais

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pode dar início ao período 2020.1 no mês de setembro exclusivamente na modalidade ensino remoto. Uma proposta com esse teor será analisada nesta segunda-feira (27) pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). A reunião está marcada para as 9h e ocorrerá de forma virtual.

Para o Sindicato dos Professores da UFPB (Adufpb), a proposta precisa ser analisada com cautela. A entidade alerta para o fato de existiram muitas falhas no processo de ensino remoto implantado até agora pela universidade. No início do mês de julho, a Adufpb já havia divulgado uma nota oficial analisando a possibilidade de início do período 2020.1 e apontando que a experiência acumulada até o momento – como o encerramento do período 2019.2 e o processo de ensino complementar – indicou problemas que precisam ser resolvidos para garantir a qualidade do ensino.

Entre as falhas encontradas estão a dificuldade de acesso e permanência dos estudantes nas aulas virtuais, a dificuldade de alguns docentes de atuar com sucesso nas sistemáticas didático-pedagógicas do ensino remoto e o uso, por parte dos professores, de recursos materiais próprios e não disponibilizados pela instituição (leia a nota na íntegra: http://www.adufpb.org.br/site/nota-periodo-2020-1-ainda-nao-e-tempo/).

O presidente da Adufpb, Fernando Cunha, explica que, independentemente da decisão do Consepe nesta segunda-feira, o sindicato está programando uma série de plenárias, a serem realizadas por centros de ensino, para discutir exclusivamente o novo calendário proposto. “Dependendo das posições que saírem das plenárias, iremos realizar uma assembleia virtual para tratar dessa questão”, explica Fernando Cunha.

As atividades presenciais da UFPB estão suspensas desde março devido à pandemia do novo coronavírus. O período 2019.2 foi concluído de forma remota e, em junho, a instituição iniciou um processo de aulas virtuais, porém de caráter complementar e não obrigatório. Na última sexta-feira (24), a universidade divulgou uma minuta de resolução com proposta de início do período 2020.1 no mês de setembro e esse documento será apreciado pelo Consepe nesta segunda-feira.

Conforme a minuta, o “Período Regular Remoto será realizado por meio de ensino remoto e tem por finalidade fortalecer o vínculo institucional e possibilitar a aprendizagem dos discentes com a oferta de componentes curriculares”. O documento apresenta um calendário das atividades, início do período 2020.1 em 8 de setembro e término em 12 de dezembro.

PBAgora com Ascom Adufpb

Acidente de moto deixa jovem morto e adolescente ferido em Coremas

Um acidente de moto ocorrido na noite desse sábado (25) deixou um jovem morto e um adolescente ferido na Rodovia PB-462, em Coremas, região do Vale do Piancó, PB. O fato foi registrado por volta das 21h20min próximo à área de lazer Paraíso das Águas.

De acordo com a Polícia Militar, Kauê Paulino Soares, de 19 anos, e Antônio Neto, de 16, seguiam pela estrada, quando teriam perdido o controle do veículo e tombado, caindo fortamente. Kauê morreu no local, enquanto o outro, teve apenas escoriações pelo corpo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e levou Antônio para hospital local.

A polícia isolou a área para a chegada da perícia. O corpo do jovem foi encaminhado à Patos para ser feito o exame necrológico.

Fonte: Diamante Online

Mulher flagra marido com outra e caso termina em grande confusão na cidade de Patos

Uma grande confusão foi registrada por volta das 2h40 deste sábado (25), em uma residência na Rua Projetada na Vila Teimosa, na cidade de Patos no Sertão da Paraíba.

Conforme informações repassadas à Polícia Militar pela solicitante, identificada como, Josélia, uma mulher estava tentando invadir a sua residência. Uma guarnição foi ao local, constatou que a solicitante estava no interior de sua casa com o marido da suspeita, conhecida como Maria, que não gostou, ficou bastante nervosa e passou a danificar a janela, telhado, gesso e portão da residência da solicitante.

Diante do ocorrido, as partes envolvidas foram conduzidas à delegacia de Policia Civil para o caso ser solucionado na presença do delegado de plantão e serem adotadas as medidas cabíveis.

Sertão Informado