Início Site Página 1713

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

As inscrições para a edição 2020 do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam amanhã (7). Estudantes interessados em concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior devem acessar o sitedo programa até esta sexta-feira (10). Mais de 51 mil vagas serão oferecidas em instituições do país.

Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Podem participar da seleção candidatos que prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não tiraram nota zero na redação. Quem fez a prova na condição de treineiro está fora do processo.

A classificação é de acordo com o desempenho obtido nas provas. Para determinados cursos, algumas instituições exigem nota mínima para ingresso. As informações estão nos editais elaborados por cada universidade na adesão ao programa.

Para concorrer ao Sisu não há critério de renda familiar. A condição é imposta apenas para candidatos a vagas reservadas para pessoas de baixa renda, quando a opção é disponibilizada pela instituição de ensino. Segundo cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado do Sisu será divulgado no dia 14 de julho. Se aprovado, o aluno precisa ficar atento às instruções para não perder o prazo de matrícula na instituição. Quem não for aprovado em nenhuma opção de curso ainda poderá se inscrever na lista de espera. A solicitação também é feita pelo site do programa entre os dias 14 e 21 de julho.

PBAgora com Agência Brasil

Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Itaporanga completa 160 anos

Imagem: Josley Oliveira

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Itaporanga (PB) completará no próximo sábado (11) 160 anos de congregação (1860 – 2020) e para comemorar a data, realizará a Celebração Eucarística às 19h. 

A missa será aberta aos fiéis, entrentanto, com limite máximo de 150 pessoas. Os membros que desejarem participar, deverão adquirir senhas que serão disponibilizadas na Secretaria Paroquial. Será obrigatório o uso de máscaras. 

A celebração também será transmitida pela  Rádio Boa Nova FM 89,7 MHz e pela internet, pelos canais interativos da igreja:

 YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCTzyLprO-DibbW5loY7cpQA
 Facebbok: https://www.facebook.com/pascom.itaporangapb.7
 Instagram: https://www.instagram.com/pascomitaporangapb

Fonte: Diamante Online

No sertão: Polícia Militar prende acusado por descumprimento de medida preventiva ao Covid-19

Na tarde deste Sabado 04, a Policia Militar recebeu uma informação anônima dando conta que no sítio São Braz 3, Zona Rural de Pombal, iria acontecer uma vaquejada onde estavam se reunindo muitas pessoas de outris municipios.

Diante da atual situação de Pandemia do CIVID 19 e decretos Estadual e Municipal proibindo a aglomeração de pessoas, a guarnição Policial foi deslocada até o local para averiguar a veracidade do fato.

Ao chegar no local indicado, foi constatado que realmente haviam muitas pessoas reunidas para iniciar o evento.

Diante do flagrante, todos foram orientados a dispersar e o responsável pelo evento fecebeu voz de prisão por descumprir medida preventiva a evitar ou propagar doença contagiosa ( COVID 19) e foi conduzido até a Delegacia de Policia Civil para providências Cabíveis.

Fonte: Sertão Informado

Governo divulga protocolo com orientações para segmento religioso

Arquivo: Igreja Matriz de Santa Teresinha - Foto: Josley Oliveira.

O Governo do Estado divulgou nesta segunda-feira (6) um protocolo sanitário com recomendações para o segmento de atividades religiosas da Paraíba, tomando por base as orientações técnicas e legais referentes à prevenção e o controle da Covid-19 no Brasil, das experiências exitosas de outros estados e municípios, além do apoio da sociedade civil organizada.

Para as atividades presenciais, o protocolo indica que o responsável pelo templo deve orientar os membros e demais frequentadores sobre práticas preventivas cotidianas como uso de máscaras, higiene das mãos, etiqueta respiratória, bem como a não comparecerem nos cultos, missas e outras celebrações caso apresentem sintomas gripais (tosse, dificuldade para respirar, febre, entre outros) e, ainda, se forem diagnosticados como casos suspeitos ou confirmados de contaminação pela Covid-19.

“Recomendamos que sejam afixados cartazes na entrada e em pontos estratégicos, de fácil visualização, sinalizando o total de ocupação permitido para monitoramento contínuo dos cuidados de higienização, distanciamento, uso de máscaras e demais medidas de prevenção”, disse o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi.

Horários

É necessário dar espaço de três horas entre uma celebração e outra ou entre uma atividade religiosa e outra. Todos os ambientes devem ser mantidos preferencialmente abertos, arejados e ventilados, de forma natural.

O protocolo reforça, também, que é recomendável à população utilizar os meios televisivos para realizar atos religiosos. “Especialmente os idosos maiores de 60 anos e pessoas do grupo de risco como hipertensos, diabéticos, gestantes, devem ser incentivados a acompanhar as celebrações por meios de comunicação”, orientou Daniel.

Protocolo

Assim como as demais cartilhas, o protocolo para atividades religiosas mostra, em geral, as orientações sobre o distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes, comunicação, monitoramento das condições de saúde. Todas as cartilhas podem ser acessadas na íntegra no site.

PortalCorreio

Lista com nomes de 30 mil paraibanos que receberam auxílio emergencial indevidamente será enviada à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal

A Controladoria Geral da União (CGU), regional Paraíba, encaminha na tarde desta segunda-feira (06), à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal (MPF), uma lista com nomes de 30 mil paraibanos que receberam o auxílio emergencial indevidamente. No documento estão nomes de servidores públicos e de pessoas da classe média alta, na Paraíba. 

“Estamos encaminhando ao Ministério Publico Federal e a Polícia Federal a lista contendo o nome dessas pessoas para que, em atuação conjunta com esses órgãos, de enfrentamento a corrupção possamos unir esforços, no sentido de fazer com que essas pessoas que receberam o auxílio emergencial indevidamente regularizem suas situações e assim não venham necessitar responder pelo crime de falsidade ideológica, cuja pena prevista é de 1 a 5 anos, de reclusão e multa”, comentou o superintendente da CGU-PB, Severino Queiroz.

Além dos servidores públicos já identificados, a CGU ainda encontrou entre os nomes: 539 sócios de empresas, 107 proprietários de embarcações, 1.095 donos de veículos de luxo e 170 residentes no exterior. Apesar de estarem dentro da ‘high society’, o grupo solicitou o benefício destinado a trabalhadores informais, de baixa renda e/ou desempregados. 

A CGU-PB também já encaminhou os ofícios às prefeituras e ao Governo do Estado para que notifique os servidores públicos que receberam o auxílio emergencial. “Para os maiores municípios já enviamos, para o Governo do Estado. Boa parte já encaminhamos. Faltam algumas prefeituras porque o site está desatualizado”, frisou. Severino Queiroz destacou que a medida é para que um maior número de pessoas devolva o dinheiro que recebeu e evitem uma ação da Polícia Federal.  

A lista com o nome dessas pessoas será encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) para que iniciem os procedimentos de investigação. Essas pessoas podem devolver o dinheiro através do site do Ministério da Cidadania. Lá está o passo a passo que deverá ser seguido e evitar o nome esteja sob investigação dos órgãos federais.   

Clickpb

Renato Feder diz que rejeitou convite para ser ministro da Educação do governo Bolsonaro

O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, afirmou neste domingo (5) que decidiu declinar do convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro para tornar-se ministro da Educação. O nome era dado como certo na sexta-feira (3) pela manhã nos bastidores do Palácio do Planalto. No entanto, Bolsonaro sofreu forte pressão de apoiadores de setor mais “ideológico” do governo para rever a indicação.

Feder afirma que não assumirá o cargo por decisão própria e deu detalhes do contato feito por Bolsonaro. Disse ainda que manterá o trabalho desenvolvido no Paraná.

“Recebi na noite da última quinta-feira uma ligação do presidente Jair Bolsonaro me convidando para ser ministro da Educação. Fiquei muito honrado com o convite, que coroa o bom trabalho feito por 90 mil profissionais da Educação do Paraná. Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro, por quem tenho grande apreço, mas declino do convite recebido. Sigo com o projeto no Paraná, desejo sorte ao presidente e uma boa gestão no Ministério da Educação.”

Cotado e praticamente descartado para o cargo de ministro da Educação, Renato Feder foi às redes sociais neste domingo (5) para responder a críticas que recebeu nos últimos dias. Uma das principais delas diz respeito ao uso de livros com ideologia de gênero no Paraná, onde Feder é secretário de Educação.

Mais cedo, neste domingo, ele fez outra postagem alegando ser falsa a informação de que teria havido divulgação de livros com ideologia de gênero no Paraná. O tema foi um dos que contribuíram para a pressão de apoiadores para que o presidente desistisse de Feder. “Não existe nenhum material com esse conteúdo aprovado ou distribuído pela Secretaria”, escreveu o secretário em post no Facebook.

Feder ocuparia a vaga de Abraham Weintraub, que deixou o ministério em junho. Bolsonaro chegou a nomear o professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo, mas acabou demitino o candidato a pedido seis dias depois, após universidades apontarem a existência de diversas informações falsas no currículo de Decotelli.

Wscom com R7

Esporte de Patos realizará live para comemorar 68 anos de fundação

O Esporte Clube de Patos completa nesta terça-feira, 7 de julho, 68 anos de fundação e para comemorar a data sempre tão festejada por seus fãs e torcedores vai entrar na onda da Live.

O evento começará às 19h30min mostrando a história e a tradição do patinho Terror do Sertão desde sua fundação em 07 de julho de 1952, até os dias atuais. A mesma será realizada por vídeo conferência utilizando a plataforma Zoom, cujo link de acesso poderá ser adquirido nos grupos de WhatSapp da torcida do Esporte.

A apresentação da Live será do alvirrubro Mário Leitão, vice-presidente do conselho deliberativo do Esporte, e os que participarem concorrerão a camisas, escudos, chaveiros e outros brindes.

Para se inscrever é só acessar o link da live na hora marcada para o evento: https://us02web.zoom.us/j/3058047779?pwd=VGlYVlJJUmVYdkltdUxTTnZmU2p0UT09


Por Antonio Silva com ASCOM Esporte de Patos

Patosonline.com

Escola Maria do Socorro faz doação de alimentos a Diocese de Patos

Na manhã desta segunda-feira, 06 de julho, o Instituto Educacional Maria do Socorro, entregou a Dom Eraldo Bispo da Silva uma generosa quantidade de alimentos, fruto de uma campanha solidária entre os membros da referida comunidade escolar.

Dom Eraldo agradeceu emocionado o gesto de partilha e solidariedade. “Fizemos uma live na escola durante o São João (São João Solidário) e arrecadamos os alimentos e hoje fizemos a doação para o Projeto Catedral Solidária”, disse a direção.

Gratidão à direção, na pessoa de Luciana, e a todos os que fazem o Instituto Maria do Socorro. Que este exemplo possa inspirar novos gestos de amor ao próximo, como testemunhou Jesus em sua missão.

Folha Patoense com Pascom Diocesana

Estudantes com Fies já podem suspender parcelas na Caixa

Estudantes que contrataram o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) por meio da Caixa podem requerer a suspensão do pagamento de até quatro parcelas a partir desta segunda-feira (6). A manifestação pode ser feita pela página na internet. A medida vale para estudantes em situação de adimplência com seus contratos, até dia 20 de março, data em que foi decretado o estado de calamidade pública no país.

As condições para a suspensão obedecem ao estabelecido na Lei nº 13.998/2020 e na Resolução CG-FIES nº 38/2020, ambas publicadas em maio pelo Ministério da Educação (MEC). O pedido pode abranger até quatro parcelas, observada a fase do contrato de cada estudante financiado, de acordo com a legislação vigente:

  • Contratos em fase de utilização ou carência: a suspensão alcançará até 2 (duas) parcelas, que serão incorporadas ao saldo devedor do contrato do estudante financiado, nos termos e condições contratados. Essa medida é válida para contratos formalizados até o 2º semestre de 2017.
  • Contratos em fase de amortização: a suspensão alcançará até 4 (quatro) parcelas, que serão incorporadas ao saldo devedor do contrato do estudante financiado, nos termos e condições contratados. Nesse caso, as parcelas suspensas serão acrescidas ao final do contrato.

Juros

Está prevista a incidência de juros contratuais sobre as parcelas suspensas, os quais serão contabilizados no saldo devedor do contrato do estudante. A adesão às novas condições pode ser registrada até o dia 31 de dezembro deste ano.

Suspensão

A suspensão retroagirá às parcelas vencidas não quitadas após a vigência do estado de calamidade pública. Assim, o estudante que possui o direito adquirido de pausar o contrato, conforme condições expostas na regulamentação, poderá fazê-lo até dia 31 de dezembro.

A opção de suspensão pode ser feita de maneira muito simples. Basta o estudante acessar a página, fazer o login e acessar a opção <Contrato FIES>, <Contrato> e em seguida  selecionar “Pausar Contrato”,  aceitar o temo de compromisso e clicar em “Solicitar Pausa”. A solicitação será efetivada sem a necessidade de assinatura de termo aditivo e presença do fiador. No entanto, são obrigatórias a ciência e a concordância do estudante para as condições de pausa e, consequentemente, para os reflexos no contrato de financiamento.

PortalCorreio

Governo Federal anuncia que já enviou R$ 654,5 milhões para o combate ao coronavírus na Paraíba

O Governo Federal anunciou neste domingo (05), que já enviou R$ 654,5 milhões para ajudar no combate ao Coronavírus na Paraíba. De acordo com o canal da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, as verbas foram enviadas através do FNS, do Programa Federativo, dos Fundos de Participação, além de renegociações de dívidas e envio de insumos e profissionais.

Os recursos do Governo Federal para a Paraíba somam R$ 158,8 milhões do Fundo Nacional de Saúde, R$ 248,1 milhões do Programa Federativo e R$ 247,5 milhões dos Fundos de Participação.

De acordo com a Secom também foram entregues 231.982 testes rápidos + PCR, 170 UTIs habilitadas, 335 médicos, 245 respiradores e quase 2 milhões de EPIs. 

Ao todo o Governo Federal enviou R$ 31,3 bilhões para todos os estados brasileiros. 

Clickpb