Início Site Página 1712

Prefeito de Conceição decreta lockdown e município terá toque de recolher até 21 de julho para combate ao coronavírus

A Prefeitura de Conceição decidiu implantar um bloqueio total no município para combater a transmissão do novo coronavírus. Foi publicado, nesta terça-feira (7), o Decreto nº 032/2020, o qual dispõe sobre a adoção das novas medidas temporárias de isolamento social e lockdown.

Toda atividade comercial e de prestação de serviços considerada não essencial está suspensa de hoje até o dia 21 de julho. Há possibilidade de prorrogação do período de lockdown.

Das 21h às 5h, haverá toque de recolher no município. A exceção, nesse caso, é para situações de emergência em saúde, sendo permitido o deslocamento de pessoas para atendimento nas unidades apropriadas.

Clickpb

Eleições 2020: apesar da pandemia, candidatos poderão fazer campanha corpo a corpo na Paraíba

O juiz e membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Ferreira Ramos Júnior, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa Rede Verdade, da TV Arapuan, nesta terça-feira (07). Na oportunidade, ele falou sobre as novas regras para a eleição municipal de 2020.

“O calendário eleitoral será refeito e publicado em agosto, após a volta do recesso do TSE. Apesar do adiamento de 42 dias, muitos prazos são retroativos, sendo 30, 60 dias antes da eleições. O mais importante é que as convenções devem ocorrer entre 31 de agosto e 16 de setembro, podendo ser realizadas por videoconferência”, contou.

O juiz avaliou ainda que essa deve ser uma corrida eleitoral totalmente diferente, focada ainda mais nas campanhas pelas mídias digitais. Apesar disso, ele assegurou que a campanha corpo a corpo poderão continuar sendo realizada pelos candidatos.

“Essa de botar o menino no braço, de entrar na casa da eleitora, não é proibido conversar com as pessoas, desde que esteja usando máscara para estar em locais públicos. Vai ser diferente e vai ter mais trabalho para a justiça eleitoral por uma questão simples: o protagonismo, o principal fator deve ser as mídias sociais”, arrematou.

Yves Feitosa – paraiba.com.br

Festa de Santo Expedito começa nesta quarta-feira (8) e será transmitida pela internet

Na próxima quarta-feira (8), a Comunidade Dom Expedito (Capesa), estará entrando em um retiro espiritual com a Festa de Santo Expedito 2020.

Este ano o tema é: Com Santo Expedito Comemoramos 10 Anos de Amor e Evangelização. O tema faz referencia aos dez anos de fundação da Paróquia de Santa Teresinha que foi comemorado em julho deste ano.

Os padrinhos da bandeira são: Antônio Soares e Ceuda. Os padrinhos do andor são: Clodoaldo e Fabiana.

Todas as noites ocorrerão celebrações na capelinha e o encerramento será no sábado (11).

Devido a pandemia da Covid-19, as pessoas poderão acompanhar as os ritos religiosos através da internet na fanpage da Paróquia de Santa Teresinha (https://www.facebook.com/Paroquiasantateresinha.pb/) e do Instagram @paroquiasantateresinha.pb.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes na Previdência Social na Paraíba

A Polícia Federal na Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários deflagrou na manhã desta terça-feira (07) a Operação Apate, com o objetivo de investir crime de falsidade ideológica para obter o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

De acordo com a investigação, estariam sendo realizados delitos de falsificação de documentos particulares e inserção de dados falsos em sistemas governamentais para obtenção do BPC/LOAS, em detrimento do INSS. A conduta é qualificada como estelionato qualificado e inserção de dados falsos em sistemas de informações, sem prejuízo de outros delitos evidenciados com o decorrer do inquérito.

Participam da Operação policiais federais e servidores da Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista, do Ministério da Economia, com cumprimento de mandado de busca expedido pela Justiça Federal da Paraíba.

Nome da operação

Segundo a mitologia grega, o nome da operação faz referência a um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude.

Paraiba.com.br

Polícia Militar apreende armas de fogo durante rondas ostensivas em Livramento

Na madrugada desta terça-feira, 07, por volta das 03h, policiais militares da 4ª Cia/3º BPM realizavam rondas na cidade de Livramento, Cariri paraibano, quando se depararam com um veículo em local suspeito e resolveram realizar a abordagem policial.

Durante o procedimento no veículo foi localizado um revólver calibre 38 com cinco munições intactas. Diante do flagrante, o cidadão pediu para guardar o veículo em sua garagem, e na ocasião, os militares observaram gandolas camufladas e sacos de caçador. Ao visualizarem o material, foi encontrado buchas e cartucheiras, e diante dos indícios, foi localizada uma espingarda.

Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao acusado, que foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Teixeira para realização dos procedimentos necessários.

Folha Patoense com 4ª Cia/3º BPM – Seção de Comunicação e Marketing Institucional

No Roda Viva: Haddad critica FHC por anular voto, Ciro por viagem a Paris e chama Bolsonaro de desequilibrado

O ex-presidenciável Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), criticou adversários políticos nas eleições de 2018, durante entrevista no programa Roda Viva, na noite desta segunda-feira (6), que se omitiram antes do segundo turno, permitindo a ascensão e eleição do atual presidente eleito Jair Bolsonaro.

“Ele [Bolsonaro] não tinha condições. Mas fazer o quê se Fernando Henrique Cardoso anulou o voto, se Ciro Gomes preferiu ir pra Paris”, afirmou.

No programa, o ex-prefeito de São Paulo também afirmou que Bolsonaro se utiliza de métodos fascistas em seu governo. Ele disse: “a maneira como ele usa a comunicação: a fake news não é um expediente do Bolsonaro, é uma prática. Hoje aparece uma foto dele falando que está tomando a cloroquina porque está com febre, ou seja, ele é uma pessoa que joga no obscurantismo.”

Haddad falou ainda sobre ações do governo contra (ou a favor) da Covid-19: “agora, essas coisas das máscaras. Eu não sei se é sadismo, falta de empatia, uma demonstração tola de autoridade, não sei o que se passa na cabeça de uma pessoa tão desequilibrada quanto Bolsonaro. Olha o que estamos vivendo!”

Wscom

Bolsonaro testa positivo para Covid-19, já usa cloroquina e espera contraprova

O presidente Jair Bolsonaro testou positivo para coronavírus nesta segunda-feira, 6. Apesar de se apresentar febril, à volta de 38 graus, e de sentir-se um pouco indisposto, seu estado geral é bom. A informação é do jornalista Claudio Humberto ao programa Repórter Bandeirantes, da RB.

Segundo ele, o Presidente da República apresenta sintomas da doença como: febre alta, tosse, dores de cabeça e corpo mole. Bolsonaro já toma o medicamento cloroquina desde a confirmação dos sintomas

Mais cedo na chegada no Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que não poderia se aproximar dos apoiadores por conta dos sintomas.

Após o primeiro teste positivo, o presidente foi submetido a um novo exame no Hospital das Forças Armadas para confirmar, sem sombra de dúvida, que contraiu de fato a doença. O resultado desse segundo exame ficará pronto por volta do meio dia desta terça-feira, 7.

PBAGORA com Rede Bandeirantes

Estado lança aplicativo ‘Paraíba Educa’ para alunos e professores

Foi disponibilizado, nessa segunda-feira (6), o aplicativo Paraíba Educa, com pacote de dados gratuito para estudantes e professores da rede estadual de ensino. O aplicativo faz parte das ferramentas de ensino remoto disponibilizadas durante a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus.

O Estado fechou acordos com quatro operadoras de telefonia para garantir que os estudantes paraibanos acessem os conteúdos sem nenhum custo. No aplicativo é disponibilizado o acesso à sala de aula do Google Classroom, ao site Paraíba Educa e ao sistema Saber.

O aplicativo Paraíba Educa pode ser baixado em qualquer smartphone com sistema operacional Android. Para acessar o conteúdo é só usar o mesmo login e senha que alunos e professores cadastraram na plataforma Paraíba Educa.

De acordo com o governador João Azevêdo, o Estado identificou que 10% dos estudantes não tinham acesso a todas as informações disponibilizadas pela Secretaria da Educação na internet. Para solucionar essa barreira no ensino, o governo firmou convênio com a TV Assembleia para transmissão de aulas na televisão aberta.

“O lançamento do aplicativo Paraíba Educa permite uma maior interação e eu fico extremamente feliz, porque isso faz com que a educação chegue ao maior número possível de estudantes”, comenta o governador. Ainda conforme João Azevêdo, essa experiência de ensino a distância está sendo repassada para 150 municípios da Paraíba. “Estamos transferindo essa forma de fazer esse ensino online para que os municípios possam também utilizá-la no dia a dia de cada local”, disse.

A escolas entregarão versões impressas das atividades aos estudantes que não têm acesso a nenhum smartphone ou computador.

PortalCorreio

MPF pede afastamento de Salles do Ministério do Meio Ambiente

O Ministério Público Federal (MPF) pediu, nesta segunda-feira (06), o afastamento do ministro Ricardo Salles do comando do Ministério do Meio Ambiente. O MPF alega que Salles estaria atuando com a intenção de desmontar a proteção ao meio ambiente no país, incorrendo em ato de improbidade administrativa.

O processo correrá na primeira instância da Justiça Federal em Brasília, uma vez que se trata de ação de improbidade administrativa. O Supremo Tribunal Federal (STF) só iria apurar o caso se fosse um processo criminal.

A ação foi apresentada por procuradores do Distrito Federal e por integrantes da Força-Tarefa Amazônia do MPF. Na ação, os procuradores enumeram diversos atos de Ricardo Salles que favoreceriam a desestruturação da política ambiental do país.

Esses atos dizem respeito a desestruturação normativa (quando decisões assinadas por Salles teriam contribuído para enfraquecer o arcabouço de leis ambientais); desestruturação dos órgãos de transparência e participação (como no episódio do esvaziamento de conselhos consultivos); desestruturação orçamentária; desestruturação fiscalizatória, que trata de um possível desmonte nos órgãos de fiscalização ambiental, como o Ibama e o ICMBio.

Ainda na ação, os procuradores também pedem o afastamento cautelar de Salles do Ministério do Meio Ambiente, ou seja, que o pedido seja atendido antes mesmo do julgamento do mérito do caso. Para os autores, a permanência de Salles à frente da pasta pode trazer consequências irreparáveis para o meio ambiente.

Assinada por 12 procuradores, ação tem 126 páginas. No texto, os membros do MPF pedem ainda que Salles perca dos direitos políticos durante cinco anos, além de ter de ressarcir danos e pagar multa. Também pedem que ele fique proibido de celebrar contratos com o setor público.

Paraiba.com.br

Motociclista com fortes sintomas de embriaguez provoca acidente na cidade de Patos

No final da tarde desta segunda-feira, dia 06, no cruzamento da Rua Nelson Rodrigues com a Rua Manoel Gomes, no Bairro Santo Antônio, em Patos, aconteceu acidente envolvendo duas motos que estavam em sentidos opostos.

De acordo com relatos, o acidente foi provocado por um motociclista com fortes sintomas de embriaguez. Identificado por Francisco Francinildo, o motociclista estava em sua moto Honda, CG, e não conseguiu parar no cruzamento, atingindo outro condutor de uma moto maior que estava cruzando a via.

Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas para socorrer às vítimas. Francisco Francinildo estava com a sua esposa como garupa e não precisaram ser levados ao Hospital Regional de Patos.

Já o motociclista atingido pelo casal foi socorrido, pois estava sentindo fortes dores no ombro. Guarnições da 4ª Companhia de Policiamento de Trânsito (4ª CPTRAN) estiveram no local e impediram que o senhor Francinildo se evadisse da cena do acidente.

Jozivan Antero – Patosonline.com