Início Site Página 1715

Polícia Militar apreende arma de fogo em Patos

Na manhã deste sábado, 04, uma guarnição de rádio patrulhamento do 3º BPM, enquanto realizava rondas ostensivas próximo da localidade do Canal do Frango, foi solicitada por uma mulher que passou a informar de um possível suicídio de sua filha.

Os policiais rapidamente se dirigiram ao local indicado por ela, chegaram a constatar o fato, que foi confirmado pelo SAMU.

Foi indagado pelos policiais se haveria alguma motivação, em que a mãe da vítima passou a relatar que a vítima residia com o namorado e que após uma briga veio para a casa da mãe, vindo a confidenciar que este companheiro teria uma arma de fogo.

A guarnição iniciou diligências, localizou o indivíduo de 16 anos e a arma de fogo, um revólver calibre 22, com uma munição de mesmo calibre.

O menor infrator foi encaminhado à Delegacia de Policia Civil juntamente com a arma apreendida para realização dos procedimentos necessários.

Folha Patoense com Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM

Terminais de autoatendimento são obrigados a dispor de álcool em gel 70%

Os terminais de autoatendimento de bancos, supermercados, restaurantes, entre outros estabelecimentos comerciais na Paraíba agora são obrigados a dispor de álcool em gel 70% para os clientes. A determinação é imposta pela lei 11.720/2020, de autoria do deputado Felipe Leitão, aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e sancionada pelo governador João Azevedo.

A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (4). O objetivo do uso do álcool em gel 70% é minimizar o contágio e propagação do coronavírus (Covid-19). Felipe Leitão destaca que os terminais de autoatendimento existentes nos bancos, supermercados e lanchonetes são equipamentos usados por várias pessoas.

“As máquinas são instrumentos para contaminação da população, já que o toque na tela, em botões e até mesmo em leitores biométricos impede o uso de luvas. Daí a importância do álcool em gel para a proteção da sociedade”, disse Felipe Leitão.

O descumprimento desta lei caberá as punições previstas no Código de Defesa do Consumidor. “Uma das medidas mais importantes no combate a transmissão do vírus é manter sempre as mãos limpas com o uso de água e sabão ou de álcool em gel. Os cuidados com a higiene pessoal para proteger a si e evitar a contaminação da população, não só por esse coronavírus, mas por diversas outras diversas doenças, se faz necessário em todos os estabelecimentos”, ressaltou o parlamentar.

Clickpb

Interiorização do coronavírus pode causar efeito ‘bumerangue’ da Covid

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que integram o Comitê Científico do Nordeste de Combate ao Coronavírus alertam para a possibilidade de haver efeito bumerangue (de ir e voltar) de casos da Covid-19 no interior paraibano.

Segundo dados dos especialistas, no dia 29 de junho, as cinco cidades com maiores picos de crescimento de casos do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no estado foram Sousa, Patos, Conde, Cajazeiras e Alagoa Grande.

“Os dados revelam que a interiorização da pandemia atingiu todo o estado e múltiplas regiões interioranas. Esse fato indica a possibilidade de que João Pessoa venha a sofrer com o efeito bumerangue, que teria o potencial de produzir uma enorme sobrecarga do sistema hospitalar da cidade”, revelam os pesquisadores do comitê.

Barreiras sanitárias

Os especialistas recomendam barreiras sanitárias e que um sistema de controle de tráfego de veículos seja instituído nas rodovias que ligam João Pessoa a Campina Grande e ao extremo oeste do estado.

“A Paraíba poderia também considerar a possibilidade de instituir um fechamento temporário – alguns dias de cada semana – de suas divisas com os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, para aliviar o fluxo de novos casos para João Pessoa e outras partes do estado”, sugerem os pesquisadores.

Distanciamento social falha no país

Nessa sexta-feira (3), o governo federal publicou a Lei 14.019/2020, no Diário Oficial da União, para dispor sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual em espaços públicos e privados acessíveis no Brasil.

Pela lei, órgãos e entidades públicas, estabelecimentos comerciais e industriais, templos religiosos e instituições de ensino não ficam obrigados a utilizar a medida de proteção recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

O ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, um dos coordenadores do Comitê Científico do Nordeste de Combate ao Coronavírus, disse, em live realizada nessa sexta-feira (3), que a lei demonstra descaso com a pandemia da Covid-19. Durante a transmissão online, foi divulgado o nono boletim do comitê.

“Desde o começo da pandemia, existem medidas que contrariam o distanciamento social e o uso de máscaras. Temos uma projeção feita, há duas semanas, que se o isolamento fosse de 60%, teríamos cerca de 40 mil mortes a menos no país”, lamentou Rezende.

Medidas que deveriam ser adotadas

Para os pesquisadores do comitê, é preciso haver “instituição imediata de lockdown (isolamento total) e reversão de planos de afrouxamento do isolamento social em capitais e municípios interioranos que estejam apresentando curvas crescentes”.

O comitê recomenda que as políticas públicas na Paraíba efetivem a criação de Brigadas Emergenciais de Saúde por todo o estado e “impor uma estratégia eficaz para a quebra da taxa de reprodução do coronavírus tanto no interior quanto na Capital”.

Também reforçam os pesquisadores do comitê que o Estado realize o seu primeiro inquérito soro-epidemiológico, com dados que possam “estabelecer a fração da população paraibana que teve contato com o novo coronavírus”.

PortalCorreio

Defesa contesta nova denúncia contra RC: “Faltam elementos que a legitime”

A defesa do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) contestou a nova denúncia contra o socialista oferecida pelo Ministério Público estadual tornando Ricardo, sua esposa Amanda e seu irmão Coriolano, além de mais outras 5 pessoas, réus suspeitos de fraudes no Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado (Lifesa).

A denúncia do Ministério Público da Paraíba (MPPB) foi aceita pelo juiz Adilson Fabrício, da 1ª Vara Criminal de João Pessoa.

Ricardo Coutinho a denúncia do Ministério Público não deveria ter sido recebida por não estar “estruturada em elementos mínimos que legitimem a persecução penal”.

O advogado Eduardo Cavalcanti ainda complementou:

“No prazo legal e momento processual oportuno, a defesa irá provar a inocência do ex-governador”.

Entenda:

Ricardo, Amanda e Coriolano viram réus em nova ação da Calvário

PB Agora

PRF prende criminoso de alta periculosidade, em São Mamede

Por volta da 19h do dia 03/07/2020, na BR 230, Km 310, em frente da Unidade Operacional da PRF, em São Mamede-PB a equipe de policiais deram ordem de parada a um veículo FIAT/STRADA , de cor vermelha, placas do RN. O condutor desobedeceu à ordem de parada e empreendeu fuga em alta velocidade, colocando em risco a segurança dos demais usuários da rodovia.

Após 10 Km de acompanhamento tático, sentido Santa Luzia-PB a equipe conseguiu abordar o veículo e constataram que o veículo tinha sinais de adulteração no chassi e que o condutor, de 32 anos foi detido e encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil em Patos-PB.

A Polícia Civil detectou que o condutor tinha dado um nome falso e se tratava de um criminoso de alta periculosidade, envolvido em diversos crimes (assalto a banco, tentativa de sequestro e manuseio de explosivos), na Paraíba, Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Tinha saído há 10 dias do presídio e por conta própria retirou a tornozeleira eletrônica, tendo por esse motivo um mandado de prisão aberto em seu desfavor.

Fonte: Del03-PB/PRF

Bandidos armados invadem residência e roubam carro de popular, no sertão

A Polícia Militar foi informada por volta das 23h50 de ontem (2), de uma invasão de residência, seguido de roubo em um loteamento na cidade de Marizópolis, onde segundo informações, bandidos três armados de pistola e uma espingarda calibre 12, invadiram casa do senhor José Paulo Honorato e através de fortes ameaças fugiram levando o veículo da vítima, uma caminhonete Ford Ranger.

As guarnições de serviço foram mobiliadas e através de informações de rastreamento do sistema de GPS, uma guarnição da Força Tática, conseguiu localizar o veículo na região dos Núcleos, mais precisamente as proximidades da área de Lazer Evas Bar.

Os bandidos ao perceberem a presença dos militares, abandonaram o carro e fugiram adentrando ao matagal. Uma busca foi feita pela região, mas os suspeitos não foram localizados. A caminhonete foi levada à delegacia de Polícia Civil de Sousa e após os procedimentos necessários foi entregue ao proprietário. A polícia acredita que o carro roubado, possivelmente seria usado posteriormente em delitos pela região.

Sertão Informado

Comerciantes de Patos realizam mais um protesto cobrando flexibilização maior das atividades econômicas

Após mais um recuou do prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda que acatou mais uma recomendação do Ministério Público e cancelou a ampliação das atividades econômicas, alguns comerciantes prometeram mais uma manifestação e na manhã desta sexta-feira, 03 de julho, cumpriram a promessa.

Com faixas, cartazes e serviços de som eles interditaram o cruzamento das avenidas Pedro Firmino com Leôncio Wanderley nas proximidades do Mercado Público da cidade.

O Trânsito foi interrompido causando um princípio de tumulto no local.

O manifestantes prometem sair pelo centro de Patos e fazer uma parada em frente à Prefeitura Municipal Patos.

PatosOnline

Bolsonaro escolhe Renato Feder para ser novo ministro da Educação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escolheu, nesta sexta-feira (3), o secretário de educação do Paraná, Renato Feder, para assumir o Ministério da Educação. O anúncio oficial da Presidência deverá ocorrer ainda hoje.

A decisão pelo nome de Feder confirma, conforme antecipou o R7, que o nome do secretário estava no radar antes de Carlos Decotelli ser nomeado.

O currículo de Feder, de acordo com informações que constam da página da Secretaria de Educação e Esportes do Paraná, possui graduação e mestrado em instituições de ensino de São Paulo.

Feder se formou em Administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e fez mestrado em Economia na USP (Universidade de São Paulo). Ainda foi professor da EJA (Educação de Jovens e Adultos), deu aulas de matemática por 10 anos e foi diretor de escola por 8 anos. O currículo inclui ainda assessoria voluntária da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Aos 24 anos, em 2003, assumiu uma empresa de tecnologia, que se tornou bilionária. Deixou o cargo de CEO da empresa para assumir a secretaria do Paraná.

Agora, como titular do ministério, terá que assumir uma frente para coordenar uma resposta educacional em relação à pandemia do novo coronavírus. Entre os principais desafios, estão a realização das provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e volta às aulas.

Ministério da Educação

O último titular da pasta foi resultado de uma articulação feita pelos ministros militares do Planalto. A seleção do novo ministro, inclusive, se transformou numa nova disputa entre a ala militar e ideológica.

Carlos Decotelli, o último a exercer a função de ministro da Educação, deixou o cargo na última terça-feira (30) após cinco dias. A demissão foi a maneira avaliada para encerrar a crise com as inverídicas informações no currículo dele.

Bolsonaro anunciou Decotelli para a Educação no dia 25, por meio de redes sociais. Na ocasião, escreveu que o nomeado era bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, mestre pela FGV, doutor pela Universidade de Rosário (Argentina) e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal (Alemanha).

No entanto, o próprio reitor da Universidade Nacional de Rosário negou que Decotelli tenha obtido o título. Depois, a Universidade de Wuppertal também negou que o nomeado possuía a certificação de pós-doutor.

Em seguida, mais uma incoerência, desta vez, com instituições brasileiras. A FGV informou que Decotelli não foi professor da fundação, como o próprio registrou em seu currículo, além de abrir investigação para apurar suspeita de plágio em sua tese de mestrado. Decotelli, após as contestações, alterou o próprio currículo.

As incoerências em sua formação profissional ameaçaram o titular na pasta, que caiu após cinco dias, antes mesmo de tomar posse. Decotelli foi o terceiro ministro da Educação no governo de Jair Bolsonaro, após problemáticas gestões de Ricardo Vélez e Abraham Weintraub — sendo este último investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

R7

Baixa umidade coloca 30% da PB em risco de incêndios e à saúde

Sessenta e nove municípios da Paraíba, o que corresponde a 30% do estado, estão sob alerta para perigo potencial de baixa umidade nesta sexta-feira (3). Conforme aponta o Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, até as 18h. O nível é bem inferior ao considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o organismo humano, entre 50% e 80%. Existe risco de danos à saúde e de incêndios florestais.

A orientação é de que moradores das localidades afetadas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico em horas mais secas, assim como exposição ao sol das horas mais quentes do dia. Em caso de dúvidas ou emergências, podem ser consultadas a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Municípios sob risco de baixa umidade
Água Branca
Aguiar
Aparecida
Bernardino Batista
Boa Ventura
Bom Jesus
Bom Sucesso
Bonito De Santa Fé
Brejo Dos Santos
Cachoeira Dos Índios
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Carrapateira
Catingueira
Catolé Do Rocha
Conceição
Condado
Coremas
Curral Velho
Diamante
Emas
Ibiara
Igaracy
Imaculada
Itaporanga
Jericó
Joca Claudino
Juru
Lagoa
Lastro
Malta
Manaíra
Marizópolis
Mato Grosso
Monte Horebe
Mãe D’Água
Nazarezinho
Nova Olinda
Olho D’Água
Patos
Paulista
Pedra Branca
Piancó
Pombal
Poço Dantas
Poço De José De Moura
Princesa Isabel
Santa Cruz
Santa Helena
Santa Inês
Santa Teresinha
Santana De Mangueira
Santana Dos Garrotes
Serra Grande
Sousa
São Bentinho
São Domingos
São Francisco
São José Da Lagoa Tapada
São José De Caiana
São José De Espinharas
São José De Piranhas
São José De Princesa
São João Do Rio Do Peixe
Tavares
Triunfo
Uiraúna
Vieirópolis
Vista Serrana

PortalCorreio

Jovem vem ficar com irmão vítima de tiro acidental em Santa Inês e morre em acidente; irmão não resiste e também morre

Uma tragédia transformou a vida de uma família em tristeza, na cidade de Santa Inês, na região do Vale do Piancó. Dois irmãos, Kayki Silva e Jassiara Silva morreram no intervalo de três dias. Ele havia sido vítima de um disparo acidental de espingarda, praticado por um primo e faleceu nesta quinta-feira (2), fato ocorrido no sítio Sobrado, onde a família reside. Já a irmã morreu na última terça-feira (3), quando viajava do estado do Piauí para ficar com o irmão no hospital de Campina Grande, onde ele estava internado.

De acordo com informações de amigos da família, Jassiara Silva, de 23 anos de idade estava vindo do estado da Bahia para ficar com o irmão no hospital de Campina Grande, onde ele estava internado, quando ocorreu o acidente envolvendo o veículo em que ela estava e dois caminhões, causando a sua morte. Além da jovem, outras duas pessoas que se encontravam no veículo.

Ainda de acordo com informações de amigos, nesta quinta-feira (2) Kayki Silva não conseguiu se recuperar dos ferimentos do disparo da espingarda e acabou também falecendo.

Uma família em pranto. O pai ‘em tempo de enlouquecer’, as outas duas irmãs desesperadas e uma mãe sem chão, com a alma espedaçada, sem aparente vida. Esse é o retrato atual dessa família, que perdeu dois membros em função de duas tragédias, uma relacionada diretamente com a outra.

Relembre o caso do tiro sofrido pelo irmão

Um adolescente de 15 anos de idade foi atingido com um disparo de espingarda bate bucha, na região do rosto, fato ocorrido por volta das 15h, desta sexta-feira (26), no sítio Sobrado, localizado no município de Santa Inês. O autor do disparo teria sido um menor de 13 anos de idade.

De acordo com informações, confeccionados no Boletim de Ocorrência da 2ª Companhia de Polícia Militar de Conceição, a vítima e o suspeito brincavam no terreiro da residência, quando a arma disparou acidentalmente e atingiu a região do rosto do menor.

A vítima foi socorrida para o hospital e Maternidade Caçula Leite, em Conceição, de onde precisou ser transferida para a cidade de Patos, em função da gravidade dos ferimentos.

Ainda de acordo com o Boletim de Ocorrência confeccionado pela 2ª Companhia de Polícia Militar, uma viatura foi até o sítio onde ocorreu o disparo, mas quando a viatura chegou ao local o suspeito havia se evadido de casa e tomado rumo ignorado.

Aos policiais, a mãe do menor informou que ele teria ficado assustado com o ocorrido e saiu do local, tomando rumo ignorado.

A mãe e o proprietário da arma foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga, onde prestaram maiores informações a cerca do ocorrido e foram liberados.

Vale do Piancó Notícias