Início Site Página 1716

Consumidor pode remarcar passagem aérea sem penalidades, diz Procon

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) alerta que a Medida Provisória 925/2020, editada em março deste ano pelo Governo Federal, prevê que a remarcação da passagem aérea está isenta do pagamento das penalidades contratuais estabelecidas na assinatura do contrato e o crédito tem duração de até 12 meses a contar da data do fim do estado de calamidade pública decretado devido à pandemia do coronavírus.

A MP 925/2020 trata de questões emergenciais para a aviação civil brasileira durante a pandemia e as determinações se aplicam aos contratos firmados até 31 de dezembro de 2020. Maristela Viana, secretária do Procon-JP, avisa que o consumidor também pode cancelar o voo requerendo o reembolso do valor do bilhete, porém, neste caso, pode estar sujeito à aplicação de multas previstas no contrato no momento da assinatura.

Ela acrescenta que, se no contrato constar alguma multa por cancelamento, ela deverá ser paga e o reembolso deverá ocorrer em até 12 meses a partir da data do fim oficial do estado de calamidade.

“Outra coisa que também está prevista na MP 925/2020 é que a remarcação por parte do passageiro pode ser feita sem importar a forma em que a passagem aérea foi adquirida, se pelo sistema de milhagem ou até mesmo em promoções que limitavam, em seus contratos, situações de remarcação”.

Hospedagem

Outro alerta do Procon-JP é que os contratos de hospedagem, pacotes ou não, também estão incluídos na Medida Provisória.

“Aconselhamos que, caso o consumidor queira desistir, deve primeiramente procurar as empresas, sejam agências de turismo, companhias aéreas, hotéis e similares para remarcar marcação sem ônus, Mas, se o desejo for o cancelamento da compra do produto ou do serviço, pacote ou não, tente negociar a isenção de multas ou reduzir o pagamento ao mínimo possível”, acrescenta Maristela Viana.

Resistência para remarcar passagem aérea

A secretária salienta que “caso haja resistência para a remarcação de passagens e hospedagens ou a cobrança de multa que seja considerada abusiva, o consumidor deve procurar o Procon-JP e realizar uma denúncia através do instagram @proconjp ou dos telefones 0800 083 2015 e 83 3218-5720.

Maristela Viana destaca que “o inciso IV do artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor diz que o fornecedor não pode estabelecer obrigações consideradas abusivas e que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade. A Covid-19 colocou todas as pessoas em risco e o bem-estar coletivo é de responsabilidade de todos”.

PortalCorreio

Polícia cria Força-Tarefa para intensificar investigações após Catolé do Rocha registrar 30 homicídios no primeiro semestre de 2020

Depois que Catolé do Rocha registrou 30 homicídios no primeiro semestre deste ano, a Polícia Civil resolveu criar uma Força-Tarefa para intensificar a investigação dos crimes ocorridos no município do Sertão paraibano.

A Força-Tarefa será composta por delegados, agentes de investigação, agentes operacionais e escrivães do Grupo Operacional Especial (GOE) e das 1ª e 2ª Superintendências Regionais de Polícia Civil da Paraíba, situadas em João Pessoa e Campina Grande, respectivamente.

Os policiais receberão o apoio logístico que for necessário aos trabalhos de investigação e elucidação dos CVLI’s (Crimes Violentos Letais e Intencionais), como armamentos, viaturas e outros equipamentos. As ações da Força-Tarefa ficarão sob a coordenação da 3ª Superintendência Regional de Polícia Civil, sediada na cidade de Patos.

De acordo com a portaria assinada pelo delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, Isaías Gualberto, a Força-Tarefa atuará em ações articuladas com o Ministério Público da Paraíba, Poder Judiciário e outras instituições que compõem o sistema de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba e do Rio Grande do Norte, estado que faz divisa com o território paraibano.

“O objetivo da Força-Tarefa da Polícia Civil é investigar e identificar os responsáveis por esses crimes, para apresentar os autores dos delitos à justiça”, declarou Isaías Gualberto.

Clickpb

Deputados aprovam apoio psicológico a profissionais de saúde que atuam contra Covid-19

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, na sessão remota dessa quarta-feira (1º), o Projeto de Lei 1.708/2020, de autoria do deputado Doutor Érico, que cria a Linha de Apoio aos Profissionais da Saúde (LAPS), que atuam na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o autor do projeto, a LAPS garante ao profissional de saúde que atua na linha de frente de combate à Covid-19 escuta qualificada, através de um profissional especializado em saúde mental, além de acolhimento, orientação e suporte emocional aos seus familiares. O objetivo é que a medida seja adotada enquanto perdurar o Decreto de Calamidade Pública no Estado.

Dr. Érico explica que a crise sanitária desencadeada pela pandemia tem demandado do Poder Público uma atuação rápida e precisa para proteger a população. O deputado ressalta que esta crise está afetando a todos e, principalmente, aqueles que estão na linha de frente do combate à doença, que são os profissionais da saúde.

“Existe a necessidade de apoio a esses profissionais que, pelo trabalho intenso, com riscos de contaminação elevados e enfrentando condições adversas, podem ter sintomas de depressão, ansiedade, transtorno de estresse agudo, dentre outros”, alertou o deputado.

Os deputados também aprovaram o PL 1.763/2020, de autoria de Felipe Leitão, que obriga laboratórios privados e farmácias a notificarem os órgãos de saúde municipal e estadual sobre resultados positivos para a Covid-19 de clientes submetidos aos testes. O parlamentar observa que já existe essa recomendação do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual.

“Infelizmente, temos indícios que tal determinação não está sendo observada de forma efetiva, portanto, a lei vem reforçar as determinações já existentes no decreto”, argumentou Leitão.

Assessoria

UTIs: Paraíba tem a menor taxa de ocupação do NE e já é a 4ª do país

Imagem da internet

A ampliação de leitos para Covid-19 vem colocando a Paraíba em destaque quanto à taxa de ocupação de UTIs para pacientes com o coronavírus. Com 60% dos leitos ocupados, o estado possui a menor taxa do Nordeste e a quarta do país, perdendo apenas para o Mato Grosso do Sul (39%), Amapá (40,7%) e Amazonas (45%).

“A previsão é que essa taxa tenha uma queda ainda maior, pois estamos com 364 leitos, dos 432 leitos previstos, para todo o estado, no Plano de Contingência e, além disso, o governador João Azevêdo anunciou a entrega de mais 84 leitos. São ações como essas que acabam repercutindo na queda da taxa de ocupação e no trato da doença de forma responsável”, disse o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

O secretário lembrou que a Paraíba está com a menor taxa de ocupação de leitos de UTI do Nordeste, mesmo com o registro do crescimento no número de internações no mês de junho, em comparação a maio. A média foi de 45 novas internações, por dia, sendo a maior parte no município de João Pessoa.

Ainda de acordo com o Secretário, apesar de não haver um colapso da saúde na Paraíba, não é possível descuidar das medidas preventivas. “Embora estejamos numa boa posição em relação ao Nordeste e ao país, não devemos relaxar quanto ao isolamento social, que ainda está abaixo do esperado, o que, consequentemente, aumenta a ocupação nos leitos de hospitais referenciados para a Covid-19”, reforçou.

PBAgora

Michel Temer diz que virou conselheiro informal de Bolsonaro durante pandemia: ‘ele agradeceu muito’, diz

Um dos responsáveis diretos pelo impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff em 2016, Michel Temer (MDB) afirmou que procurou o presidente Jair Bolsonaro como conselheiro informal para dar dicas de como ele pode conduzir o País diante da pandemia da Covid-19.

“Em uma ocasião, tomei a liberdade de ligar para ele, uns 50 dias atrás, em um sábado à tarde. Como ele tem sido correto com meu governo, vi várias entrevistas em que ele diz: ‘Olha aqui, se não fosse o Temer ter feito a modernização trabalhista, não fosse o governo Temer ter feito o teto dos gastos, ou a questão da Previdência’. Ele está sendo correto, então resolvi ligar para ele”, afirmou em entrevista ao site Metrópoles.

“Eu disse: Presidente, posso dar um palpite? Acho que você deveria decretar o isolamento social por uns 12, 15 dias, dizendo que a cada 12 dias faria uma revisão, ressalvadas as atividades essenciais. Porque você centraliza um pouco com essa atuação, é útil para o governo e o povo fica mais tranquilo. Ele ficou grato, agradeceu muito etc, etc“, acrescentou.

Temer afirmou que, mais adiante, Bolsonaro “mandou uns interlocutores falarem” com o próprio emedebista. “E repeti o que tenho dito. Primeiro, com toda a franqueza, essa coisa de ele falar naquela saída, naquele cercadinho, isso é péssimo. A palavra do presidente é uma palavra muito forte. Ela faz a agenda do país. E não dá para fazer a pauta do país às 9h30”, continuou.

“Recentemente, ele acabou me telefonando. Reiterei o que tenho dito. E eu percebo que tem uns 10, 12 dias que ele parou de dar aquelas entrevistas. Não quero dizer que seja o meu conselho, né? Mas meu conselho, meu palpite, deve ter, talvez, ajudado”, disse.

O emedebista, no entanto, criticou protestos contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal, estimulados por Bolsonaro, que chegou a comparecer a algumas manifestações. “Eles estão contrariando o texto constitucional. Todo e qualquer movimento para fechar Congresso, o Supremo, é contra o texto constitucional. Claro que entra a liberdade de expressão. Mas ela tem limite, que é não injuriar, não difamar, não caluniar. Reitero a desaprovação a esses movimentos”, disse.

Wscom

Bolsonaro: Mercosul é parte das soluções para recuperação pós-pandemia

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (2) que o Mercosul é parte das soluções que o Brasil e os países do bloco estão construindo para a recuperação da economia, em meio à pandemia de covid-19.

“Os próximos meses serão de grandes desafios para todos nós. O maior deles, que se apresenta desde logo, é conciliar a proteção da saúde das pessoas com o imperativo de recuperar a economia. Tenho certeza de que o Mercosul é parte das soluções que estamos construindo”, disse o presidente, que participou na manhã desta quinta-feira, da 56ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, pela primeira vez realizada pormeio de videoconferência. O encontro foi o último sob o comando do Paraguai, que passará agora a presidência pro tempore (temporária) do Mercosul para o Uruguai.

Em discurso, Bolsonaro destacou que o Brasil “endossou integralmente as prioridades da presidência paraguaia, que aprofundam a modernização do Mercosul e fazem do bloco um aliado essencial da ambiciosa agenda de reformas” implementada pelo governo brasileiro. “No esforço da construção de um país mais próspero, buscamos também mais e melhor inserção do Brasil na região e no mundo, e o Mercosul é o nosso principal veículo para essa inserção”, disse o presidente.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, em 2019, o Brasil exportou cerca de US$ 15 bilhões para os países do Mercosul e importou US$ 13 bilhões, com superávit de US$ 2 bilhões.

Bolsonaro elogiou a presidência paraguaia no Mercosul pela conclusão de “detalhes pendentes” nos acordos do bloco com a União Europeia e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), assinados em 2019, e pediu que todos os presidentes se empenhem nas negociações para a ratificação dos acordos neste semestre. Para que os acordos entrem em vigor, os congressos de todos os países que integram os blocos econômicos devem aprovar os textos.

Nesse sentido, Bolsonaro também disse que dará prosseguimento ao diálogo com diferentes interlocutores “para desfazer opiniões distorcidas sobre o Brasil e expor as ações que tem tomado em favor da proteção da floresta amazônica e do bem-estar da população indígena”. O presidente referia-se a uma suposta resistência de países europeus em fechar o acordo por não acreditarem na política ambiental brasileira.

Bolsonaro destacou também a intenção de avançar em entendimentos com outros países. “Queremos levar adiante as negociações abertas com Canadá, Coreia, Singapura e Líbano, expandir os acordo vigente com Israel e Índia e abrir novas frentes na Ásia. E temos todo interesse de buscar tratativa com países da América Central.”

O presidente brasileiro também é favorável às discussões para inclusão do setor automotivo e açucareiro no regime de regras comum do bloco.

Presidência pro tempore

Durante a reunião, o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, falou sobre as atividades do bloco nos últimos seis meses, depois que o país assumiu a presidência. Ele defendeu a integração produtiva, para a aproveitar as capacidades de cada país e destacou a importância da economia digital para manutenção do comércio.

Já o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que assume a presidência pro tempore neste semestre, disse que buscará, entre outras metas, impulsionar os canais logísticos, de ferrovias e hidrovias, melhorar a interconexão energética entre os países e garantir a conservação do meio ambiente.

Sobre os acordos com a União Europeia e EFTA, Lacalle Pou ressaltou que é dever do Mercosul “terminar o que começou”, já que a pandemia de covid-19 poderia levar a um protecionismo, principalmente de países mais desenvolvidos. Por isso, ele se comprometeu a dedicar esforços para acelerar o processo de ratificação dos acordos, em negociação com a Alemanha.

O Mercosul é composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está suspensa desde 2017, por ruptura da ordem democrática e descumprimento de cláusulas ligadas a direitos humanos do bloco. Os países associados são Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname.

Agência Brasil

Polícia Rodoviária Federal fará leilão com 373 veículos apreendidos na Paraíba

No próximo dia 15 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fará um leilão com 373 veículos (motocicletas e automóveis), divididos entre veículos conservados e sucatas, que foram apreendidos em fiscalização e que estão nos pátios da corporação, nos municípios de Santa Rita e de Campina Grande

Os veículos foram retidos em fiscalizações ou abandonados e removidos para os pátios conveniados com a PRF e não foram retirados pelos proprietários. O leilão ocorrerá exclusivamente na modalidade eletrônica. Os veículos apreendidos possuem o prazo de até 60 dias para serem retirados dos pátios pelos proprietários ou pela pessoa que conduzia o veículo no momento da fiscalização antes de serem leiloados.

Após esse prazo, a PRF poderá leiloar os veículos e com os valores arrecadados pagar as dívidas de guincho, pátio e demais tributos existentes.

No próximo leilão, estarão disponíveis para serem arrematados 373 veículos, entre automóveis e motocicletas, classificados como conservados, aqueles que possuem condições de trafegar, e como sucatas, aqueles que não possuem condições de voltar a circular mas que suas peças poderão ser reaproveitáveis.

Em virtude da pandemia ocasionada pelo COVID-19, o leilão ocorrerá no próximo dia 15 de julho, quarta-feira, exclusivamente na modalidade eletrônica, por meio do endereço eletrônico www.leiloespb.com.br, em sessão pública, a partir das 9:00 horas.

Os interessados em participar poderão analisar os veículos a serem leiloados mediante prévio agendamento, com antecedência mínima de 48 horas, a partir do dia 08/07 até o dia 14/07, em dias úteis, nos horários de 8:00 às 11:30 e de 14:00 às 16:30. Serão adotadas medidas de controle de acesso às dependências dos pátios e o prévio agendamento pode ser feito através dos seguintes contatos.

Pátio da TRANSGUARD – METROPOLITANA, endereço eletrônico: joaopessoa@transguard.com.br, telefone: (83) 3229-1771 (fixo e whatsapp);

Pátio da TRANSGUARD – CAMPINA GRANDE, endereço eletrônico: campinagrande@transguard.com.br, telefone (83) 3338-2875 (fixo e whatsapp).

Clickpb

Emenda de Dr. Érico garante entrega de ônibus escolar aos alunos do município de Santa Terezinha

Na manhã dessa quinta-feira, 02/07, o Governo do Estado entregou três ônibus escolares à região das Espinharas. Foram contempladas as cidades de Patos, Cacimba de Areia e Santa Terezinha.

Trata-se de uma emenda no valor de 240 mil reais do Deputado Dr. Érico (Cidadania). A entrega dos referidos transportes ocorreram no Centro de Formação de Educadores, localizado no Bairro de Mangabeira, João Pessoa.

“O sentimento é de realização, pois sei da importância desses veículos para os estudantes dos referidos municípios. Somos gratos ao Governador João Azevedo pela sensibilidade em atender o nosso pleito. A educação de qualidade é uma de nossas principais bandeiras de luta, pois sabemos de sua força transformadora para a inclusão e o exercício pleno da cidadania”, destacou.

Para o Coordenador do Núcleo de Transporte da Prefeitura Municipal de Patos, Josimar Azevedo, a chegada dos ônibus vem em um momento oportuno. “Em nome do Prefeito de Patos, Dr. Ivanes Lacerda, da Secretária de Educação, Socorro Chaves e dos patoenses, agradecemos ao Deputado Dr. Érico e ao Governo do Estado pela vinda dos veículos. Nosso muito obrigado!”, frisou.

A referida propositura atendida pela Secretaria de Educação do Estado está inserida no pacote de mais de um milhão de reais em emendas destinadas à educação, apresentadas por Dr. Érico desde o início de seu exercício parlamentar na Assembléia Legislativa da Paraíba.

Assessoria

Prefeitura de Santa Terezinha inicia a construção da Academia da Saúde no sítio Santana

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB iniciou nesta semana a construção da Academia da Saúde no sítio Santana. A obra está localizada próxima à capela.

Com recursos próprios está sendo feita a parte da construção e os equipamentos esportivos são recursos de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Benjamin Maranhão.

O beneficio é uma reivindicação da Associação Agrícola Santana e Queimadas.

Construção da caixa d’água

A Prefeitura também atendeu outro pleito daquela comunidade e está construindo uma nova caixa d’água na região.

Foi solicitado à recuperação ou construção de uma nova caixa d’água porque o atual reservatório está em péssimas condições.

Obra da Academia da Saúde

 

Caixa d’água

 

Imagens: Setor de Engenharia da PMST

Homem pega corrida com mototaxista e ao descer da moto mata o próprio sogro, no Vale do Piancó

Um homem, identificado como Expedito Sebastião da Silva, de 55 anos de idade, foi assassinado a tiros, no início da manhã desta quarta-feira (1), no bairro da Liberdade, em Conceição. O autor do crime teria sido seu próprio genro

De acordo com informações do sargento Júlio, do Copom da 2ª Companhia de Polícia Militar, o genro solicitou uma corrida com um mototaxista e ao descer da moto o homem efetuou vários disparos contra o seu próprio sogro, que morreu no local.

Logo após praticar o crime, o assassino fugiu a pé com direção à cidade de Bonito de Santa Fé.

Ainda de acordo com o sargento Júlio, abalado com a sistuação, o mototaxista foi até a Companhia de Polícia e narrou como tudo teria acontecido, no que tange à chegada dele com suspeito no local foi praticado o crime

Vale do Piancó Notícias