Início Site Página 1719

Internauta denuncia presença frequente de animais na estrada São José de Espinharas à Patos

A Redação do Patosonline.com recebeu na tarde desta segunda-feira, 29 de junho, um pedido de internautas que transitam com frequência entre as cidade de Patos e São José de Espinharas.

Eles relatam que não são raras as vezes que encontram animais pastando às margens da PB -275, rodovia que liga as duas cidades. Como são servidores públicos, precisam fazer o trajeto quase todos os dias, e a presença desses animais está causando grande preocupação.

Veja abaixo o texto enviado a nossa redação:

“Gostaria de informar que tomei conhecimento por via de algumas pessoas, as quais no dia 28/06/ deste presente ano, que estavam em seu veículo quando de sua volta para Patos por volta das 23:30 e se deparam com animais (Gados e Jumentos) na estrada São José de Espinharas à Patos PB -275; Vale ressaltar que esse fato vem ocorrendo com frequência, principalmente no período noturno o qual trata de um período crítico, tendo em vista a existência de pouca visibilidade aos motoristas, podemos citar tais exemplos como consequências de acidentes e chegando ao ponto de perdas de familiares, pais de família, acarretando o risco de vida dos servidores públicos que se utiliza da função como motoristas de ambulâncias, pondo em risco os servidores da segurança pública em caso de diligências, entre outros derivados casos. Tendo em vista, que pessoas comunicaram ao DR e aguardam alguma solução devida.Peço encarecidamente aos proprietários desses animais e aos órgãos competentes que tomem providência aos fatos constantes desses animais nas estradas, para que seja evitado um dano ao bem maior que é a vida”.

Patosonline.com

Prorrogada primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa na PB

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa na Paraíba foi prorrogada até o dia 31 de julho. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo nesta segunda-feira (29), durante o programa ‘Fala, governador’. A comprovação da vacinação pelo produtor rural poderá ser feita até o dia 31 de agosto.

Com a prorrogação, o Estado espera atingir a meta de imunizar mais de 90% do rebanho para continuar com o status de área livre de febre aftosa com vacinação e pleitear o status de área livre de febre aftosa sem vacinação em 2021.

“Para que a gente atinja esse patamar é preciso complementar a vacinação de todo nosso rebanho e eu tenho certeza de que vamos atingir essa meta. A vacinação é fundamental, pois permite ao produtor rural a comercialização do gado com a devida tranquilidade, apresentando a comprovação de vacinação”, explicou o governador.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A extensão do prazo para vacinação foi aceita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e atende a um pleito de representantes dos produtores rurais dos estados da Paraíba, Maranhão e Piauí e do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) Nordeste, em virtude da pandemia do coronavírus.

No pedido, as entidades envolvidas apresentaram documentos indicando, até o momento, os baixos índices de comercialização de vacinas nas revendas e alertando para a necessidade de prorrogação da etapa para que os produtores rurais consigam vacinar os seus animais.

PortalCorreio

Padre Luciano Morais explica como serão realizadas as missas na Paróquia de Santa Teresinha durante o mês de julho

O padre Luciano Morais, vigário paroquial da Paróquia de Santa Teresinha, em Santa Terezinha (PB), explicou que as missas presenciais continuarão suspensas no mês de julho e os fieis poderão acompanhar pela rádio e pela internet.

“Querido povo de Deus da Paróquia de Santa Teresinha, por conta do agravamento ainda da Pandemia da Covid-19 e por conta da minha situação de saúde e analisando as paróquias do Vale do Piancó; a Paróquia de São Pedro em Patos; a Paróquia de Santa Luzia, em Santa Luzia; a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Taperoá e outras optaram por não abrirem os templos para missas presenciais. Nós aqui em Santa Terezinha não vamos abrir a igreja, vamos continuar com a missa dominical às 08h transmitida pela Rádio Conexão (104,9 FM) e pelas redes sociais. Quero fazer esse apelo e esperar acabar o mês de julho. Durante a festa da nossa paróquia fiquei preocupado com a aglomeração. Com as missas, com as intenções dos falecidos, vêm os familiares e se eu estipular um número exato de pessoas por família vai deixar muita gente triste. Eu prefiro no momento pedir a compreensão de todos. É arriscado abrir a igreja neste momento”, explicou.

Ele anunciou que serão celebradas missas dominicais às 17h seguindo as orientações dos órgãos de saúde.

“Vou celebrar nas ruas, no domingo às 17h, mantendo a distancia com álcool em gel e as pessoas ficarão nas calçadas. Daremos a Comunhão as pessoas que precisam. Peço desculpas aos membros de pastorais, estávamos seguindo as mesmas orientações de algumas paróquias patoenses, mas eles tem outras realidades”, disse.

O religioso falou que a população deve continuar prevenindo-se e agradeceu o carinho das pessoas durante as comemorações de aniversário da paróquia.

“Santa Terezinha graças a Deus está sob controle, mas devemos estar atentos e ter cuidados principalmente com os nossos idosos além das demais pessoas. Deus vos abençoe e obrigado pelo carinho da festa em comemoração aos 10 anos de fundação da nossa paróquia”, relatou.

As informações repercutiram no jornal Conexão com a Notícia, transmitido na Rádio Conexão FM, nesta segunda-feira (29).

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Irmãos tentam matar estudante com tiros de arma de fogo, no Vale do Piancó

Uma tentativa de homicídio foi registrada por volta das 2h desta segunda-feira (29), Rua Francisco Nicácio de Oliveira, na cidade de Igaracy, no Sertão da Paraíba, tendo como vítima o estudante, Erik Batista da Silva de 18 anos.

Conforme informações, a vítima estava em sua residência com seus familiares, quando apareceu os irmãos Kelson e Kleber, que sem motivo algum, um dos acusados de posse de uma faca tentou esfaquear a vitima.

Durante a confusão, foi efetuado um disparo de arma de fogo, efetuado por Kelson, onde veio atingir o estudante. Uma guarnição foi isolou o local até a chegada de uma equipe do SAMU que socorreu a vítima para o hospital local. Diligências foram feitas, mas os suspeitos não foram localizados.

Fonte: Sertão Informado

Polícia prende homem suspeito de envolvimento em homicídios em Catolé do Rocha

As ações de reforço de policiamento realizadas pela Polícia Militar na região de Catolé do Rocha resultaram na prisão de um homem que pode estar envolvido nos últimos crimes de homicídio que aconteceram na região. A prisão foi realizada no fim da tarde desse domingo (28).

O suspeito, que foi interceptado pelos policiais da 3ª Companhia Especializada em Policiamento com Motocicletas (3ª CEPMotos), transitava em uma moto no bairro Tancredo Neves, mas foi abordado pelos policiais, e com ele apreendida uma pistola calibre 380 e quase 30 munições. O homem também estava com três porções de substância semelhante à maconha, que foram apreendidas.

“Temos informações que ele pode estar ligado a grupos que vinham cometendo homicídios na região, e seria o ‘gerente’ de uma boca de fumo”, explicou o capitão Alexandro Onassis, subcomandante do 12º Batalhão. O suspeito foi encaminhado à delegacia, autuado por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e a participação dele em outros crimes como homicídio deverá ser investigada.

FONTE: Repórter PB

Homem vai parar no hospital depois de ser atacado por galo, no Vale do Piancó

Um homem deu entrada no Hospital e Maternidade Caçula Leite, em Conceição depois de ser atacado por um galo, no final da manhã desta segunda-feira (29), fato ocorrido no sítio Cedro.

De acordo com informações do diretor do hospital, Júnior Lacerda, o homem deu entrada na unidade hospitalar apresentando vários cortes nas pernas, provocados pela ave.

O homem foi atendido, medicado e liberado, depois de receber curativos.

Vale do Piancó Notícias

Com 88 anos, hipertensa, diabética e cardiopata, idosa vence a Covid-19 em Patos

A aposentada Francisca Maria de Assis, de 88 anos, residente na Rua Laurênio de Queiroz, no Belo Horizonte, em Patos, estava internada acometida de Covid-19 há oito dias no Complexo Hospitalar Patoense e teve alta na manhã desta segunda-feira, 29/06.

Dona Francisca apresentou todos os sintomas: febre, dor de cabeça, dores no corpo, cansaço, perda de olfato e paladar e os testes deram positivo para coronavírus. A família estava bastante preocupada, pois ela é diabética, hipertensa e cardiopata.  “Minha mãe é idosa e toma remédio há muitos anos, mas Deus agiu e ela venceu a Covid-19 e já voltou para casa.  Todo muito está feliz com a volta dela pra casa”, disse o filho Davi.

Dona Francisca está em casa, mas segue em isolamento preventivo. Outra pessoa da família também apresentou os sintomas e está em isolamento.

Folha Patoense

Rodrigo Maia diz que acordo para votar adiamento das eleições ainda está longe

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse hoje (29) que ainda está longe de um acordo para votar na Casa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, que adia as eleições municipais deste ano, previstas para outubro, em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O texto, aprovado na semana passada no Senado, prevê que o pleito seja realizado nos dias 15 e 29 de novembro, em vez das datas oficiais de 4 e 25 de outubro.

Rodrigo Maia disse que está trabalhando para que haja consenso para votar a matéria até quarta-feira (1°). “É importante que a Câmara tome a sua decisão. Estamos dialogando para construir o apoio necessário, até a unanimidade, para que a gente possa votar, mas ainda estamos longe disso. A nossa intenção é, com diálogo, chegar até quarta-feira (1º) a uma solução para esse problema”, disse durante coletiva ao lado do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), depois de uma reunião reservada.

Maia, que defende o adiamento do pleito, lembrou que pelo atual calendário eleitoral, o dia 4 de julho já impõe uma série de restrições nas condutas de agentes públicos e servidores que podem afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais.

“A decisão de votar a PEC precisa acontecer essa semana, até porque temos o prazo de 4 de julho, que é muito importante. São milhares de servidores públicos que pretendem disputar a eleição, certamente muitos na área da saúde, que precisam da informação para tomar a sua decisão”, disse.

Transferência de recursos

Questionado sobre a pressão de prefeitos e deputados para votar o texto da MP 938/20, que transfere recursos da União para estados, municípios e o Distrito Federal, por meio dos fundos de participação de estados e municípios (FPE e FPM), Maia disse que está trabalhando para “organizar a pauta”.

A medida reservou até R$ 16 bilhões para manter os repasses do FPM e do FPE no período de março a junho. Maia disse que, até o momento, foram repassados R$ 10 bilhões e que está avaliando a hipótese de disponibilizar R$ 5 bilhões a R$ 6 bilhões para os entes municipais.

A votação da MP seria parte de um acordo para resolver o impasse em torno da PEC das eleições. Entretanto, segundo Maia, não há entendimento se os recursos devem ser disponibilizados apenas para a saúde ou podem ser usados em outras áreas, como transporte.

“Estamos dialogando em relação a questão que eu sempre defendi, do adiamento das eleições”, disse Maia, acrescentando “que os prefeitos e deputados ligados a prefeitos estão demandando é que esses recursos possam ser utilizados já que o crédito já está criado. O que queremos e o próprio governo federal já começou esse diálogo conosco há duas semanas, é para a gente criar algum programa para a utilização desses recursos”.

Agência Brasil

UEPB aprova Resolução que normatiza aulas não presenciais

Com as aulas suspensas há mais de três meses, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), agora tem uma Resolução que normatiza as atividades não presenciais. Após sete sessões de reunião conjunta do Conselho Universitário (Consuni) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) ,concluiu ,a apreciação da proposta que normatiza as aulas remotas na Instituição durante o período de pandemia da Covid-19. Ao todo, foram 22 horas, 42 minutos e 47 segundos de reunião entre os conselheiros para analisar a proposta e chegar à sua aprovação, com apenas um voto contrário.

O texto aprovado foi elaborado pelas pró-reitorias acadêmicas (Graduação; Pós-Graduação e Pesquisa; Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância; Extensão) e recebeu contribuições (76, ao todo) da comunidade universitária em todos seus segmentos (professores, alunos e técnicos administrativos), a partir da consulta pública aberta pela Administração Central da UEPB, e dos conselheiros, ao longo das sessões de apreciação da matéria. A relatoria da proposta ficou a cargo de uma Comissão Parecerista, formada pela professora Roberta Smania Marques (relatora) e pelos professores Valmir Pereira e José Wilker Lima Silva.

A Resolução, com 27 artigos, estabelece normas para disciplinar a realização de componentes curriculares, bem como de outras atividades de aprendizagem, orientação, pesquisa e extensão, por meio de atividades não presenciais, na graduação, na pós-graduação e no ensino médio/técnico. O texto estabelece que as atividades não presenciais serão realizadas, excepcionalmente, durante o período de suspensão total ou parcial das atividades presenciais, decorrentes dos efeitos da pandemia de Covid-19. A aprovação da Resolução intensifica o uso dos recursos tecnológicos na UEPB como ferramentas imprescindíveis para garantir a realização das atividades acadêmicas, mesmo em tempos de distanciamento social.

O reitor Rangel Junior, presidente da reunião, destacou que, com a aprovação da Resolução, a Universidade Estadual da Paraíba revela sua capacidade de resposta às demandas de seu tempo, aos desafios da Covid-19, com ousada proposta de atividades não presenciais, na qual prevaleceu o processo democrático e a construção coletiva. “Tivemos boas lições de democracia e de construção de processo democrático na Universidade. Foram mais de 20 horas de trabalho somente com a reunião. Nossa preocupação era em dotar a Universidade de uma regra geral que pudesse proteger ainda mais todas as pessoas e que a UEPB pudesse dizer para a sociedade que continua em movimento, em todo sentido, naquilo que pode ser feito. De fato, agora temos um bom documento”, comentou o reitor.

Uma das preocupações da UEPB nesse período de distanciamento social é criar as condições de estudo para os estudantes que não têm acesso à internet. O reitor Rangel Junior explicou que a Universidade já está avaliando a possibilidade de contratar internet para estudantes de lugares longínquos da Paraíba instalarem em suas casas. Ele lembrou que os recursos tecnológicos e de comunicação ajudarão os estudantes a retomarem as atividades, mesmo que de forma virtual. Também há a possibilidade de uso de um aplicativo disponibilizado pelo Governo do Estado.

O pró-reitor de Graduação da Instituição, professor Eli Brandão, comemorou a aprovação da Resolução e ressaltou que, mesmo durante a suspensão das atividades presenciais, em março, a Universidade não parou, tendo, desde então, buscado meios para manter os alunos ocupados. Ele observou que o calendário elaborado pela PROGRAD e contido na Resolução prevê a realização de três etapas. “Com a Resolução aprovada, as atividades serão ainda mais ampliadas. A ideia é que a gente alcance, se não a totalidade, a maior parte possível das atividades teóricas”, destacou o pró-reitor.

A expectativa, conforme Eli Brandão, é que os estudantes possam avançar em seus cursos com o uso das plataformas tecnológicas. O professor informou que professores que têm domínio dessas plataformas já estão ministrando cursos para outros professores como forma de deixar todos capacitados para enfrentarem a nova realidade. A formação continuada, com os cursos que já começaram a ser ministrados há duas semanas, dentro da Jornada Pedagógica Docente On-line, quando a Resolução estava em discussão, terão continuidade.

Eli enfatizou que diante da impossibilidade de prever com segurança o tempo de retorno das atividades acadêmicas presenciais, por causa da pandemia de Covid-19, todos precisam ter consciência da necessidade de empreender, desde já, o esforço possível para garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem, apesar das circunstâncias adversas.

Conforme a Resolução aprovada pelo Consepe, a formação continuada sobre uso de plataformas tecnológicas digitais e virtuais como mediação pedagógica seguirão até 3 de julho. O período de 29 de junho a 17 de julho está reservado para o planejamento acadêmico e oferta de novas turmas e/ou componentes curriculares. A matrícula dos alunos em novos componentes curriculares e o reajuste de matrícula serão feitos de 20 a 24 de julho e as atividades letivas não presenciais serão iniciadas em 3 de agosto.

Os professores que integraram a Comissão Parecerista comemoraram a aprovação da Resolução. Responsável pela missão de relatar a proposta, a professora Roberta Smania Marques, em nome de toda a Comissão, agradeceu a confiança da Administração Central da UEPB e de todos os conselheiros. Ela enfatizou que, mesmo exaustivo, o debate foi enriquecedor. “É um texto coletivo e uma experiência importante para todos. Fico muito contente pelo resultado que chegamos. Sem dúvidas, esse momento foi histórico na nossa Universidade”, comentou.

PBAgora com assessoria

Caixa divulga alerta para que usuários se protejam de golpes

A Caixa Econômica Federal (CEF) alertou nesta segunda-feira (29) que não envia mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais dos beneficiários do Auxílio Emergencial. Também não envia links ou pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.

O banco ressaltou que os códigos SMS enviados para validação devem ser preenchidos exclusivamente nos aplicativos e sites oficiais, não devendo ser fornecidos para terceiros nem enviados por SMS ou WhatsApp.

“Nos casos de fraude, o beneficiário deve procurar algum dos canais oficiais ou atendimento presencial em uma agência da Caixa”, disse o banco.

Os únicos canais oficiais da Caixa para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial são o site auxilio.caixa.gov.br, o telefone 111 e o aplicativo ‘Auxílio Emergencial’.

PortalCorreio