Início Site Página 1724

Batalhão de Polícia Ambiental segue incentivando a entrega voluntária de animais silvestres

Dando continuidade ao trabalho educativo e preventivo que vem sendo realizado pelo BPAmb, a 3ª Companhia de Policiamento Ambiental incentiva a população da entrega voluntária de animais silvestres.

A ação promovida pelo Batalhão de Polícia Ambiental, tem por objetivo conscientizar e orientar para que as pessoas que criam esses animais de forma irregular, possam procurar a Polícia Militar Ambiental e realizar a entrega voluntária sem que sofram nenhum tipo de responsabilidade penal ou administrativa (multa).

A ação resultou na entrega voluntária de mais quinze aves silvestres na cidade de Patos – PB, que após a triagem foram reintegrados ao seu habitat natural.

Fonte: Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional – BPAmb

Jovem é morto a tiros de pistola na manhã deste sábado (20), no sertão

Um jovem de 21 anos foi morto a tiros na manhã deste sábado (20), na Avenida Venâncio Neiva, na cidade de Catolé do Rocha, no Sertão do estado.

Thiago Anízio de Oliveira Soares fazia entrega de botijão de gás quando foi surpreendido por elementos armados.

A vítima foi alvejada por diversos tiros de pistola 380.

O SAMU e PM foram acionados e no local constataram o óbito do jovem.

A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidos.

FONTE: Repórter PB

Polícia Civil de Itaporanga desencadeia operação e apreende armas e munições

A Polícia Civil de Itaporanga (PB) desencadeou nessa sexta-feira (19) a Operação “Vandetta”, que tem como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos endereços das pessoas suspeitas de participação em homicídios.

Os mandados foram cumpridos no Sítio Barra de Oitis, zona rural de Diamante e outro na sede deste município, na zona rural de Itaporanga, outras buscas também foram realizadas na cidade de Itaporanga e outro no Sítio Varginha, zona rural desta cidade.

Os referidos mandados foram expedidos com o intuito de angariar provas quanto à autoria do homicídio que vitimou a pessoa de Marilso Medeiros Lopes, morto no dia 29/05/2020 em Itaporanga. O referido homicídio pode ter sido motivado por vingança, visto que, Cícero Medeiros Lopes, irmão de Marilso, está preso e recolhido na Cadeia Pública de Itaporanga, acusado de ter assassinado “Erimar Terto”.

Em decorrência das referidas buscas, foram encontradas três armas de fogo, sendo, duas espingardas e um revólver calibre 38, além de diversas munições de variados calibres. Em outro local foi encontrado uma espingarda.

Foi apreendida também uma motocicleta com chassi adulterado, sendo lavrados os autos de prisão em flagrantes, como são crimes afiançáveis pela Autoridade Policial, foi paga a fiança e os flagranteados irão responder aos processos em liberdade.

Fonte: Diamante Online

Dinaldo faria 70 anos de idade neste sábado

Neste sábado, 20 de junho, o ex-prefeito de Patos Dinaldo Wanderley, falecido recentemente, faria 70 anos de idade.

Dinaldo faleceu por volta das 6h10min do domingo, 24/05, no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. Estava internado em tratamento contra a Covid-19.

Cabeção, como era chamado, além de prefeito de Patos por dois mandatos (de 1997 a 2004), também foi deputado estadual. Como prefeito deixou muitas obras de infra-estrutura na cidade e foi na sua gestão que o São João de Patos se tornou um dos maiores do Nordeste.

Antes de ser político, era tabelião e um bem sucedido comerciante do ramo calçadista. Quando jovem foi jogador de futebol profissional, atuando pelo Nacional de Patos (era atacante).

Deixou quatro filhos: Bruno (médico), Aninha (médica), Dinaldinho (médico, ex-deputado estadual e prefeito afastado de Patos) e Gustavo (advogado).

Folha Patoense

Policia Militar cumpre neste sábado (20) mais um Mandado de Prisão em Patos

Neste sábado, 20, uma guarnição de rádio patrulhamento do 3ºBPM, realizou o cumprimento de mandado de prisão pelo crime de furto, de um indivíduo de 31 anos.

O mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara Mista de Patos.

O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para realização dos procedimentos necessários.

PatosOnline comSeção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM

Live Junina com Wesley Safadão e Luan Santana será feita direto de Campina Grande neste sábado

Os artistas Wesley Safadão e Luan Santana farão uma live junina direto da Vila Forró, em Campina Grande, a partir das 20h deste sábado (20). O comediante Tirullipa, o cantor e compositor, Dorgival Dantas e Raí da banda Saia Rodada também participarão do show ao vivo pela internet.

A superprodução vai ter dois palcos, o principal para os cantores e outro menor, exclusivo para os convidados. A live-junina, que celebra os festejos de São João será transmitida nos canais dos dois no YouTube.

O cantor soltou durante a semana no seu Instagram um filtro de São João e vai repostar quem utilizar em seu perfil, os fãs gostaram da ideia e já começaram a participar.

“Estou bem animado para essa live. O São João é uma festa muito importante para todos nós, em especial aqui no nordeste. Além de muito forró vamos aproveitar e ajudar também o pessoal local e instituições com as doações que já começamos a receber”, comenta o fenômeno.

As festas juninas, em junho, duram o mês todo na região. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, somente em 2019, houve um crescimento de 20% na oferta de leitos com uma taxa média de ocupação de 85% no período. O Sindicato de Hospedagem e alimentação apontou que o faturamento do mês junino correspondia a 30% do faturamento anual.

Com as festas canceladas por causa da pandemia centenas de pessoas perderam sua grande fonte de renda e por isso um dos motivos fortes para essa live, além de levar a diversão para dentro da casa de cada um, é ajudar quem está precisando.

” Eu e meu parceiro Luan preparamos um repertório incrível, cheio de clássicos do São João e muito dos nossos sucessos. O cenário ficou top, tudo planejado com muito carinho e cuidado. Venha se divertir com a gente e quem puder, coloque seu grãozinho de areia em nossa grande corrente do bem”, disse Safadão.

Toda montagem de cenário e equipamentos levou dez dias por conta dos cuidados com as normas das autoridades de saúde pública, afim de evitar qualquer tipo de aglomeração: com pessoal reduzido em um dia foi montado o cenário, no outro a luz, depois o som e assim por diante.

Clickpb

Com 12 anos de atuação, Lei Seca flagrou mais de 50 mil motoristas dirigindo sobre efeito do álcool

A Lei n° 11.705 de 2008, que ficou conhecida como Lei Seca, completa 12 anos nesta sexta-feira (19). A norma provocou mudanças no comportamento dos motoristas e ajudou a salvar milhares de vidas no trânsito brasileiro. A aplicação desta lei é uma das prioridades nas fiscalizações da Polícia Rodoviária Federal, que realiza milhares de testes com etilômetro por dia em todo o país.

A Lei Seca alterou o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelecendo o limite zero para o consumo de álcool e impondo penalidades severas aos condutores que teimam em dirigir embriagados. Outra alteração se deu no artigo 306 do código, que caracterizou como crime de trânsito a mera conduta de dirigir sob influência de álcool acima de 6dg/l, sem a necessidade de haver perigo de dano. Outra grande inovação foi a penalização do condutor que se negasse a se submeter aos testes, independente da existência de sinais de embriaguez.

Hoje, o motorista embriagado pode ser multado em R$ 2.934,70, valor que dobra se o infrator for flagrado novamente no período de um ano. O condutor responde ainda a processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, nos casos mais graves, pode ser preso em flagrante.

Dirigir sob efeito de álcool reduz os reflexos e a capacidade de reação do motorista. Ao perder a noção de tempo e espaço necessárias para dirigir, o condutor embriagado coloca em risco a sua própria segurança e a de terceiros. Com isso, a chance de se envolver em acidentes graves, com feridos ou mortos, aumenta consideravelmente.

Apesar do rigor da Lei Seca, não é difícil flagrar nas rodovias federais do país motoristas que beberam antes de assumir o volante, o que tem provocado muitos acidentes. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, apenas no ano passado, 5.419 acidentes em rodovias federais tiveram como causa principal o consumo de álcool. Nestas ocorrências, 5.372 pessoas ficaram feridas e, infelizmente, 324 perderam a vida.

Por isso, o combate à embriaguez ao volante é uma constante na PRF. Somente em 2019, foram realizados quase 350 mil testes com o etilômetro – os conhecidos “bafômetros”. A fiscalização flagrou 53.319 motoristas dirigindo sob efeito de álcool. E, desses, 6.145 foram presos em flagrante devido ao índice de álcool aferido configurar crime de trânsito.

Apenas nos cinco primeiros meses de 2020, apesar da redução no fluxo de veículos nas BRs de todo país em razão da pandemia causada pelo Covid-19, a PRF já tirou de circulação quase 20 mil pessoas que estavam dirigindo após ingerir bebidas alcoólicas e realizou mais 763 mil testes do etilômetro. Este ano, 1.971 acidentes atendidos pelos PRFs tiveram como causa principal a embriaguez ao volante. Desses, resultaram 1.818 pessoas feridas e 120 mortas.

Percebe-se assim que somente legislação adequada e fiscalização intensa não são suficientes para diminuir a triste estatística “desenhada” por motoristas embriagados. É preciso que toda a sociedade se conscientize de que beber e dirigir são atividades incompatíveis. Que tal escolher o “amigo da vez”? Que tal se divertir e voltar para casa de táxi ou veículo de aplicativo? O fundamental é que segurança e proteção à vida venham sempre em primeiro lugar. Se beber, não dirija!

Paraiba.com.br com Agência PRF

Municípios de Taperoá, Assunção e Livramento são alvos da OPERAÇÃO SUASSUNA para combater tráfico ilícito de entorpecentes, crimes patrimoniais e homicídios

As Polícias Civil e Militar da Paraíba deflagraram na manhã de hoje (19/06/2020) a OPERAÇÃO SUASSUNA, com o objetivo de reprimir de forma qualificada a criminalidade nos municípios de Taperoá, Assunção e Livramento, localizados no Cariri paraibano.

As investigações iniciaram em maio, a partir de informes e denúncias anônimas direcionadas ao DISK 197 e ao DISK 190. Na oportunidade, a Delegacia de Polícia da Comarca de Taperoá desenvolveu as investigações e cruzou os dados e informações levantados, produzindo indícios de existência de associação criminosa voltada para a prática de tráfico ilícito de entorpecentes, crimes patrimoniais e homicídios naquela região, eventos que vinham assustando as comunidades locais.

Diante das evidências produzidas no inquérito policial instaurado, a autoridade policial representou junto ao Poder Judiciário pela concessão de mandados prisionais e de busca e apreensão, os quais foram deferidos, após manifestação do Ministério Público.

As Forças de Segurança fizeram o planejamento operacional, empregando cerca de 60(sessenta) policiais civis e militares e aproximadamente 20(vinte) viaturas, culminando com a operacionalização dos recursos empregados e obtendo o êxito almejado.

Ao todo, foram presos em flagrante delito 04(quatro) indivíduos de iniciais: MSCS, 45 anos, CAAS, 56 anos, E da CC, 32 anos, e JCS do N, 22 anos, aos quais são imputados crimes de posse ilegal de arma de fogo e tráfico ilícito de entorpecentes, além da já anunciada associação criminosa.

O material apreendido com o grupo criminoso compreende: cerca de 5kg (cinco quilos) de entorpecentes, entre maconha e cocaína, 04(quatro) armas de fogo, destacando a apreensão de um fuzil de ferrolho, diversas munições de variados calibres, razoável quantidade de dinheiro em espécie, além de aparelhos celulares, tudo em poder dos autuados.

Todos os presos foram apresentados à autoridade policial, que adotou as providências legais e determinou o encaminhamento dos autuados para exames de corpo de delito e a devida apresentação ao recinto prisional adequado, onde os mesmos aguardarão o chamamento judicial oportuno.

As Forças de Segurança agradecem a colaboração da população local e anunciam a intensificação de ações policiais nos referidos municípios.

A autoridade policial justificou o nome da operação em alusão ao saudoso e grande escritor ARIANO SUASSUNA, figura representativa daquela região.

PatosOnline com Assessoria

Paraíba atinge meta de vacinação contra gripe e 983.247 doses são aplicadas durante campanha

A Paraíba atingiu a meta geral da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe 2020 com 983.247 doses aplicadas até esta sexta-feira (19), o que representa 90,60% de cobertura, ultrapassando, inclusive, a cobertura nacional, que está em 84,38%.

Por outro lado, de acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, até o momento, 80 municípios não atingiram a meta da Campanha de Vacinação, que segue até o dia 30 de junho.

Entre os grupos prioritários estão: crianças de seis meses a menores de cinco anos (71,72%), gestantes (69,47%), puérperas (86,81%) e adultos de 55 a 59 anos (69,03%). Os demais grupos ultrapassaram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde: trabalhadores de saúde (114,92%), população indígena (99,03%) e idosos (107,66%).

“Continuamos orientando os municípios que ainda não atingiram meta para que permaneçam fazendo a busca ativa, uma vez que esse trabalho de proteção específica dos grupos prioritários minimiza os riscos de adoecimento da população paraibana e, consequentemente, evita-se possíveis óbitos”, orientou.

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe este ano teve início dia 23 de março. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.

Clickpb

Wilson Filho alerta para perigo da ‘limitação da democracia’ com eleições em meio à pandemia: “É um contrassenso”

“Hoje, a gente não pode velar ou até enterrar um ente querido. E mesmo assim teremos eleições?”. O questionamento é do deputado estadual Wilson Filho (PTB) que alerta para o perigo da realização de eleições em plena pandemia do coronavírus. Ele também chamou a atenção para a ‘limitação da democracia’ que o pleito trará nos atuais moldes, sem o olho no olho ou o aperto de mão.

“Política é olho no olho, é pegar na mão, é sentir o calor humano e receber sugestões onde você chega. Se você limitar a democracia somente a quem tem internet, estaria havendo uma exclusão das pessoas que não têm esse acesso ou não esbanjam facilidade em manusear essas ferramentas”, ressaltou.

Apesar de os prazos do TCE e as datas por exemplo das convenções estarem mantidas, para o parlamentar, que é dirigente estadual do partido, não há cenário favorável para uma eleição e ainda há tempo para Congresso Nacional e Justiça Eleitoral reverem o calendário. “É um contrassenso existir eleições este ano”, desabafou.

Ele ainda considerou ilógico a realização de convenções virtuais e lembrou que não apenas esse evento, mas diversos setores foram afetados negativamente pelo fato de as pessoas não poderem sair de casa.

O deputado estadual corroborou sua fala também com a justificativa de que se condena a aglomeração em supermercados e em bancos. “Tudo isso é questionado. Então, partindo desse argumento, como será quando 120 milhões de pessoas tiverem que ir votar em espaços fechados, com filas e tudo mais?”, frisou.

PB Agora