Início Site Página 1975

Nabor Wanderley participa da solenidade de entrega de alevinos

O deputado estadual Nabor Wanderley (PRB) participou na manhã desta sexta-feira(26), da solenidade de entrega de alevinos por parte do Governo do Estado através da EMPASA. A entrega foi destinada a municípios, agricultores, associações e colônias de pescadores do Sertão.

Só em Patos, mais de 100 mil alevinos foram distribuídos, num total de mais de 5 milhões em todo Sertão.

O deputado Nabor falou sobre a importância da ação para o homem do campo e as famílias do Sertão, ouça:

Assessoria parlamentar

Mulher é vítima de famoso golpe saidinha de Banco na cidade de Cajazeiras

A Polícia Militar de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba foi acionada nessa quinta-feira (25), para atender uma ocorrência do conhecido um golpe “Saidinha de Banco”, praticado no Centro da cidade, mais precisamente na Rua Victor Jurema.

A vítima teve sua bolsa levada com vários documentos e uma quantia de R$ 1.300. Após o golpe os suspeitos fugiram sem deixar pistas e só algum tempo que a vítima percebeu que tinha caído no golpe.

Uma guarnição da Polícia Militar passou a realizar diligências, mas os golpistas não foram localizados.

A vítima foi orientada a formalizar a queixa na delegacia de Polícia Civil para o caso ser investigado.

Sertão Informado com Angelo Lima

Bolsonaro diz que enviará ao Congresso medida para ampliar legítima defesa para policiais

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou, nesta quinta-feira 26, que pretende enviar ao Congresso um projeto de lei para garantir a imunidade a agentes de segurança pública que matarem em serviço, o chamado excludente de ilicitude, uma de suas promessas de campanha.

Durante a transmissão semanal que realiza em sua página do Facebook, Bolsonaro afirmou que a medida visa ampliar a legítima defesa do policial em serviço. “O policial, após cumprir missão por determinação superior, pode ser do comandante da PM, do governador, ou uma decisão judicial, ele chega em casa para dormir e no dia seguinte ele recebe medalha e não a visita de um oficial de justiça para intimá-lo a responder a um processo”, disse.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, disse que a proposta é uma “retaguarda jurídica aos profissionais da segurança pública”. De acordo com ele, o projeto é mais amplo do que o já apresentado neste sentido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e que está sendo discutido também pelo ministério da Defesa.

O texto também irá incluir os militares das Forças Armadas quando empregados na GLO (Garantia da Lei e da Ordem), policiais militares, civis, federais, rodoviários, e guardas municipais.

Bolsonaro disse ainda que os cidadãos que estiverem armados com armas legais e agirem em legítima defesa própria, de terceiros ou do patrimônio e propriedade já estão incluídos no excludente de ilicitude.

“Você responde, mas não tem punição. Isso acontece em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos. Ninguém quer inventar nada aqui. É nossa maneira de reagirmos e combatermos a violência em nosso Brasil. O cidadão de bem não pode continuar, como querem muitos aqui no Brasil, ser um cordeiro no mar de lobos que temos pela frente”, disse.

Oliveira disse também que os profissionais de segurança pública sentem, muitas vezes, “que o Estado vira as costas”. “É uma covardia o que o Estado faz com jovens policiais e militares que são colocados numa situação de confronto e quando em algum momento haja algo que fuja do controle, que não há obviamente, na maior parte dos casos, a intenção do policial de fazer o uso errado da sua arma, mas isso acontece numa situação real, eles ficam completamente desamparados”, disse.

Radares Móveis

Bolsonaro também voltou a comentar sobre a intenção de reduzir a mil os radares de velocidade nas estradas do país. Para ele, os caminhoneiros e os profissionais que dependem do carro para trabalhar são prejudicados pelo excesso de fiscalização nas rodovias. Ele ainda disse esperar que a Câmara dos Deputados não altere o projeto de lei que foi enviado no início do ano com propostas de mudanças na legislação de trânsito.

Clickpb com Veja

Wilson Filho representa ALPB em audiência sobre venezuelanos na PB

O deputado estadual Wilson Filho (PTB) participou, nessa quarta-feira (24), na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), de audiência pública para debater o acolhimento migratório no Estado. Durante o evento, foi debatido em especial a situação dos venezuelanos que chegaram à Paraíba por meio do processo de interiorização do Governo Federal, cerca de 250.

Wilson Filho, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), ficou responsável por acolher as demandas das entidades presentes e apresentá-las no Parlamento Estadual. Ele ressaltou a necessidade de se ter um olhar humanizado sobre a questão migratória, em especial a situação dos venezuelanos que estão no Estado.

“É importante discutir a inserção destas pessoas no mercado de trabalho e, acima de tudo, olhar o lado humanitário. A Paraíba é um Estado que, felizmente, está na contramão do Brasil, abrindo postos de trabalho e com a economia sólida, portanto, fica mais fácil absorver essa mão de obra”, disse.

O presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-PB, Pedro Igor, ressaltou que “objetivo do evento é, além de expor a questão do acolhimento migratório no Estado, despertar o interesse da sociedade de um modo geral para que possam tomar conhecimento do processo como todo, com base nas exposições e dados trazidos pelos expositores e palestrantes convidados”.

O evento aconteceu no auditório da Justiça Federal, localizado no Pedro Gondim, em João Pessoa, e contou a presença de grupos da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Estadual da Paraíba que fazem o acompanhamento da situação dos imigrantes, além de representante do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB) e representantes de entidade privadas.

PBAgora com Assessoria

Pesquisas usam palma forrageira e sisal contra lesões e colesterol

O verde que brota no solo do Sertão, Cariri, Agreste e Cumimataú paraibano ganha forma, nova cor e outras utilidades no Laboratório de Desenvolvimento e Caracterização de Produtos Farmacêuticos (LDCPF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Resistente ao sol e às intempéries climáticas, a palma forrageira e o agave não servem apenas como alimento alternativo para o gado em tempos de seca. Os dois vegetais, disponíveis abundantemente no semiárido nordestino, podem ser usados com fins medicinais.

Uma pesquisa desenvolvida por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e do Departamento de Farmácia da UEPB tem testado o uso da palma e do agave para tratar lesões de pele e, até mesmo, reduzir a taxa de colesterol no sangue.

A pesquisa, coordenada pelo professor Bolívar Ponciano Damasceno, é financiada com recursos da Chamada Universal do CNPq e do PROPESQ UEPB, e já rendeu duas teses de Mestrado. Atualmente, dois trabalhos usando os mesmos produtos estão em pleno andamento.

A primeira pesquisa, intitulada “Filmes de Celulose Extraída da Palma Forrageira contendo derivado N- acilidrazônio para o tratamento de lesões cultâneas”, utiliza palmas cultivadas na unidade experimental do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e nos palmares de Monteiro.

No Laboratório localizado no Complexo Integrado de Pesquisa Três Marias, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Câmpus de Bodocongó, a palma vira uma substância que pode ser preciosa para a saúde. Da planta é extraída a celulose, que pode servir para vários benefícios na área farmacêutica, como excipientes. A equipe do professor Bolívar optou por usar a celulose para produzir o filme polimérico com a finalidade de usá-lo como meio cicatrizante de feridas ou queimaduras.

Para extrair a celulose, a palma passa por várias etapas em sua produção, incluindo o processo de secagem e pureza da planta. O primeiro passo é triturar a droga vegetal e inserir nela vários produtos que retiram as substâncias que não sejam celulose. Após ser triturada, a substância verde se transforma no acetato de celulose, utilizado na preparação dos filmes poliméricos.

A estes filmes são incorporadas substâncias ativas para exercer a sua eficácia, como é o caso da molécula conhecida por JR-19, desenvolvida pela equipe do professor do Departamento de Farmácia, Ricardo Olímpio de Moura, até chegar ao produto final.

O mestrando Amaro César Lima de Assis, que está à frente da pesquisa, revela que os primeiros resultados colhidos no laboratório surpreenderam a equipe. “Esses filmes desenvolvidos passam por todo um processo de caracterização para garantir que realmente o sistema a ser desenvolvido contém essencialmente a celulose extraída da planta. Esse processo é bastante inovador e nossa Universidade é pioneira no uso desta planta com essa finalidade”, observou Amaro César.

Amaro, que é graduado em Farmácia pela UEPB, destacou que o objetivo final da pesquisa é formar um sistema em que o fármaco incorporado tenha uma liberação prolongada para poder passar mais tempo em contato com a pele e diminuir o incômodo dos ferimentos. Por enquanto, o uso da planta para acelerar o processo de cicatrização de ferimentos foi testada apenas em animais, mas a pretensão da equipe é, futuramente, fazer testes clínicos em humanos. Essa parte, considerada a mais ousada da pesquisa, só será possível fazer a partir de parcerias com outras instituições e financiamentos.

“O principal foco do nosso laboratório é desenvolver o produto. Os testes pré-clínicos e clínicos são feitos em parceria com outros laboratórios”, observou Bolívar. O professor enfatizou que a pesquisa pode dar grande contribuição para a ciência, uma vez que vai facilitar o tratamento de pessoas que estão com feridas e queimaduras. Ele disse que um dos objetivos do trabalho é agregar valor a um produto nordestino resistente a seca e chuva.

Agave usado na redução do colesterol

Dentro do Laboratório de Desenvolvimento e Caracterização de Produtos Farmacêutico da UEPB, a pesquisa desenvolvida pela estudante Larissa Pereira tem metas ousadas que podem, no futuro, revolucionar a medicina. Utilizando o sisal, a pesquisa, orientada pelo professor Bolívar Ponciano, visa derrubar as taxas de colesterol no sangue e, consequentemente, diminuir os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e outros desfechos cardiovasculares.

A pesquisa “Micropartículas de acetato de celulose sintetizado a partir de Agave oriundo do semiárido brasileiro para a obtenção de sistema de liberação controlada da sinvastatina” utiliza a celulose extraída do agave, também conhecida como sisal. Ela é inicialmente transformada em microemulsão para, posteriormente, ser transformada em micropartículas.

O produto passa por um processo de secagem em um equipamento chamado Spray-dryer, restando apenas a parte do pó, em que o fármaco, a sinvastatina, é incorporado na matriz polimérica do acetato de celulose. Após passar por várias etapas, o produto, pronto para ser ingerido, é colocado em uma cápsula de gelatina dura.

Formada em Farmácia pela UEPB, Larissa Pereira afirmou que a ideia da pesquisa é diminuir as dosagens dos pacientes que tem taxas elevadas de colesterol e controlar melhor o uso de medicamentos no tratamento. “O objetivo é que o paciente tome uma única dosagem por dia”, frisou.

A pesquisa, fruto da dissertação de mestrado da estudante, ainda está e fase embrionária, sendo que os testes pré-clínicos devem ser feitos em ratos, no Câmpus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Patos. O trabalho já foi submetido ao Comitê de Ética da UFCG.

Integrante do PPGCF da UEPB, o professor João Oshiro destaca o nível das duas pesquisas e a contribuição que futuramente o Laboratório de Farmácia da Instituição pode dar para a ciência. Ele ressalta a riqueza da palma forrageira, onde pode ser extraído um dos cinco excipientes mais utilizados na indústria farmacêutica, que é a celulose. “É um projeto fantástico, de nível internacional, e que vai impactar na economia local, uma vez que a palma é uma espécie nativa que usa pouca água e nós estamos tendo um bom resultado”, destaca.

Pesquisas concluídas

Pelo menos duas dissertações de mestrado foram concluídas no PPGCF usando a palma forrageira. O trabalho pioneiro, coordenado pelo professor Bolívar Damasceno, foi desenvolvido pelo estudante João Paulo Tavares Malheiro e teve como tema “Síntese, Caracterização e Aplicação do Acetato de Celulose a partir da Palma Forrageira Para Liberação Modificada de Fármacos”.

A outra pesquisa, “Micropartícula de Acetato de Celulose Sintetizado a partir da Palma Forrageira para a Obtenção de Sistema de Liberação Controlada do Captopril”, que também usa a palma para fins medicinais, foi desenvolvida pela estudante Alana Rafaela Albuquerque Barros.

Na semana passada, a equipe do professor Bolívar teve um artigo sobre a extração da celulose da palma aceito para publicação em uma revista de alto impacto científico. Com o título “Opuntia ficus-indica L. Miller (forage palm) as an Alternative Source of Cellulose for Production of Pharmaceutical Dosage Forms and Biomaterials: Extraction and Characterization” (Opuntia ficus-indica L. Miller (palma forrageira) como fonte alternativa de celulose para produção de formas farmacêuticas de dosagem e biomateriais: extração e caracterização), o artigo foi publicado na revista Polymers.

PortalCorreio

Evento marca o retorno das apresentações do Grupo de Xaxado Pegadas de Lampião

Na noite dessa noite de quarta-feira (24), às 19h30, foi realizado um grande evento de lançamento do projeto de renovação do grupo de xaxado Pegadas de Lampião, que aconteceu no salão paroquial, em Santa Terezinha (PB) e contou com a presença dos antigos integrantes  e dos novos integrantes além da coordenação do Instituto Padre Erivaldo Alves Ferreira (IPEAF) que é responsável pelo grupo de dança.

Na ocasião houve palestras sobre a história do cangaço, história de lampião, história do xaxado e do grupo de xaxado Pegadas de Lampião.

Encerrando o evento, ocorreu com a apresentação da nova formação para 2019 além da apresentação da nova direção formada por Tião Costa, Ismael Pereira e Taciana Alves.

Com informações de Tião Costa

Receita Federal está em novo endereço na cidade de Patos

Depois de funcionar por vários anos na Rua Rui Barbosa, por trás do Banco do Brasil, no Centro de Patos, a sede da Receita Federal está em novo endereço e muitos cidadãos ainda buscam o antigo local para resolver questões inerentes ao órgão, mas encontram o espaço fechado e sem informações para orientar os usuários sobre o novo endereço.

Há dois meses, a sede da Receita Federal está na Rua Coronel João Olinto, número 36, próximo ao Residencial Mont Azul, Bairro Brasília, em Patos. O novo prédio tem melhor estrutura, fica próximo de outros órgãos federais e oferece mais conforto para os funcionários e os próprios usuários.

Ao contrário do que muitos pensavam, o prédio da Rua Rui Barbosa não era próprio da Receita Federal e devido a estrutura precária se exigiu mudança. No órgão, os cidadãos resolvem questões da fiscalização dos tributos federais, encaminha Cadastro de Pessoa Física (CPF), questões da importação e da exportação, dentre outras atividades oferecidas ao contribuinte.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Pistola é apreendida durante abordagem da Polícia Militar, no sertão

Policiais do 12º BPM realizavam uma barreira polícia na cidade de Catolé do Rocha, quando foi encontrada no interior de um veículo uma pistola Taurus, calibre 380 com 18 munições intactas.

O veículo modelo VW Golf, de cor prata, estava sendo conduzido pela pessoa de Antônio Pereira da Silva Júnior, mais conhecido como “Júnior Feirante”.

Durante a busca veicular, a guarnição notou que o acusado ficou nervoso, e então foi redobrada a atenção e logo em seguida foi localizada a arma de fogo abaixo do banco do motorista.

Diante das circunstâncias, o acusado foi conduzido a delegacia de Catolé do Rocha para a lavratura do flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

ReporterPB

Foragido da justiça é preso após ultrapassar sinal vermelho na cidade de Sousa

Uma guarnição da Polícia Militar composta pelo Sargento G. Mendes e o Soldado Edvanildo realizava rondas de rotina pela cidade, e ao chegar as proximidades do semáforo da Energisa, percebeu um motociclista em atitude suspeita que passou o semáforo vermelho, os policiais passaram a fazer diligências e conseguiram localizar o mesmo na rua Nestor José Sarmento. O suspeito foi identificado como Francisco Thiago Batista, que foi levado à delegacia.

Francisco Thiago fez o teste do etilômetro sendo constatado sintomas de embriaguez alcóolica, em seguida os policiais fizeram uma busca pessoal e encontraram uma sacola com substância semelhante a cocaína, assim Francisco Thiago Batista foi apresentado ao delegado de plantão.

Os policiais fizeram uma consulta junto ao sistema SINESP, foi constatado que em desfavor do acusado tinha um mandado de prisão expedido pela 1º Vara Mista de São João do Rio do Peixe.

Sertão Informado

Chuvas na PB são normais e devem seguir até o fim de julho, diz Aesa

As fortes chuvas registradas na parte leste da Paraíba são consideradas normais para este período do ano, conforme informado ao Portal Correio pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, elas ocorrem porque há grande concentração de umidade vinda do Oceano Atlântico em direção à costa.

Segundo o site da Aesa, a Capital registrou 86,2 milímetros (mm) de chuvas de domingo (21) até esta quarta (24). A Defesa Civil de João Pessoa garantiu que não houve nenhum problema na Capital e que os números são normais. O coordenador do órgão, Noé Estrela, informou também que há previsão de mais chuvas.

A Defesa Civil alertou ainda que as chuvas podem causar alagamentos e enchentes, e informou que o órgão está a disposição através do telefone 0800 285 9020. Em todo o estado, a Defesa Civil atende no 199 e o Corpo de Bombeiros, no 193.

Alagamentos em JP durante o dia

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) registrou alagamentos durante esta quarta-feira (24) na Capital por conta das chuvas. Até às 14h30, a água acumulada foi encontrada nos seguintes pontos:

– Viaduto do Cristo, em frente ao Trevo Autoshopping;
– Valdemar Nazeazeno, ao lado da Central de Polícia;
– Avenida das Industrias, no Bairro das Indústrias;
– Lateral do Centro Administrativo Municipal;
– Ladeira Valentina x Mangabeira;
– Rua Prof. Osvaldo Miranda Pereira, João Agripino.

Ao Portal Correio, o Corpo de Bombeiros de João Pessoa informou que não houve ocorrências decorrentes das chuvas.

Campina Grande

Já em Campina Grande, o teto de uma concessionária de veículos desabou durante a madrugada desta quarta-feira (24). Vários automóveis que estavam no local foram atingidos.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, uma árvore também chegou a cair próximo a um posto de combustível no bairro da Liberdade e os bairros Novo Horizonte e Distrito Industrial registraram pontos de alagamento.

Segundo ele, a região do bairro Novo Horizonte, próxima ao aeroporto, é de planície de Campina Grande e a água da chuva que chega aos canais tende a seguir naquela direção.

Conforme previsão meteorológica da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), para Campina Grande é de que o clima permaneça favorável ao aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas, de intensidade moderada. “A partir desta quinta-feira (25), a previsão é que em Campina já comece a reduzir o volume de chuvas,” informou Marle Bandeira, meteorologista do órgão. Em todo o estado podem ocorrer chuvas e as temperaturas ficam entre 15°C e 31°C.

Patos

Patos não está na lista de 64 cidades que deverão ter chuvas fortes, nem aparace no mapa de pluviometria para esta época. Normalmente, as chuvas no Sertão da Paraíba ocorrem nos primeiros meses do ano. Porém, nesta quarta, a cidade sertaneja também registrou chuvas.

PortalCorreio