Início Site Página 1018

VÍDEO: Centenas de fiéis participam da 27ª Romaria ao Cristo Rei em Itaporanga

Centenas de fiéis católicos participaram neste domingo (20) da XXVII Romaria Diocesano ao Cristo Rei, na cidade de Itaporanga (PB). Os religiosos seguiram em peregrinação da Igreja Matriz até a Serra do Cantinho, onde fica localizado o monumento, cerca de 7 km.

A concentração aconteceu às 03h, e a missa teve início às 05h. Devotos de várias cidades da região do Vale do Piancó e do Sertão se deslocaram em grupos a pé até o município itaporanguense.

O evento já é tradicional entre os católicos regionais.

O Diamante Online fez uma reportagem especial. Assista:

 

Diamante Online

Governador diz que não vai interferir na eleição da mesa da ALPB: “Intervir jamais”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), disse, nesta segunda-feira (21), que não vai interferir na eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado. Nesse fim de semana, o gestor se reuniu com os deputados Adriano Galdino e Branco Mendes, ambos do Republicanos, sobre a disputa.

Nos próximos dias, Azevêdo deve conversar também com outros postulantes, a exemplo dos deputados Tião Gomes (PSB), Eduardo Carneiro (Solidariedade), Galego Souza (Progressistas) e Wilson Filho (Republicanos).

Apesar de afirmar que gostaria de ter à frente do legislativo estadual um “parceiro”, João afastou, nesta segunda-feira (21), a possibilidade de intervir na disputa.

“Em nenhum momento haverá intervenção numa decisão que é puramente dos deputados. O primeiro princípio é o respeito entre os poderes. Ao Poder Executivo cabe conversar com os deputados da base, ouvir quais os seus sonhos e seus pleitos, pretensões com relação à Mesa. Entretanto, intervir jamais. Isso é uma decisão que cabe aos 36 deputados. Claro que vou receber todos os deputados que me procurarem, entretanto fazer intervenção de forma nenhuma. A autonomia da Assembleia precisa ser respeitada”, disse Azevêdo.

Durante entrevista à imprensa, João Azevêdo não escondeu o desejo de ter na presidência do Poder Legislativo um “parceiro”.

“Nós queremos ter alguém que seja parceiro, evidentemente. A expectativa de quem faz gestão, é ter a garantia de ter na Assembleia uma Mesa que lhe der governabilidade suficiente, para que você não perca tempo com picuinhas políticas, para que você possa fazer esse trabalho que você está fazendo hoje aqui, focar no trabalho, em políticas públicas”, destacou.

Paraiba.com.br

Galego Souza se lança candidato à presidência da ALPB contra Galdino no 2º biênio e defende nome de Eduardo para o 1º

O deputado estadual reeleito, Galego Souza, do Progressistas, confirmou, nesta segunda-feira (21), que também está no páreo para a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba, só que para o 2º biênio da disputa.

Galego disse contar com o apoio já de pelo menos 16 deputados que estão compromissados com uma chapa casada, que no primeiro biênio apoiará o nome do deputado Eduardo Carneiro (Solidariedade)

“Sim, serei candidato. Já contamos com o apoio confirmados de 16 deputados e estamos conversando com mais alguns que estão nos ajudando a construir um número considerável para fazermos a Mesa Diretora no primeiro biênio com Eduardo Carneiro e no segundo biênio comigo”, destacou.

Mais cedo, em entrevista à imprensa, Eduardo disse estar conversando já com 22 parlamentares e destes, 17 já apalavraram o apoio para eleição da Mesa em fevereiro de 2023.

PB Agora

Mais de 30,3 mil estudantes faltam ao segundo dia de provas do Enem 2022 na Paraíba

Dos 103.241 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 na Paraíba, 30.303 não compareceram aos locais de provas nesse domingo (20). A abstenção é superior à registrada no primeiro dia de exame, quando os faltosos somaram 27.049.

Segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, eram esperados 100.930 estudantes nos pontos de aplicação de prova impressa e 2.311 nos locais de aplicação da prova virtual. No entanto, 29.064 (28,8%) inscritos na versão impressa do exame e 1.239 (53,6%) inscritos no Enem virtual faltaram ao segundo dia de provas.

De acordo com o Inep, o Enem 2022 foi realizado em 55 municípios da Paraíba. Foram 2.775 salas em 400 locais de prova.

Nesse domingo (20), estudantes resolveram questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática. Na semana passada, os participantes do Enem haviam sido submetidos às provas de Linguagens (Português e língua estrangeira), Ciências Humanas (História e Geografia) e redação.

O Inep divulgará os gabaritos até a quarta-feira (23), conforme previsto em edital.

Ao todo, 2.351.513 estudantes de todo o Brasil compareceram ao segundo dia do Enem 2022. O exame é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Portal Correio

Polícia Militar recupera motocicleta, em São José de Espinharas

Na tarde deste domingo (20/11), a Polícia Militar, recuperou, durante fiscalização na PB-275 uma motocicleta Honda NXR 160 bros Vermelha.

O fato ocorreu quando a guarnição da 4ª CPTran, em rondas, com apoio do policiamento local, avistou uma motocicleta portando uma placa fora dos padrões. Que ao realizar a consulta foi verificado que a placa era falsa, e a placa verdadeira possuía restrição de roubo/furto na cidade de Jericó-PB. O nacional L.L.A se apresentou como proprietário e disse ter adquirido de um conhecido da cidade de Patos pelo valor total de 14mil . Diante dos fatos a motocicleta e o possuidor foram conduzidos e apresentados a delegada plantonista na delegacia central em Patos.

P/5 – Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional da 4ªCPTran

Expresso da Santana massacra o Ajax e mete goleada de 13 x 0

Na tarde do último sábado (19), o Expresso (sítio Santana) enfrentou o Ajax (Assentamento Dom Expedito), jogo válido pelo Campeonato Municipal de Futebol de Santa Terezinha (PB).

O time do sítio Santana massacrou o Ajax, uma goleada histórica de 13 x 0. O destaque foi o atacante Dim que marcou dez gols. O meio campo Aldemir distribuiu nove assistências. Agora a competição tem um novo artilheiro.

A equipe do Expresso irá enfrentar o América (sítio Quixaba) nas quartas de finais.

Os outros jogos serão:

  • Fluminense (sítio Santana) x Santa Cruz (sítio Santo Estevão);

  • Independente (time da cidade) x Nacional (sítio Passagem de Madre);

  • Boca Juniors (time da cidade) x Internacional (sítio Lagedo);

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

São José do Bonfim é premiada como 2º Melhor Gestão dentro do prêmio Band Cidades Excelentes

Na última quinta-feira dia 17 de Novembro aconteceu na Capital João Pessoa a entrega do Prêmio ” Band Cidades Eficientes “, e na classificação que avaliou cidades com menos de 30 mil habitantes no Estado da Paraíba e classificou 28 dentro dos critérios da Premiação, onde o município de São José do Bonfim ficou em 2° Lugar no Prêmio dentro da avaliação do IGMA de todas as cidades participantes.

O Prêmio busca reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal; incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; disseminar soluções de gestão que sirvam de referência para outros municípios; e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

Os indicadores do Prêmio Band Cidades Excelentes são construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Ascom

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, em Patos

Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, na madrugada desse domingo (15), no bairro Santo Antônio, em Patos. A Polícia Militar chegou ao autor após o CIOP acionar a guarnição para verificar uma ocorrência de vias de fato entre um homem e sua cunhada numa localidade conhecida como “beco de jaruzo”.

Quando os policiais chegaram ao local não se verificou a materialidade da ocorrência, porém a guarnição deparou-se com uma situação, aparentemente de violência doméstica, numa residência vizinha, onde se percebeu a porta quebrada e gritos de socorro vindos de dentro do imóvel. De pronto os policiais adentraram a residência e encontraram na sala 250 gramas de substância análoga à cocaína e 06 papelotes da mesma substância pronta para comercialização. Num dos quartos foram encontrados 200 gramas de uma substância análoga a maconha, bem como um revólver calibre 38 e 14 munições intactas.

De imediato os policiais militares deram voz de prisão ao acusado.

O suspeito foi conduzido, juntamente com o material apreendido, para a Delegacia de Polícia. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, sendo encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING INSTITUCIONAL DO 3º BPM

Menina de 11 anos morre após ingerir medicamentos, em Santana dos Garrotes

Uma menina de apenas 11 anos morreu na manhã deste sábado (19) na cidade de Santana dos Garrotes (PB). A causa foi ingestão de uma grande quantidade de medicamentos.

Em contato com Diamante Online, uma tia da criança disse que a menor já estava sem vida quando foi chamado o socorro.

A criança tinha problemas mentais e essa foi a segunda vez que ela ingeriu medicações escondido.

O caso deverá ser investigado pela polícia.

Fonte: Diamante Online

Valdemar Costa Neto diz que vai pedir ao TSE anulação de votos depositados em 250 mil urnas

Em vídeo publicado no Twitter pela deputada federal bolsonarista Bia Kicis (PL-DF), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirma que pedirá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que votos depositados em urnas antigas sejam desconsiderados.

O pedido, segundo o dirigente partidário, será feito até terça-feira (22). Segundo o Antagonista, Valdemar deu a declaração neste sábado (19), em São Paulo.

De acordo com o presidente do PL, o objetivo não será pedir a realização de uma nova eleição. O que ele pretende é, com a anulação dos votos depositados em urnas de modelos anteriores a 2020, tentar reverter a vitória de Lula.  “Nada de ter nova eleição, não vamos propor nada disso, não queremos tumultuar a vida do país. Mas têm umas urnas que têm que ser revistas e nós vamos propor para o Tribunal Superior Eleitoral até a próxima terça-feira essa nova proposta (…) Pelo estudo que fizemos, têm várias urnas que não podem ser consideradas. É no Brasil inteiro, de 2020 para baixo. Todas elas têm o mesmo número, não tem como controlar. Temos a prova e vamos mostrar que essas urnas não podem ser consideradas. Vamos ver o que o TSE vai resolver”.

Valdemar Costa Neto afirma que 250 mil urnas teriam que ser desconsideradas.

Wscom com 247