A operação realizada na manhã desta terça-feira (22) pela Polícia Federal para prender condenados por abuso sexual terminou com a prisão de seis pessoas na Paraíba.
A operação “Guardiões da Infância” tem sido realizada em todos os estados do país. Na Paraíba, as prisões de hoje (22) ocorreram nos municípios de Queimadas, Aroeiras, Mulungu, Santa Terezinha, Nova Floresta. A prisão realizada no domingo (20) ocorreu em Itabaiana.
De acordo com órgão, o objetivo da Operação Guardiões da Infância é retirar do convívio social indivíduos que já foram investigados, processados criminalmente e condenados, dando efetividade ao sistema de justiça criminal e impedindo que novos crimes contra crianças e adolescentes sejam cometidos.
As ações da Operação tiveram início em agosto, com cumprimento de mandados de prisão de criminosos que já constavam do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), mas ainda estavam em liberdade. Além dos detidos na Paraíba, haviam 95 foragidos nos 26 estados do país e no Distrito Federal (DF).
Segundo apurou a reportagem, além da coloração das Polícias Civis e Militares dos Estados, há a colaboração de polícias internacionais. A idade dos condenados que foram presos no país varia desde 24 anos a 97, segundo a equipe da PF responsável pela operação, que segue em andamento.
A situação do abastecimento do gás de cozinha na Paraíba está cada vez mais critica. O volume do produto recebido pelo estado já caiu em 80%. De acordo com o presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás na Paraíba (Siregás), Marcos Antônio Bezerra, a situação é cada vez mais crítica. “Continuamos na mesma situação: racionado e sem previsão de retornar ao normal”, lamentou.
A crise no abastecimento começou com a venda da Refinaria de Mataripe, antiga Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, para o fundo árabe Mubadala no final do ano passado. A empresa reduziu a produção de gás de cozinha (GLP), provocando desabastecimento do produto na região. A Rlam não fornece gás para Paraíba, mas é a principal fornecedora do estado da Bahia.
Como o estado da Bahia é um grande consumidor do produto, a escassez por lá, acaba desregulando o mercado de toda a região. Bezerra afirma que no momento, a única coisa que os comerciantes podem fazer é aguardar. “Estamos fazendo o possível para que o consumidor seja menos afetado”.
Através de nota, a Rlam explicou que a empresa está passando por ajustes e quevem tomando todas as medidas para normalizar o suprimento ao mercado da Bahia e de Sergipe.
Um enxame de insetos, invadiu e assustou os moradores do município de Santa Helena, no Alto Sertão do estado que ficaram assustados, neste final de semana. Nas imagens, que começaram a circular nas redes sociais e aplicativos de compartilhamento de mensagens no último sábado (19), mostram a dimensão da invasão.
Segundo Jean Ferreira, que é um biólogo da região, o inseto em questão é da família dos psilídeos, uma espécie de mini cigarra ovípara que se alimenta de folhas e brotos de plantações. O especialista afirmou que a possível causa da infestação é climática, já que o segundo semestre é a época de reprodução. Cada fêmea pode produzir de 600 a 800 ovos.
Chuvas associadas ao calor favorecem as brotações nas plantas e tornam o ambiente suscetível à alimentação e reprodução desses insetos. O que os faz se concentrar nessas regiões. A situação deu o que falar na cidade e muitos moradores tiveram que ficar com as portas fechadas e as luzes apagadas, já que a iluminação atrai essa espécie de inseto.
O deputado estadual reeleito, Chió (Rede), revelou durante entrevista ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação na noite desta segunda-feira (21), que foi convidado pelo ex-coordenador de campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Randolfe Rodrigues (Rede), para participar do processo de transição, em Brasília.
Ao 60 Minutos, Chió disse que estará embarcando na próxima semana para Brasília onde deve levar para a equipe de transição do Governo Lula informações sobre a Paraíba. Ele afirmou que a intenção do convite é dar “pitacos e opinar” nas questões que envolvem o Sertão da Paraíba. Ouça:
A Copa do Nordeste 2023 definiu a formatação de seus dois grupos da primeira fase nesta segunda-feira (21) em edição onde haverá uma fase a menos de classificação antes dos grupos na comparação com o que ocorreu na temporada recém-finalizada.
Em relação ao restante da principal competição da Região Nordeste, o regulamento segue inalterado onde, depois de enfrentamento com adversários do grupo vizinho em turno único, os quatro primeiros avançam ao mata-mata
Atual campeão da Lampions, o Fortaleza encabeça o Grupo A onde também estarão Atlético-BA, CRB, Fluminense-PI, Sampaio Corrêa e Sport (vice-campeão deste ano) além de duas equipes que virão da fase eliminatória.
Do outro lado, o Bahia (recordista de títulos ao lado do arquirrival Vitória) está acompanhado no Grupo B de ABC, Campinense, Ceará, Náutico, Sergipe e outros dois times oriundos da Pré-Copa do Nordeste.
Em relação aos jogos eliminatórios antes dos grupos, a programação prevê sua realização entre os dias 5 a 8 de janeiro, em confronto único e tendo o clube de melhor posição no Ranking da CBF. Em caso de igualdade no tempo regulamentar, a disputa é definida nas penalidades.
CONFIRA OS DUELOS DA PRÉ-COPA DO NORDESTE 2023
Botafogo-PB x Retrô
Confiança x Sousa
Vitória x Cordino
Jacuipense x Altos
CSA x Potiguar de Mossoró
América-RN x Moto Club
Ferroviário x ASA
Santa Cruz x Caucaia
Em meio ao aumento de casos de Covid-19, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (21) a venda em farmácias do antiviral Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir), primeiro medicamento aprovado no país para o tratamento da doença em ambiente doméstico.
Segundo o portal de notícias R7, o Paxlovid, desenvolvido pela Pfizer, já tem uso emergencial aprovado no Brasil desde março deste ano. Ele é indicado para pacientes com risco de evoluir para casos graves e que não precisem de oxigênio suplementar.
Em estudos, a droga reduziu em até 89% o risco de internação por Covid-19.
A venda em farmácias estará sujeita à prescrição médica. O tratamento envolve o uso de dois comprimidos simultaneamente, duas vezes ao dia, durante cinco dias.
O uso deve começar imediatamente após o resultado de exame positivo para Covid-19 e em até cinco dias após o início dos sintomas.
Em seu voto, a relatora do processo na Anvisa, a diretora Meiruze Freitas, destacou a importância de oferecer o medicamento na rede privada, devido à não incorporação integral dele no SUS.
A rede pública disponibiliza o Paxlovid somente a pacientes imunocomprometidos acima de 18 anos ou em pacientes com 65 anos ou mais, segundo um parecer de maio deste ano da Conitec (Comissão Nacional para Incorporação de Tecnologias no SUS).
A relatora também apontou “o cenário epidemiológico com a circulação de novas subvariantes da Ômicron, principalmente BA.5.3.1, BQ.1 e BE.9, em que, entre os dias 6 e 11 de novembro de 2022, foram notificados no Brasil 57.825 casos e 314 óbitos por covid-19 pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde, representando um aumento de 120% em relação à média móvel da semana anterior”.
O preço de venda nas farmácias ainda não foi divulgado e cabe à CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos).
Meiruze salientou que a disponibilidade de um medicamento não substitui a importância do esquema vacinal completo como melhor forma de evitar o agravamento de quadros de Covid-19.
As paraibanas Luiza Rabello, do meme ‘que foi pro Canadá’, e a apresentadora Fernanda Albuquerque participaram neste domingo (20) do quadro Acredite Em Quem Quiser, do Domingão do Huck, na TV Globo.
Versão brasileira do internacional To Tell The Truth, o quadro tem relatos de histórias difíceis de acreditar e as participantes precisam identificar quem está contando a verdade.
Luiza Rabello ficou conhecida quando o seu pai, Gerardo Rabello, em divulgação de um novo empreendimento imobiliário, justificou a ausência da filha do comercial, dizendo que estavam todos ali, “menos a Luíza, que está no Canadá”. A frase sobre a moça, então com 17 anos e estudante de intercâmbio, ganhou a internet e viralizou.
A apresentadora Fernanda Albuquerque também participou do quadro do programa e contou histórias.
Participaram do quadro os artistas Tino Marcos, Jojo Todynho, Déa Lúcia e Lívia Andrade.
Uma mulher identificada como Maria Monteiro da Silva, de 32 anos, morreu por volta das 11h20 deste domingo (20), vítima de uma descarga elétrica em uma residência, localizada no Centro da cidade Bernardino Batista, região de Cajazeiras.
Informações dão conta que a mulher trabalhava como doméstica na casa onde aconteceu o fato e teria colocado um pano molhado em um fio de energia que seria da mesma altura do varal, recebendo a descarga elétrica, caindo ao chão.
Uma equipe do SAMU foi mobilizada para prestar socorro a vítima, porém constatou que ela já estava sem vida. A Polícia Científica compareceu ao local e realizou a perícia. Em seguida, o corpo encaminhado ao NUMOL para o exame cadavérico.
Um homem foi preso em flagrante na tarde deste domingo (20) tentando “pescar” envelopes de dentro de caixas eletrônicos na agência da Caixa Econômica Federal de Itaporanga (PB).
Segundo a Polícia Militar, o suspeito, que mora no sítio Pau Brasil, zona rural do município, estava utilizando um material artesanal para retirar o dinheiro depositado nos caixas.
Os policiais notaram atitudes suspeitas do indivíduo, agiram rápido e conseguiram efetuar a prisão dele. Com o homem, foi apreendido um celular e fitas dupla face.
Segundo apurou o Diamante Online, os agentes já vinham investigando um grupo de pessoas que estava aplicando essa prática. Foram utilizados videos de câmeras de segurança de locais próximos ao banco.
O suspeito foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal de Patos.
A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), para o biênio 2023-2024, acontecerá apenas no dia 1º de fevereiro, mas as conversações em busca de apoio para a vaga da presidência já estão avançadas e muitos nomes já foram lançados.
Dentro do Republicanos, partido que elegeu a maior bancada de parlamentares nas eleições 2022 para a Casa de Epitácio Pessoa, dos oito deputados da legenda, três já manifestaram o desejo de disputar a vaga de presidente da ALPB.
Os deputados reeleitos Adriano Galdino, atual presidente, Wilson Filho, líder da bancada governista, e Branco Mendes, que assume no próximo ano o seu quinto mandato consecutivo, protagonizam uma disputa interna no Republicanos ao pleitear a presidência da ALPB e o apoio do governador João Azevêdo (PSB).
Em entrevista a imprensa no início deste mês, o governador reeleito da Paraíba disse que não deverá interferir na eleição da Mesa Diretora da ALPB. Contudo, João Azevêdo sinalizou com a possibilidade de avalizar a indicação do Republicanos com o nome do deputado reeleito Adriano Galdino, atual presidente do Poder Legislativo.
Na última semana, o secretário de Estado da Comunicação, Nonato Bandeira declarou que o governo tem preferência pela eleição de um presidente que seja da base aliada à gestão, mas que João Azevêdo não irá interferir na eleição da Casa.
No sábado (19), Branco Mendes esteve em audiência com João Azevêdo e comunicou oficialmente sua pretensão de disputar presidência da ALPB. Segundo o deputado deixou claro que não haverá imposição de nomes e reiterou que torce para que um parlamentar da sua base seja eleito.
Além dos parlamentares do Republicanos, também disputam a vaga os deputados reeleitos Tião Gomes (PSB) e Eduardo Carneiro (Solidariedade).