Início Site Página 1020

Silêncio de Bolsonaro sobre as manifestações de apoiadores é “forma de não aquecer a temperatura política”, avalia Nilvan

Nilvan Ferreira

O comunicador Nilvan Ferreira (PL), que foi derrotado ainda no primeiro turno na disputa pelo Governo da Paraíba, em entrevista nessa quinta-feira (17), saiu em defesa das manifestações políticas de apoiadores bolsonaristas que têm sido realizadas pelo país contra o resultado das urnas e disse que os esse público reivindica apenas liberdade.

Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro (PL) faz certo ao adotar o silêncio dos atos, sendo uma estratégia proposital justamente para não inflamar ainda mais os ânimos.

“A situação ficaria incontrolável nesse país, então eu analiso, diferente de muita gente, que essa postura do presidente de ficar em silêncio é uma forma de não aquecer mais ainda o clima e a temperatura política que nesse país está instalado. As pessoas estão nas ruas não é nem por outra questão, é para dizer que querem liberdade. que querem preservar o direito à manifestação livre e espontânea”, disse.

Essa foi a primeira vez que Nilvan comentou sobre as manifestações desde o resultado das urnas. Até então, assim como Bolsonaro, o comunicador vinha mantendo silêncio sobre o tema.

As declarações repercutiram no programa Arapuan Verdade.

PB Agora

Botafogo-PB é o time da Paraíba melhor colocado em ranking da FIFA

O Botafogo é o time da Paraíba melhor colocado em ranking da FIFA. O resultado foi divulgado neste sábado (19) pela CBF que definiu o Ranking Nacional de Clubes de 2023, Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022.

De acordo a CBF, o Flamengo continua na liderança. O Palmeiras, campeão brasileiro, segue na segunda colocação. A novidade no top-3 é o Athletico, vice da Libertadores, que ganha duas posições.

A pontuação leva em consideração as competições realizadas nos últimos cinco anos, mas com pesos distintos. O ano vigente multiplica pontos por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um.

É o terceiro ano seguido que o Flamengo fica em primeiro no Ranking Nacional de Clubes, com o Palmeiras em segundo neste período.
Quem segue uma escalada no ranking é o Fortaleza, que subiu quatro posições, entrou no top-10 e está em sétimo. Classificado para a Libertadores pela segunda vez seguida, o Leão já tinha feito uma escalada no ranking anterior, ganhando sete colocações.

Por outro lado, o Grêmio caiu sete posições e foi de 4º para 11º, influenciado pela disputa da Série B neste ano.

Veja os 10 primeiros do ranking

Flamengo – 17.210 pontos
Palmeiras – 14.458
Athletico – 13.760
Atlético-MG – 13.675
São Paulo – 13.572
Fluminense – 12.856
Fortaleza – 12.512
Corinthians – 12.320
Santos – 11.904
Internacional – 11.561

No caso de Vasco e Bahia, a CBF usou como base a classificação final da Série B 2022, considerando o julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) sobre o jogo do time vascaíno contra o Sport.

O ranking de clubes serve, entre outras coisas, para definir 10 participantes da Copa do Brasil (entre os que não conseguiram vagas pelos estaduais, por exemplo) e também os mandos de campo na primeira fase da competição.

Paraiba.com.br

Paraíba torna obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados de repartições públicas

O uso de máscaras em ambientes fechados de repartições públicas estaduais da Paraíba passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira (21).

A medida, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (19), ocorre em virtude do aumento no número de casos de Covid-19 registrado em novembro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), apenas nas últimas 24 horas foram confirmados mais 1.871 novos casos da Covid.

Até o momento, o percentual de ocupação de leitos de enfermaria é de 43% e de UTI adulto, 27%.

Portal Correio

Paraíba registra 1.338 novos casos nas últimas 24h; 16 pacientes foram internados nas unidades públicas de referência para covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste sábado (19), 1.338 casos de Covid-19. Entre os casos confirmados neste boletim, 14 (1,05%) são moderados ou graves e 1.324 (98,95%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 660.568 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios.

Óbitos

Foi confirmado 1 óbito desde a última atualização. A vítima é uma mulher, de 71 anos, residente do município de João Pessoa. Com isso, o estado totaliza com 10.418 mortes.

Cobertura Vacinal

Fazendo um recorte para a primeira dose de reforço na população com 12 anos ou mais, o estado contabiliza 62,27% do público vacinado.

Em relação ao segundo reforço nos indivíduos com idade a partir de 30 anos, a Paraíba tem 20,07% de cobertura na população contemplada.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 27%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 42%. Em Campina Grande, estão ocupados 25% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 0% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 16 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo 88 pacientes estão internos nas unidades de referência pra Covid-19.

Clickpb

PRF na Paraíba recupera três veículos adulterados e prende foragido da Justiça

As ocorrências distintas aconteceram nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e São Mamede. Ao todo duas pessoas foram detidas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na última quinta-feira (17), três veículos que estavam adulterados, sendo um semirreboque e duas motocicletas com registro de roubo/furto. Além disso, um homem com mandado de prisão foi preso.

A primeira ação se deu na manhã de ontem (17), por volta das 08h20, na BR 230, km 30, na capital paraibana, João Pessoa, quando a equipe policial visualizou e abordou um caminhão VW/15180 na intenção de realizar fiscalização. Na ocasião, foram solicitados os documentos do condutor e do veículo, e em consultas aos sistemas de segurança foi identificado que o homem de 45 anos, tinha um mandado de prisão expedido pelo crime de furto. Ele foi preso e encaminhado para a Central de Polícia para as devidas providências.

Também na manhã de ontem, cerca de 10 minutos após a primeira ocorrência, dessa vez no km 152, no município de Campina Grande, agreste paraibano, policiais do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da PRF realizaram uma inspeção de um semirreboque. Durante fiscalização minuciosa foi constatado que o veículo estava com seus elementos identificadores adulterados. Diante das circunstâncias foi lavrado boletim de ocorrência e ele ficará a disposição para realizar perícia e as providências cabíveis.

A última ação ocorreu no final da noite, por volta das 22h, quando policiais realizavam fiscalização no km 130, próximo à Unidade Operacional da PRF em São Mamede, e deram ordem de parada a um carro GM/Spin que transportava duas motocicletas em um reboque a ele atrelado. Durante a fiscalização o indivíduo apresentou os documentos dos veículos, em um deles foram constatados indícios de adulteração e o outro possuía um registro de formulário roubado/furtado/extraviado do DETRAN/PE. Ao realizar uma inspeção dos elementos identificadores das duas motocicletas foi constatado que ambas estavam adulteradas e que haviam sido subtraídas de seus donos, uma delas em agosto de 2011, no município de Belém/PA, a outra há apenas três dias no município de Santa Cruz do Capibaribe/PE.

O condutor, um homem de 41 anos, foi detido e encaminhado à Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis.

Ascom – PRF – Paraíba

Dom Eraldo promove transferências de padres na Diocese de Patos para o ano de 2023

Imagem: Josley Oliveira

Patos – PB, 17 de novembro de 2022.

“A renovação paroquial requer novas atitudes dos párocos. Em primeiro Iugar, o pároco precisa ser um homem de Deus que fez e faz uma profunda experiência de encontro com Jesus Cristo. Essa vivência de discípulo fará o pároco ir ao encontro dos afastados de sua comunidade; caso contrário, contentar-se-á com aspectos da administração e promoverá uma pastoral de conservação. O ministério sacerdotal tem uma forma comunitária radical e só pode se desenvolver como tarefa coletiva.” (Doc.100 CNBB – Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia, n°. 204)

A Igreja diocesana cumpre a sua missão por meio da harmoniosa cooperação entre presbíteros e Bispo no serviço ao povo de Deus; a dinamização da pastoral passa pela alternância dos párocos, administradores e vigários paroquiais. Somos servidores da diocese formada por um conjunto de paróquias e comunidades que sempre espera o gesto de obediência ao mandato de Jesus: ‘Ide e evangelizai…”

Transferências de Padres para o ano de 2023:

  • José Joácio da Nóbrega– Paróquia Sra. Sant’Ana – Santana dos Garrotes -PB

  • Adailton Pedro da Silva — Paróquia N. Sra. da Guia — Patos — PB

  • Luiz Gonzaga Pereira — Paróquia N.Sra. de Fátima — Patos – PB

  • Fábio Abreu Lima — Paróquia Sto. Onofre — Junco do Seridó -PB

  • Jorge Luiz Costa e Padre Ronaldo Oliveira dos Santos — Paróquia São Miguel Arcanjo -Tavares — PB

  • Josivânio Soares de Oliveira — Paróquia N.Sra. das Dores -Mãe d’Água — PB

  • Maurício Alves de Lucena Júnior — Paróquia Sto. Antônio – Piancó – PB

OBS: oportunamente estarei agendando encontro com todos para as providências necessárias.

Agradeço imensamente aos padres que serviram durante os últimos anos em suas respectivas paróquias, desejo êxito na missão aos que iniciam o seu ministério pastoral; ao povo de Deus, a gratidão e o pedido de uma boa acolhida aos seus novos pastores paroquiais.

Para o Bispo peço a oração de todos. Na esperança que não decepciona,

Dom Eraldo Bispo da Silva
Bispo diocesano

 

Fonte: Pascom Diocesana

Ressocialização: II Copa PPRN Carreiro de Futsal é realizada em penitenciária de Patos

Foi realizada nos dias 16 e 17 de novembro, a II Copa PPRN / Carreiro de Futsal, sediada na quadra de esportes do Presídio Padrão Romero Nóbrega, situado na cidade de Patos (PB).

Foram 18 equipes disputando o campeonato com a participação de toda a população carcerária. Os campeões e os vice-campeões ganharam troféus e medalhas.

Além do apoio da empresa de material esportivo Carreiro, também apoiaram a ação: A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiro Militar.

O diretor da unidade prisional, Charles Martins, comentou a ação:

“Foi um sucesso, com os jogos bastante disputados. No primeiro dia a final ocorreu entre as equipes do Brasil x Argentina, o Brasil sendo campeão. No segundo dia a final aconteceu entre Santos x Holanda, o Santos foi o vencedor. Atingimos o objetivo que é efetivamente promover a ressocialização através do esporte. A ressocialização é uma politica de governo, implantada através da Secretaria de Administração Penitenciária em todas as unidades”, disse.

Leia também:

Hortas do Presídio Romero Nóbrega beneficiam população carcerária e instituições da cidade de Patos

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Advogado explica o serviço de regularização de imóveis que será executado, em Santa Terezinha

O assessor jurídico do Município de Santa Terezinha (PB), o advogado Bruno Mota, participou nessa quinta-feira (17), no Conexão com a Notícia, transmitido na Rádio Conexão (104,9 FM) para divulgar a regularização de imóveis no município.

Ele divulgou o programa federal REURB (Regularização Fundiária Urbana) que será executado em parceria com a Prefeitura Municipal. Ele comentou que este projeto foi implementado em alguns municípios do estado, mas não de forma 100% e no município de Santa Terezinha será feito na sua totalidade, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Para se inscrever no programa as pessoas devem apresentar os documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento e algum documento que comprove a posse do imóvel (comprovante de residência, Documento de Compra e Venda, etc). É necessário que o requerente, o grupo familiar não ultrapasse os cinco salários mínimos (R$ 6.060). Após a apresentação da documentação, serão feitas fiscalizações nos imóveis pelo engenheiro civil e pela assistente social para comprovar a legalidade da ação. Após as comprovações, o cidadão receberá um documento e irá ao cartório de registro de imóveis para dar entrada na lavratura da escritura do seu imóvel.

O advogado relatou que não existirá burocracia para o cidadão porque a Prefeitura fará todo o serviço.

Após a legalização do imóvel, o lugar será valorizado em até 30%. O serviço iniciará na próxima quarta-feira (23), com lugar e horário a ser definido pela Prefeitura Municipal. O local e os horários de atendimento serão divulgados nas redes sociais da prefeitura, imprensa, panfletos e carro de som.

A previsão da conclusão dos serviços que sejam realizados num curto espaço de tempo.

Nesta sexta-feira (18), às 16h, será realizado o lançamento do Programa REURB (A Casa é Sua), no ginásio de esportes.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Jovem é assassinado a tiros, em São Bento

Um jovem de 22 anos foi morto a tiros na noite dessa quarta-feira (16/11), no município de São Bento, Sertão da Paraíba.

De acordo com as informações, Anderson Targino Medeiros foi surpreendido pelos algozes e alvejado por diversos disparos de arma de fogo.

A vítima morreu ainda no local do crime. Os criminosos fugiram rapidamente, após praticar o homicídio, e tomaram destino incerto.

A Polícia Civil investiga o caso. Este foi o 22º assassinato registrado na Capital Mundial das Redes em 2022.

Fonte: Repórter PB

XXVII Romaria ao Cristo Rei acontece no próximo domingo em Itaporanga

Na madrugada do próximo domingo (20), será realizada a XXVII Romaria ao Cristo Rei, na cidade de Itaporanga (PB). O evento é organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

A concentração será feita na praça da Matriz, a partir das 03h00. O fiéis sairão em percurso até a Serra do Cantinho, onde está erguida a imagem do Cristo Rei, com 29 metros de altura, e onde está instalado o Santuário.

O ritual religioso já é tradição: todos os ano centenas de fiéis de várias cidades da Paraíba e estados vizinhos fazem peregrinação até o município para participar.

Diamante Online