Início Site Página 1021

Elayne Tyne grande cantora de forró participará do The Voice Brasil 2022

Teve início na última terça-feira, dia 15 de novembro, mais uma edição do The Voice Brasil, reality show musical da TV Globo que neste ano de 2022 chega à sua 11ª temporada.

Como de costume, sempre é uma surpresa para o público quem serão os artistas que irão se apresentar no programa, já que os nomes não são divulgados previamente pela emissora. Porém, segundo informações divulgadas nas redes sociais, a cidade de Patos estará de certo modo sendo representada com um nome de peso.

Trata-se da cantora Elayne Tyne, que já passou por grandes bandas de forró conhecidas nacionalmente, como Garota Safada, Saia Rodada, Forró do Muído, Furacão do Forró, dentre outras, e que atualmente segue carreira solo.

Apesar de ser natural do estado do Ceará, Elayne Tyne tem vínculos com a cidade de Patos, já que seus pais e sua irmã residem aqui atualmente. Além disso, ela já morou em Patos por alguns anos e fez parte da antiga e memorável banda Flor da Pele.

O programa vai ao ar nas terças e quintas-feiras, a partir das 22h30min, e há a expectativa de que Elayne Tyne possa se apresentar hoje, dia 17.

Nesta temporada, o reality está sendo apresentado por Fátima Bernardes e tem como técnicos Lulu Santos, Michel Teló, IZA e Gaby Amarantos. Esta primeira fase é marcada pelas Audições às Cegas, onde os candidatos se apresentam e são avaliados apenas pela voz, tentando convencer os técnicos a virarem suas cadeiras.

Patosonline.com

Nilvan Ferreira anuncia que vai deixar o PL em 2023 e aponta distanciamento de Wellington Roberto

O comunicador Nilvan Ferreira anunciou nesta quinta-feira (17) que irá deixar o Partido Liberal no próximo ano. Segundo ele, seu destino partidário ainda não foi definido, embora já tenha recebido convites, mas buscará uma sigla que lhe dê a segurança de ser candidato nas eleições de 2024 e que consultará o presidente Jair Bolsonaro para fazer a escolha.

“Para minha decisão partidária, para estar num espaço seguro em relação a 2024, eu vou conversar com o meu líder, que é o presidente Bolsonaro, mas em já recebi convite de dois partidos”, revelou.

Partido do atual presidente Bolsonaro, o PL tem como dirigente estadual o deputado federal reeleito Wellington Roberto, com o qual Nilvan já vinha divergindo dentro da legenda. Apesar do bom desempenho nas eleições 2022, o comunicador disse o presidente da legenda não teve mais nenhum contato com ele.

“Com Wellington eu não conversei mais depois das eleições. Antes da eleição já não tinha um contato com ele em relação à própria campanha e depois também não tive mais contato com ele”, disse.

Nilvan Ferreira foi candidato ao Governo da Paraíba nas eleições gerais de 2022 e conquistou 406.604 votos no primeiro turno das eleições, o que equivale a 18,68% dos votos, terminando a disputa em terceiro lugar. Nas eleições municipais de 2020, o comunicador disputou a prefeitura de João Pessoa e obteve 60.615 votos (16,61%) no primeiro turno e 163.030 votos (46,84 %) no segundo turno.

Wscom

Lula diz que verdadeiro agronegócio é comprometido com meio ambiente

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje (17) que respeita o agronegócio e que os verdadeiros empresários do setor são comprometidos com o meio ambiente. Lula participou de um encontro com representantes da sociedade civil brasileira na 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito.

“Dizem, ‘o agronegócio não gosta do Lula’. Eu não quero que goste, eu só quero que me respeitem como eu respeito eles. O verdadeiro empresário do agronegócio sabe onde não pode fazer queimada, onde não pode fazer derrubada de floresta. O verdadeiro empresário do agronegócio tem compromisso porque ele sabe que se paga um preço se a gente for irresponsável”, disse o presidente eleito.

Lula reafirmou que fará um combate intenso contra crimes ambientais, como a exploração de garimpo em terras indígenas e o desmatamento ilegal, e que trabalhará com políticas de incentivo à produtividade. “Se ele quiser [o madeireiro] utilizar madeira, faça seu florestamento, compre uma área de terra e levante as árvores que quer cortar. Por que cortar uma árvore que tem 200 anos de existência, não é necessário”, disse.

“Não precisa derrubar um metro quadrado de árvore para aumentar a produção de soja, de milho ou criar gado, temos milhões de hectares de terra degradada que podem ser recuperadas”, argumentou.

Para Lula, o Estado tem que estar presente no dia a dia da sociedade. Para isso, segundo ele, serão retomadas as conferências nacionais com os diversos setores da sociedade.

“Nós chegamos ao ponto de politizar todas as decisões judiciais, de judicializar todas as decisões políticas, de criar um orçamento secreto em que o Parlamento passa a executar o orçamento que deveria ser feito pelo Executivo”, disse.

“Eu não vejo o Brasil dar certo se não envolver a sociedade nas decisões que temos que tomar. Por isso vamos retomar as conferências nacionais. No meu período de governo fizemos 74 conferências nacionais. Vamos fazer para que o povo decida qual é a política pública que ele entende que seja correta para colocarmos em prática”, completou.

Teto de gastos

Para o presidente eleito, não adianta só pensar em responsabilidade fiscal sem responsabilidade social. “Se não resolvermos as questões sociais não vale a pena governar esse país”, disse. “Se falar isso vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar? Paciência, porque o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta as de pessoas sérias, mas por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia”, acrescentou.

“O que é o teto de gastos em um país? Se o teto fosse para discutir que não vamos pagar a quantidade de juros para o sistema financeiro que pagamos todo ano, mas continuar mantendo as políticas sociais intactas, tudo bem. Mas não, tudo o que acontece é tirar dinheiro da saúde, da educação, da ciência e tecnologia, da cultura. Ou seja, tenta desmontar tudo aquilo que faz parte do social e você não mexe num centavo do sistema financeiro, você não mexe num centavo daquele juro que os banqueiros têm que receber”, argumentou.

Segundo Lula, além de cumprir as metas de inflação, o país precisa ter metas de crescimento e de geração de emprego. “Temos que garantir que vamos aumentar o salário mínimo acima da inflação”, afirmou.

Mudança na ONU

Em seu pronunciamento, Lula defendeu uma governança global para cumprimento das decisões e compromissos relacionados ao clima. “Os fóruns da ONU não podem continuar sendo fóruns de discussões teóricas intermináveis e que muitas vezes as decisões nunca são levadas a sério ou nunca são cumpridas. As decisões precisam ser cumpridas se tiver uma espécie de governança global que possa decidir o que fazer. Se depender as discussões internas [de cada país], no Congresso Nacional, muitas coisas aprovadas sobre o clima não serão colocadas em praticas”, disse.

Segundo ele, é preciso ainda garantir o financiamento para os países que possuem reservas naturais sejam recompensados. “Muitas vezes o dinheiro que é prometido para os países em desenvolvimento também não sai. Esses US$ 100 bilhões foram prometidos em 2009, em Copenhagen [COP15] e parece que as pessoas esquecem”, disse.

Lula ainda defendeu a reforma do Conselho de Segurança da ONU, com a inclusão de mais países, como africanos e latino-americanos, e mudança no direito de veto.

“Eu tenho uma briga histórica para mudar a governança mundial. A ONU precisa mudar, não pode ficar apenas com os países que ganharam a Segunda Guerra Mundial. Inclusive, que se derrube o direito de veto, porque não é possível que um país possa vetar decisões do conjunto dos outros países. Se não tivermos uma ONU forte, não vamos levar essa questão do clima do jeito que pensamos que tem que levar”, disse.

Ainda hoje, Lula tem encontros com grupos indígenas e com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Na conversa, o presidente eleito vai propor que a COP30, em 2025, seja realizada na Amazônia.

Agência Brasil

Paraíba é o único estado do Nordeste onde o etanol é mais vantajoso que a gasolina

O Levantamento de Preços de Combustíveis da Agência Nacional do Petróleo (ANP) apontou que a Paraíba é o único estado do Nordeste onde está mais vantajoso abastecer com etanol que com gasolina comum. A pesquisa é relativa ao período de 6 a 12 de novembro.

Além da Paraíba, o único estado do Brasil onde o preço do etanol corresponde a até 70% do preço da gasolina é o Mato Grosso.

De acordo com o documento, o preço médio do litro do etanol na Paraíba é de R$ 3,32, enquanto o da gasolina é de R$ 4,80. Já no Mato Grosso, o litro do álcool custa, em média, R$ 3,49 e a gasolina, R$ 5,02.

O preço dos produtos na Paraíba está abaixo da média registrada em todo o Brasil (R$ 3,79 para o etanol e R$ 5,02 para a gasolina).

Portal Correio

Caravana de Natal da Coca-cola desfila pelas ruas de João Pessoa em dezembro

As ruas de João Pessoa, capital da Paraíba, irão receber o desfile da Caravana de Natal da Coca-cola no dia 1º de dezembro, uma quinta-feira, de acordo com informações obtidas pelo ClickPB. A atração de fim de ano já vem se tornando uma tradição aguardada por pessoas de todas as idades para celebrar a magia do Natal.

O cortejo está previsto para começar a partir das 18h com ponto de partida na Lagoa do Parque Solón de Lucena, no Centro de João Pessoa. O encerramento da caravana será no Centro Cultural de Mangabeira, de acordo com as informações divulgadas até o momento.

A caravana com a presença de Papai Noel e suas renas deverá passar por alguns dos principais pontos turísticos de João Pessoa. A população poderá observar a caravana a partir de pontos estratégicos de João Pessoa como a Lagoa, a Praça da Independência, a avenida Ruy Carneiro, o Busto de Tamandaré, no fim da avenida Epitácio Pessoa e a rua Josefa Taveira, em Mangabeira.

Confira o trajeto da caravana de Natal:

Além de Papai Noel e suas renas, a caravana conta ainda com uma frota de caminhões iluminados e decorados da Coca-cola. Nas edições anteriores as crianças, adultos, idosos se encantaram com o brilho e a alegria proporcionada pela Caravana.

Até esta quinta-feira (17) a Coca-cola divulgou a programação da caravana da Coca-cola em 15 estados. Na Paraíba, até o momento, o cortejo está programado para acontecer em João Pessoa. No entanto, existe expectativa de que Campina Grande também receba a caravana.

 

Clickpb

Bancos terão expediente alterado em dias de jogos da seleção na Copa

As agências bancárias terão horário especial de atendimento ao público nos dias de Copa do Mundo em que a seleção brasileira jogar. A decisão foi anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Os jogos da primeira fase estão marcados para os dias 24 de novembro, às 16h contra a Sérvia; 28 de novembro, às 13h contra a Suíça; e no dia 2 de dezembro, contra Camarões, às 16h.

No caso de jogos às 13h, o funcionamento das agências será das 8h30 às 11h30 (horário de Brasília); e nos dias de jogos às 16h, o horário de funcionamento será das 9h às 14h (também no horário de Brasília).

Caso o Brasil avance para as etapas seguintes e tenha algum jogo marcado para as 12h, o horário de atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30.

Segundo a Febraban, a decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores.

Canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, e salas de autoatendimento funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos pela própria agência.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, entre outros serviços”, disse, em nota, o diretor de Serviços da federação, Walter Faria.

PBAgora

Catolé do Rocha sedia III Encontro Aéreo

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo), nosso município sediou o III Encontro Aéreo de Catolé do Rocha, no Aeródromo Jerônimo Sérgio Rosado Maia.

Na tarde de sábado (12/11), o prefeito Laurinho Maia – acompanhado da primeira-dama Geska Oliveira, vice-prefeito Ricardo Maia, secretários, auxiliares da gestão, organizadores, vereadores e população – participou da Solenidade Oficial do evento, que contou com as bênçãos do Frei Roberto Alexandre da Silva.

O gestor catoleense aproveitou a ocasião para dizer que, “Minhas palavras hoje são de agradecimento. A promoção do III Encontro Aéreo de Catolé é um evento que movimenta o município, traz alegria, aquece a economia local e expõe positivamente Catolé do Rocha para o Brasil. É com enorme alegria que acolhemos os aviadores/pilotos dos mais variados lugares. A nossa gestão tem satisfação de apoiar a realização do III EAC. O show das aeronaves embeleza ainda mais o céu catoleense”, afirmou Laurinho Maia.

A programação do III Encontro Aéreo de Catolé contou com as apresentações do helicóptero Acauã (Grupamento Tático Aéreo da Polícia Militar), da UTI Aérea (Corpo de Bombeiros) e de Waldonys, além revoadas, exposições e paraquedismo.

Folha Patoense com Ascom
Fotos: Espedito Filho

Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa vai até o dia 30

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agropecuária e Pesca (Sedap), realiza, até o dia 30, a segunda etapa contra a febre aftosa, cuja meta é imunizar 500 mil bovinos e bubalinos até 24 meses.

A gerente executiva da Defesa Agropecuária, Girlene Alencar, destacou a importância de o produtor vacinar o seu rebanho. “O status da Paraíba com relação à aftosa é de ‘área livre de aftosa com vacinação’. Por isso é importante que o produtor vacine o seu rebanho para que atinjamos o status de ‘área livre de aftosa sem vacinação’, meta estipulada pelo Ministério da Agricultura”, disse.

Para adquirir a vacina nas revendas agropecuárias, é obrigatório o cadastro do produtor na Defesa Agropecuária. É necessário ainda que, dentro de dez dias, a partir da data de compra da vacina, o produtor apresente a declaração de vacinação, constando o quantitativo de animais da propriedade.

Atualmente, a Paraíba tem um rebanho de 1,3 milhão de animais.

Recomendações – As vacinas devem ser adquiridas nas casas veterinárias cadastradas na Gerência Executiva de Defesa Agropecuária da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e mantidas entre 2°C e 8°C – desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda;

– devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina;

– o produtor deve fazer a comprovação junto aos escritórios da Defesa Agropecuária no prazo de 10 dias – contados a partir da data da compra da vacina;

– em caso de dúvidas, a orientação é para que procurem os escritórios da Defesa Agropecuária distribuídos no interior do Estado.

Paraiba.com.br

Covid-19: Secretário lembra que mais de 1,5 milhão de paraibanos não receberam a 1ª dose de reforço

Ao comentar sobre o crescimento de casos de Covid-19, devido a subvariante BQ.1 da Ômicron, o secretário executivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Jhony Bezerra, trouxe um dado interessante de que mais de 1,5 milhão de paraibanos não receberam a primeira dose de reforço dos imunizantes contra a doença e, como a nova cepa tem características de escape da proteção vacinal.

Ainda segundo ele, em torno de 449 mil paraibanos receberam a segunda dose de reforço, considerada a quarta dose, o equivalente a 20,56% da população acima de 30 anos. Na Paraíba, as autoridades de saúde ressaltam a importância da vacinação, principalmente na busca pela complementação do ciclo vacinal.

O déficit é equivalente a mais de três milhões de pessoas. No entanto, é necessário avançar ainda mais na primeira dose de reforço, onde a Paraíba atingiu apenas 62,39% da população total já apta para o recebimento. Mais 1,5 milhão de paraibanos ainda não tomaram a terceira dose dos imunizantes contra a Covid-19. “É bem verdade que essa subvariante provavelmente estará circulando em breve na região Nordeste e na Paraíba. Essa cepa tem um alto poder de contaminação, tem uma capacidade de driblar as vacinas, um escape da proteção vacinal. Então é muito importante que a população esteja devidamente vacinada com as doses de reforço e fica esse alerta para a população”, disse Jhony.

PBAgora

13º salário deve injetar quase R$ 3 bilhões na economia da Paraíba até o fim do ano

A economia paraibana deverá receber até o fim de 2022 cerca de R$ 2,8 bilhões com a injeção do 13º salário, aproximadamente 1,3% do total do Brasil e 7,2% da região Nordeste. Esse montante representa em torno de 3,2% do PIB estadual. A média de valores por pessoa é estimada em R$ 1.886. Os dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PB).

Segundo os cálculos, 1,3 milhão de pessoas devem receber o 13º no estado. O número equivale a 1,57% do total que terá acesso ao benefício no Brasil. Em relação à região Nordeste, corresponde a 7,63%.

Os empregados do mercado formal, celetistas ou estatutários, representam 50,7%, enquanto pensionistas e aposentados do INSS equivalem a 48,1%. O emprego doméstico com carteira assinada responde por 1,3%.

Em relação aos valores que cada segmento receberá, nota-se a seguinte distribuição: os empregados formalizados ficam com 61,5% (R$ 1,73 bilhão) e os beneficiários do INSS, com 28,5% (R$ 802,1 milhões), enquanto aos aposentados e pensionistas do Regime Próprio do Estado caberão 7,5% (R$ 211,7 milhões) e aos do Regime Próprio dos Municípios, 2,5% (R$ 71,5 milhões).

Portal Correio