Início Site Página 1027

Açudes ganham água e cidades chegam a ter em 24h 5.000% de chuvas acima do esperado

Açude de Coremas

Localidades da Paraíba têm registrado chuvas intensas desde o fim de semana. Nesta segunda-feira (7), em algumas cidades, como é o caso de Caraúbas, no Cariri, houve precipitação de 109,3 milímetros, o que corresponde a 1.419,5% do esperado para o período, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa-PB). Em Barra de São Miguel, também no Cariri, a agência registrou 65,4 milímetros de chuva, número que representa 5030,8% do previsto para esta época do ano.

Outros municípios ou postos de observação que tiveram destaque nos registros da Aesa-PB nesta segunda-feira foram Riacho dos Cavalos /Jenipapeiro dos Carreiros, com 92,6 mm; Catolé do Rocha/Escola técnica, com 92,2 mm; e São José do Sabugi, com 90,2 mm.

Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro de água de chuva que se acumula sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado (m²).

Açudes

Com as chuvas, alguns açudes da Paraíba ganharam volume, como foi o caso do Epitácio Pessoa (Boqueirão), na mesorregião da Borborema. De acordo com dados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), nesta segunda-feira o reservatório apresenta volume de 139.972.494 m³. Entre os dias 5 e 7 de novembro houve aumento de 16 cm na lâmina de água, correspondendo a um acréscimo de 2.911.542 m³. Nesse intervalo, a Aesa-PB registrou um aumento de 29,38% para 30% da capacidade total ocupada do manancial.

Outro reservatório importante no estado, o Açude de Coremas, no Sertão paraibano, também teve aumento da capacidade, segundo registrou a Aesa-PB. Entre a última sexta-feira (4) e esta segunda (7), o volume de água subiu de 48,97% para 49,25%, com um acréscimo de 2.108.242,8 m³.

Previsão do tempo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 129 municípios do interior da Paraíba sob alertas de chuvas intensas. Os avisos, com validade até as 10h desta terça-feira (8), receberam classificação laranja (perigo) em 28 localidades e amarelo (perigo potencial) em 111.

De acordo com a previsão, pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia nos municípios sob alerta laranja. Nessas localidades, também são esperados ventos fortes, com intensidade entre 60 km/h e 100 km/h.

Já nos municípios sob alerta amarelo deve chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Nessas localidades, as chuvas devem ser acompanhadas por ventos com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h.

Portal Correio

Lewis Hamilton é homenageado pela Câmara e recebe título de cidadão honorário brasileiro

Imagem: TV Câmara

O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton participou nesta segunda-feira (7) de uma sessão solene para receber o título de cidadão honorário brasileiro. O inglês heptacampeão mundial está no país para a disputa do Grande Prêmio de Interlagos, que acontece neste final de semana.

“É uma grande honra receber esse título hoje. Agora, eu posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo brasil, eu sempre amei o brasil”, afirmou o piloto.

O projeto que concedeu a honraria a Hamilton foi aprovado em junho deste ano pela Câmara dos Deputados. Por se tratar de resolução, o texto não precisou ser votado no Senado e foi promulgado durante a sessão.

A proposta é de autoria do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). O relator da resolução foi o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).

Na justificativa para concessão do título, Figueiredo citou a relação próxima que o piloto mantém com o Brasil, além de uma homenagem feita por Hamilton a Ayrton Senna no GP de São Paulo em 2021.

Na ocasião, o inglês usou um capacete com as cores do Brasil e repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo depois de vencer a corrida.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, homenageou Hamilton e afirmou que o piloto tornou-se um ídolo de todos os brasileiros .

“O povo brasileiro acolheu a Hamilton como ídolo e como um dos seus, enquanto o grande campeão de Fórmula 1 acolheu o Brasil como pátria de coração”, disse Lira.

A embaixada britânica divulgou nota sobre a solenidade e, no comunicado, afirmou que a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkin, acompanhou de perto a tramitação do projeto no Congresso e que é uma “homenagem merecida”.

“A concessão do título de cidadão brasileiro a Sir Lewis Hamilton nos deixa muito felizes. Ele ama o Brasil, e os brasileiros o admiram não apenas como um atleta de sucesso, mas como uma pessoa que defende causas importantes e que usa sua posição para lutar por um mundo melhor e mais inclusivo”, escreveu Melanie Hopkin.

Clickpb com G1 e TV Globo Brasília

Convocação da Seleção Brasileira: lista de Tite para 2022 tem mais remanescentes em relação a 2018

O técnico Tite divulgou a lista de convocados para a Copa do Mundo de 2022, nesta segunda-feira, e a Seleção Brasileira terá nove nomes remanescentes do último Mundial, disputado na Rússia, em 2018.

Os goleiros Alisson e Ederson, o lateral Danilo, os zagueiros Thiago Silva e Marquinhos, os meias Casemiro e Fred e os atacantes Gabriel Jesus e Neymar defenderam o Brasil na Rússia e estarão no Qatar.

Vale ressaltar que, para esta Copa do Mundo, Tite teve a possibilidade de convocar 26 jogadores – três a mais do que nos últimos Mundiais.

CICLO COM MAIS REMANSCENTES QUE O ANTERIOR

Para a Copa do Mundo de 2022, a Seleção Brasileira chega com mais remanescentes em relação ao ciclo anterior. Em 2018/2022, são nove remanescentes. Do Mundial de 2014 para o de 2018, foram seis: Marcelo, Thiago Silva, Fernandinho, Paulinho, Willian e Neymar.

Vale destacar que o técnico Tite foi mantido no cargo e vai comandar a Seleção pelo segundo Mundial consecutivo, enquanto Luis Felipe Scolari deixou o cargo após a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, após a derrota por 7 a 1 para a Alemanha, no Mineirão, na semifinal.

Relembre a lista de convocados na Copa do Mundo de 2018*:

Goleiros: Alisson*, Ederson* e Cássio

Laterais: Danilo*, Fagner, Filipe Luís e Marcelo

Zagueiros: Thiago Silva*, Marquinhos*, Miranda e Geromel

Meias: Casemiro*, Fred*, Fernandinho, Coutinho, Paulinho, Renato Augusto e Willian

Atacantes: Gabriel Jesus*, Neymar*, Firmino, Douglas Costa e Taison

*Jogadores convocados para a Copa do Mundo de 2022:

Confira a convocação da Seleção Brasileira para o Mundial do Qatar:

Goleiros: Alisson, Ederson e Weverton

Laterais: Daniel Alves, Danilo, Alexsandro e Alex Telles

Zagueiros: Thiago Silva, Marquinhos, Bremer e Éder Militão

Meias: Casemiro, Fred, Bruno Guimarães, Everton Ribeiro, Fabinho e Lucas Paquetá

Atacantes: Gabriel Jesus, Neymar, Antony, Martinelli, Pedro, Raphinha, Richarlison, Rodrygo e Vinícius Júnior

Lance

Ajax vence o River Plate pelo Campeonato Municipal de Futebol de Santa Terezinha

Arquivo

Ocorreu nesse final de semana mais uma rodada do Campeonato Municipal de Futebol 2022, sediado no município de Santa Terezinha (PB).

A rodada iniciou na tarde do sábado (5) com o jogo entre Ajax (Assentamento Dom Expedito) e River Plate (time da cidade).

O Ajax venceu pelo placar de 2 x 1, com gols de Yuri. Pelo River Plate descontou o jogador Carrinho.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Chove 36,6 mm em Santa Terezinha; veja os dados pluviométricos da Região de Patos

O técnico da EMPAER Marconi Palmeira Filho informa a pluviometria das últimas chuvas ocorridas em alguns municípios do regional de Patos entre ontem 06/11 e hoje dia 07/11/22 (últimas 24 horas), o acumulado do ano de 2022 e o total em 2021

Palmeirão (oficial): 8,0 mm
Acumulado do ano de 2022: 835,0 mm

Areia de Baraúnas (oficial): 47,5 mm
Acumulado do ano 2022: 691,3 mm
Total em 2021: 482,0 mm

Cacimba de Areia (oficial): 8,0 mm
Acumulado do ano de 2022: 745,4 mm
Total em 2021: 484,0 mm

Catingueira (oficial): 5,4 mm
Acumulado do ano de 2022: 1363,1 mm
Total em 2021: 821,1 mm

Junco do Seridó (oficial): 41,0 mm
Acumulado do ano de 2022: 675,3 mm
Total em 2021: 434,7 mm

Mãe D’água(oficial): não informado
Acumulado do ano de 2022: 817,4 mm
Total em 2021: 432,3 mm

Malta (oficial): 2,7 mm
Acumulado do ano de 2022: 980,7 mm
Total em 2021: 886,6 mm

Passagem (oficial): 27,2 mm
Acumulado do ano de 2022: 738,0 mm
Total em 2021: 556,6 mm

Patos (oficial): 8,0 mm
Acumulado do ano de 2022: 980,6 mm
Total em 2021: 783,7 mm

Quixaba (oficial): 5,7 mm
Acumulado do ano de 2022: 927,6 mm
Total em 2021: 549,1 mm

São José de Espinharas (oficial): 6,2 mm
Acumulado do ano de 2022: 1104,0 mm
Total em 2021: 667,9 mm

São José do Sabugi (oficial): 90,2 mm
Acumulado do ano de 2022: 822,7 mm
Total em 2021: 394,8 mm

Salgadinho (oficial): 45,4 mm
Acumulado do ano de 2022: 633,3 mm
Total em 2021: 549,2 mm

Santa Luzia (oficial): 12,8 mm
Acumulado do ano de 2022: 856,3 mm
Total em 2021: 497,3 mm

São José do Bonfim (oficial): 5,7 mm
Acumulado do ano de 2022: 892,6 mm
Total em 2021: 795,5 mm

São Mamede (oficial): 17,4 mm
Acumulado do ano de 2022: 816,0 mm
Total em 2021: 435,8 mm

Santa Teresinha (oficial): 36,6 mm
Acumulado do ano de 2022: 847,4 mm
Total em 2021: 779,5 mm

Várzea (oficial): não informado
Acumulado do ano de 2022: 786,3 mm
Total em 2021: 364,9 mm

Dados oficiais da EMPAER

Governo de transição: equipe de Lula prepara ‘revogaço’ em normas sobre meio ambiente, armamento e sigilos

O governo do presidente eleito Lula (PT) planeja para as primeiras semanas de 2023, quando assume, um “revogaço” de portarias e decretos do governo Jair Bolsonaro, segundo reportagem do jornal O Globo, focando na questão do armamento e nas questões ambientais, além das medidas de sigilos a informações.

A lista de normas que serão derrubadas ou modificadas está sendo elaborada pela equipe de transição coordenada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

“O compromisso expresso na campanha foi revogar decretos que facilitam o acesso a armas e munições”. aponta o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que integrou o grupo responsável por discutir propostas para a segurança pública.

Durante o governo, Bolsonaro abriu caminho aos CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador), aumentando a quantidade a que a categoria podia ter acesso de 16 armas, 40 mil projéteis e quatro quilos de pólvora para 60 armas, 180 mil cartuchos e 20 quilos de pólvora. O número de CACs cresceu de 117 mil em 2018 para mais de 673 mil até junho de 2022, enquanto as armas registradas pelo grupo saltaram de 350 mil para mais de 1 milhão no período.

Na questão ambiental,o deputado federal Nilto Tatto (PT), um dos coordenadores do setor na campanha de Lula, apontou como prioridade a revogação de dois atos do governo Bolsonaro; um que reduziu o espaço da sociedade civil no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama); e outro que prevê a anulação de multas ambientais avaliadas em mais de R$ 16 bilhões.

“Temos que trabalhar nisso agora no início do governo, pois esses atos emperram as outras pautas”, afirmou. Ele irá junto com Lula à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito.

Durante a pandemia da Covid-19, o governo Bolsonaro, através do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, “passou a boiada” nos atos que flexibilizavam normas ambientais.

Como afirmou durante a campanha eleitoral, Lula pretende revogar decretos que impuseram sigilos de cem anos a assuntos envolvendo o governo federal, como a carteira de vacinação do presidente, o processo interno do Exército sobre a participação do então general Eduardo Pazuello em manifestação ao lado de Bolsonaro no Rio em maio de 2021, os crachás de acesso dos filhos de Bolsonaro ao Palácio do Planalto e a investigação da Receita Federal contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), entre outros temas.

Wscom com Brasil 247

Governadora em exercício desabafa sobre partido ao qual estava filiada: “Por causa do meu marido, eu fui fuzilada”

Em entrevista à imprensa campinense na última sexta-feira (04) a governadora em exercício da Paraíba, Lígia Feliciano, comentou, sobre a mudança no comando do PDT no Estado.

De acordo com Lígia foi lamentável a forma como o PDT tratou sua história no partido, ao mudar a direção estadual na Paraíba, excluindo-a do processo eleitoral.

“O PDT não agiu certo em relação a minha pessoa. Eu era vice-presidente nacional do partido, vice-governadora do Estado, há mais de 15 anos na legenda, e por causa de uma opção do meu marido, eu fui fuzilada. Tomaram de mim a oportunidade de ser candidata. Tomaram o partido sem ter nada a dizer de minha pessoa”, afirmou a governadora em exercício.

Lígia Feliciano revelou que deixou o PDT, mas ainda não escolheu qual o novo partido que irá se filiar.

PBAgora

Ministério da Saúde faz apelo aos pais por vacinação contra pólio: ‘Vacinem suas crianças’

Em pronunciamento em rede nacional na noite deste domingo (6), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um apelo para que pais e responsáveis vacinem seus filhos contra a poliomielite. A taxa de vacinação contra a doença no país está inferior a 70% – distante da meta do Ministério da Saúde, de imunizar 95% das crianças abaixo de 5 anos.

“Faço um apelo aos pais, avós e responsáveis: vacinem suas crianças contra a poliomielite. Não podemos negar esse direito ao futuro do nosso Brasil”, disse o ministro.

Queiroga citou a baixa adesão à Campanha Nacional de Vacinação realizada entre 7 de agosto e 30 de setembro deste ano, e reforçou que as vacinas continuam disponíveis nos postos.

“Não podemos aceitar que ninguém, especialmente as nossas crianças, adoeçam e morram de doenças para as quais já existem vacina há tanto tempo”, continuou Queiroga.

A baixa adesão à vacinação acende um alerta para o risco de volta da doença já erradicada no Brasil. O último caso de poliomielite no país foi detectado em 1989. Cinco anos depois, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) certificação de área livre da doença.

O ministro afirmou que é possível atingir a meta de vacinação, mas que, para isso, “é necessário o engajamento dos gestores de saúde e da sociedade civil”. Ele citou como exemplo os estados da Paraíba e do Amapá, que vacinaram mais de 90% do público-alvo.

Queiroga falou também sobre o Plano Nacional de Resposta à Poliomielite, que será implementado pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios, com o objetivo de manter a erradicação do vírus da pólio.

O plano, lançado oficialmente na última terça-feira (1º), tem como base o fortalecimento da vigilância epidemiológica e laboratorial, informou.

Paralisia infantil

A poliomielite, também chamada de “paralisia infantil”, é uma doença infectocontagiosa transmitida por um vírus. Ela é caracterizada por um quadro de paralisia flácida.

O início é repentino e a evolução do déficit motor ocorre, em média, em até três dias. A doença acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, e tem como principal característica a flacidez muscular.

De acordo com a Fiocruz, a doença é causada pelo poliovírus, “que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia”.

Clickpb com G1

Cantor Paulo postou vídeo de show horas antes de acidente em rodovia de Itaporanga

O cantor Paulo Webster postou um vídeo do show no Instagram antes do acidente que o vitimou fatalmanete na noite deste domingo (6). Nas imagens ele aparece filmando um colega e outras pessoas no estabelecimento em que estava se apresentando.

O acidente aconteceu por volta das 20h na rodovia BR-361, entre os municípios de Piancó e Itaporanga. Conforme apurado pelo DiamanteOnline, ele retornava para o município itaporanguense, quando colidiu violentamente com outro carro, conduzido por um jovem identificado como Ricardo de Pedrão, que ia na direção contrária.

Na colisão, os dois morreram na hora. Além das vítimas, seguiam mais cinco pessoas em ambos os automóveis, dentre elas Diego, que fazia dupla com Paulo, no entanto, tiveram apenas ferimentos.

O caso gerou comoção na região. Paulo também era agente da Polícia Civil em Itaporanga e vereador na cidade de São José de Caiana.

Diamante Online

Acidente entre veículos deixa cantor e outra pessoa morta, quatro feridos, entre Piancó e Itaporanga

Uma colisão, envolvendo um Golf branco e uma Strada vermelha, deixou o saldo de 2 pessoas mortas e outras 4 feridas, na noite deste domingo (6), na Rodovia BR 361, entre Pancó e Itaporanga. Uma das vítimas é o artista e policial civil da Paraíba, Paulo Webster de Souza Alves, de 40 anos. Seu parceiro de dupla, Diego, ficou ferido, mas seu estado de saúde não preocupa.

De acordo com as primeiras informações, a dupla retornava de um evento na cidade de Piancó, quando ocorreu a colisão com o Golf. Uma das vítimas fatais ficou presa às ferragens.

Ainda de acordo com as primeiras informações, três das pessoas feridas sofreram apenas escoriações, enquanto a outra teve fraturas.

Fonte: Vale do Piancó Notícias