Início Site Página 1040

Homem sofre descarga elétrica e morre ao manusear bomba d’água no Sertão

Um homem de 46 anos morreu, nessa segunda-feira (17), após sofrer uma descarga elétrica na Zona Rural de São João do Rio do Peixe, no Sertão paraibano.

Segundo apuração da TV Correio, a vítima, identificada como José Nilton Simplício de Sousa, estaria manuseando uma bomba d’água quando foi atingido pela descarga.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas José Nilton já não apresentava sinais vitais. O corpo da vítima foi levado para o Instituto de Medicinal Legal (IML) de Cajazeiras, onde foi submetido a necropsia.

Portal Correio

Polícia Militar apreende arma de fogo, em Maturéia

Por volta das 12h30min desta segunda-feira, no centro da cidade de Maturéia-PB, enquanto realizava rondas, a guarnição policial foi acionada para atender uma ocorrência de briga entre dois irmãos, onde um deles ameaçava de morte o outro utilizando para isso uma espingarda.

Ao chegar no local indicado, os militares constataram a veracidade das informações, visualizando que um dos rapazes estava em uma motocicleta, portando uma espingarda e uma faca peixeira.

De imediato foi feita uma abordagem ao cidadão que estava armado com uma espingarda de calibre indefinido e este informou que portava aquela arma de fogo ilegalmente.

O acusado, juntamente com a arma de fogo apreendida, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Teixeira-PB, para que fossem adotadas as providências cabíveis.

As vítimas da ameaça também se dirigiram a citada delegacia para que fossem realizados todos os procedimentos em relação a este crime.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM

Horas antes de morrer brutalmente, paraibano encontrado em Pedro Juan Caballero postou fotos com amigos em festa

Horas antes de morrer de forma brutal, o estudante de medicina Anderson Hugo Pereira Félix, de 29 anos, postou fotos em uma festa com amigos. O rapaz foi encontrado morto em uma estrada de terra, em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que fica na fronteira com o Brasil, na manhã desse domingo (16). O exame necroscópico apontou como causa da morte traumatismo cranioencefálico.

Um dia antes de morrer, Anderson também publicou uma homenagem à mãe e ao namorado pelo Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro.

“Hoje é dia do professor e eu tenho que saudar duas das pessoas mais importantes da minha vida, vocês são meus exemplos”, escreveu o estudante de medicina.

De acordo com a polícia paraguaia, quando foi encontrado, Anderson estava com uma pulseira de uma festa realizada em uma casa noturna de Ponta Porã (MS), cidade vizinha a Pedro Juan Caballero.

O exame necroscópico ainda indicou que o ferimento que provocou a morte foi produzido por um objeto contundente. O homem não apresentava outros ferimentos, indica o exame.

Traslado

A família de Anderson fez uma vaquinha online para arrecadar dinheiro para custear o traslado do corpo do estudante do Paraguai para a cidade paraibana de Tavares.

“Hugo era muito conhecido, serviu muito à nossa cidade e merece receber essa última homenagem”, escreveram os familiares na descrição da vaquinha.

“Já conseguimos arrecadar o valor do traslado. Eu sabia que o Hugo era muito querido, mas não imaginava que seria tanto. Agradecemos imensamente”, escreveu a cunhada do rapaz, Rayane Adele Pereira, em uma rede social.

Antes de ir para o Paraguai, Anderson Hugo morava em Tavares, onde trabalhava como enfermeiro em um hospital municipal. Ele atuou na linha de frente da Covid-19 até ir para o Paraguai continuar o curso de medicina de forma presencial.

De acordo com a cunhada de Anderson, a família soube da notícia por colegas de faculdade, que reconheceram o corpo por meio do noticiário local.

Ainda de acordo com a família, o corpo do rapaz deve chegar a Tavares na noite de quarta-feira (19). O sepultamento está previsto para quinta-feira (20), a partir das 8h, na quadra poliesportiva Adalto Pereira.

Fonte: G1MS

Jovem que foi visitar a sua a mãe em Matureia estar desaparecido

Adonias Ferreira segue desaparecido, a família notou o desaparecimento do jovem, que não teve a idade informada, desde a última quinta-feira (13). Segundo a família, ele esteve na casa de uma irmã, em Teixeira-PB, e de lá, saiu no inicio da noite para a casa da sua mãe, em Matureia-PB. O jovem dirigia um carro de placas COM 4177, de cor prata.

O último contato que a família teve com ele foi durante a noite da quinta-feira, e que, o mesmo estaria em São José do Egito-PE. Depois disso, a família não teve mais notícias de Adonias.

O carro do jovem foi encontrado na cidade de Itapetim-PE, mas Adonias continua desaparecido.

Já foi feito um Boletim de Ocorrência. A família está desesperada em busca de notícias, qualquer informação ligue para (83) 9.9834.1703 (irmã), (83) 3472.2135 (Polícia Militar da Paraíba)

Fonte: Blog do Erbi

Dono de bar é assassinado no Vale do Piancó

O dono de um bar foi morto a tiros na noite desse domingo (16) na cidade de Pedra Branca (PB). O crime ocorreu nem uma rua que fica no setor conhecido pelo nome de “Morro”.

Segundo as informações obtidas pelo Diamante Online, a vítima, identificada como Sivanildo, foi surpreendida pelos tiros dentro do seu estabelecimento comercial, tendo morte imediata. O autor dos disparos fugiu logo em seguida e não foi identificado.

O comerciante respondia por uma morte ocorrida em abril deste ano, também na cidade. Até o momento, não há confirmação se esse crime tem relação com o homicídio.

Diamante Online

TV Arapuan realiza primeiro debate do 2º turno entre João e Pedro

O primeiro debate entre os candidatos ao Governo da Paraíba do segundo turno acontecerá nesta segunda-feira (17), às 21h30, horário de Brasília. Organizado pelo Sistema Arapuan de Comunicação, o debate colocará frente a frente o atual governador e candidato a reeleição João Azevêdo (PSB) e o deputado federal e candidato Pedro Cunha Lima (PSDB), confronto que acontece a duas semanas da votação, prevista para o dia 30.

No último dia 7 de outubro, os representantes dos partidos e a direção da empresa acordaram as regras do debate, posições dos candidatos e a ordem de quem pergunta e quem responde. Ele será dividido em três blocos, onde João e Pedro farão perguntas entre si, com direito a respostas, réplicas e tréplicas. O último bloco será das considerações finais.

Sobre a cobertura

Os telespectadores da TV Arapuan poderão acompanhar o confronto entre os candidatos através no canal 14.1 na TV Aberta, e pela NET 521 e 21, em João Pessoa; já em Campina Grande, pelo canal 40.1 na TV Aberta e em mais de 125 cidades do estado que recebem o sinal da emissora.

Já os internautas do mundo inteiro também poderão acompanhar o embate direto entre os postulantes pelo site www.tvarapuan.com.br. Além disso, ele estará disponível nas plataformas digitais da TV Arapuan no Youtube e Facebook .

Tradição nas eleições

O primeiro debate do segundo turno marca a tradição do Sistema Arapuan de Comunicação que sai mais uma vez a frente na cobertura das eleições. No primeiro turno, mais de 1 milhão de paraibanos acompanharam a maior cobertura das eleições da TV paraibana, marcada por 16h ininterruptas de transmissão e mais de 100 profissionais envolvidos.

Portal Paraíba.com.br

Vereadora do União Brasil rompe com Julian e decide ficar com Pedro

A vereadora de João Pessoa, Rebeca Sodré (União), importante quadro da base de apoio do deputado federal Julian Lemos, divergiu da posição do deputado em apoiar João Azevedo para o governo do estado. Rebeca comunicou ao candidato Pedro Cunha Lima e ao Senador eleito Efraim Filho (União), que rompe com o deputado, que não seguirá sua orientação, e apoiará o nome de Pedro como candidato ao governo.

Segundo Rebeca ” Pedro é um nome jovem, de ideias inovadoras, e que simboliza a mudança para melhor que a Paraíba espera.” O candidato Pedro agradeceu o apoio e disse que Rebeca tem o perfil importante de quem faz política com ideais e princípios.

PBagora com Assessoria

Julian Lemos oficializa apoio a João Azevêdo

O deputado federal Julian Lemos (União Brasil), que votou no candidato Pedro Cunha Lima (PSDB) no primeiro turno, anunciou, nesta segunda-feira (17), apoio à candidatura à reeleição do governador João Azevêdo (PSB) neste segundo turno das eleições.

O parlamentar obteve 36.530 votos nas eleições de 2 de outubro e ficou na primeira suplência. “O estado tem uma situação fiscal equilibrada, tem programas muito importantes como o Tá na Mesa e Opera Paraíba. Além de ser um homem público probo, o governador é um homem de família, que fez grandes investimentos na segurança pública, enquanto do outro lado o projeto que se dizia ser o novo não é, e na verdade, fazem promessas que não podem ser cumpridas”, disse Julian Lemos.

João agradeceu o apoio. “Nós construímos uma relação de respeito, defendendo os interesses do estado, que foi honrado com parcerias, destinação de emendas para a segurança e sempre reconhecemos isso nas solenidades porque as políticas públicas estão acima dos interesses pessoais e o deputado Julian vai contribuir muito para esse projeto”, falou.

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), o deputado federal e presidente estadual do PSB, Gervásio Maia Filho; o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos); os deputados estaduais Hervázio Bezerra (PSB), Wilson Filho (Republicanos); e Branco Mendes (Republicanos); o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; o prefeito de Sapé, Major Sidnei estiveram presentes no anúncio do apoio.

Portal Correio

Operação Paradigma: BOPE apreende explosivos na madrugada desta segunda-feira, em Desterro

Na madrugada desta segunda-feira (17), durante a Operação Paradigma, guarnições do Batalhão de Operações Policiais da Polícia Militar da Paraíba (BOPE), estavam realizando rondas e abordagens na área de atuação da 4ª CIA, na região do município de Desterro (PB). A guarnição observou uma dupla de indivíduos em uma motocicleta, ao perceberem a presença dos policiais, eles retornaram em alta velocidade iniciando uma perseguição. Eles jogaram um saco contendo material especializado para arrombamentos.

Uma guarnição do Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE) esteve no local para realizar os procedimentos de segurança e reconhecimento dos materiais apreendidos.

Foram apreendidos:

  • 14 pedaços de cordéis pequenos (10-35 cm) de tamanhos variados e de cor vermelha;

  • 16 pedaços de cordéis pequenos (10-35 cm) de tamanhos variados e de cor azul;

  • Nove cartuchos de emulsões (~32cm);

Josley Oliveira com informações da PMPB – BOPE – 6ª CIA

Paraíba é o estado com maior custo para eleger um deputado federal; média no país foi de R$ 1,2 milhão em 2022

Em 2022, eleger um deputado federal custou em média R$ 1,209 milhão. Levantamento do GLOBO mapeou as despesas dos 513 parlamentares eleitos para a Câmara dos Deputados em 2 de outubro. Os dados foram obtidos a partir da prestação de contas apresentadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até a última segunda-feira, dia 10. Dentre os gastos, destacam-se os valores destinados à publicidade em materiais impressos e nas redes sociais. O prazo final para prestação de contas vai até 1º de novembro.

Os candidatos do Nordeste foram os que, em conjunto, mais gastaram, superando as despesas dos postulantes de três dos quatro maiores colégios eleitorais do país, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas, que ocupam o 11°, 17° e 13° lugares no ranking, respectivamente. Quarto na lista de estado com mais eleitores, a Bahia ficou na terceira posição na região, atrás de Paraíba e Piauí.

Dos 513 deputados federais eleitos, dois se destacam pela campanha barata: Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, pai e filho que integram o diretório estadual do Progressistas em Pernambuco, declararam despesa de R$ 5 mil cada, valor usado para impulsionamento de rede social.

Em contrapartida, a campanha mais cara foi a de Arnaldo Jardim (Cidadania-SP): R$ 3,2 milhões. Seguindo a tendência dos concorrentes, o parlamentar, que foi reeleito, destinou a maior parcela da verba, 11%, a publicidade por materiais impressos.

Já Roberto Monteiro Pai (PL-RJ), herdeiro político do filho, Gabriel, que foi cassado na Câmara Municipal do Rio, e Ícaro de Valmir (PL-SE), parlamentar eleito aos 21 anos, ainda não prestaram contas.

Entre as regiões do país, o Nordeste é a que tem a maior média, R$ 1,4 milhão. O Centro-Oeste aparece em segundo lugar, com R$ 1,25 milhão, e o Sul em terceiro, com R$ 1,19 milhão. O Sudeste, onde estão os três maiores colégios eleitorais, ocupou a quarta posição (R$ 1,18 milhão), à frente do Norte (R$ 743 mil).

A Paraíba tem a maior média, R$ 1,57 milhão. No estado, Romero Rodrigues (PSC) gastou R$ 2,71 milhões e assumiu a liderança entre os 12 representantes. A campanha de Wilson Santiago (Republicanos) foi a mais barata: R$ 215,8 mil.

Em relação a 2018, as despesas caíram. No último pleito, os 513 eleitos gastaram, em média, R$ 1,31 milhão, 8,39% a mais que este ano.

Para a cientista política Luciana Santana, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), os valores exorbitantes refletem a diferença entre o jogo político e a realidade de quem elege seus representantes:

“Para ter visibilidade e se eleger é preciso ter capital político e econômico para bancar campanhas milionárias. Assim, a desigualdade se mantém, já que quem tem pouco continuará de fora”, disse a especialista.

Wscom