Início Site Página 1044

Comitê de apoio a João Azevêdo e Bolsonaro no segundo turno da Paraíba é montado em João Pessoa

O segundo turno tem trazido novidades na política na Paraíba. Uma delas já está montada e é o comitê que mistura o apoio a João Azevêdo (PSB) e a Jair Bolsonaro (PL), na Avenida Epitácio, em João Pessoa. De lados opostos nas Eleições 2022, os dois têm conquistado adesão de eleitores que preferem depositar o voto no atual governador e no atual presidente, fazendo uma ‘mistura’ de apoios que chama a atenção de muitas pessoas. Mas, afinal, quem decide é o eleitor.

João Azevêdo apoia Lula para a Presidência da República, enquanto Jair Bolsonaro rechaça alianças com partidos mais de esquerda, como o PSB do qual faz parte o governador.

Isso não impede que os eleitores tenham montado o comitê ‘mesclado’ na Paraíba. O vereador Marcílio do HBE já havia manifestado ao ClickPB, na segunda-feira (10), que estava sabendo de forma superficial da criação dos comitês e que, “se eu voto nos dois, em João e Bolsonaro, porque eu não iria apoiar?”, manifestando possibilidade de integrar também esse movimento.

O prefeito de Barra de Santa Rosa, Neto Nepomuceno, já defende o apoio conjunto em suas redes sociais, publicando foto/montagem ao lado de João e Bolsonaro.

A informação da criação dos comitês foi confirmada ao ClickPB nos últimos dias por lideranças políticas do estado que seguem na base de João Azevêdo e, ainda assim, apoiam a reeleição de Bolsonaro. A intenção é abranger o eleitorado e conseguir buscar os apoios divergentes.

Mesmo com o governador João Azevêdo tendo declarado apoio à candidatura do ex-presidente Lula, uma parte do seu eleitorado segue tendo mais afinidade com os pensamentos de Bolsonaro.

Clickpb

Aliado de João Azevêdo, Antônio Mineral anuncia apoio a Pedro: “Estava ao lado da máquina, mas esta máquina não produz”

Aliado de João Azevêdo, o ex-deputado e ex-prefeito de Areia de Baraúnas, Antônio Mineral, anunciou que neste 2° turno vai apoiar a candidatura de Pedro Cunha Lima ao Governo da Paraíba. Mineral disse que esta adesão reflete o desejo dos paraibanos e paraibanas que nas urnas rejeitaram o modelo administrativo ineficiente apresentado pelo atual governador do Estado.

“Eu estava ao lado da máquina. A máquina que não produz, a máquina que não chegou nem a 40% dos votos. Então fiquei ao lado daqueles que votaram em Pedro, votaram em Veneziano e votaram em Nilvan. Ou seja, fiquei ao lado dos que votaram na oposição. Saí da máquina e estou perto desse povo que quer o melhor para a Paraíba. E o melhor para a Paraíba é Pedro”, destacou Antônio Mineral.

Pedro agradeceu o apoio de Antônio Mineral e todo seu grupo político. “É mais um apoio que muito nos anima e honra. Agradeço a Mineral, essa pessoa que tem trajetória de trabalho e um enorme poder de contribuição para que a gente construa uma Paraíba melhor, e todo seu time que chega junto para fortalecer esse movimento de mudança que vai transformar nosso Estado”.

Assessoria

Cabo Gilberto faz mistério sobre apoio no 2º turno; veja o vídeo

Eleito para a Câmara Federal, deputado Cabo Gilberto Silva (PL) faz mistério sobre apoio neste segundo turno. Ele afirmou que respeita a decisão de Nilvan Ferreira (PL), terceiro colocado na disputa pelo Governo, de manter neutralidade, mas que em breve anunciará sua decisão.

“Ele já fez o seu pronunciamento e eu respeito”, enfatizou Gilberto sobre o posicionamento de Nilvan. Durante a sessão desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa da Paraíba, usou a tribuna para criticar o governador João Azevêdo e em defesa da reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

 

Fonte: Blog da Sony Lacerda

Ex-secretários de Saúde do Estado terão que devolver R$ 11,4 milhões por repasses de valores não comprovados

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), reunido nesta terça-feira (11), julgou irregular, à unanimidade, a execução do Contrato de Gestão (n.º 02/2014), na Maternidade Dr. Peregrino Filho, do município de Patos/PB. O contrato visava o gerenciamento institucional e a oferta de ações e serviços em saúde. A inspeção especial foi sobre os exercícios financeiros de 2014 e 2015.

O contrato foi celebrado entre o Governo da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e o Instituto de Gestão em Saúde – GERIR. O relator do processo (processo nº 11758/16) foi o conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo.

Os ex-gestores terão que devolver ao erário R$ 11,4 milhões. Os valores foram imputados, solidariamente, aos ex-secretários estaduais da Saúde, Waldson Dias de Souza e Roberta Batista Abath, além da própria organização social GERIR. Este valor deve ser ressarcido no prazo de 30 dias.

A Waldson Dias de Souza, foi imputado, um débito no montante de R$ 6 milhões, 397 mil e 891,22, correspondentes a 102.366,26 Unidades Fiscais de Referência do Estado da Paraíba (UFRs/PB). Deste total, a quantia de R$ 221 mil e 522,35 referentes a repasses de valores não demonstrados documentalmente; outros R$ 6 milhões e 66 mil por pagamentos não comprovados às empresas SEAD Serviços Administrativos Ltda., MD – International Ltda., ATHOS Gestão e Manutenção de Equipamentos Médicos Ltda., TCLIN Serviços de Saúde Ltda., JMA Serviços Administrativos Ltda. e Grifort Indústria.

Também foi imputada à ex-secretária Roberta Batista Abath um débito no total de R$ 5 milhões e 47 mil e 57,42. E ao Serviço de Apoio e Assistência à Saúde Ltda a importância de R$ 13 mil 988,29 relativos a gastos irregulares com passagens aéreas e hospedagens. E o valor de R$ 96 mil e 380,58 por despesas indevidas com multas e juros, respondendo solidariamente pelo respectivo somatório (R$ 6.397.891,22) o Instituto de Gestão em Saúde – GERIR.

Aos ex-gestores estaduais, o relator Renato Sergio Santiago Melo fixou um prazo de 60 dias para recolhimentos voluntários aos cofres públicos estaduais dos débitos atribuídos. Devem ser acompanhados das “devidas comprovações dos seus efetivos adimplementos a esta Corte dentro do prazo estabelecido, cabendo à Procuradoria Geral do Estado da Paraíba, no interstício máximo de 30 dias, após o término daquele período, velar pelo integral cumprimento da decisão, sob pena de responsabilidade e intervenção do Ministério Público Estadual, na hipótese de omissão, tal como previsto no art. 71, § 4º, da Constituição do Estado da Paraíba, e na Súmula n.º 40, do colendo Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba – TJ/PB ”.

O relator fez recomendações no sentido de que a atual secretária de Estado da Saúde, Renata Valéria Nóbrega, não repita as irregularidades apontadas nos relatórios da unidade técnica deste TCE-PB e observe, sempre, os preceitos constitucionais, legais e regulamentares pertinentes. “Independentemente do trânsito em julgado da decisão e com apoio no artigo 71, inciso XI, combinado com o artigo 75, da Constituição Federal, será remetida cópia dos presentes autos à Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Paraíba e ao Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO), para as providências cabíveis”, avisou o relator.

A auditoria do TCE-PB encontrou trinta irregularidades sistematizadas de responsabilidade dos gestores Waldson Dias de Sousa (ex-secretário de Estado da Saúde, em 2014), Roberta Batista Abath (ex-secretária de Estado da Saúde, em 2015) e Eduardo Reche Souza, (diretor–presidente do IGES) e Edsamuel Araújo (coordenador Regional do Gerir).

IRREGULARIDADES – Entre as irregularidades apontadas pela Auditoria puderam ser destacadas:

Ausência de interesse local, visto que o GERIR não desenvolvia atividades no Estado da Paraíba;

Dificuldades administrativas e/ou operacionais na resolubilidade dos problemas-distância entre a sede do GERIR, em Goiás, e o local de prestação de serviços, na Paraíba, o que incompatibilizaria o bom desempenho da atividade objeto do contrato de gestão;

Inobservância dos aspectos formais e legais para qualificação da OS no Estado da Paraíba – não atendimento às exigências legais, quando do ato de qualificação do GERIR;

Repasses de recursos para empregados e/ou prestadores de serviços, a título de “adiantamentos”, a débito da conta-caixa, sem comprovação documental, nos valores de R$ 221.522,35 (2014) e R$ 64.639,10 (2015), totalizando R$ 286.161,45;

Gastos ilegais, ilegítimos e irregulares com passagens aéreas e estadias, nos valores de R$ 13.988,29 (2014) e R$ 51.392,57 (2014), com conseqüente imputação de débito aos gestores responsáveis e devolução ao erário estadual;

Pagamentos pelo hospital, em 2014 e 2015, a título de plantões médicos, de acordo com os documentos da administração, dos valores líquidos de R$ 5.484.277,16 e 7.250.826,66, para empresas (pessoa jurídica), quando deveria ter contratado os profissionais médicos;

Contratação de empresas de São Felipe, no Estado da Bahia, distante a quase 1.000 km da unidade de saúde, para prestação de serviços médicos, algumas com endereços coincidentes, tendo à frente o sr. Antônio Carlos Farias Tanner – médico, sócio comum a todas elas, “dando a entender que se trata de uma verdadeira locadora de profissionais médicos”.

Processos da Ordem do Dia – A Corte de Contas julgou regulares as contas anuais da Prefeitura Municipal de Jacaraú (processo 07379/21), da Prefeitura de Belém (processo 07365/21), do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente e da Agência de regulação do Estado da Paraíba (02928/12).

A sessão foi presidida pelo Conselheiro Fábio Nogueira, vice-presidente do TCE-PB. O presidente da Corte, conselheiro Fernando Catão, encontra-se em Brasília, em viagem técnica. A sessão foi integrada pelos Conselheiros Nominando Diniz Filho, André Carlo Torres Pontes, Antônio Gomes Vieira Filho e pelos conselheiros substitutos Antônio Cláudio Silva Santos (no exercício da titularidade) Renato Sergio Santiago Melo e Oscar Mamede Santiago Melo. O procurador geral Bradson Tibério de Luna Camelo, representando o Ministério Público de Contas (MPC).

A 0194ª Sessão Extraordinária presencial e remota do Tribunal Pleno aconteceu nesta terça-feira (11/10), em razão do feriado do dia 12/10.

SESSÃO NA ÍNTEGRA: https://youtu.be/SEG1CfAPbwQ

Fonte: Wscom

CNBB lamenta exploração da fé e da religião para votos no segundo turno

Leia o pronunciamento na íntegra:

NOTA DA PRESIDÊNCIA

“Existe um tempo para cada coisa” (Ecl. 3,1)

Lamentamos, neste momento de campanha eleitoral, a intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno. Momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições. Desse modo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamenta e reprova tais ações e comportamentos.

A manipulação religiosa sempre desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil. É fundamental um compromisso autêntico com a verdade e com o Evangelho.

Ratificamos que a CNBB condena, veementemente, o uso da religião por todo e qualquer candidato como ferramenta de sua campanha eleitoral. Convocamos todos os cidadãos e cidadãs, na liberdade de sua consciência e compromisso com o bem comum, a fazerem deste momento oportunidade de reflexão e proposição de ações que foquem na dignidade da pessoa humana e na busca por um país mais justo, fraterno e solidário.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Mário Antonio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Portal Correio

Prefeita que votou em João Azevêdo anuncia apoio a Pedro

A prefeita Cacilda, de Barra de Santana, é mais uma liderança que votou em João Azevêdo no 1° turno e agora anunciou que caminhará ao lado de Pedro Cunha Lima na disputa ao Governo da Paraíba.

“Estamos com Pedro porque ele é um jovem que representa a renovação, temos certeza que vai garantir investimentos para o desenvolvimento econômico da nossa região”, disse a prefeita.

Pedro se comprometeu em viabilizar as obras da PB-132, que vai trazer mais desenvolvimento e potencializar as vocações econômicas da região.

“A prefeita e a população reivindicam essa importante obra, porque vai beneficiar toda a produção leiteira da região. Vamos garantir esse importante investimento que vai potencializar a economia e trazer mais oportunidades para todos”.

Assessoria

Prefeito de Catingueira anuncia apoio ao projeto político de Pedro Cunha Lima

O prefeito do município de Catingueira (PB), Suélio Felix usou as redes sociais para declarar a sua adesão e do seu grupo político a campanha ao governo do estado da Paraíba de Pedro Cunha Lima (PSDB). Na postagem ele relata que após reunião com o seu grupo ficou decidido o apoio ao tucano no Segundo Turno das Eleições 2022.

No Primeiro Turno, o gestor apoiou Veneziano Vital (MDB), uma carreata e um comício foram realizados na terra do poeta Inácio da Catingueira. Veneziano foi o majoritário com 1840 votos (52,30%), Pedro foi o quarto colocado com 245 votos (6,96%) e João Azevêdo (PSB) obteve 1130 votos (32,12%).

Na foto o prefeito aparece ao lado do senador eleito Efraim Filho (UB) e do candidato Pedro. Efraim foi o majoritário com 2007 votos (58,58%).

Na Paraíba os eleitores poderão votar para escolher o governador e o presidente. Disputam o governo estadual, o atual governador João Azevêdo e o deputado federal Pedro Cunha Lima. Já na disputa do Planalto, disputam o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

Veja a postagem que anuncia a adesão:

Nacional de Patos convoca coletiva para falar sobre o futuro do clube

O Nacional Atlético Clube de Patos pensando no futuro iniciará o planejamento para a temporada 2023, quando irá disputar o Campeonato Paraibano e o Campeonato Brasileiro Série D.

Para divulgar os próximos passos em 2022 e início de 2023, o Conselho Deliberativo convocou uma coletiva de imprensa para quinta-feira, 13 às 19 horas, no auditório do Patos Shopping (Piso M2) quando será realizada uma prestação de contas das últimas gestões, informes sobre o processo eleitoral da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo com as consequentes chapas inscritas para o pleito.

Folha Patoense

Buba Germano deixa base de João Azevêdo para apoiar Pedro ao Governo da Paraíba

Mais um aliado de João Azevêdo deixa a base governista e anuncia apoio à candidatura de Pedro Cunha Lima ao Governo da Paraíba. Desta vez o deputado estadual e ex-prefeito de Picuí, Buba Germano, aderiu ao projeto defendido por Pedro para o desenvolvimento do Estado. Participaram do anúncio o senador Veneziano Vital, o senador eleito Efraim Filho, além dos deputados Camila Toscano e Tovar Correia Lima, além dos deputados eleitos Michel Henrique, George Morais e Gilbertinho.

Durante sua fala à imprensa, Buba destacou o tratamento insensível que recebeu do atual governador, que desrespeitou os anos de luta de Buba e Gilma Germano pela região do Seridó e Curimataú paraibano.

“É uma decisão consciente. Nunca me falta e nunca me faltou coragem. Foi uma decisão baseada na forma como fomos tratados nesse processo eleitoral, quando foi desconsiderada toda uma trajetória de luta de anos construindo nosso Seridó e Curimataú, nos mandatos de Gilma e no meu, onde conseguimos um aporte de R$ 1 bilhão para uma região que não fazia parte do mapa da Paraíba”, disse Buba.

Pedro agradeceu mais este apoio no 2° turno e garantiu que a partir do próximo ano a Paraíba vai viver um ciclo de desenvolvimento, com mais qualidade de vida para os paraibanos e paraibanas.

“É mais um apoio que nos honra e que nos traz uma sensação boa de que a partir do ano que vem um conjunto de pessoas vai cuidar melhor da Paraíba, colocando as prioridades que precisam de maior atenção. A gente tem que concluir a TransParaíba, obra que já está em execução há mais de 4 anos e até agora não foi entregue. Fazer um esforço maior para levar o campus da UEPB para Picuí, outra defesa colocada por Buba e que teremos uma atenção especial, assim como cuidar melhor do Hospital Regional. No próximo ano teremos um novo governo, que terá senso de prioridade para entregar aquilo que os paraibanos desejam e merecem”, disse Pedro.

Assessoria

Luciano Cartaxo declara apoio a João

O ex-prefeito de João Pessoa e deputado estadual eleito Luciano Cartaxo (PT) declarou, nesta terça-feira (11) apoio à candidatura de João Azevêdo (PSB) ao Governo do Estado em segundo turno. Luciano disse que se engajará na campanha do socialista.

“Aqui a gente não vem para bater foto, a gente vai construir a vitória de João e de Lula, arregaçar as mangas e ir a campo. Com a certeza que podemos fazer mais para o Brasil. De Cajazeiras a Cabedelo, vamos construir essa vitória”, declarou.

Estiveram presentes na ocasião, na sede do PT da Paraíba, na capital, o presidente da legenda na Paraíba, Jackson Macêdo, Maísa Cartaxo, Lucélio Cartaxo, e outras lideranças e apoiadores.

O governador João Azevêdo ressaltou, no evento, que “temos duas missões, se todo mundo acha importante continuar nosso projeto na Paraíba, também é importante consolidar um projeto para esse país, é João aqui e Lula lá”.

Ele ainda exaltou a adesão do petista e apoio de Lula: “não fiz uso da imagem de Lula para tentar me beneficiar, não era isso, disse há dois anos que o apoiaria, isso é historia, confiança politica. Se vocês colaborarem da mesma forma que fizeram a campanha de Luciano, vamos chegar à vitória dia 30”.

Wscom