Início Site Página 1072

Corpo de jovem é encontrado por populares após acidente na BR 361, em Catingueira

A Redação do Portal Santa Teresinha foi informada na tarde desta sexta-feira (2) de um acidente com vítima fatal na BR 361 entre os municípios de Santa Terezinha (PB) e Catingueira.

O acidente ocorreu no Km 34, município de Catingueira. No local foi possível encontrar alguns curiosos e a Polícia Militar que preservou o local. A Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil e a Polícia Científica também foram acionadas para fazer os procedimentos cabíveis.

Populares que caminhavam pela rodovia, encontraram o corpo do jovem e a motocicleta em um local de difícil acesso e de pouca visibilidade.

A vítima é Danilo da Silva Neres (21) que residia no sítio São Gonçalo, município de Santa Terezinha.

O transporte é uma Honda CG 150, ano 2009, cor vermelha, placa não identificada pela reportagem.

As causas do acidente serão esclarecidas após a perícia que será realizada pelas Forças de Segurança Pública.

Imagem: redes sociais

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Economia do Brasil cresce mais que a de países ricos no 2º trimestre

Com o crescimento de 1,2% no segundo trimestre de 2022, o avanço da economia brasileira superou o de países que integram o grupo das sete nações mais ricas, como Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. A informação é do R7.

O Produto Interno Bruto (PIB) — soma de todos os bens e serviços produzidos em uma nação — tanto dos EUA quanto do Reino Unido sofreu contração econômica de 0,2% e 0,1%, respectivamente, enquanto na Alemanha houve leve avanço, de 0,1%. No Japão e na França, o PIB cresceu 0,6% e 0,5%, respectivamente.

No Brasil, foi a quarta variação trimestral positiva consecutiva, consequência do valor de R$ 2,404 trilhões alcançado entre os meses de abril e junho.

Com isso, o país chegou à sétima posição entre os maiores resultados do segundo trimestre de 2022. Segundo o ranking da Austin Rating, desde o quarto trimestre de 2021 o Brasil tem figurado entre os dez países com melhor desempenho. Em março deste ano, estava na décima posição.

Para Juliana Trece, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre FGV), o crescimento foi forte, dentro do esperado, conforme os indicadores como a melhora do mercado de trabalho, que acaba colaborando para esse desempenho da economia. Mas a perspectiva é de uma desaceleração nos seis últimos meses do ano.

“Acredito que teve impacto, mas a gente deve ter uma desaceleração da economia no segundo semestre. Por mais que no segundo trimestre o Brasil tenha crescido mais que algumas economias avançadas, a gente vê que a projeção para o ano de 2022 está em linha, mais ou menos parecida com à dos outros países. Os Estados Unidos tiveram recuo e nós crescimento. Mas, no ano, a gente está com projeção de 2%, talvez um pouco mais. E os EUA também estão por volta de 2,6%”, avalia a economista.

O resultado positivo confirma a melhora das expectativas do mercado financeiro em relação ao crescimento da economia nacional neste ano. A última divulgação do Banco Central (BC) mostra que o PIB fechará 2022 com alta de 2,1%. Mas novas revisões das projeções para este ano já indicam crescimento de 3%.

“Vale a pena olhar para esse número do segundo trimestre como um número positivo e bom para a economia, mas é um número pontual, é difícil generalizar e comparar com outros países num período curto. Quando a gente olha a projeção do ano, a gente vê que o Brasil está com crescimento forte, mas as economias avançadas também estão com número alto”, diz Juliana Trece.

A expectativa para o ano que vem, de acordo com a economista, é de dificuldades na economia, por causa da iminência de uma recessão global. “A gente está vendo que muitos países estão aumentando as taxas de juros, e isso afeta a atividade econômica e deve fazer com que a economia do mundo inteiro desacelere. Por exemplo, nas exportações brasileiras, nosso maior parceiro comercial é a China. Se a China desacelerar, a gente vai sentir na nossa economia. Isso é algo estrutural que, para o ano que vem, a gente deve enfrentar essa dificuldade.”

Ela explica que no segundo semestre a atividade econômica não deverá crescer da mesma maneira que cresceu nos seis primeiros meses do ano, porque muito desse crescimento foi pela normalização da economia por causa do fim das restrições causadas pela pandemia de Covid-19.

“A reabertura econômica acabou impulsionando a demanda reprimida. Mas, por outro lado, a taxa de juros já está elevada no Brasil desde o início do ano e a gente tem um efeito defasado na atividade econômica. Isso a gente deve sentir no terceiro trimestre e mais fortemente até no quarto trimestre, o que acaba impactando muito a taxa de investimento. O investidor para de adquirir novos bens e aumentar a capacidade produtiva. Com juros elevados, ele diminui o impulso porque fica mais caro adquirir esses bens ou contratar novos empregados, por exemplo”, explica Juliana.

O economista Rodolfo Margato, da XP, afirma que houve uma série de surpresas positivas com o resultado do PIB, de 1,2%, acima da projeção de 1% e do consenso de mercado, de 0,9%, além de ser um crescimento disseminado entre os componentes.

Na avaliação dele, os principais fatores explicativos desse bom crescimento no Brasil no trimestre passado foram a recuperação sólida do mercado de trabalho, a reabertura econômica com efeitos positivos sobre algumas atividades de serviços prestados às famílias, de tranporte e armazenagem, entre outros, e os estímulos fiscais de curto prazo, como a liberação do saque extraordinário do FGTS, o pagamento antecipado do 13º salário aos segurados do INSS e um novo cronograma de pagamento do abono salarial.

“A retomada de emprego, maior massa salarial e esses estímulos ficais acabaram impulsionando a renda disponível real das famílias. Isso mantém o consumo em trajetória firme de crescimento”, analisa Rodolfo Margato.

De forma geral, segundo ele, essa performance acima de outras economias, até mesmo de países desenvolvidos, reflete o atual momento, com força do mercado de trabalho, estímulos fiscais e a reabertura, que acabam impulsionando os setores.

“Ao contrário do ano passado, não enfrentamos crise hídrica, seca ou outros choques negativos, que a gente vê outras regiões enfrentando, como a Zona do Euro, com grave crise energética relacionada ao fornecimento de gás, ou na China, com problemas de seca, surto de Covid-19 e política de contenção do contágio. Apenas alguns fatores para explicar diferenças dessa dinâmica mais recente do PIB do Brasil vesus outras regiões”, analisa Margato.

Para ele, a perspectiva até o fim de 2022 tem viés de alta. A projeção atual é de 2,2%, mas será revisada para um crescimento mais forte, entre 2,5% e 3%, após as informações divulgadas sobre as contas nacionais do segundo trimestre. Apesar disso, está prevista uma desaceleração do ritmo de crescimento no segundo semestre.

Os dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais mostram também que o PIB nacional figura no segundo patamar mais alto da série histórica do IBGE, atrás apenas do alcançado no primeiro trimestre de 2014.

O economista Bruno Imaizumi, da LCA Consultores, considera que a comparação entre os países é difícil de ser feita, principalmente num período curto. Ele explica que os países desenvolvidos conseguiram se recuperar da pandemia antes, tiveram algumas quedas menores e se recuperaram melhor em 2021. No caso do Brasil, esse resultado é mais positivo porque houve um resquício de reabertura econômica em 2022, ou seja, os serviços só voltaram a se recuperar com mais força neste ano. Consequentemente, isso afeta o PIB.

“E também tem a questão das medidas do governo federal em ano eleitoral, que estimulam a atividade de maneira artificial e reduzem as pressões inflacionárias. A gente está falando de várias medidas que injetaram dinheiro público na economia sem pensar na questão fiscal, que tem ajudado o PIB a crescer mais no ano de 2022, com expectativa pior para o ano de 2023”, afirma Imaizumi.

Portal Correio com R7

Ministério Público dá parecer pelo deferimento do registro da chapa de Ricardo Coutinho

O Ministério Público Eleitoral na Paraíba emitiu parecer pelo deferimento do registro da coligação da chapa de Ricardo Coutinho, A Paraíba tem Pressa de ser Feliz.

O documento, assinado pela procuradora Regional Eleitoral Acácia Suassuna no último dia 30 de agosto, ressalta que o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) apresentado pela coligação “está regular e não apresenta falha, omissão ou ausência de documentos necessários à instrução do pedido”.

“O Ministério Público Eleitoral manifesta-se pelo deferimento do pedido de registro da coligação A PARAÍBA TEM PRESSA DE SER FELIZ, integrada pelo partido MDB e pela Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), para que seja considerada apta a disputar as eleições 2022″, ressaltou a procuradora no documento.

A chapa “A Paraíba tem pressa de ser Feliz” é formada pela Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) e pelo MDB, partido de Veneziano Vital do Rêgo, candidato ao Governo do Estado.

Fonte: Clickpb

Equipe de handebol de Itaporanga representará a Paraíba nos Jogos da Juventude

A equipe de handebol da ECIT Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, de Itaporanga, representará a Paraíba nos Jogos da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), na cidade de Aracaju, Sergipe.

A disputa da modalidade começa no próximo dia 12 de setembro e conta com times nacionais. O grupo itaporanguense conseguiu a vaga no torneio por ter sido campeão estadual nos jogos escolares neste ano.

Com a classificação, a escola é a primeira pública em mais de 20 anos a vencer no estado e conseguir a classificação para a competição nacional.

Além de handebol, a Paraíba também será representada em outras modalidades, como taekwondo, atletismo, natação, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, tênis de mesa, vôlei de praia, judô, luta olímpica (wrestling), badminton, futsal, voleibol e basquetebol.

Diamante Online

Empreendedorismo: Sebrae realiza Summit Paraíba, em Patos

Evento reuniu empresários, empreendedores e donos de pequenos negócios interessados na formação de estratégias de crescimento para o mercado

Discutir as mudanças no mundo dos negócios e trabalhar o processo de criatividade como importante estratégia para melhorar as vendas e a competitividade no mercado. Esse foi o propósito do Summit Paraíba, evento promovido nesta quarta-feira (31) na cidade de Patos pelo Sebrae/PB, Âncora X Empresa de Comunicação e apoio do Patos Shopping.

O evento teve início às 19h com destaque para a realização de três palestras, sendo a primeira apresentada pelo empresário, treinador e mentor de negócios, Moisés Ramos, que conversou com o público sobre marketing e posicionamento digital através da internet.

Na sequência, a segunda palestra da noite foi feita pelo empresário, escritor e influenciador digital com mais de 2,5 milhões de seguidores na plataforma do Instagram, Rick Chesther, que contou a sua história de sucesso de vendedor de água na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, ao protagonismo de palestrante sobre empreendedorismo na Universidade de Harvad, nos Estados Unidos.

“O conhecimento praticado melhora qualquer processo. Não tem segredo, mas é cultivar o que você deseja colher, ter muita fé e acreditar nas possibilidades. Eu sempre falo que o Sebrae é uma instituição importante nesse processo e que a galera precisa buscar. Empreender não tem nada de fazer sozinho, tem que dar as mãos o tempo todo e muita gente erra nisso. Eu sou o cara que não desistiu, lutei e sai do caos para alcançar o extraordinário. Não é fácil, mas provei que é possivel”, disse Rick Chesther.

A realização do Summit Paraíba, que chegou este ano a sua segunda edição, conforme destaca a gerente regional do Sebrae/PB em Patos, Anna Stefânia, é uma experiência de conhecimento ao desenvolvimento de estratégias de vendas no mercado, assim como busca despertar soluções criativas para empresários e empreendedores. “É um evento que apresenta inovação ao público e que conta com a participação de profissionais de renome nacional e com atuação também na realidade local. A programação foi sucesso e o Sebrae com o apoio de outros parceiros conseguiu cumprir com o objetivo de realizar mais uma experiência positiva para os empresários e empreendedores”, disse.

Toda programação aconteceu no Patos Shopping e a palestra de encerramento foi realizada pelo Pe. Fabrício Timóteo. Reconhecido em todo o estado da Paraíba pela celebração de missas de cura e libertação, com a participação de mais de 80 mil pessoas, o tema abordado pelo evangelizador no evento enfatizou a relação do mundo do empreendedor aliado a espiritualidade e a construção de ideias inovadoras.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Folha Patoense com Assessoria

Imagens: Jackson Saldanha/Ducks Films

Polícia Militar apreende mais uma motocicleta com sinais de adulteração, em Teixeira

Na tarde desta quarta-feira, 31/08/2022, policiais militares pertencentes a 4ª Cia/3º BPM, realizaram a apreensão de uma motocicleta com visíveis sinais de adulteração, fato este ocorrido na cidade de Teixeira-PB.

A ação aconteceu quando a guarnição policial militar estava em rondas nas proximidades da Pedra do Tendó, quando ao abordar a moto que passava no local, verificou-se que o veículo apresentava sinais de adulterações em suas características. Ao realizar uma consulta junto ao CICC, foi constatado que a placa fixada no veículo era inexistente, a numeração do chassi e motor estava danificada para evitar identificação.

Com frequência as adulterações ocorrem para tentar dificultar a ação policial na identificação de um veículo roubado.

O condutor, juntamente com a motocicleta apreendida, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Teixeira-PB, para que fossem adotadas as providências cabíveis.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM

Dr Ramonilson reivindica mais apoio da Gestão pública à proteção animal na cidade de Patos e ressalta o trabalho de voluntários na região

Em entrevista à imprensa sertaneja na manhã desta sexta-feira, 02 de setembro, Dr. Ramonilson voltou a reivindicar uma maior atenção do poder público à causa animal na cidade de Patos.

Ainda segundo o juiz aposentado, é fundamental o cumprimento do Código de Direito e Bem-estar animal da Paraíba, além de medidas concretas por parte da Prefeitura Municipal e Governo do Estado. Campanhas de educação ambiental e fiscalização quanto a abandono e maus tratos também são pleitos legítimos  que a população tem apresentado nos últimos anos.

“O cenário alarmante que é visível em todos os bairros de Patos e municípios cuscunzinhos, suscita em todos nós uma mobilização permanente e efetiva que garanta o cuidado  aos nossos animais. Dezenas de protetores tem realizado um trabalho frutuoso por intermédio das ONG’s, que merecem maior apoio. Cabe tambem à Gestão pública  não se omitir nesse contexto e oportunizar políticas públicas de assistência,  imperativo à saúde pública”, concluiu Dr. Ramonilson.

Assessoria

Na Conexão FM: veja as propostas do candidato a deputado federal Jozivan Antero

O candidato a deputado federal Jozivan Antero (UP) defende as seguintes propostas: Suspensão imediata do pagamento da dívida pública que retira metade do orçamento da União, seguida de auditoria; congelamento dos preços dos artigos de primeira necessidade, começando pela cesta básica e os aluguéis; aumento de 100% do salario mínimo para recompor o poder de compra dos trabalhadores; nacionalização e controle estatal dos bancos e consórcios, comunicações, transportes coletivos e saúde; implementar a Reforma Agrária priorizando a agricultura familiar e a agroecologia; investimento urgente na educação, na ciência, na tecnologia, na moradia popular e em creches; fim da violência e da impunidade por meio da construção da justiça de transição, julgando os agentes do Estado responsáveis pelo golpe militar de 1964, bem como pelos sequestros, torturas, estupros, e assassinatos; punição dos crimes contra o meio ambiente, indígenas, quilombolas, mulheres, população LGBT, povo negro e pobres da periferia.

Jozivan Antero (48) é natural de Patos (PB), casado, pai de três filhos. Ele considera-se um revolucionário que iniciou sua trajetória aos 17 anos em uma escola patoense, no grêmio estudantil, entrando nos movimentos sociais e populares, fazendo politica de esquerda. Ele foi candidato a vereador no ultimo pleito eleitoral não obtendo êxito. Ele também ajudou a fundar o Unidade Popular  (UP).

As informações repercutiram no jornal Conexão com a Notícia, transmitido na Rádio Conexão (104,9 FM), situada no município de Santa Terezinha (PB), Região Metropolitana de Patos. A emissora iniciou na segunda-feira (29), entrevistas com os candidatos da região de Patos que estão concorrendo ao cargo de deputado federal.

Nesta sexta, o entrevistado será o Hugo Motta (Republicanos). O jornal Conexão com a Notícia inicia às 11h30.

As pessoas podem escutar a entrevista através do link:

https://www.radios.com.br/aovivo/radio-conexao-fm/162170

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com 

Veneziano recebe apoio de Diego do Kipreço, do ex-presidente da Câmara Júnior e do grupo de oposição de Bayeux

O candidato a governador da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB-15), da coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’, que reúne MDB, PT, PV e PCdoB, recebeu nesta quinta-feira (01), importantes apoios da cidade de Bayeux.

Anunciaram voto em Veneziano para governador o líder político Diego do Kipreço, que foi candidato a prefeito nas eleições municipais de 2020; o ex-presidente da Câmara Municipal da cidade, Júnior; e todo o grupo político de Bayeux.

“Muito feliz ao receber, na tarde desta quinta-feira, os importantes apoios dos amigos Diego do Kipreço, que foi candidato a prefeito nas eleições municipais de 2020; do ex-presidente da Câmara Municipal, Júnior; e de todo o grupo político de oposição de Bayeux”, afirmou Veneziano.

Participaram do encontro que selou o apoio o deputado estadual e candidato à reeleição Taciano Diniz; o prefeito de Cabedelo, Victor Hugo; e outras lideranças. Veja detalhes acessando vídeo: https://youtu.be/n4UCyd9n1hM

Assessoria de Imprensa
Veneziano Vital do Rêgo – MDB 15
Candidato a Governador da Paraíba
Coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’

Justiça suspende cassação do vice-prefeito de Piancó, Sales Lima

O juiz de Direito Pedro Davi Alves Vasconcelos suspendeu a cassação do vice-prefeito de Piancó, Sales Lima, proferida pela Mesa Diretora da Câmara nesta semana. A decisão atendeu um Mandado de Segurança Cível, com pedido de liminar.

O magistrado, que é titular da 1° Vara Mista de Piancó, entendeu que o ato é irregular, pois o processo não foi transitado em julgado, e dessa forma estaria prejudicando o vice-gestor.

Assim, Pedro Davi deferiu o pedido de tutela da defesa e fixou multa diária de R$ 500, limitada a três meses, no caso de descumprimento da Mesa Diretora.

Fonte: Diamante Online