Início Site Página 1076

Corpo de homem é encontrado boiando em barragem no município de Patos

Populares que passavam pela Barragem de Dona Elvina, localizada às margens da BR-230, próximo a EMBRAPA, na saída para o Distrito de Santa Gertrudes, em Patos, encontraram um corpo de um homem na manhã desta segunda-feira, dia 29 de agosto.

Era 07h30 quando o corpo, ainda não identificado, foi avistado por populares, boiando na barragem.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não chegar ao local constatou que o que homem, com idade aparente entre 45 e 50 anos, já estava sem vida.

De acordo com a tenente Joana, ao chegar no local, as equipes fizeram o resgate e trouxeram o corpo até a margem para que fosse feito o trabalho de perícia.

A tenente confirmou que o homem não portava nenhuma identificação.

Não foi informado se o corpo apresentava marcas de violência.

O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal para necropsia.

A Polícia Militar compareceu ao local para iniciar as diligências a fim de buscar mais informações sobre o caso. A Polícia Civil vai investigar o caso para saber as circunstâncias da morte.

Fonte: Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Mesa Diretora da Câmara de Piancó cassa mandato do vice-prefeito Sales Lima

A Mesa Diretora da Câmara de vereadores de Piancó (PB) cassou, durante sessão nesta segunda-feira (29), o mandato do vice-prefeito Sales Lima (União Brasil). A decisão foi decorrente de condenação por improbidade administrativa.

Conforme o Ato, a Mesa cumpriu uma sentença judicial proferida nos autos da Ação Civil Pública de nº 0800825-2016.4.05.8202.

Sales foi prévia e regularmente notificado para exercer o direito ao contraditório, segundo o documento, no entanto, não apresentou justificativa apta para impedir a cassação.

Diante disso, foi decretada a extinção do mandato dele, bem como a perda dos direitos políticos por três anos.

A diretoria da Casa pediu que fosse remetida cópia da decisão ao Poder Executivo Municipal, ao Poder judiciário e ao Ministério Público Federal com atuação na cidade de Sousa-PB, a Justiça Eleitoral e ao partido do qual o vice-prefeito é atualmente filiado.

Fonte: Diamante Online

Dr. Ramonilson reivindica a pavimentação de ruas em Patos e apresenta propostas na área de mobilidade urbana

Em entrevista à imprensa sertaneja na manhã desta segunda-feira, 29 de agosto, Dr. Ramonilson Alves voltou a reivindicar obras de pavimentação em diversas ruas da cidade de Patos. Ainda segundo o juiz aposentado, os problemas de mobilidade urbana acarretam dificuldades no trânsito de veículos e pessoas.

“Infelizmente, não visualizamos por parte da Prefeitura ou do Governo do Estado, nenhuma ação efetiva que garanta maior segurança e comodidade aos moradores de vários bairros de Patos. Tenho escutado e dialogado com os moradores, que de forma legítima, cobram por calçamento em suas localidades. Destaco aqui o Salgadinho, São Sebastião, Santa Clara, Jatoba, Monte Castelo, Maternidade e outros, pleitos antigos e que até o momento não há uma resposta célere da Gestão Pública”, destacou.

Dr. Ramonilson frisou que por intermédio de emenda parlamentar, é possível encaminhar recursos para pavimentação de avenidas, bem como criar espaços de lazer para uso das famílias, ao exemplo de praças. Obras de infraestrutura urbana geram emprego e potencializa a economia de uma região.

Assessoria

Comitê de crise aprova o uso facultativo da máscara no IFPB

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (29), através de videoconferência, o Comité do IFPB responsável pelo enfrentamento da disseminação e combate à Covid-19 aprovou o uso facultativo da máscara a partir desta data em todas as dependências e ambientes do Instituto Federal da Paraíba.

O Reitor Nicácio Lopes fez a abertura da reunião, analisando o atual cenário da pandemia da Covid-19 no país. Para ele, hoje o Brasil vive um momento bem diferente daquele do início do ano de 2022, quando houve um aumento da transmissão do vírus da Covid-19 pela variante Ômicron, com alta transmissibilidade, embora apresentasse baixa mortalidade. Também avaliou que, felizmente, o processo de imunização do País avançou consideravelmente, com 170 milhões de brasileiros vacinados contra Covid-19, fazendo com que estejamos retornando à normalidade ou próximo a isso. De acordo com o Reitor Nicácio, atualmente, há um momento de supressão do uso da máscara. Como exemplo, citou o uso facultativo em aviões e aeroportos, em nível estadual e federal, além da dispensa do uso da máscara também nos estabelecimentos educacionais.

O Reitor destacou que o IFPB foi muito prudente. A gestão procurou pautar as decisões em deliberações racionais, fundadas no que estavam preconizando as autoridades sanitárias. A instituição atravessou momentos difíceis e esteve no auge da transmissibilidade da Covid-19 e da perda de vidas. Para ele, felizmente, este momento está passando e ressaltou que o IFPB adotou todas as medidas que pudessem atenuar a intranquilidade durante a pandemia. A última dessas decisões foi a obrigatoriedade do uso da máscara em todos os ambientes do IFPB, diante de um incremento significativo da pandemia no País no início do ano.

Ao final da exposição, observando o atual cenário da pandemia no país e no Estado da Paraíba, o Reitor Nicácio propôs ao Comitê a flexibilização do uso da máscara no IFPB, dispensando a sua obrigatoriedade, e adotando seu uso facultativo.

A professora Silvana Costa, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, concordou com a proposta, mas lembrou que se recomende o uso sempre que as pessoas estiverem com sintomas gripais. A Professora Cláudia Rodrigues Brandão concordou com a flexibilização do uso da máscara e propôs uma atualização do Protocolo de Biossegurança do IFPB.

O professor Helio de Franca Gondim, representante do Sintef-PB, analisou os dados atuais da pandemia e concordou com a flexibilização, frisando que se houver necessidade a medida poderia retornar. Comentou também sobre sua preocupação com o crescimento da Varíola dos Macacos, assunto que poderia ser objeto de reunião do Comitê.

O professor Suelânio Viegas de Santana, representando a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, afirmou que a comunidade acadêmica percebeu o cuidado que o IFPB teve durante a pandemia, e analisando os dados, acha a flexibilização da máscara acertada, concordando com a professora Cláudia Brandão sobre a atualização dos procedimentos do Protocolo de Biossegurança.

A professora Mary Roberta, Pró-Reitora de Ensino, afirmou que na reunião dos diretores de ensino do IFPB foi apresentada a solicitação do uso facultativo da máscara e que acredita que a decisão está sendo tomada no momento certo, ressaltou a Pró-Reitora.

Feitas todas as considerações e estabelecida a votação, o Comitê de Crise aprovou por unanimidade o uso facultativo da máscara em todas as dependências e ambientes do Instituto Federal da Paraíba em todo o Estado a partir desta data.

Ao final da reunião, o Reitor Nicácio Lopes agradeceu a participação de todos e informou que o IFPB continuará a monitorar a situação da pandemia e a adotar todas as medidas necessárias para preservar a saúde e a vida de todos.

Paraiba.com.br com Assessoria

Efraim Filho diz que ganhou mais apoios após deixar a base do governador e se aliar a Pedro Cunha Lima

“Quem disse que eu queimei a largada, queimou a língua”, disparou o candidato a senador Efraim Filho (União Brasil), nesta segunda-feira (29), durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM. Como acompanhou o ClickPB, o deputado se referiu ao número de apoios de prefeitos que aumentou após deixar a base aliada do governador João Azevêdo (PSB) e se aliar ao adversário Pedro Cunha Lima (PSDB).

“Antes de deixar a base de João Azevêdo tínhamos 102 prefeitos apoiando e agora contamos com 136 gestores acompanhando nossa candidatura”, disse, ao comemorar os últimos apoios que vem recebendo, a exemplo, “os vereadores Dinho Dowsley, presidente da Câmara Municipal de João Pessoa e Bruno Farias, líder do prefeito Cícero Lucena na Casa”, ressaltou.

Ele destacou que apesar de algumas perdas, o saldo é positivo, pois ganhou novos apoios. “Temos crescido e aumentado de apoios. A coragem que tive em enfrentar o desapego ao poder, disputando pela oposição, acabou ajudando, pois mostra que não dependo de governo para buscar meus sonhos. O governador teve seu direito de fazer sua escolha, que não foi por mim, e eu busquei trilhar o meu caminho”, reforçou.

Efraim Filho lembrou que quando tomou a decisão de sair do apoio ao governador foi criticado, mas que a decisão foi a melhor que podia ter tomado. “Quem disse que eu queimei a largada, queimou a língua. Quem coloca o pé na estrada, antes de todo mundo, vai se cansar, era isso que diziam. E hoje, eu colho os frutos da minha coragem”, disse.

Ele também considerou as chances de ter um adversário a menos na disputa ao se referir a situação judicial do candidato Ricardo Coutinho. “A Justiça é que vai decidir o que será de Ricardo Coutinho, tanto que ele tem insistido em buscar uma liminar para poder ser candidato. Eu estou preparado para enfrentá-lo e derrotá-lo”, destacou.

Clickpb

Tremor de terra é registrado menos de uma semana após outro em mesma cidade da Paraíba

Cinco dias depois de registrar um tremor de terra de magnitude 2.2, a cidade de Belém do Brejo do Cruz foi atingida por outro tremor – desta vez, de magnitude 1.8, na manhã desta segunda-feira. O abalo sísmico foi registrado estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Conforme nota emitida pelo laboratório, moradores relataram que sentiram e ouviram o fenômeno, mesmo sendo considerado de baixa intensidade pelos especialistas.

Segundo o sismólogo Eduardo Menezes, até o tremor ocorrido na semana passada, o LabSis não tinha informações sobre tremores naquela área, por isso, o laboratório ainda estuda as prováveis causas das duas ocorrências.

“Normalmente, esses tremores são ocasionados por falhas geológicas que entram em atividade. Às vezes, os tremores podem perdurar por mais tempo ou podem parar”, explicou.

Em caso de emergências provocadas por tremores de terra, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

Portal Correio

Operação Paradigma: Polícia Militar apreende mais uma arma de fogo, em Maturéia

Na noite desta sexta-feira, 27/08/2022, policiais militares pertencentes a 4ª Cia/3º BPM, realizaram a apreensão de mais uma arma de fogo no município de Maturéia-PB.

A ação aconteceu durante a Operação Paradigma, quando os militares realizavam blitz e abordagens no Sítio Flores, Zona Rural da cidade de Maturéia-PB.

No momento da ação preventiva, os militares perceberam a aproximação de um indivíduo, que ao visualizar a presença policial, demonstrou nervosismo.

Foi realizada uma busca pessoal no suspeito, sendo constatado que o mesmo portava ilegalmente 01 (uma) espingarda calibre 36, marca Boito, nº 160938, com 45 (quarenta e cinco) cartuchos.

O acusado, juntamente com a arma de fogo e munições apreendidas, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Teixeira-PB, para que fossem adotadas as providências cabíveis.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM

Após quase 12 horas de caravana no sábado, em 9 cidades do Brejo, Veneziano inicia o domingo em nova caravana por mais municípios

O candidato a governador da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB-15), da coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’, promoveu neste sábado (27) mais uma caravana ‘Na estrada com Lula, Ricardo e Vené’, que percorreu nove cidades do brejo paraibano. Por onde passaram, Veneziano, seu candidato a senador Ricardo Coutinho (PT-133) e demais candidatos a deputado federal e estadual receberam o carinho da população e apelos para se reverter a omissão atual dos governos Estadual e Federal, em todas as áreas da administração pública.

A caravana arrastou uma multidão, enquanto percorria as cidades de: Curral de Cima; Jacaraú; Pedro Régis; Lagoa de Dentro; Duas Estradas; Sertãozinho; Pirpirituba; Guarabira e Pilõezinhos. Veneziano pediu aos paraibanos, que escolham, nas eleições de 2 de outubro, o time que simboliza a paz e o bem para representá-los. “Estamos juntos, eu, Ricardo e Lula. Podem ter certeza que esse time simboliza a paz e o bem, para representá-los. Esse time é da paz, da dignidade, da esperança, do desenvolvimento, do bem. A Paraíba tem pressa de ser feliz”, disse o emedebista.

Durante o percurso, a caravana recebeu o apoio e o incentivo de uma multidão formada por moradores das cidades por onde passava, além de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias. “A gente só tem uma opção: escolher pessoas que queiram mudar nossas vidas para melhor”, disse a dona de casa Severina Aparecida dos Santos, moradora de Guarabira, cidade para onde Veneziano direcionou muitas conquistas, como deputado federal e agora como senador. Foram mais de R$ 4 milhões em emendas para áreas como saúde, turismo e desenvolvimento regional.

Parceiros de Lula

O candidato a senador Ricardo Coutinho fez alusões à sua época de prefeito de João Pessoa, no mesmo período em que Veneziano era prefeito de Campina Grande. “Há 18 anos, nós (eu e Veneziano) nos encontramos e nós não tínhamos nenhum pacto para estamos juntos não, nós fomos se encontrando pelas afinidades, por convicções. Nós fomos prefeitos juntos, na época de Lula presidente, e muito em parceria fizemos como gestores aliados de Lula. Agora, novamente, a Paraíba precisa de um governador parceiro de Lula, de um senador parceiro de Lula e assim terá”, disse Ricardo.

Neste domingo (28) a caravana continua e Veneziano, Ricardo e lideranças visitarão mais cinco cidades, iniciando também na região do Brejo paraibano, passando por Cuitegí, Alagoinha, Juarez Távora, Serra Redonda e terminando com uma mobilização em Massaranduba.

Confira mais propostas de Veneziano 15 no link:
https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/PB/546/candidatos/906915/5_1660224872317.pdf

Assessoria de Imprensa
Veneziano Vital do Rêgo – MDB 15
Candidato a Governador da Paraíba
Coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’

OAB promove nesta terça-feira workshop sobre e para “Mulheres na Política”

O Observatório de Candidaturas Femininas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) vai promover nesta terça-feira, 30, às 14 horas, no auditório do Conselho Pleno da Ordem um evento destinado à participação feminina nas eleições. O workshop “Mulheres na Política: Comunicação política estratégica” terá a participação da jornalista, radialista e mestra em Jornalismo, Cláudia Carvalho e da fonoaudióloga e palestrante em comunicação e oratória, Shirley Almeida.

Antes das exposições, a mesa de abertura contará com as presenças da senadora Daniela Ribeiro (PSD) que também fará uma palestra sobre Violência Política de Gênero, lei que teve a paraibana como relatora, além do presidente da OAB-PB, Harrison Targino, da vice, Rafaella Brandão e de Thiciane Carneiro, vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem, bem como da presidente do Observatório, Tereza Freitas.

“A comunicação política estratégica é um diferencial durante as campanhas eleitorais. Pensando nisso e com a finalidade de alcançar igualdade política de gênero e estimular as candidaturas femininas, nosso evento foi pensado”, explicou Tereza Freitas, presidente do Observatório.

Tereza Freitas explicou que além de se destinar a mulheres que pretendam disputar mandatos eletivos, o workshop também é voltado àquelas que fazem política informal nas comunidades ou para toda mulher que se interesse pelo assunto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma sympla. Clique aqui para se inscrever.

O Observatório de Candidaturas Femininas é integrado ainda pelas diretoras Germana Souza Araújo Campelo, Lays dos Santos Leite, Larissa Rafaela Cavalcanti e Geovana de Souza Gomes.

Paraiba.com.br com Assessoria

João destaca investimentos no Cariri durante eventos de campanha em vários municípios da região, neste sábado

O governador e candidato à reeleição João Azevêdo (PSB) comandou, ao lado do candidato a vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas) e da candidata à senadora Pollyanna Dutra (PSB), uma série de atividades de campanha pelo Cariri paraibano, neste sábado (27). Após largada em Gurjão, a caravana seguiu pelas cidades de São João do Cariri, Serra Branca e Coxixola.

Durante passagem pelos municípios, João destacou investimentos pelo Governo do Estado de mais de R$ 101 milhões em Gurjão, São João do Cariri, Serra Branca e Coxixola, ao longo dos últimos três anos e oito meses.

O candidato destacou que é fácil dialogar com o povo do Cariri e anda de cabeça erguida, pois tem serviço prestado à população. “Venho dialogar aqui, pois tenho ações para vocês, jamais viria aqui sem nada. E a coisa que mais me dá orgulho como homem público é andar por essa Paraíba e ver as transformações que proporcionamos. Esse estado de hoje é muito diferente e muito melhor, evidentemente, do que pegamos quatro anos atrás. São estradas, escolas, convênios para creches, hospitais, Opera Paraíba, Tá Na Mesa, enfrentamento à pandemia nota 10 pelo Ipea, e tantas e tantas coisas. Por isso conto com vocês para seguirmos juntos mudando a Paraíba e construindo o estado do futuro”, afirmou João.

“Eu sou a senadora de João. Estou nesta chapa para representar a força da mulher, da sertaneja, que cuida de toda família e ainda cuida do seu povo através da política. Estarei em Brasília auxiliando nosso governador João para seguir realizando transformações sociais no nosso estado. Por isso, conto com a confiança de vocês, com sua vontade uniremos forças e votaremos 400 no dia 2 de outubro. É Pollyanna, a senadora do povo e de João”, disse Pollyanna.

O governador foi recepcionado pelo prefeito Zé Elias, em Gurjão, pelo prefeito Souzinha, em Serra Branca, e pelo prefeito Nelsinho Honorato, em Coxixola.

Investimentos

O município de Gurjão foi beneficiado com convênios para construção de creche, ginásio de esporte e restauração de 12 km da PB-176, que será iniciada nos próximos dias.

Em São João do Cariri, o Governo da Paraíba executou as obras de pavimentação de 2,9 km do acesso à Comunidade de Malhada da Roça, reforma e ampliação da Escola Estadual José Leal Ramos, firmou convênios com a prefeitura para a construção de uma creche para 100 crianças e reforma das Unidades de Saúde das comunidades rurais de Uruçu, Malhada da Roça e Poço de Pedras.

WSCOM