Início Site Página 1077

Livro que conta história de Pretinha é lançado em Campina Grande

O Treze abre as portas da loja oficial no Centro de Campina Grande para o lançamento do livro que retrata a história da atleta Ednalva Laureano, Pretinha. Como destaca o autor do livro, o jornalista Rafael Costa, ela acumula grandes participações no Brasil e mundo afora. O evento ocorre nesta segunda-feira (29), às 14h.

Enfatiza Rafael Costa que Pretinha “é o maior símbolo do atletismo paraibano”. A atleta vestiu as cores do Alvinegro e foi inspiração para diversos atletas da geração. O livro com as memórias da corredora de rua Ednalva Laureano é publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba,

O livro tem 232 páginas e foi resultado de dois anos de pesquisa do autor, na época estudante, que decidiu contar a história de Pretinha em seu trabalho de conclusão de curso. A Loja do Treze terá uma tarde de venda dos livros com a presença de Pretinha para autógrafos. O livro custa R$ 60 e todo valor arrecadado será revertido para o tratamento médico dela.

“É que atualmente, fruto da rotina de treinos prolongados durante seus 15 anos de carreira, Pretinha vem sentindo fortes dores no joelho. A ex-atleta passará por avaliação médica e provavelmente cirurgia no local. Homenageando nossa ex-atleta do Galo e objetivando colaborar com a avaliação e tratamento de Ednalva Laureano”, destaca Rafael Costa.

Portal Correio

Aneel mantém bandeira tarifária verde para o mês de setembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em setembro para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo quinto mês seguido.

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado no fim de junho pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Bandeiras Tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Quando a bandeira de escassez hídrica vigorou, de setembro de 2021 a 15 de abril deste ano, o consumidor pagava R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Agência Brasil

Pedro Cunha Lima recebe adesão dos prefeitos de Riachão do Poço e Cachoeira dos Índios

A candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB) ao Governo da Paraíba segue ganhando adesões por toda a Paraíba. Neste sábado (27) anunciaram apoio o prefeitos da cidade de Cachoeira dos Índios, Allan Seixas, e a prefeita de Riachão do Poço, Cilinha, que agora estão no time dos que vão trabalhar para garantir uma Paraíba com mais investimentos para a população.

“Nos dá ainda mais energia para continuar essa caminhada, que só cresce a cada dia. Fico muito feliz com a chegada do prefeito Allan e da prefeita Cilinha no nosso time. Vamos juntos trabalhar para garantir um novo tempo para nosso Estado, com mais investimentos que coloquem a Paraíba no topo, que é onde ela merece estar”, disse Pedro.

Assessoria

Dr. Ramonilson apresenta propostas para geração de emprego e renda no Sertão e Cariri do Estado

Em entrevista à imprensa na manhã desta sexta-feira, 26 de agosto, Dr. Ramonilson voltou a reivindicar por ações efetivas do Governo do Estado com o intuito de estimular a geração de emprego e renda no Sertão e Cariri da Paraíba.

A taxa de desemprego no Estado é de 12,2% segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Trimestral, divulgada em agosto de 2022 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Para Dr. Ramonilson, a reversão desse cenário alarmante se pauta na convergência de três iniciativas governamentais: execução de grandes obras de infraestrutura, estímulo ao empreendedorismo regional e a atração de empresas por intermédio de incentivos fiscais.

“Tenho dialogado com especialistas em vistas a apresentar uma proposta concreta que possibilite a criação de mais oportunidades para a nossa gente. O Estado como indutor tem reais condições de potencializar o polo calçadista de Patos, a indústria têxtil do vale do Piancó, a pimenta de Quixaba, a agricultura familiar no Sabugi e nas Espinharas, bem como turismo na região do Pico do Jabre. Além disso, com intervenções de infraestrutura, podemos abrir vagas e dinamizar toda uma cadeia produtiva. Lamentavelmente, obras paralisadas ou em atraso, causam sérios danos à comunidade. Por fim, é possível com estímulos tributários, atrair por exemplo, um call center que tem a capacidade de abrir até 2 mil vagas aos nossos jovens”, concluiu.

Assessoria

Polícia Militar prende indivíduo com arma de fogo no Distrito de Santa Gertrudes

Nesta sexta-feira, 26/08, uma guarnição da Força Regional prendeu um indivíduo que portava uma pistola no Distrito de Santa Gertrudes.

A guarnição realizava rondas ostensivas na área de Patos-PB, quando o Núcleo de Inteligência do 3º BPM, solicitou apoio para realização de uma abordagem a indivíduos.

Destarte, os policiais ao chegarem no local encontraram dois homens.  Um deles (F. O. B. – vulgo “Costelinha”), ao ver os policiais retirou a pistola da cintura e entrou em uma casa.

No entanto, os militares estaduais conseguiram prendê-lo e encontraram a arma de fogo escondida em um dos cômodos da casa. O homem afirmou que estava portando tal arma adquirida por ele no Estado do Mato Grosso do Sul, devido está sendo jurado de morte.

Diante do cenário ocorrido o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Patos e entregue a autoridade competente para que sejam tomadas as providências necessárias.

CPR II / FORÇA REGIONAL

Polícia Militar recupera caminhonete roubada, em Cacimba de Areia

Na noite desta quinta-feira (25/08), Durante Operação Festas Juninas na cidade de Cacimba de Areia PB,  Polícia Militar em conjunto com a PRF, recuperou uma caminhonete Fiat Strada ano 2018 que havia sido roubada há 2 anos na cidade de Natal-RN.

O fato ocorreu quando a guarnição em rondas na cidade, avistou próximo da igreja matriz, o veículo estacionado em desacordo com as normas de trânsito, que o senhor F. F. G se apresentou como proprietário e ao realizar a abordagem foi constado que a placa portada era falsa e a placa verdadeira apresentava restrição de roubo/furto nos sistemas de consultas.

O veículo e o possuidor foram conduzidos até a Delegacia Central de Patos-PB para os procedimentos legais cabíveis.

P/5 – Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional da 4ªCPTran

Prefeitura de São José do Bonfim entrega padrões esportivos e anuncia premiação recorde para o campeonato de futebol amador da cidade

Na noite dessa quinta 25/08 foi realizada a entrega do Material esportivo para todas as equipes que disputarão o campeonato municipal de futebol amador 2022 em são José do Bonfim, na oportunidade o Prefeito Esaú Nóbrega, a secretária de administração Rosalba Mota e o Secretário de Esportes Érico Ezion entregaram  os padrões de uniformes completos para as 9 equipes e gandulas que irão fazer parte da competição, os padrões contém também chuteiras, e meiões. Na oportunidade os secretários fizeram um prestação de contas de tudo o que já havia sido gasto até o momento com despesas do campeonato envolvendo gasto de confecções dos padrões, compra de chuteiras e meiões, contratação de equipe de arbitragem e remuneração aos gandulas que trabalharão na competição.

Esse ano o Campeonato trás uma premiação recorde no total de 11 Mil Reais ficando 4000,00 para o primeiro lugar, 3000,00 para o segundo lugar, 2000 para o terceiro lugar e 1000,00 para o quarto lugar, além de 500,00 para o melhor goleiro e 500,00 para o artilheiro do campeonato.

 O campeonato começa neste sábado com a cerimônia marcada para as 14:00 e o ponta pé inicial as 15:00 no Estádio Municipal O Dinão.

Ascom

Pollyana afirma que não teme enfrentar Ricardo e diz que tem forte amizade Lula: “Quem definirá é o povo”

Pollyanna Dutra, candidata a senadora pelo PSB na chapa do governador João Azevêdo nas eleições deste ano, afirmou na tarde desta quinta-feira (25) que não teme enfrentar o ex-governador Ricardo Coutinho nas urnas. Segundo a pleiteante, o seu desejo é de que o petista resolva sua situação perante a Justiça para que possam se enfrentar no pleito.

“Vamos para a disputa. Não tenho medo de forma alguma. Ele precisa vir para esse campo para fazer esse diálogo, quanto mais candidatos nesse campo melhor. Quem definirá é o povo”, declarou em entrevista a rádio Arapuan FM na tarde de hoje.

A candidata aproveitou a entrevista para alfinetar o ex-governador ao afirmar que tem mais amizade com Lula do que ‘outros candidatos que disputam’ a eleição.

“Tenho uma relação muito forte com ex-presidente Lula, que sempre me chamou para dialogar. Inclusive participei de festas de aniversário com ele enquanto prefeita de Pombal, mas não vou entrar no assunto para não criar polêmica”, disse a candidata.

Pollyanna Dutra lembrou ainda que sempre esteve alinhada aos projetos defendidos pelo ex-presidente Lula que, segundo ela, conhece seu trabalho na execução de políticas públicas voltadas para o social. “Eu fui convidada por Lula para representar o Brasil numa conferência da ONU”, afirmou.

Ela disse ainda que como senadora ao lado do presidente petista conseguirá trazer de volta os programas sociais para emancipar as pessoas. “No Senado, ao lado de Lula estarei trazendo de volta os programas sociais que existiam e agora não existem mais. É uma missão dada e irei resgatar a cidadania e os projetos de inclusão para o povo”, disse.

Wscom

SES aponta que 25,5% do público-alvo foi vacinado contra poliomielite, na Paraíba

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), aproximadamente 58 mil crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos foi vacinada contra poliomielite na campanha de vacinação deste ano. O número corresponde a 25,52% do público-alvo total, estimado em 227.851 crianças.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a Paraíba ocupa o 5º lugar no Nordeste na aplicação da vacina contra pólio, ficando atrás de Alagoas, Ceará, Pernambuco e Sergipe.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, destaca que a campanha de vacinação contra pólio estará vigente em todo estado até o dia 09 de setembro.

“São mais 15 dias de campanha para ampliar a vacinação contra pólio e também atualizar a situação de crianças e adolescentes em relação a todas as vacinas do calendário nacional. Pedimos aos pais e responsáveis que levem as crianças para receber a vacina e mantenham as cadernetas em dia para que possamos ficar livres não apenas da pólio, mas de tantas outras doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização”, disse.

Dados nacionais

Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), no Brasil, as doses previstas para a vacina inativada contra a pólio atingiram a meta pela última vez em 2015, quando a cobertura foi de 98,29% das crianças nascidas naquele ano.

Depois de 2016, a cobertura caiu para menos de 90%, chegando 84,19% no ano de 2019. Em 2020, a pandemia de covid-19 impactou as coberturas de diversas vacinas, e esse imunizante chegou a apenas 76,15% dos bebês.

Em 2021, que ainda pode ter dados lançados no sistema, o percentual ficou abaixo de 70% pela primeira vez, com 69,9%.

Portal Correio

“Vamos fazer uma campanha vitoriosa” destacou Nilvan Ferreira durante inauguração do Comitê

O candidato a governador Nilvan Ferreira (PL) inaugurou, na noite desta quinta-feira (25), o comitê de campanha para as Eleições de 2022 na Av. Epitácio Pessoa, em João Pessoa.

Durante o evento acompanhado pelos candidatos a vice-governador Artur Bolinha (PL) e ao Senado Bruno Roberto (PL), pediu a todas as lideranças da sua base de apoio para que a condução da campanha seja entusiasmada e vitoriosa.

Nilvan Ferreira pontuou que sua gestão será composta por equipe técnica, planejamento e equipe social, ressaltou que o atual governo não beneficia o cidadão, é o governo que trata o empresário como bandido e deixa o traficante solto, é um governo que não valoriza quem trabalha, é um governo que só quer arrecadar imposto, afirmou que vai fazer as mudanças que a Paraíba precisa, e que precisa do exército do povo, exército de coragem”, afirmou.

“ É em nome de novos sonhos e projetos que estamos aqui. Nossos valores são em defesa da família, da fé, e em defesa da democracia. Esses pilares nos fazem acreditar em dias melhores. Vamos à luta, com muito compromisso e trabalho pelo nosso Estado, tenho certeza que dias melhores estão por vir”, enfatizou.

O comitê de campanha será o espaço destinado ao público em geral, mobilização de lideranças, realização de eventos, gravações de entrevistas para imprensa e muito mais.

Clickpb