Início Site Página 1087

RESSOCIALIZAÇÃO: Privados de liberdade na Cadeia Pública de Esperança começam a produzir telescópios

Pessoas privadas de liberdade da Comarca de Esperança estão envolvidas no projeto de ressocialização “Esperança no Espaço”, considerado inédito no Brasil. Lançado pela Diretoria da Cadeia Pública local, em parceria com a 1ª Vara Mista daquela Comarca, o grupo está aprendendo a produzir telescópios artesanais que estão sendo doados às escolas públicas, com objetivo de divulgar a ciência e motivar os reeducandos, contribuindo para a autoestima, na medida em que busca resgatar a esperança de um futuro melhor, pelo caminho trabalho e estudo.

A ideia do projeto partiu do diretor da Cadeia Pública e astrônomo amador, Lindemberg Gonçalves Lima, e está sendo executado pelo Poder Judiciário de Esperança, por meio das verbas de prestação pecuniária. Essas verbas são repassadas à entidade pública ou privada com finalidade social, previamente conveniada, quando não são destinadas à vítima ou a seus dependentes. De acordo com a juíza titular da 1ª Vara Mista da Comarca, Paula Frassinetti Nóbrega de Miranda Dantas, a parceria será fortalecida com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Esperança e todos aqueles que queiram contribuir com o projeto.

A juíza, que de logo encampou a ideia, disse que, quando o projeto foi apresentado, rapidamente causou um impacto sem precedentes. “A magnitude do espaço seduz e desperta toda sorte de sentimentos positivos. Quando vimos as imagens produzidas pelo telescópio, artesanalmente fabricado por ele, não tivemos dúvidas de que o projeto merecia total apoio e, de imediato, iniciamos a parceria, com destinação de verbas de prestação pecuniária, para a aquisição dos materiais e ferramentas necessários”, comentou Paula Frassinetti.

Ainda de acordo com a magistrada, a Ciência transforma, por isso o projeto se apresenta como um verdadeiro instrumento de edificação, não só individual, mas sobretudo social. “O objetivo inicial é fornecer os telescópios fabricados pelos detentos para as escolas da rede pública, mas, em um segundo momento, pretendemos torná-lo rentável para os próprios participantes”, adiantou.

Esperança no Espaço – O diretor da Cadeia Pública lembou que a inspiração do Projeto Esperança no Espaço surgiu a partir da paixão pela Astronomia amadora e a vontade de divulgar a Ciência ao maior número de pessoas, doando telescópios às escolas públicas. Como Lindemberg Gonçalves Lima já tinha construído um telescópio em casa, a partir de materiais reaproveitados, como tubos de PVC de esgoto, madeira de reaproveitamento, raios de rodas de bicicleta, cabos de vassoura, entre outros componentes e atua no sistema prisional, percebeu que o tema desperta a curiosidade e o interesse de alguns reeducandos que já trabalhavam na unidade.

“Inicialmente, passei a ensinar técnicas de construção de telescópios refletores na modalidade Amateur Telescope Making (ATM – Construtores de Telescópios Amadores), e Astronomia Básica, oportunidade em que decidi construir o primeiro telescópio na unidade, ao lado de quatro primeiros reeducandos que trabalharam inicialmente no projeto”, explicou.

Ele acrescentou que a ideia inicial foi apresentada à juíza Paula Frassinetti no dia 1º de julho deste ano e que a magistrada, de imediato, apoiou a iniciativa, ofertando condições para que o projeto fosse colocado em prática, possibilitando desenvolver o primeiro telescópio refletor Newtoniano de base Dobsoniana, construído na unidade prisional, com a mão de obra dos reeducandos. “A intenção é expandir o projeto para outras unidades prisionais e beneficiar cada vez mais reeducandos, bem como à sociedade civil, através dos alunos e escolas beneficiadas com a doação”, afirmou Lindemberg Gonçalves.

PBAgora com Assessoria

Energisa abre inscrições para processo seletivo com vagas na Paraíba

O Programa Trainee Energisa 2023 tem inscrições abertas até o dia 12 de setembro, pelo site oficial. O processo seletivo oferece oportunidade de uma atuação diversificada no setor elétrico, um dos que mais cresce no país, perspectiva de aproveitamento nos segmentos de geração, distribuição e transmissão e também em atividades inovadoras ligadas à transição energética e às novas fontes de energias renováveis.

Maior empresa privada de capital nacional do setor elétrico, a Energisa tem um dos mais tradicionais programas de trainees do setor elétrico. Oferece Trilha de desenvolvimento para aceleração de carreira, mentoria de gestores e oportunidade de viajar pelo país. Além da Paraíba, há vagas nos outros 10 estados onde a empresa detém concessões de distribuição de energia: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Com os negócios de transmissão se expandindo para Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins, novos ativos de geração de energia renovável em construção em estados como Paraíba, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e a expansão do portfólio completo de serviços para o mercado aberto da (re)energisa para todo o país, os selecionados têm ampla possibilidade de aproveitamento em vários pontos do país. Por isso, não há quantidade de vagas determinada.

“A Energisa é hoje uma das principais portas de entrada para a geração de líderes que vai pilotar a transição energética em nosso país. Por isso, estamos em busca de jovens inovadores e que tenham mobilidade, para acompanhar a expansão dos nossos negócios por todo o país”, afirma Antonio Negreiros, diretor de Gente do Grupo Energisa. A empresa está entre as 25 melhores empresas para desenvolvimento de carreira segundo o ranking LinkedIn Top Companies 2021.

As inscrições estão abertas para profissionais formados entre dezembro/2017 e dezembro/2021, sem limite de idade. Entre as carreiras de maior interesse estão as Engenharias Elétrica, de Energia, Eletrônica, Automação, Administração, Economia, TI e Estatística. “O mais importante é que sejam jovens empreendedores, que busquem protagonismo, com pensamento analítico e crítico para atuar de forma inovadora e resolutiva”, completa Negreiros.

Sobre o Grupo Energisa

Com 117 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.

Nosso portfólio abrange 11 distribuidoras, 11 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira do nosso setor no mercado de contas digitais.

Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 862 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.

Clickpb

Veneziano recebe o apoio do prefeito de Manaíra, Dr. Messias Simão, e de todo o seu grupo político

O pré-candidato a governador da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), recebeu nesta sexta-feira (12) o apoio do prefeito de Manaíra, Dr. Messias Simão, e de todo o seu grupo político. Segundo o prefeito, a decisão pelo apoio a Veneziano foi fácil de ser tomada, considerando tudo o que Veneziano tem feito por Manaíra e pela Paraíba, e pelas condições que terá de contribuir ainda mais com o nosso Estado.

“A escolha pelo nome de Vené foi fácil, em decorrência do trabalho por ele já apresentado, como parlamentar, por saber que você, Veneziano, por ter sido prefeito, vai saber nos ouvir, e acredito que fará um mandato ágil, com entrega de bons resultados a toda a Paraíba”, destacou o prefeito.

Veneziano agradeceu e destacou a importância do apoio. “Estou muito feliz, nesta data, ao lado do nosso prefeito Dr. Messias, figura do nosso coração, recebendo um apoio que será muito importante para essa nossa caminhada, uma jornada que haverá de ser vitoriosa, com as graças de Deus, para que nós transformemos, efetivamente, os rumos administrativos de nosso estado. Conto com você, conto com a sua presença, porque tenho absoluta certeza de que você confia neste projeto. Afinal de contas, Manaíra sabe que está sendo conduzida por um grande gestor”, destacou Veneziano.

Mais Apoios – De acordo com o pré-candidato do MDB, o apoio do prefeito de Manaíra, somado a tantos outros que foram anunciados nos últimos dias, demonstra “uma grata aceitação a um projeto que apresenta novas ideias, com o debate das ações de um governo que saiba planejar, que tenha uma agilidade, que não tenha essa lentidão do atual governo, que tenha a capacidade resolutiva. É esta ideia que está sendo bem assimilada”

Ele disse que sua pré-candidatura vem recebendo a acolhida de pessoas “que querem tornar a saúde mais interiorizada, que as estradas tenham manutenção, que seus filhos tenham a segurança de poder voltar às aulas depois desse processo de transição da pandemia sem os riscos de ver teto de escola caindo. Precisamos aproveitar as aguas do São Francisco, viabilizar, junto com o presidente Lula, o 3º eixo da transposição, no Vale do Piancó. Então, tudo o que nós temos ouvido e sentido nos move e nos alimenta das melhores expectativas”.

Veneziano finalizou com o sentimento de que a sua pré-candidatura está no rumo certo. “Dia a dia, progressivamente e consistentemente, a campanha vai ganhando volume”, finalizou o pré-candidato do MDB.

Assessoria de Imprensa
Veneziano Vital do Rêgo – MDB
Pré-candidato a Governador da Paraíba

Ex-prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves declara apoio a Pedro Cunha Lima

O ex-prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves, e um grupo de lideranças políticas da cidade declararam apoio, na manhã desta sexta-feira (12), à candidatura de Pedro Cunha Lima a governador nas eleições estaduais deste ano. Além do ex-prefeito, também declararam apoio a Pedro o empresário Talmo Barros e o tabelião Beto Barros, que é o filiado mais antigo do PSB de Itaporanga.

Audiberg justificou seu apoio ressaltando que como professor aprova a prioridade de Pedro no seu plano de governo a educação. “O nosso apoio é que como professor, vejo a educação como pilar principal de uma gestão e Pedro colocou a Educação como prioridade número no seu plano de governo. Pedro é um jovem com ideias inovadoras, sobretudo no que tange ao combate de privilégios”, afirmou.

O ex-prefeito, que é filiado ao PDT, também afirmou que é partidário e segue a orientação da sigla de apoio a Pedro e Ciro Gomes para presidente. “Sou do PDT e sigo a orientação política do meu partido, com Ciro presidente e Pedro governador. Sou coerente e leal ao meu partido”, declarou.

Pedro Cunha Lima, por sua vez, disse que o apoio de Audiberg Alves é extremamente importante pelo fato do ex-prefeito ser uma das principais lideranças políticas do Vale do Piancó, uma das principais regiões do Sertão paraibano.

Pedro lembrou que em 2020, mesmo mesmo disputando as eleições contra a máquina municipal e até o Governo do Estado, Audiberg saiu fortalecido do pleito e se consolidou como maior liderança da oposição em Itaporanga, uma vez que sua esposa Naura obteve 4285 votos, grande votação isoladamente.

Fonte: Blog do Cristiano Teixeira

Prefeitura de São José do Bonfim firma parceria com DER-PB para recolher animais soltos na rodovia

A prefeitura de São José do Bonfim firmou parceria com governo do estado, através da autorização DER-PB, para recolher animais soltos às margens da BR-110, e PB-276 e também em perímetro urbano, entre São José do Bonfim a Teixeira, São José do Bonfim a Mãe D’ água e São José do Bonfim a Patos.

A operação começou nesta quinta-feira, dia 11 de Agosto, e busca minimizar os acidentes causados por conta da presença desses animais. O artigo 31 das contravenções penais prevê que quem se omite na guarda de animais pode pegar pena de dez a 60 dias de detenção. Se alguma pessoa morrer em um acidente ocasionado por animais, o dono dos animais pode responder por homicídio.

Com recursos da prefeitura, os animais são recolhidos para o local administrado pela PRF e PBTRAN, próximo a escola integral no bairro Mutirão, onde os proprietários dos animais podem fazer a retirada dos animais com comprovação de documentos.

Para fazer uma denúncia ou reclamação sobre animais soltos pela cidade, ligue para o número: (083) 981050164.

Ascom

Pacotes de drogas são aprendidos, em São Mamede

São Mamede(PB), 12/08/2022- Na última quinta-feira (11), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 6,8kg de substância análoga a cloridrato de cocaína sendo transportada embaixo do banco traseiro de um veículo, a ação ocorreu no município de São Mamede/PB.

A equipe da PRF realizava fiscalizações na Unidade Operacional de São Mamede/PB, na BR 230, quando abordou o automóvel GM/CELTA. Durante os procedimentos de fiscalização detalhada, os policiais identificaram 9 pacotes sob o banco traseiro do veículo que continham substância análoga a cloridrato de cocaína, totalizando aproximadamente 6,8 kg. O motorista informou que recebeu o material no município de Uiraúna/PB e teria como destino a cidade de João Pessoa/PB.

O veículo e o condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Patos/PB para os procedimentos cabíveis.

Fonte: Ascom – PRF

Mobilidade urbana: Dr. Ramonilson reivindica asfalto na PB 210 que liga os municípios de Taperoá, Sumé e São José dos Cordeiros no Cariri do Estado

Em vídeo divulgado nas redes sociais na manhã desta sexta-feira, 12 de agosto, Dr. Ramonilson Alves reivindicou a execução da pavimentação asfáltica da PB 210, que liga os municípios de Taperoá, Sumé e São José dos Cordeiros no Cariri do Estado.

Em julho de 2021, a obra chegou a ser anunciada pelo Governo do Estado por intermédio de processo licitatório, contudo, até o momento, nenhuma intervenção foi empreendida no trecho.

“Infelizmente, o que percebemos é um total descaso com a população do Cariri. É fundamental o início desse projeto com vistas a oportunizar à população, maior segurança e condições de acessibilidade no trânsito permanente de pessoas e mercadorias. Estou atento a essa causa justa e urgente”, concluiu.

 

Assessoria

Polícia Militar prende homens por posse ilegal de arma de fogo, em Patos

Nesta quinta-feira, 11/08, guarnições da Polícia Militar realizaram a prisão de três homens acusados de posse ilegal de arma de fogo.

A ação aconteceu quando a guarnição foi solicitada por populares que um veículo Celta preto estaria transitando com três indivíduos e que os mesmos estariam de posse de arma de fogo.

Após localizar o veículo, nas proximidades do bairro Santo Antônio, foram iniciadas diligências e ao visualizarem a viatura os indivíduos empreenderam fuga desobedecendo ordem de parada.

As guarnições intensificaram a perseguição e conseguiram parar o veículo, sendo localizado no interior do carro, duas armas de fogo: uma pistola cal 380 e um revólver 38, juntamente com celulares e munições das respectivas armas.

Os homens S.L.T., 25 anos, M.W.A.S., 22 anos e I.A.F.V., 24 anos, juntamente com as armas apreendidas e o veículo Celta preto, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil e entregue às autoridades competentes para serem tomadas as providências necessárias.

Seção de Comunicação e Marketing Institucional do 3º BPM

Servidores de vários setores do município de São José do Bonfim participam da edição do Capacita Brasil no Ceará

O município de São José do Bonfim está participando da edição do Capacita Brasil, principal evento de direitos humanos de crianças e adolescentes do país que está sendo realizado entre os dias 10, 11 e 12 de Agosto no município de Juazeiro do Norte-CE.

Estão participando e representando o município membros do conselho municipal dos direitos da criança e adolescentes, representantes da saúde, a coordenadora do CRAS e conselheira tutelar do município.

O evento é voltado para servidores que são conselheiros tutelares, suplentes e profissionais do sistema de garantia de direitos, trabalhando conteúdos específicos com ênfase no dia a dia do conselheiro, profissionais capacitados e com experiência de campo e legislação atualizada.

Ascom

Carga de cigarros contrabandeados é apreendida no sertão paraibano

No início da noite da última quarta-feira (10), foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal, no município de Aparecida/PB, cerca de 30.250 pacotes de cigarros. Dois homens foram detidos durante a ocorrência.

Por volta das 19h20min, equipes da PRF realizavam deslocamento na BR 230, km 464, entre os municípios de Sousa e Aparecida, sertão paraibano, quando perceberam que um caminhão e uma van que seguiam juntos a frente das equipes, em um certo momento o caminhão realizou uma ultrapassagem perigosa.

As equipes, então, abordaram os dois veículos. Durante inspeção, foi identificado que no total os mesmos transportavam uma carga de 30.250 pacotes de cigarros, cada um contendo 10 maços. Segundo os condutores dos veículos, os cigarros vinham de São José de Espinharas/PB e tinham como destino a cidade de Patu, no Rio Grande do Norte. Além disso, foi constatado que o condutor da Van não possuía Carteira Nacional de Habilitação.

Dois homens, com idades de 43 e 25 anos, foram detidos e encaminhados junto com a mercadoria para a Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis.

Fonte: Ascom – PRF