Início Site Página 1650

Passageiro de táxi é assassinato a tiros em rodovia, no sertão

Um crime de homicídio foi registrado na manhã desta segunda-feira (19), na rodovia estadual PB-323 que liga as cidades de Catolé do Rocha e Brejo dos Santos, no Sertão da Paraíba, tendo como vítima um homem identificado como Janildo Severino Bezerra, conhecido popularmente por ‘Janildo Conrado’, de 50 anos.

Conforme informações, a vítima vinha como passageiro de um táxi em um Chevette de cor verde e retornava de uma consulta médica na cidade de Alexandria (RN), quando foi surpreendido com diversos disparos de arma de fogo.

Após a ação criminosa, a Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local, constatando a veracidade dos fatos e isolando a área até a chegada da perícia. Em seguida o corpo da vítima será encaminhado ao NUMOL de patos, para ser feito o exame cadavérico.

Até o momento não se tem informações sobre quem realizou o ato criminoso.

Sertão Informado

Incêndio de grandes proporções é registrado em Mãe D’água

Um incêndio foi registrado na manhã desta segunda-feira (19), em Mãe d’Água, na Região Metropolitana de Patos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio tem grandes proporções e foi iniciado na noite do domingo (18).

Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Patos, Danilo Galvão, a equipe ainda está no local contendo as chamas. Segundo ele, pelo horário em que o incêndio começou, é muito provável que a causa tenha sido intencional.

“A maioria dos incêndios que a gente está tendo na região é provocada pela ação humana, infelizmente. Existem as causas naturais para o surgimento de incêndio, mas é praticamente impossível isso acontecer à noite”, explicou.

De acordo com o comandante, os incêndios criminosos na região são comuns. “É uma região muito complicada, porque o acesso é em cima de uma serra”, explicou.

O trabalho da equipe dos bombeiros deve se estender durante toda esta segunda-feira (19). Não houve registro de pessoas ou animais feridos, nem de casas próximas à região que tenham sido danificadas. Até as 9h35, nenhum suspeito de provocar o incêndio havia sido identificado ou preso.

G1PB

Baixa percepção de risco afasta população das vacinas, aponta Unicef

Uma pesquisa conduzida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em cinco capitais brasileiras aponta que a baixa percepção de risco das doenças imunopreveníveis, a dificuldade de acessar o serviço de vacinação no horário de atendimento e o medo de reações adversas são elementos mais importantes do que as fake news para afastar as pessoas da vacinação.

Os resultados foram apresentados no último sábado (17) pela chefe de saúde e HIV do Unicef no Brasil, Cristina Albuquerque, na Jornada Nacional de Imunizações, realizada via internet pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) entre quinta-feira (15) e sábado.

A pesquisa ouviu cerca de 100 participantes em 10 grupos focais compostos por famílias de Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro, São Luís e Belém. Em cada capital, foi ouvido um grupo totalmente favorável às vacinas e outro total ou parcialmente contrário. O objetivo do estudo qualitativo era entender a queda das coberturas vacinais em crianças de até cinco anos, fato que preocupa especialistas e o Ministério da Saúde.

Entre os grupos favoráveis à vacinação, o medo de efeitos adversos pós-vacinação, a baixa percepção de que essas doenças ainda representam risco e a dificuldade de acessar o serviço de saúde no horário de atendimento foram os principais fatores relacionados à hesitação, termo que se refere ao atraso ou recusa em se vacinar quando a imunização está disponível gratuitamente. Já entre os grupos contrários às vacinas, adiciona-se a esses fatores a “preferência por tratamentos naturais em lugar da vacina, devido a crenças individuais ou falta de confiança em relação às motivações da indústria farmacêutica ao produzir as vacinas”.

O estudo aponta que “apesar de os participantes receberem informações negativas e/ou falsas sobre a vacinação nas mídias sociais, esse tipo de “notícia” não tem tido influência significativa na decisão de vacinar, ou não, as crianças”. Entretanto, a pesquisa identifica que essas notícias contribuem para o receio de efeitos colaterais mesmo no grupo favorável às vacinas.

Entre todos os grupos, foi considerado fator favorável à decisão de vacinar a obrigatoriedade de apresentação da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos para ter acesso a programas sociais. Os grupos favoráveis à vacinação consideraram a obrigatoriedade positiva para a saúde coletiva, enquanto os contrários, avaliaram que a prática é negativa, apesar de terem reconhecido esse é o fator que os leva à vacinação.

As mesmas questões foram levadas pelo Unicef a 14 especialistas de oito capitais brasileiras, que apontaram, de forma unânime, a baixa percepção de risco é o principal fator para a hesitação vacinal no Brasil.

“Há uma ideia de que várias doenças imunopreveníveis já não constituem ameaças às crianças”, resume Cristina. “Toda uma geração passada foi vacinada e isso resultou no controle de muitas doenças imunopreveníveis. Os filhos dessa geração já não estão vacinando seus filhos, porque muitas doenças já tinham sido erradicadas”.

Os especialistas também apontaram as dificuldades de acesso à vacinação no horário de funcionamento das unidades como um problema, e acrescentaram que o tempo de espera e situações pontuais de falta de vacinas também contribuem para a desmotivação. Além disso, os especialistas na área identificam falta de estrutura física, tecnológica e humana das salas de vacinação, e pedem que haja treinamento contínuo dos profissionais.

A partir dos resultados, o Unicef recomenda que as campanhas de vacinação sejam mais abrangentes e mobilizadoras, com informações sobre a vacina e a gravidade da doença que ela previne, além da possibilidade de reações adversas. Também são consideradas importantes a ampliação dos horários de atendimento, a capacitação permanente dos trabalhadores das salas de vacina e parcerias entre as redes públicas de saúde e educação.

Ministério da Saúde
Procurado pela Agência Brasil, o Ministério da Saúde afirmou que o Programa Nacional de Imunizações identifica uma série de fatores que podem estar relacionados à queda das coberturas vacinais nos últimos anos, alguns deles também apontados pela Unicef. O Ministério enumera que podem estar pesando: 1) O sucesso das ações de vacinação que podem causar falsa sensação de que não há mais necessidade de se vacinar; 2) Desconhecimento individual sobre a importância dos benefícios das vacinas (baixa percepção de risco de doenças imunopreveníveis); 3) Horários de funcionamento das unidades de saúde incompatíveis com a rotina de trabalho, atividades da população, dificultando o comparecimento aos postos de saúde para vacinação; 4) Alimentação irregular do sistema de informação; 5) Medo de eventos adversos pós-vacinação; 6) Fake News; 7) Rotatividade de profissionais nas salas de vacina, dentre outros.

Diante disso, o Ministério da Saúde afirma que tem atuado por meio do PNI e da Atenção Primária à Saúde em diversas frentes. “Dentre as atividades para este fim, pode-se elencar o Movimento Vacina Brasil que tem como objetivo: resgatar o sentimento de segurança, orgulho e comprometimento dos pais e responsáveis em relação à saúde dos filhos, desmistificar as fake news, ações integradas entre órgãos públicos e empresas, mobilização de influenciadores, representantes da classe médica, profissionais de saúde, artistas, atletas e personalidades para amplificar o alcance das mensagens”.

Entre as ações do Movimento Vacina Brasil, a pasta destaca: “Campanhas de vacinação, quatro etapas de vacinação contra o sarampo, realizadas em 2019 e 2020, Programa Saúde na Hora (ampliação dos horários de funcionamento das unidades de saúde), Canal de Serviço do Ministério da Saúde no combate a Fake News, parcerias com sociedades científicas, órgãos de classe, órgãos públicos, Rotary, Lions, dentre outras, e também a divulgação para todos os profissionais de saúde sobre os dez passos para ampliação das coberturas vacinais na Atenção Primária à Saúde (1 – Garantir sala de vacina aberta todo horário de funcionamento da UBS, 2 – Evite barreiras de acesso, 3 – Aproveite as oportunidades de vacinação, 4 – Monitore a cobertura vacinal, 5 – Garanta o registro adequado de vacinação, 6 – Oriente a população sobre atualização do calendário vacinal, 7 – Combata qualquer informação falsa (fake news) sobre vacinação 8 – Intensifique as ações de vacinação em situação de surto, 9 – Promova a disponibilidade e a qualidade das vacinas ofertadas à população 10 – Garanta pessoal treinado e habilitado para vacinar durante todo tempo de funcionamento da unidade”.

Agência Brasil

João Azevêdo demonstra preocupação com alta de mortes por Covid-19 na Paraíba e pede que candidatos não façam carreatas e passeatas

A Paraíba teve um aumento no número de mortes por Covid-19 nos últimos dias. O governador João Azevêdo demonstrou, nesta segunda-feira (19), preocupação com os dados e culpou as carretas e passeatas em meio à campanha eleitoral pelos casos.

Ele apelou para que os candidatos a prefeito e vereador não realizem os atos. Ele pontuou que uma segunda onda da Covid-19 seria prejudicial ao Estado.

“Nos preocupa muito que a Paraíba tem apresentado nos últimos dias um aumento de casos e óbitos por covid-19, fruto desse processo que são as carreatas, passeatas acontecendo em vários municípios. Faço um apelo para que todos os candidatos sejam de qualquer partido, tem que pensar primeiramente na população. Não vamos expor a população a esse tipo de atividade”, disse.

João revelou que os governadores se reunirão amanhã com o Ministério da Saúde e a pauta será a vacinação.

“Amanhã vamos fazer uma reunião com o Ministério da Saúde e a pauta é a vacinação. Queremos apresentar, os governadores, ao ministério alguns pontos, o Brasil tem protocolos para várias vacinas, e terá que ser implantado o primeiro que for autorizada”, disse..

Wscom

Mais de 100 projetos já foram inscritos nos editais da Lei Aldir Blanc na Paraíba; ao todo são 2.200 vagas com premiações que podem chegar a R$ 50 mil

Mais de 100 projetos já foram inscritos nos 12 editais da Lei Aldir Blanc na Paraíba, até o momento. Ao todo são 2.200 vagas que cobrem todas as expressões artístico-culturais, em três tipos de editais que visam fomentar, premiar e contratar projetos em todas as linhas culturais, com valores que vão de R$ 2 mil a R$ 50 mil. As inscrições podem ser realizadas através do link aqui.

Em entrevista ao ClickPB, o vice-presidente da Funesc e coordenador da Lei Aldir Blanc na Paraíba, Pedro Santos, explicou que os editais lançados pelo Governo da Paraíba dentro da Lei Aldir Blanc cobrem todas as expressões artístico-culturais, distribuindo R$ 18,1 milhões em apoio aos artistas. “Os editais de premiação tem prazo de 45 dias; os de fomento, 30 dias; e os credenciamentos, 20 dias”, destacou.  

Ainda segundo ele, todos que vivem da arte podem concorrer as vagas. “Os pré-requisitos variam de acordo com cada edital. Em linhas gerais são os documentos pessoais, currículo artísticos e que tenham informações sobre as obras ou projetos. Além de serem pessoas maiores de 18 anos, paraibanas ou residentes na Paraíba, e que não sejam ligadas aos órgãos vinculados à Secult”, reformou.

De acordo com o cronograma estipulado pela secretaria de Cultura, os editais de credenciamentos seguem até dia 26 de outubro, os de chamamentos até o dia 11 de novembro e de premiações até 20 de novembro. 

Clickpb

“Comportamento temerário”, diz secretário sobre descumprir medidas de isolamento

Preocupado com o aumento de casos e de óbitos por conta da covid-19 em toda a Paraíba, o secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros, vem repetidas vezes informando à população que as medidas de isolamento social e restrições sanitárias ainda devem ser seguidas à risca para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Em todo o território paraibano, sobretudo por conta das eleições, estão sendo registradas aglomerações e descumprimento das medidas de combate à covid-19.

De acordo com dados da secretaria, cerca de 60% dos paraibanos não estão cumprindo as recomendações, comportamento que Geraldo taxou de temerário.

“O comportamento de uma parcela de 60% da população paraibana de que não estar mais cumprindo as regras sanitárias é temerário” sentenciou.

PB Agora

Estiagem: Governo do Estado decreta situação de emergência em 148 municípios da Paraíba

O governador do Estado, João Azevêdo, decretou situação anormal caracterizada como situação de emergência 148 municípios da Paraíba, por 180 dias.

A situação de anormalidade é válida apenas para as áreas dos municípios, comprovadamente afetados pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelo Formulário de Informação de Desastre (FIDE) e pelo croqui das áreas afetadas por município, que serão apresentados oportunamente.

O Decreto tem a finalidade de promover ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação frente situação anormal caracterizada como Situação de Emergência.

Fica autorizada a convocação de voluntários para reforço das ações de respostas ao desastre natural vivida no Estado. Assim como ficam dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de respostas ao desastre, locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo estipulado em lei.

O Poder Executivo fica autorizado a abrir crédito extraordinário para fazer face à situação existente.

O Estado de Calamidade Pública, decretado em 20 de março de 2020 é mantido em pleno vigor, em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia de coronavírus, e suas repercussões nas finanças públicas do Estado.

Veja a lista de municípios em situação de emergência.

Água Branca
Alcantil
Algodão de Jandaíra
Amparo
Aparecida
Arara
Araruna
Areia
Areial
Aroeiras
Assunção
Bananeiras
Baraúna
Barra de Santa Rosa
Barra de Santana
Barra de São Miguel
Belem do Brejo do Cruz
Bernardino Batista
Boa Ventura
Boa Vista
Bonito de Santa Fé
Brejo dos Santos
Cabaceiras
Cachoeira dos Índios
Cacimba de Areia
Cacimba de Dentro
Cacimbas
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Camalau
Campina Grande
Caraúbas
Carrapateira
Casserengue
Catolé do Rocha
Caturité
Conceição
Condado
Congo
Coremas
Coxixola
Cubati
Cuité
Curral Velho
Damião
Desterro
Diamante
Dona Inês
Emas
Esperança
Fagundes
Frei Martinho
Gado Bravo
Gurjão
Igaracy
Imaculada
Itabaiana
Itaporanga
Jericó
Joca Claudino
Juazeirinho
Juarez Távora
Junco do Seridó
Juru
Lagoa
Lagoa Seca
Lastro
Livramento
Mãe D’água
Manaíra
Marizópolis
Massaranduba
Matinhas
Maturéia
Mogeiro
Montadas
Monte Horebe
Monteiro
Natuba
Nazarezinho
Nova Floresta
Nova Olinda
Nova Palmeira
Olho D’água
Olivedos
Ouro Velho
Pararí
Passagem
Patos
Pedra Branca
Pedra Lavrada
Piancó
Picuí
Pocinhos
Poço Dantas
Poço de José de Moura
Pombal
Prata
Princesa Isabel
Puxinanã
Queimadas
Quixaba
Remígio
Riachão
Riacho de Santo Antonio
Riacho dos Cavalos
Salgadinho
Salgado de São Félix
Santa Cecília
Santa Cruz
Santa Luzia
Santana dos Garrotes
Santo André
São Bentinho
São Bento
São Domingos do Cariri
São João do Cariri
São João do Rio do Peixe
São João do Tigre
São José da Lagoa Tapada
São José de Caiana
São José de Espinharas
São José de Piranhas
São José de Princesa
São José de Bonfim
São José do Sabugi
São José dos Cordeiros
São Mamede
São Sebastião de Lagoa de Roça
São Sebastião do Umbuzeiro
São Vicente do Seridó
Serra Branca
Serra Redonda
Solânea
Soledade
Sossego
Sousa
Sumé
Tacima
Tavares
Teixeira
Tenório
Triunfo
Uiraúna
Umbuzeiro
Várzea
Vieirópolis
Zabelê

Paraiba.com.br

Câmaras Municipais da PB gastaram até R$ 619,3 mil com diárias em 2019

Um levantamento realizado por pesquisadores do curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aponta que a Câmara Municipal de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, foi a casa legislativa na Paraíba que mais gastou com diárias de vereadores e servidores em 2019. Das 223 câmaras municipais paraibanas, 139 empenharam valores com diárias e 84 não tiveram gastos desse tipo, no ano passado.

Segundo a pesquisa da federal paraibana, a Câmara Municipal de Santa Rita gastou com diárias, em valores absolutos, R$ 619.325,24, beneficiando 46 vereados e servidores. A Câmara Municipal de Cabedelo, também na Grande João Pessoa, foi a segunda que mais gastou, desembolsando R$ 152.759,75, para o benefício de 28 vereadores e servidores. A diferença de despesa com diárias entre as duas casas legislativas é de mais de 460 mil reais.

Embora com maior receita, um total de R$ 64.717.312,63, a Câmara Municipal de João Pessoa teve sete vezes menos gastos com diárias no ano passado, em comparação à Câmara Municipal de Santa Rita, desembolsando R$ 83.939,28. A casa legislativa paraibana que teve menos gastos com diárias, em 2019, foi a de Olho D’Água, no Semiárido do estado, com um desembolso de apenas R$ 80.

Quanto os vereadores receberam

Cada um dos 46 vereadores e servidores da Câmara Municipal de Santa Rita recebeu, em média, R$ 13.463,59 em diárias. O valor médio das diárias da casa legislativa foi de R$ 3.776,37. Considerando as 139 câmaras municipais na Paraíba que tiveram algum gasto com diárias, a média geral é de R$ 846,56, quatro vezes menos do que as pagas pela Câmara Municipal de Santa Rita.

Nas câmaras municipais do estado, 644 vereadores e servidores se beneficiaram do recebimento de diárias. Na de São José dos Cordeiros, no Semiárido do estado, 20 diárias foram destinadas para apenas dois beneficiários ao longo do ano.

Recursos sem do bolso do paraibano

Para custear as despesas do Poder Legislativo Municipal, cada cidadão paraibano contribuiu com aproximadamente R$ 0,53, levando-se em consideração a população estimada do estado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, de 3.088.809 habitantes. Em 2019, estiveram em exercício 1.398 vereadores na Paraíba.

O que são as diárias

O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público explica que as diárias são despesas orçamentárias para cobertura de alimentação, pousada e locomoção urbana, do servidor público estatutário ou celetista que se desloca de sua sede em objeto de serviço, em caráter eventual ou transitório, entendido como sede o município onde a repartição estiver instalada e onde o servidor tiver exercício em caráter de longo prazo.

Pesquisa

Os dados do levantamento da UFPB têm como fontes o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A opção por investigar o Poder Legislativo Municipal se deu pelo fato de que os estudos dessa natureza geralmente ocorrem sobre o Poder Executivo e há uma ausência nos trabalhos acadêmicos que promovam a análise das despesas com diárias dessas unidades federativas”, explica o professor da UFPB e orientador da pesquisa, Fernando Torres.

“Nosso trabalho é interessante para sociedade porque a gente expõe um determinado gasto que não está acessível para todas a pessoas. Isso, geralmente, não é do interesse comum do cidadão. Quando você traz à tona esses dados para debate e os divulga para sociedade, é extremamente produtivo”, afirma o docente da federal paraibana.

Para Fernando Torres, o estudo contribui para a transparência pública, controle social e qualidade dos gastos. “Faz com que sejam repensadas algumas formas de utilização desses recursos por algumas instituições. Também contribui para qualificação e profissionalização da gestão pública no estado”, destaca o coordenador da pesquisa.

Contribuíram para o levantamento as estudantes Patrícia Regina e Rosemary Rodrigues e Kliver Lamarthine, professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Em outro estudo, os pesquisadores identificaram que apenas 2,6% das emendas dos deputados federais da Paraíba em 2019 foram para a área da educação.

PortalCorreio

Paraibana e ex-integrante da banda Magníficos conquista os quatro técnicos do The Voice Brasil 2020

A cantora e ex-integrante da banda Magníficos, Fabiana Souto, se apresentou na noite desta quinta-feira (15), nas Audições às Cegas do programa The Voice Brasil 2020. Fabiana Souto de 43 anos é natural de Recife, mas mora em João Pessoa, na Paraíba.

A paraibana cantou “Xote das meninas”, de Luiz Gonzaga e fez os quatro técnicos virarem as cadeiras.

Fabiana disse que conheceu a música na Paraíba e tem Luiz Gonzaga como sua referência.

A cantora escolheu Michel Teló como seu técnico. Ele elogiou a paraibana.

“Eu pego a sanfona, você canta o forró e nós vamos fazer um trabalho bonito aqui. Me sinto honrado. É muito bonito ver representantes da música nordestina”, disse Teló.

Clickpb

ALERTA: Paraíba entra na faixa vermelha e apresenta alta em 19% de mortes causadas pela Covid-19

O alerta infectologistas e das autoridades autoridades sanitárias e epidemiológica se cumpriu. Após passar duas semanas na faixa azul, e voltar para a zona de instabilidade, a Paraíba entrou na “temida” faixa vermelha de mortes causadas pela Covid-19 no Brasil, segundo dados do Consórcio de Imprensa divulgado nacionalmente.

Esta é a primeira vez que a Paraíba entra na faixa vermelha de mortes pela Covid, desde que o Consórcio de Imprensa começou a divulgar os números da pandemia a partir de dados coletados junto as secretarias dos Estados. Apenas dois estados brasileiros estão com alta de morte causadas pela Covid: Paraíba e Piauí. A Paraíba apresenta uma alta de 19%, o que deixa as autoridades ainda mais preocupadas.

Esse crescimento já havia sido previsto por alguns especialistas, devido o afrouxamento das medidas de segurança e os aglomerados de pessoas em shoppings e nas praias.

Na dinâmica dos números da Covid, a Paraíba já entrou três vezes na zona de instabilidade e depois migrou para a faixa azul, que dá um “alívio” nos casos de morte causadas pela doença. Agora entrou na faixa vermelha.

O secretário de Saúde Geraldo Medeiros, que é contra o retorno das aulas nesse momento, continua defendido insistentemente, o distanciamento social e o uso de máscara e álcool em gel como medidas eficazes para evitar a contaminação do vírus.
Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS), decretou o novo coronavírus como pandemia, mais de 2.900 vidas foram perdidas na Paraíba.

A Paraíba tem 127.456 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quinta-feira (15). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 2.970 no estado desde o início da pandemia. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença.

Severino Lopes
PB Agora