Início Site Página 1663

Juíza da 33° Zona Eleitoral proíbe comícios e carreatas em Itaporanga, Serra Grande e São José de Caiana

A juíza da 33° Zona Eleitoral do Estado da Paraíba, Dra. Francisca Brena Camelo Brito, expediu uma Portaria proibindo atos de propaganda eleitoral que ensejem grande aglomeração de pessoas nos municípios de Itaporanga, Serra Grande e São José de Caiana durante a campanha eleitoral.

Segundo o documento, comícios, carreatas e caminhadas não poderão ser realizadas enquanto perdurarem as normas sanitárias. 

Para a medida, foi considerado, dentre outros, o estado de emergência em saúde pública de importância Nacional; o painel de risco de propagação do coronavírus por segmento econômico; e o resultado da 8° avaliação do Plano Novo Normal, o qual as três cidades na bandeira amarela.

Conforme ainda a Portaria, caso alcançada a bandeira verde pelos municípios, os atos de propaganda eleitoral passaram a ser admitidos, recomendando-se o bom senso quanto à realização de tais atos, devendo ser observados, o máximo possível, os protocolos sanitários relativos a uso de máscara, distanciamento mínimo entre os participantes dos eventos, higienização pessoal e de ambientes, dentre outras medidas voltadas para a prevenção do contágio pela Covid.

Confira o documento:  Portaria 17-2020

Fonte: Diamante Online

Dr. Érico solicita apoio do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba na contenção e combate aos focos de incêndio no Sertão

Dr. Érico

Em Sessão Ordinária nessa quarta-feira, dia 23 de setembro, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o requerimento de autoria do Deputado Dr. Érico que propõe ao Governador, através do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, apoio e suporte ao 4° BBM para contenção e combate de focos de
incêndios e que vem se alastrando nos Municípios de Santa Terezinha, São José do Bonfim, Mãe D’Água e Patos.

Na oportunidade, o Parlamentar também requereu por intermédio do Secretário de Segurança e Defesa Social, a disponibilização de drones
adquiridos pela órgão para mapear e monitorar as queimadas no Sertão paraibano.

Para Dr. Érico, as referidas ações são preponderantes no enfrentamento dos incêndios que já ocorrem há 09 dias na região, intensificadas pelo período de seca e pelas tentativas de limpeza dos terrenos que se alastram de forma descontrolada. ” Parabenizo aos nossos valorosos bombeiros, na pessoa do Major Saulo Laurentino, que tem realizado um trabalho exitoso , corajoso e contínuo. Estamos atentos a essa delicada situação, que se frise, tem ocorrido em outras localidades no país.

Para um atuação mais efetiva, reivindiquei a vinda dos drones, pois além da visão panorâmica e celeridade, esses instrumentos também oportunizam a racionalização de recursos a partir de planejamento mais cristalizado da situação”, concluiu.

ASSESSORIA – DR. ÉRICO

Maternidade de Patos tem nova diretora geral

O governador João Azevedo nomeou a nova diretora geral da Maternidade Peregrino Filho de Patos. Trata-se da fisioterapeuta, Railda de Almeida Gomes. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (23).

Railda já havia sido coordenadora da UPA 24h de Patos na gestão Dinaldo Filho.

Portal 40 Graus

Home office: 28 mil pessoas deixaram de trabalhar remotamente no último mês na Paraíba

O PNAD COVID19 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estastística (IBGE), nesta quarta-feira (23), verificou uma queda no total de pessoas que atuavam de forma remota, na Paraíba. De acordo com os dados caiu de 150 mil, em maio, para 122 mil, no último mês.

Entre os ocupados que não estavam afastados do trabalho, esse número representa 10,6%, proporção inferior à média brasileira (11,1%), mas maior do que a da região (8,5%).

Já o total de pessoas afastadas do trabalho devido ao distanciamento social teve queda de 76,5% de maio para agosto, passando de 329 mil pessoas, no primeiro mês, para 77 mil, no último. No total da população ocupada, o grupo de pessoas nessa condição, que representava 25,4%, em maio, teve participação de 6,1%, em agosto.

Clickpb

Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena vai a R$ 50 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas na noite dessa quarta-feira (23), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo. Os números sorteados no concurso 2.302 foram 18, 22, 25, 27, 43, 44.

A quina teve 126 acertadores e cada um vai receber o prêmio de R$ 27.380,62. Os 6.684 ganhadores da quadra terão o prêmio individual de R$ 737,35. A estimativa de prêmio do próximo concurso, no sábado (26), é de R$ 50 milhões.

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em lotéricas ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50. A probabilidade de ganhar o prêmio milionário, com a aposta simples, é de 1 em 50.063.860, de acordo com a Caixa.

Agência Brasil

Inquérito sorológico vai ser feito na PB para avaliar retorno de aulas presenciais

Um “inquérito sorológico” vai ser realizado em duas mil residências da Paraíba para avaliar a possibilidade do retorno às aulas presenciais nas escolas paraibanas. A informação foi repassada pelo secretário do Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, que disse que serão visitadas casas com estudantes entre três e 17 anos e que convivem com pessoas idosas ou com comorbidades – que são aquelas consideradas de grupos de risco.

O objetivo é analisar o “grau de infecção” existente na Paraíba e avaliar se existem mesmo as condições necessárias para a retomada das aulas mesmo em meio à pandemia de coronavírus.

Geraldo Medeiros, contudo, sinalizou que nenhuma decisão deve sair antes de dois meses. Isso porque, ainda de acordo com ele, o inquérito só vai ser iniciado daqui a dez dias e deve durar 60. O secretário cita casos de outros estados brasileiros, que retomaram as aulas sem as análises prévias necessárias, e acabaram registrando um alto índice de infecção de crianças.

Outro ponto importante apontado por Geraldo Medeiros é o fato de que decidir pela retomada das aulas significa fazer com que 600 mil pessoas em média voltem a circular diariamente pelas ruas da cidade. Uma demanda que, para ele, tem que ser considerada antes de se tomar uma decisão como essa.

PBAgora com G1

Paraíba tem grupamento policial especializado no combate às quadrilhas de ataques bancos

Enfrentar grupos criminosos responsáveis por ataques a bancos. Essa é a missão do Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOsAC) da Polícia Militar, que com treinamento constante e orientação da Coordenadoria de Inteligência da PM (COInt), tem dado respostas imediatas aos crimes contra instituições financeiras no estado.

A última atuação do GEOsAC teve desfecho no sábado (19) e resultou na recuperação de parte do dinheiro roubado no ataque ao banco do Brasil de Coremas e na apreensão de um arsenal composto por fuzis e espingardas. O material estava com um grupo criminoso formada por sete homens, que entraram em confronto com os policiais, na cidade de Catingueira.

Em junho, na cidade Areia, oito suspeitos que entraram na cidade para atacar bancos e aterrorizar a população foram surpreendidos pelo GEOsAC e tiveram os planos frustrados. Também houve intensa troca de tiros e foram apreendidas uma submetralhadora, uma pistola, dois revólveres, uma carabina, uma espingarda e até uma serra elétrica que os criminosos usaram para derrubar árvores no acesso ao município.

A tropa foi criada pelo comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, para atuar em ocorrências de alta complexidade em áreas urbanas e rurais, principalmente contra organizações e associações criminosas responsáveis por ataques a bancos e narcotráfico. Com sede no Agreste paraibano, sua atuação é em todo o Estado. O GEOsAC é responsável também pela difusão da doutrina das atividades de operações em área rural nos biomas existentes na Paraíba.

Desde 2017, quando foi criado o GEOsAC, já foram realizados três Cursos de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga e dez Estágios de Patrulha Rural, com a capacitação não só de policiais paraibanos, mas também dos estados da Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Paraná, além de policiais civis, rodoviários federais e também da Polícia Nacional do Paraguai. Magistrados, promotores de Justiça, militares do Exército Brasileiro e policiais penais também participaram de capacitações no GEOsAC.

Efetivo diferenciado – Para fazer parte do GEOsAC, os policiais passam pelo Curso de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga e são submetidos a uma análise curricular que faz a triagem sobre o perfil exigido para atuar no grupamento. A tropa possui uniforme diferenciado para operar em terrenos áridos, com camuflagem especial para o campo de atuação.

FONTE: Repórter PB

Comerciante tem casa arrombada e dinheiro furtado no sertão

Por volta das 20h de ontem (22), a comerciante Maria Jucilaine Gonçalves Cruz de 24 anos, procurou a Polícia Militar da cidade de São José de Piranhas, no Alto Sertão paraibano, informando que havia ido à academia e quando voltou, percebeu que a porta da cozinha de sua casa estava arrombada, onde uma quantia em dinheiro havia sido furtada.

Uma guarnição, através de policiais, foi ao local indicado, constatou a veracidade das informações, passou a realizar diligências por toda a região, porém nenhum suspeito do delito foi localizado.

Sertão Informado

Agricultor usa boa técnica no plantio e espera colher 3 mil caixas de maracujá, no Vale do Piancó

Durante o ciclo, agricultor Francisco Sales espera colher cerca de 3 mil caixas de maracujá. O plantio fica no sítio Lagoa, localizado na região de Mata Grande, em Conceição. À reportagem, o agricultor explicou que com um bom manejo, e cuidando bem do plantio o resultado virá.

O maracujá é aguado através de cotejamento, o que ajuda muito na economia de água, que vem de um açude comunitário. Depois de realizar a catação, o líquido vai para um tanque com capacidade para um milhão de litros de água.

 

Vale do Piancó Notícias

Novo decreto municipal traz flexibilização de práticas em laboratórios e estágios no ensino superior privado em Patos

Imagem: Josley Oliveira

Foi publicado no Diário Oficial do Município de Patos o decreto de n° 55/2020 que estabelece novas medidas de enfrentamento e prevenção à pandemia causada pela COVID-19 no município de Patos.

Considerando o disposto na Lei Federal no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19); Considerando que estudos recentes demonstram a eficácia das medidas de afastamento social precoce para restringir a disseminação do coronavírus (COVID-19); e considerando o novo normal onde a cidade de Patos se classifica com a bandeira amarela.

Com base no artigo 2°, do Decreto Estadual n° 40.304, de 12 de junho de 2020, fica autorizada as instituições privadas de ensino superior do município de Patos a abertura das salas de aulas para prática em laboratórios e estágios supervisionados. Porém, com restrições, como 50% da capacidade das salas de aula para prática de laboratórios e de estágios supervisionados; as instituições de ensino superior deverão manter o ensino à distância por meio de tele aula.

Casas de recepção

O referido documento também autoriza a abertura das casas de recepção para atividades festivas relacionadas a casamentos e aniversários com até 30% da capacidade máxima do local do evento. As casas de recepção que tenham capacidade de lotação superior ou igual a mil pessoas só poderão dar acesso, no máximo, a 100 participantes.

Clubes Sociais e Escolinhas de Futebol

Os Clubes Sociais, arenas de futebol society e escolinhas de futebol, ficam autorizados a funcionar e promover a prática de esportes individuais e coletivos a partir de 22 de setembro de 2020, obedecendo às regras de higiene e desde que atendida as seguintes restrições:

I – disponibilização de álcool em gel 70%, na porta de acesso e em locais de circulação de pessoas para a higienização das mãos de todos os associados, clientes, colaboradores e usuários em geral e aferição de temperatura que terá restrição de acesso para todos que apresentarem uma temperatura superior a 37,5°;
II – desinfecção de todo ambiente, no mínimo duas vezes ao dia;
III – adoção de escudos e máscaras por parte dos funcionários e prestadores de serviços do clube, nos caixas ou balcões;
IV – não compartilhar objetos de uso pessoal;
V – proibição do acesso de pessoas sem o uso de máscaras. A máscara deverá ser trocada toda vez que estiver úmida e deverá ser acondicionada em
embalagem própria;
VI – controlar o acesso, com exigência documental, de idosos com mais de 60 anos e/ou pessoas de grupo de risco (hipertensos, diabéticos e gestantes),
recomendando que se abstenham de ingressar no local;
VII – É permitida apenas a presença dos participantes inscritos para o jogo, não se estendendo a permissão a familiares, amigos ou torcida. Para as escolinhas de futebol, é permitida apenas a presença dos pais ou responsáveis;
VIII – Cada participante deverá ter sua temperatura corporal aferida antes do início da partida, que não deverá ultrapassar 37,5°;
IX – Cada participante deverá levar seu próprio material, sendo vedado o compartilhamento de uniformes, coletes e demais itens;
X – Higienização das mãos com álcool 70º INPM antes e depois de cada período das partidas;
XI – Utilização obrigatória de máscaras de proteção, exceto durante a prática do esporte;
XII – Ao final dos jogos e treinos, as equipes deverão se retirar do local do jogo para higienização do material utilizado que será utilizado para as novas equipes/
grupos, não sendo permitidas confraternizações;
XIII – Os banheiros e vestiários poderão ser utilizados de forma a garantir a ocupação máxima equivalente a 1 pessoa a cada 4 m² e deverão ser utilizados apenas para uso dos sanitários, sendo vedado o uso dos chuveiros e afixando na entrada o número máximo de pessoas permitidas de forma concomitante;
XIII – Bebedouros do Clube estarão interditados, devendo cada usuário utilizar garrafa de água individualizada.

O decreto n° 55/2020 ainda flexibiliza a prática de de sinuca, tênis, tênis de mesa, futebol de mesa, atletismo, squash, beach tennis, futevôlei e badminton nas academias, clubes, associações e similares, assegurando a prática do desporto para as modalidades referidas para as pessoas com deficiência; ainda autoriza a retomada dos jogos amadores nos campos de peladas com recomendação para que sejam adotadas as medidas sanitárias básicas de distanciamento social em relação a grupos de torcedores.

O documento proíbe a confraternização entre os participantes desses jogos após as partidas, pois, entende-se a geração de aglomeração e potencialização de possíveis e desnecessários riscos de contaminação.

Música:

Fica permitido música ao vivo com apenas quatro músicos por atração, obviamente obedecendo o distanciamento de 1,5 metro (um metro e cinquenta centímetros).

Os critérios de higienização e de distanciamento de grupos ou núcleos familiares das atividades de que trata o presente decreto devem seguir as recomendações contidas no protocolo para retomada de eventos, editada pela Secretaria de Municipal de Saúde de Patos, a qual fará parte integrante do presente instrumento normativo.

Folha Patoense com Coordecom