Início Site Página 1664

“A Reforma Tributária não deve servir ao setor A ou B, deve servir ao Brasil” sentencia Aguinaldo Ribeiro

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), relator da Reforma Tributária no Congresso, reforçou que o debate acerca da tentativa de reforma do sistema tributário no Brasil já dura mais de três décadas e não havia conseguido alcançar o objetivo de remover distorções e dirimir o prejuízo para o Brasil como um todo por nunca ter alcançado uma composição que contemplasse todos os setores e segmentos.

De acordo com Aguinaldo ele está convicto de que a reforma que está sendo amplamente discutida por ele e os demais integrantes da Comissão Mista que debate o tema, deve ser ampla e não customizada.

O parlamentar frisou ainda que a expectativa é de que com a Reforma Tributária o país retome a confiança dos investidores, volte a crescer, gerar empregos e volte a investir no que há de mais valioso: o povo.

“Estamos convictos de que a Reforma Tributária deve ser ampla e não customizada. Não deve servir ao setor A ou B, deve servir ao Brasil. O esforço precisa ser conjunto, para que o país supere este modelo tão dispendioso e complexo, predominando o espírito público” pontuou.

Wscom

INSS vai aumentar capacidade de atendimento da Central 135 Atendimento pelo canal aumentará 30%

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que contratará mais uma central de atendimento para que seja otimizado o atendimento pelo telefone 135. Após a contratação, será aumentada em 30% a capacidade de atendimento por meio do canal.

O INSS acrescentou que “devido ao excesso de demanda provocado pelos acontecimentos da última semana, que gerou busca imediata por agenda e informações”, fará reagendamentos automáticos e avisará ao segurado por meio de ligações. Até sexta-feira (25), o instituto ligará para todos os segurados que tenham o cadastro correto, informando sobre o novo reagendamento. O INSS alerta que nessas ligações não solicita dados bancários ou de benefício.

O segurado que não receber a ligação até a próxima sexta é porque não tinha o cadastro com o telefone válido. Sendo assim, ele deve remarcar o horário ligando para o 135, serviço que estará disponível também, a partir da semana que vem, pelo Meu INSS. Dessa forma, só precisará entrar em contato pelo 135 se não puder comparecer na data e hora marcadas, para proceder o reagendamento mais adequado.

“Por fim, informamos, o INSS acaba de contratar uma plataforma centralizada de comutação. Essa tecnologia, para as centrais que atendem o 135, otimizará o tempo de espera, transferindo automaticamente a ligação para a central que esteja menos sobrecarregada, fazendo com que o atendimento seja mais rápido e eficiente”, disse o órgão.

Agência Brasil

Enem: estudantes têm até 1º de outubro para inserir foto no cadastro

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 devem inserir ou alterar a foto na Página do Participante até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 1º de outubro. O cadastramento é obrigatório e a foto deve atender a algumas regras, como ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). A fotografia também deve mostrar o rosto inteiro do participante, com uma boa iluminação e foco, além de estar nos formatos de arquivo JPEG e PNG (tamanho máximo de 2 MB). Imagens em PDF não serão permitidas. O Inep e o Ministério da Educação (MEC) não realizam validação da foto.

Provas

Por causa da pandemia do novo coronavírus as provas da edição 2020 do exame foram adiadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Além de uma redação e 45 questões os candidatos terão que responder questões sobre quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Dúvidas

As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas nos portais do Inep e do MEC, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do governo federal. Dúvidas podem ser sanadas pelo Fale Conosco do instituto, por meio do autoatendimento online ou do 0800 616161, a central aceita apenas chamadas feitas de telefone fixo.

Agência Brasil

João destaca avanço na relação institucional com governo federal, mas ressalta que, politicamente, são diferentes

O governador João Azevêdo (Cidadania) se pronunciou após o elogio público do vice-presidente da República Hamilton Mourão (PRTB) em mensagem, divulgada nesta quarta-feira (23), e fez questão de deixar claro a existência do avanço na relação institucional entre as esferas estadual e federal. Segundo ele, a democracia se faz exatamente com a identificação de áreas de concordância entre os que pensão diferentes.

“Não precisa se alistar para saber que a democracia se faz exatamente com a identificação de áreas de concordância entre os que pensão diferentes. Sempre defendi e continuo defendendo que se faz obrigatório a manutenção das relações institucionais e republicanas em todos os níveis de governo”, ressaltou.

Azevêdo ressaltou que a aproximação se dá em torno do nome da representação do cargo que ocupa, independentemente de eleições e crenças políticas.

“Ao solicitar uma audiência com um ministro, o vice-presidente e até mesmo o presidente da República, não faço em meu nome, mas em nome da representação do cargo que ocupo, independentemente de eleições e crenças políticas. Temos que lutar para melhorar as condições de vida da população do Estado que eu represento”, emendou.

A relação segue, conforme o governador, desprovida de picuinhas e ranços extremados em prol de melhorias e avanços para o Estado, mantendo sua condição de ser respeitado por qualquer outro nível de governo.

“Em todas as minhas falas agradeço a todos, o governo federal, parlamentares da base ou da oposição que de alguma forma ajudem o Estado a caminhas em busca de melhores dias, mantendo inalterada a minha forma de ver e fazer política, que deve ser inclusiva e distributiva de riquezas para nosso povo”, completou.

No início da semana, em entrevista à imprensa paraibana, Mourão destacou que a postura de João tem sido a melhor possível.

“A postura do governador Joao Azevêdo tem sido a melhor possível, temos tido uma boa relação entre o governo federal e o governo do estado da Paraíba. Eu não vejo nenhum problema nesse relacionamento”, disse o vice-presidente.

PB Agora

TSE atualiza aplicativo Pardal, que recebe denúncias sobre eleições

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o aplicativo Pardal, criado para receber denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais. O aplicativo existe desde 2014, vem sendo atualizado ao longo do tempo e agora possibilita um detalhamento maior da denúncia apresentada.

A ideia é facilitar o trabalho de apuração por parte dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral, que podem contar com os cidadãos para atuar como fiscais e ajudar a combater a corrupção no processo eleitoral.

Com a atualização do aplicativo, além da foto da denúncia, o usuário deverá enviar um relatório demonstrando qual a irregularidade a ser apurada. Quando as denúncias tratarem de outro tema que não seja a propaganda eleitoral, o aplicativo vai oferecer o contato da ouvidoria do Ministério Público de cada localidade. O aplicativo vai disponibilizar um link específico para que as denúncias sejam enviadas ao Ministério Público Eleitoral de cada unidade da Federação.

“Havia uma enorme gama de denúncias que não conseguiam ser apuradas a contento para reunir provas e elementos materiais, como testemunhas, fotos, vídeos e tudo o que pode comprovar a irregularidade”, explicou Sandro Vieira, juiz auxiliar da presidência do TSE.

A nova versão do Pardal estará disponível a partir deste domingo (27).

Paraiba.com.br com Agência Brasil

Programa para zerar fila de cirurgias na Paraíba é retomado, pacientes são chamados para avaliação e mais operações serão agendadas

Imagem ilustrativa

O Programa Opera Paraíba, criado pelo Governo do Estado para zerar a fila de cirurgias eletivas, está sendo retomado, segundo informou o secretário Daniel Beltrammi ao ClickPB, nesta terça-feira (22). Ele explicou que os pacientes foram chamados para avaliação.

“O programa está sendo retomado. Pacientes sendo chamados para avaliação para que possamos retomar os procedimentos com a máxima segurança possível ante o contexto da pandemia”, disse Daniel Beltrammi.

O secretário contou ainda que “haverá divulgação em breve do novo cronograma do Opera Paraíba”, pois “novas demandas foram registradas e a produção será ampliada” para atender mais pessoas que precisam de cirurgias.

O governador João Azevêdo lançou, no dia 11 de outubro do ano passado, o Programa Opera Paraíba, que tem como meta a redução das filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS). Com investimentos da ordem de R$ 6 milhões apenas no primeiro ano, o Opera Paraíba tem como meta inicial contemplar mais de 12 mil paraibanos em 36 tipos de cirurgias.

Ao todo, 12 hospitais da Rede Estadual foram incluídos na força-tarefa para a realização dos procedimentos cirúrgicos, que contemplam as especialidades de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral. A contrapartida dos municípios consiste na realização dos exames pré-operatórios e no transporte até a unidade hospitalar responsável pelo procedimento cirúrgico.

Os hospitais que integram a força-tarefa são os seguintes: Hospital Regional de Guarabira; Hospital Regional de Picuí; Hospital Regional de Monteiro; Hospital Sinhá Carneiro, em Santa Luzia; Hospital Distrital de Itaporanga; Hospital Regional de Catolé do Rocha; Hospital Regional de Cajazeiras; Hospital Regional de Sousa; Hospital Regional de Itabaiana; Hospital Rui Carneiro, em Pombal; Hospital Geral de Queimadas; Hospital Geral de Taperoá.

Clickpb

Paraíba confirma 616 novos casos de Covid-19 em 24h; mortos chegam a 2.729

A Paraíba registrou 616 novos casos de Covid-19 e 10 óbitos confirmados desde a última atualização, 06 deles ocorridos nas últimas 24h. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira (22), 117.495 pessoas já contraíram a doença, 90.194 já se recuperaram e 2.729, infelizmente, faleceram. Até o momento, 355.612 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Casos Confirmados: 117.495
Casos Descartados: 156.132
Óbitos confirmados: 2.729
Casos recuperados: 90.194
Total de municípios: 223

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 34%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 36%. Em Campina Grande estão ocupados 42% dos leitos de UTI adulto e no sertão 32% dos leitos de UTI para adultos.

Os casos confirmados estão distribuídos por todos os 223 municípios paraibanos. A diferença de casos de ontem para hoje é de 616, nos quais 10 municípios concentram 285 casos, o que representa 46,2% dos casos em toda a Paraíba. São eles:

João Pessoa, com 50 novos casos, totalizando 29.118;
São Bento, com 44 novos casos, totalizando 2.823;
Campina Grande, com 36 novos casos, totalizando 12.844;
Patos, com 33 casos novos, totalizando 4.187;
Itaporanga, com 29 novos casos, totalizando 725;
Guarabira, com 28 novos casos, totalizando 4.468;
Cajazeiras, com 19 casos novos, totalizando 1.915;
Alagoa Grande, com 16 casos novos, totalizando 1.411;
Ibiara, com 15 casos novos, totalizando 155;
Sumé, com 15 casos novos, totalizando 427.

*Dados oficiais preliminares (fonte: SIM, e-sus VE e SIVEP) extraídos às 10h do dia 22/09, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Até hoje, 165 cidades registraram óbitos por Covid-19. Os 10 óbitos registrados nesta terça ocorreram entre 02 e 22 de setembro, 07 deles nas últimas 48 horas, entre residentes de 09 municípios. Os pacientes tinham idade entre 54 e 84 anos, 02 deles tinham menos de 65 anos. Cardiopatia foi a comorbidade mais frequente.

Homem, 55 anos, residente em João Pessoa. Não possuía comorbidade. Início dos sintomas em 02/09/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 22/09/2020.

Mulher, 66 anos, residente em Junco do Seridó.Não Possuía comorbidade. Início dos sintomas em 28/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 22/09/2020.

Homem, 84 anos, residente em Pedras de Fogo. Hipertenso e diabético. Início dos sintomas em 07/07/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 22/09/2020.

Homem, 69 anos, residente em Campina Grande.Não possuía comorbidade. Início dos sintomas em 29/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 21/09/2020.

Mulher, 54 anos, residente em Itaporanga. Cardiopata. Início dos sintomas em 30/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 21/09/2020.

Homem, 84 anos, residente em Patos. Tabagista. Início dos sintomas em 01/07/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 21/09/2020.

Homem, 68 anos, residente em São José de Caiana. Portador de diabetes, cardiopatia e obesidade. Início dos sintomas em 09/09/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 20/09/2020.

Mulher, 82 anos, residente em João Pessoa. Portadora de hipertensão, diabetes, cardiopatia e doença renal. Início dos sintomas em 31/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 11/09/2020.

Mulher, 72 anos, residente em Sumé. Hipertensa. Início dos sintomas em 04/09/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 07/09/2020.

Mulher, 67 anos, residente em Mari. Cardiopata. Início dos sintomas em 30/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 02/09/2020.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

PBagora com Secom/PB

Homem é conduzido à delegacia de Polícia Civil de Pombal após veiculação de áudios e imagens portando arma de fogo

Por volta das 15h05 de ontem (21), policiais Militares da 3ªCIA/14ºBPM, conduziram à Delegacia de Polícia Civil de Pombal, no Sertão da Paraíba, um popular de iniciais D.F.N., 41 anos, para prestar esclarecimentos acerca de uma imagem e áudios veiculados em redes sociais locais, onde o mesmo empunha uma arma de fogo do tipo pistola e faz discurso com o nome de candidato a prefeito daquela cidade.

Após tomar conhecimento sobre o fato, com fulcro no dever de zelo pela ordem pública e incolumidade dos cidadãos, a Polícia Militar da Paraíba realizou busca pessoal no suspeito enquanto ele trafegava pelas ruas de Pombal, porém no momento da abordagem não foi encontrada nenhuma arma de fogo, bem como não expressou nenhum tipo de resistência.

Antes de sua condução, foi-lhe informado que o Poder Público do Estado da Paraíba já havia tomado conhecimento acerca dos fatos ora veiculados em redes sociais, com sua imagem portanto arma de fogo, juntamente com áudio fustigando eleitores opositores de determinado candidato ao pleito majoritário que se aproxima.

Desta feita, foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Pombal, para prestação de esclarecimentos, onde a autoridade policial colherá todas as informações pertinentes e necessárias sobre o disposto, podendo-lhe ser imputadas responsabilizações penais, cíveis e eleitorais, caso haja cabimento e consunção.

Fonte: Sertão Informado

Registros de queimadas na Paraíba aumentam 21% este ano em relação ao ano passado, segundo dados do Inpe

Os focos de queimadas na Paraíba este ano, até o dia 22 de setembro, aumentou 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 252 casos de incêndios (em 2020) e 208 (em 2019) conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O município de Cajazeiras, no Sertão paraibano, é o que mais sofreu com as queimadas, pois se registrou 19 ocorrências. Em seguida aparecem Olho D’Água (18), Piancó (16), Patos (11), Pombal (9) e Santa Terezinha (7). Desses, dois estão atualmente com registro de ocorrências de incêndios há dias.

O bioma mais afetado na Paraíba é a Caatinga com 225 casos. O outro que aparece é a Mata Atlântica com 27 ocorrências. Os dados apurados pelo portal ClickPB, entre as unidades de conservação no âmbito do Estado está o Parque Estadual do Pico do Jabre, com 8 focos, seguido de Parque Estadual Mata do Pau de Ferro (4) e APA de Santa Cruz (2). No âmbito federal, a APA da Barra do Rio Mamanguape teve mais casos com 4, seguido de Arie Manguezais da Foz do Rio Mamanguape (3) e Rebio Guaribas (3).

Conforme o Inpe, os focos de queimadas ocorrem, em quase sua totalidade, por conta da ação do homem, por razões muito variadas: limpeza de pastos, preparo de plantios, desmatamentos, colheita manual de cana-de-açúcar, vandalismo, balões de São João, disputas fundiárias, protestos sociais, entre outros. Em casos de ocorrências de queimadas se deve recorrer ao Bombeiros, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Ibama, prefeituras e Instituto Florestal.

De acordo com o Inpe, as condições impedem ou prejudicam a detecção das queimadas são frentes de fogo com menos de 30 m; fogo apenas no chão de uma floresta densa, sem afetar a copa das árvores; nuvens cobrindo a região (atenção – nuvens de fumaça não atrapalham!); queimada de pequena duração, ocorrendo entre o horário das imagens disponíveis; fogo em uma encosta de montanha, enquanto que o satélite só observou o outro lado; imprecisão na localização do foco de queima, que no melhor caso é de cerca de 375 m, mas chegando a 6 km.

Clickpb

Jovem de Santa Terezinha é encontrado morto em restaurante em Natal

O jovem Leandro Soares, natural da cidade de Santa Terezinha-PB, foi encontrado sem vida no início da tarde desta terça-feira (22), em um restaurante na cidade de Natal.

De acordo com as informações o jovem tirou a própria vida.

Apesar de ser natural de Santa Terezinha, Leandro era muito conhecido em Catingueira, sendo inclusive casado com uma jovem da cidade.

Mais informações a qualquer momento.

Portal Catingueira