Início Site Página 1665

Jovem é conduzido à delegacia após provocar dano em estação elevatória da Cagepa de Itaporanga

Por volta das 16h20 desta segunda-feira (21), uma guarnição da Polícia Militar de Itaporanga, foi acionada para atender uma ocorrência de danos na Vila Mocó, onde segundo informações, o jovem Francisco Matias da Silva de 20 anos, havia danificado uma grade de ferro e destruído parte da parede de uma das estações elevatória de esgoto da Cagepa.

O acusado foi localizado as proximidades e conduzido à delegacia de Policia Civil para providencias cabíveis e segundo o diretor da Cagepa local, que esteve presente, informou que nenhum bem foi subtraído.

Sertão Informado

Mulher diz que apanhou do marido durante dois dias, no Vale do Piancó; homem é preso

Um homem, de 25 anos de idade, foi preso por Violência Doméstica, por volta do meio dia deste domingo (20), na rua João Siriaco, no bairro de Ibiarinha, em Ibiara.

De acordo com o Cabo Vidal, do Copom da 2ª Companhia de Polícia Militar, responsável pela área, a guarnição foi acionada e quando os policiais chegaram no local conseguiram flagrar o suspeito agredindo a sua esposa.

Aos policiais, a mulher, de 27 anos de idade, explicou que era de costume ser agredido pelo esposo. Segundo ela, desde o último sábado apanhava do marido, que bebia constantemente.

Diante do exposto pela mulher, o homem foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga, para as medidas cabíveis.

Vale do Piancó Notícias

Paraíba registra queda de 65% nos ataques a bancos entre janeiro e agosto

O trabalho das forças de Segurança da Paraíba resultou na redução de 65% nos ataques a bancos entre janeiro e agosto de 2020. Durante esse período, mais de 3.800 operações de prevenção e repressão qualificadas foram realizadas no Estado e 2.322 armas de fogo foram retiradas das ruas. O balanço das ações desenvolvidas por policiais militares e civis e bombeiros militares foi apresentado pelo governador João Azevêdo nesta segunda-feira (21), durante o programa semanal ‘Fala, governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara.

De acordo com o governador João Azevêdo, a redução nos ataques a bancos é resultado da criação da força-tarefa criada no ano passado voltada ao enfrentamento dos crimes contra o patrimônio, com foco nas ações contra instituições bancárias. “Esse é um esforço da nossa inteligência e do reforço das nossas delegacias especializadas no interior, a exemplo da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos na cidade de Patos e da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção no Estado, que já têm dado resultados em 2020”, comentou o gestor.

Os números também apontam uma queda de 16% nos roubos e furtos de veículos, uma diminuição de 12% nas mortes por acidentes de trânsito e em 2.340 veículos recuperados. Também houve a redução de 67% nos roubos a transportes coletivos; 26% nos roubos a pessoa; e 20% nos roubos a estabelecimentos. Além disso, 1.872 quilos de drogas foram retirados de circulação e 11.241 pessoas foram presas, sendo 1.588 por crimes graves.

Já o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar totalizou em 77 vidas salvas no socorro de vítimas de tentativa de homicídios. Além disso, 1.624 pessoas foram resgatadas pelos bombeiros militares em casos de acidentes de trânsito.

Paraiba.com.br com Assessoria

Pernambuco autoriza retorno das aulas presenciais em escolas públicas e particulares a partir de outubro

O Governo do Estado de Pernambuco autorizou a retomada das aulas presenciais para alunos do ensino médio a partir do mês de outubro. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (21).

A retomada das aulas será gradual, a partir de 06 de outubro. A autorização vale tanto para alunos da rede pública quanto de alunos da rede privada.

Os alunos do 3º Ano do Ensino Médio retomam as aulas presenciais em 06 de outubro. Os alunos do 2º ano retomam a partir de 13 de outubro, e os alunos do 1º ano retomam as aulas a partir do dia 20 de outubro.

O retorno das aulas para alunos do Ensino Fundamental vai depender do resultado do retorno às aulas dos alunos do Ensino Médio.

Clickpb

Municípios da Região de Patos enfrentam incêndios há nove dias; Corpo de Bombeiros faz sobrevoo e mostra áreas afetadas

O major Galvão informou que o trabalho tem sido intenso no município de Santa Terezinha. Em Mãe D’Água já foi contido. Inicialmente, de acordo com o comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba, a suspeita era de que o fogo tivesse ocorrido por conta da limpeza de terrenos, que geralmente os proprietários fazem para preparar área para plantação ou mesmo diminuir a quantidade de vegetação. No entanto, os focos se espalharam. “A gente percebeu que nos últimos dias tem aparecido em outros locais, acredita-se ser uma ação criminosa”, revelou.

Algumas famílias precisaram sair de suas residências, mas o quantitativo ainda não foi levantado. Alguns foram para casa de parentes, mas já retornaram logo após o fogo ser combatido. Ao todo, 20 homens trabalham diariamente juntamente com sete viaturas. Um relatório será feito pela instituição.

Veja o sobrevoo feito pela equipe do 4º Batalhão de Bombeiros Militar

 

Clickpb

Flamengo da Urtiga goleia o Nacional de Passagem de Madre e segue invicto no Campeonato do Campo Comprido

Está acontecendo em Patos (PB), no sítio Campo Comprido,  um campeonato de futebol que possui dois times representantes do município de Santa Terezinha, são eles: Flamengo do sítio Urtiga e Nacional do sítio Passagem de Madre.

Nesse domingo (20), as equipes enfrentaram-se e o Flamengo goleou por 3 x 0 o time do Nacional, com gols de Dim, André e Fernando Paraíba. São três vitórias e o time segue invicto na competição.

River Plate x Santo Estevão

O River Plate realizou também no domingo, um jogo, desta vez, amistoso no Estádio O Gayosão, em Santa Terezinha com o time do sítio Santo Estevão. O River goleou por 6 x 2 a equipe da zona rural.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Partido Republicanos tem grandes parcerias em mais de cinquenta municípios nas eleições 2020

Em uma grande aliança suprapartidária, o partido Republicanos da Paraíba, representado pelo presidente estadual da legenda, Deputado Federal Hugo Motta, participou de mais de 50 (cinquenta) convenções partidárias.

“Foi uma semana intensa de participação nas convenções. O Republicanos apresentou o nome de diversos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores em várias cidades. Todo o trabalho está centrado em desenvolver planos de governo que atendam às necessidades da população”, destacou Hugo Motta.

Hugo Motta afirmou que a marca do partido é o trabalho. “Onde temos parceria apresentamos propostas, projetos e destinamos recursos para serem aplicados em obras e ações. Estamos trabalhando firme, crescendo e apresentando projetos importantes para melhorar a qualidade de vida da população. Nosso agrupamento político é forte, e construímos propostas, sempre, dialogando com o povo e respeitando as diferenças para vencer os desafios”, concluiu.

O parlamentar participou presencialmente de convenções nas cidades de Lagoa de Dentro, Curral de Cima, Mamanguape, Mato Grosso, Santa Luzia, São José de Espinharas, São José do Bonfim, Emas, Olho D’água, São João do Tigre, Lagoa, Pombal, Olivedos, Passagem, Santa Inês, Água Branca, Tenório, Mãe D’água, Várzea, Jurú, Cacimba de Areia, Quixaba, Areia de Baraúna, temos apoio em Salgadinho, participamos em Boa Ventura, Patos, Gurjão, e virtualmente em Santo André, Tavares, São Bento, Princesa Isabel, Livramento, Bayeux, Pedras de Fogo, Condado, Junco do Seridó, Pitimbu, Diamante, Cruz do Espírito Santo, Santa Terezinha, Catingueira, Malta, Matureia, Santa Rita, Desterro, Itaporanga, São José de Princesa, Aroeiras, Juazeirinho, Teixeira, Conceição, Santana dos Garrotes, Campina Grande e João Pessoa.

Assessoria

Agricultor investe em plantio de cebola e espera colher mais de 10 toneladas, no Vale do Piancó

Com cerca de dois hectares plantados, Francisco Sales espera uma colheita de cerca de 60 sacos de cebola da variedade branca. O plantio fica no sítio Lagoa, localizado na região de Mata Grande, em Conceição.

A produção será escoada nas regiões do Alto Piranhas e Vale do Piancó.

A classificação é padrão, toda de boa qualidade. Com isso o preço atinge o esperado pelo produtor. Já com 45 dias de plantado é fácil perceber que, de fato, a roça atingirá o lucro esperado.

Como é o primeiro plantio não há problema ainda com qualquer tipo de praga na localidade. Mesmo assim, o agricultor já realizou o preventivo contra a praga, que se aparecer em qualquer plantio pode causar muito dano ao desenvolvimento das plantas e amadurecimento da cebola.

A maneira de evitar a presença da praga é a realização da rotação da cultura.

A propriedade é gerenciada por um morador, mas ao todo, cinco pessoas trabalham na lavoura.

Ao lado, o agricultor tem outro plantio da cebola roxa. Esta é utilizada na culinária especificamente para tempero, enquanto a cebola branca é utilizada na mesa, onde ela é comida crua mesmo.

Fonte: Por Gilberto Angelo – Vale do Piancó Notícias

Aos 111 anos, mulher mais velha do Vale do Piancó morre em Curral Velho

Maria Pereira, considerada a mulher mais velha da região do Vale do Piancó, Sertão paraibano, morreu na manhã deste domingo (20) na cidade de Curral Velho (PB). Dona Nanoca, como era mais conhecida, completou 111 anos em abril deste ano.

Nascida em 1909 no município curralvelhense, a sertaneja ainda praticava atividades do dia-a-dia e tinha bastante lucidez. Ela teve cinco filhos e dezenas de netos, bisnetos e tataranetos.

Segundo famíliares, a idosa estava debilitada nos últimos meses, devido à alta idade. Conforme informado, ela faleceu de morte natural na própria residência. O enterro será nesta segunda-feira (21) às 7h no cemitério público local.

Todos os anos, a família comemorava o aniversário dela, e, desde de 2013, o DiamanteOnline acompanhava com matérias e reportagens.

Diamante Online

Ex-prefeito de Várzea capota veículo na rodovia Anísio Marinho

O ex-prefeito de Várzea, José Ivaldo, (Galego), capotou o seu veículo na noite deste domingo várias vezes.

O acidente aconteceu na rodovia Anísio Marinho, estrada de Várzea.

NO momento do acidente o ex prefeito estava sozinho no carro, Galego foi socorrido pelo SAMU, e foi transferido para Patos.

Portal Vale Notícias