Dennes Informatica
Início Site Página 1666

Alvo da Justiça, ex-governador Ricardo Coutinho não pode sair à noite

UOL destaca que RC, mesmo candidato, é alvo da justiça e não pode sair à noite

Em publicação neste domingo (20) o site UOL destacou que o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), mesmo sendo pré-candidato à disputa pela prefeitura de João Pessoa, ainda é alvo da justiça por conta dos desdobramentos da Operação Calvário – acusado de desvios milionários na Saúde da Paraíba enquanto governador – e apesar da campanha eleitoral, pode não sair à noite por conta das medidas restritivas a que está submetido.

Confira a matéria na íntegra:

Lula lança nesta segunda o Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil; veja detalhes

O Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil idealizado e elaborado pela Fundação Perseu Abramo e pelo Partido dos Trabalhadores (PT) será lançado nesta segunda-feira (21), com a presença do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em transmissão ao vivo pela internet.

Sobre o Plano

O Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil reúne propostas ao mesmo tempo factíveis e ambiciosas para salvar vidas, gerar empregos e renda, desenvolver a economia nacional, radicalizar a democracia hoje ameaçada, promover a soberania e construir um novo país.

As propostas pressupõem uma nova orientação para a nação brasileira, baseada na ampliação da igualdade, das liberdades, da soberania, na qual o Estado assuma o papel principal de indutor do desenvolvimento de um novo tipo. Foram concebidas com base em contribuições de centenas de pessoas de origem diversa – trabalhadores, mulheres, negros, indígenas, representantes do setor público, LGBTQI+, artistas e intelectuais profundamente comprometidos com uma luta por melhor qualidade de vida para a população.

No campo econômico, preveem um papel essencial para o Estado na reconstrução e transformação da economia. No social, ousadas e inovadoras políticas públicas protetivas e inclusivas, de combate ao racismo estrutural, à opressão sobre as mulheres promovida pela sociedade patriarcal, à homofobia, à agressão constante contra os povos originários e os quilombolas.

Conciliação da preservação ambiental com produção agrícola, promoção da Reforma Agrária e apoio à agricultura familiar são as bases do plano para a agricultura, assim como a conquista e manutenção dos mercados para os produtos brasileiros.

No meio ambiente, é imprescindível combater a devastação ambiental provocada pelo atual governo, por meio de um Green New Deal, um novo “pacto verde” que facilite a transição ecológica para uma economia de baixo carbono. Dessa forma, é possível gerar empregos de qualidade e atividades sustentáveis com base em tecnologias limpas.

Outro ponto essencial é a efetivação de uma Reforma Tributária justa, solidária e sustentável, marcadamente progressiva, com taxação de grandes fortunas e dos rendimentos financeiros, de lucros e dividendos, de forma a aliviar a carga tributária sobre os mais pobres e as pequenas empresas, reduzindo consideravelmente os tributos sobre o consumo e os serviços.

Na política, o plano propõe uma Lei de Proteção do Estado Democrático de Direito, além de reformas políticas, eleitorais, do aparelho de Estado e dos órgãos de controle, que assegurem a transparência da máquina administrativa, o combate à corrupção sem desvios políticos e ideológicos e a abertura dos processos decisórios aos interesses populares. Também será imprescindível democratizar a produção e a disseminação das informações e combater as fake news e os discursos de ódio.

Em relação à soberania, é primordial recuperar a dignidade e o respeito pelo país, perdidos com a política externa bolsonarista de submissão servil aos interesses da extrema-direita dos Estados Unidos, que tornou o Brasil pária mundial. Além de uma nova política externa, orientada para o estímulo ao desenvolvimento nacional e para a construção de um mundo mais simétrico, assentado no multilateralismo e na multipolaridade.

Na cultura, estratégica para a identidade nacional e para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, as propostas buscam assegurar à população o acesso aos bens culturais e eliminar a guerra contra a cultura desencadeada pelo governo atual, garantindo aos artistas e intelectuais, ameaçados pelo abandono do setor, pelo discurso de ódio e pelas tentativas de censura, a livre expressão e o necessário apoio do Estado.

Wscom

Polícia prende sétimo suspeito de envolvimento no ataque ao Banco do Brasil em Coremas; mais R$ 14 mil são recuperados

A Polícia Militar prendeu na noite desse domingo (20), mais um envolvido no ataque ao Banco do Brasil da cidade de Coremas, na Paraíba. O acusado, de 32 anos, foi preso pelos policiais da 6ª Companhia do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), durante a continuidade das buscas na zona de Catingueira, onde no último sábado (19), seis suspeitos entraram em confronto com policiais militares.

O acusado é o 7º integrante do bando que é localizado. Com o preso, a PM recuperou mais R$ 14,5 mil e apreendeu 53 munições de espingarda calibre 12. O suspeito estava ferido com tiros nas pernas e revelou que foi do confronto que aconteceu no último sábado. O acusado foi socorrido para o Hospital Regional de Patos, onde permanece sob custódia policial.

O criminoso faz parte da quadrilha que vinha agindo em vários estados do Nordeste, com integrantes da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Ele é paraibano e participou da explosão ao banco do Brasil de Coremas, que aconteceu na madrugada da última quarta-feira (16)

O material apreendido com ele foi entregue na delegacia de Polícia Civil, em Patos.

Até agora, já foram recuperados R$ 42.935 mil do ataque ao banco e apreendido um arsenal composto por quatro fuzis e duas espingardas, além de coletes balísticos e munições.

Clickpb

PRF, CPTRAN, SAMU, GCM e CHRDJC abrem a Semana Nacional de Trânsito em Patos

Foi aberta na tarde desta sexta-feira (18) no Km 0, da BR-361 em Patos, a Semana Nacional de Trânsito (SNT), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), 4ª Companhia de Policiamento de Trânsito (4ªCPTRan) e Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRans) com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Samu e Complexo Hospitalar Regional Deputado Jandhuy Carneiro (CHRDJC), de Patos.

Até o dia 25 de setembro serão realizadas ações com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, o foco é chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão.

Assessoria

Grande incêndio ocorre na zona rural de Santa Terezinha; bombeiros estão no local

Um incêndio de grandes proporções está há mais de três dias no município de Santa Terezinha (PB).

Moradores fizeram apelos nas redes sociais convocando voluntários para conter as chamas que estavam chegando na região do sitio Santo Estevão, setor sudeste do município. Na manhã desta sexta-feira (18), moradores e voluntários conseguiram apagar uma parte do fogo.

No inicio da tarde os moradores começaram a postar fotos e informações nas redes sociais em que o fogo estava quase perto de residências no sítio Urtiga.

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha enviou um caminhão pipa, uma ambulância, uma retroescavadeira para conter as chamas.

De acordo com informações de moradores, o fogo está nos sítios Boi do Brito, Machado, munícipio de Patos e no sítio Urtiga, município de Santa Terezinha seguindo na direção do sítio São Pedro.

Equipes do Corpo de Bombeiros já estão no local, conforme imagens enviadas a Redação do Portal Santa Teresinha.

O major Galvão comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, explicou que foi procurado pela vereadora do município de Santa Terezinha, Lidianny Medeiros que cobrou ações para combater o fogo. O oficial explicou que desde domingo vários focos de incêndios estão sendo monitorados, principalmente os focos dos municípios de Santa Terezinha e Mãe D’água. Ele tranquilizou que tem guarnições nestes municípios e que foram recrutados bombeiros e viaturas de outras unidades para combater o fogo. Ele alertou que as pessoas devem ligar para 193 e quiserem remover a população destas áreas o Corpo de Bombeiros tem vans. O major pediu a colaboração das pessoas e que denunciem quem faz esse tipo de queimadas. Ouça:

Internautas registraram as queimadas direto da Pedra do Tendó, no município de Teixeira e também da cidade de Santa Terezinha. É possível observar vários pontos de incêndios na região.

Texto: Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Imagens e videos: Redes sociais e 4º BBM

Entrevista: Hércules Barbosa

Totó e Candeia desmentem boatos de que desistiram de pré-candidatura em Quixaba

A chapa composta por Totó e Candeia, pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito do município de Quixaba, vem a público desmentir boatos corriqueiros de que Totó havia desistido de se candidatar a prefeito desse município.

Foi com surpresa que recebemos essa informação que muito nos entristece, pois nossa chapa está focada em ouvir as necessidades da população, seu desejo de mudança com esse governo de descaso que está implantado no nosso município nos últimos 12 anos e que com esse fato só vem reforçar a prática dos nossos adversários: enganar nosso povo com mentiras infundadas e promessas.

Eu tenho assim como o povo de Quixaba também tem esperança que o nosso município venha resgatar seu crescimento econômico e que nós quixabenses sejamos tratados com o respeito e atenção que nós merecemos. Eu (Totó) e Candeia temos diversos projetos para o desenvolvimento de Quixaba e são por esses e outros motivos que venho aqui combater essa fake news e afirmar: Totó e Candeia estão firmes e fortes e serão candidatos sim, para que possamos ter uma Quixaba melhor.

Folha Patoense com Assessoria

Em visita à Paraíba, Bolsonaro volta a citar facada e evita falar de candidatos do Estado

Em discurso no município de Coremas, no Sertão da Paraíba, o presidente Jair Bolsonaro voltou a citar a facada que recebeu durante a campanha presidencial de 2018. Ele agradeceu aos paraibanos que rezaram pela sua saúde.

“Agradeço às orações de quem pediu pela minha vida. Momento difícil, mas tudo se supera”, declarou.

O presidente evitou citar nomes de políticos do Estado que estão se candidatando nas eleições deste ano para não ‘incorrer em deslize’.

“Não posso citar os nomes das pessoas que me ajudaram desde lá de trás porque muitos são candidatos e não posso incorrer em deslize de ferir a legislação eleitoral”, contiuou.

Mesmo assim, ele agradeceu aos parlamentares presentes e pregou união com o Congresso Nacional: “O senador José Maranhão, velho amigo meu, o senador Efraim e o seu filho Efraim filho e também Hugo Motta. Estamos juntos com o parlamento para mudar o destino do Brasil”.

“Taxar o sol”

Bolsonaro cravou que, até o fim do seu mandato, o Governo Federal não irá cobrar impostos na geração de energia solar no país.

“O pessoal queria taxar o sol, e sabemos que as agências são independentes, e tem um valor maior para o Brasil. Essa proposta até 2022 que vamos estar no governo, não entrará em prática, não haverá taxação do sol”, revelou.

Wscom

Governo autoriza realização de vaquejadas e eventos agropecuários na PB

O governador do Estado, João Azevêdo (Cidadania) decretou a autorização da realização de vaquejada, sem a presença de público na Paraíba. Eventos agropecuários, condicionados ao cumprimento do Protocolo Setorial estabelecido pela Secretaria de Saúde, por meio de Parecer Técnico de 04 de setembro de 2020, também estão autorizados.

A publicação foi feita no Diário Oficial nesta sexta-feira (18) e modifica também o Art. 3º do Decreto 40.141, de 26 de março de 2020. “Os serviços de call center, central de atendimento e telemarketing, em todo o território estadual, deverão funcionar, a partir do dia 27 de março de 2020, com redução de 30% (trinta por cento) do número total de funcionários em atividade presencial nas empresas, devendo observar também as seguintes determinações: organizar os postos, horários e turnos de trabalho de modo a minimizar os riscos de transmissão de pessoa a pessoa, inclusive mantendo uma distância mínima de 1,5m entre cada estação de trabalho ou posto de atividade.

Clique aqui para ver a publicação na íntegra a partir da página 6

Paraiba.com.br

Contas de luz na Paraíba são amortecidas em 10,56% após medidas da ANEEL e Governo Federal

Diversas medidas da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em parceria com o Governo Federal estão amortecendo o valor das contas de luz da Paraíba em mais de 10%. A informação foi oficializada pela agência durante a solenidade de inauguração do Complexo Solar de Coremas, na Paraíba, nesta quinta-feira (17).

A amortização se dá por meio de redução de subsídios, melhor alocação de recursos e modernização do setor. Neste ano de 2020, a Medida Provisória nº 950/2020 viabilizou a implantação da Conta-Covid, operação de mercado criada para atenuar o impacto da pandemia nas contas de luz dos consumidores, preservando a sustentabilidade do setor elétrico.

Já a Medida Provisória nº 998/2020, assinada em 1º/9/2020 pelo Presidente da República, a chamada MP do Consumidor, foi mais uma ação com o apoio da ANEEL para amortecer as tarifas, por meio de redução de subsídios, melhor alocação de recursos e modernização do setor.

Esse efeito de redução engloba três medidas principais. A primeira delas, em 2019, foi a quitação antecipada da chamada Conta ACR – empréstimo de R$ 21,2 bi que havia sido feito com objetivo de auxiliar as distribuidoras de energia que enfrentaram dificuldades com a crise hídrica de 2014.

De acordo com o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, a redução foi possível após trabalho conjunto com o Ministério de Minas e Energia, que aprovaram medidas entre 2019 e 2021 para amortecer os reajuste dos consumidores de energia elétrica da Paraíba em mais de 10%.

“Diante desses três atos de seu governo, presidente, só na Paraíba as tarifas de energia elétrica foram amortecidas em 10,56%. Isso significa redução na prática”,disse Pepitone, em discurso durante evento que teve ainda as presenças do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, dos diretores da ANEEL Sandoval Feitosa e Efrain Cruz e do presidente da Rio Alto Energia, Edmond Farhat.

O estado da Paraíba possui duas distribuidoras de energia elétrica, a Energisa Paraíba (EPB) e a Energisa Borborema (EBO). Com as medidas em questão, o reajuste da EBP teve amortecimento de -4,71% em 2019, -4,33% em 2020 e -1,48% para o ano de 2021. No caso da EBO, as medidas foram responsáveis por aliviar o reajuste de 2019 em -2,50%, 2020 em -3,66% e -5,82% nas tarifas de 2021.

Clickpb

Fies 2020: Portaria define regras para vagas remanescentes

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá nova seleção para vagas remanescentes. O programa do governo federal, que financia estudos em cursos superiores, abrirá cerca de 50 mil vagas. O Ministério da Educação publicou ontem (16), uma Portaria com as regras da seleção no Diário Oficial da União. O edital com o cronograma ainda não foi divulgado.

A ocupação das vagas remanescentes ocorrerá de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. Por isso, o MEC destaca que é importante conhecer as regras dispostas na Portaria, e que também constarão no edital que será publicado em breve.

Caso o candidato precise alterar alguma informação na inscrição já concluída, terá que pedir o cancelamento dela e fazer uma nova inscrição, sendo que nesse momento, o candidato perde a vaga no curso escolhido, podendo a referida vaga ser ocupada por outro candidato que concluiu a inscrição antes dele.

As vagas remanescentes do Fies são aquelas que não foram preenchidas no processo regular de 2020. Cada candidato poderá concorrer a uma vaga em um dos cursos disponíveis no sistema de inscrição.

Estão aptos a participar dessa nova etapa aqueles que participaram de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com o mínimo de 450 pontos na média das cinco provas do Exame, além de nota superior a zero na redação do Enem e possuírem renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família. O Fies pode ser concorrido tanto por aqueles que ainda não entraram no ensino superior ou quem já possui matrícula, mas não tem condições financeiras de arcar com o valor das mensalidades.

Fonte: PBAgora com Agência Educa Mais Brasil