Início Site Página 1677

Homem é encontrado morto em casa na manhã desta quinta, em Patos

Um homem identificado como José Ednaldo Medeiros, mais conhecido como “Ventania”, de 48 anos e que trabalhava numa empresa de água mineral, foi encontrado morto em sua residência na Rua Severino Soares, no bairro da Maternidade, em Patos, na manhã desta quinta-feira, 27/08.

A causa da morte não foi divulgada. A polícia está no local.

Logo mais novas informações.

Folha Patoense

João Azevêdo confirma que Governo da Paraíba estuda convocar mais 500 aprovados no concurso da Educação

O governador João Azevêdo confirmou a informação transmitida pelo jornalista Luís Torres no Arapuan Verdade, na semana passada. Em entrevista ao Rede Verdade, da TV Arapuan, nesta quinta-feira (27), o gestor disse que o Governo da Paraíba avalia a possibilidade de convocar mais 500 aprovados no concurso da Educação, já que não foi possível realizar um novo certame neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Chamamos os 1.000 profissionais e, neste ano, por conta da pandemia, nossa programação para realização de novo concurso terminou sendo suspensa”, disse o governador.

João Azevêdo lembrou que os órgãos envolvidos no concurso, como a Secretaria de Educação, estão analisando “se nós poderemos chamar mais 500 aprovados do concurso do ano passado.”

Ele lembrou que a União estabeleceu a suspensão de realização de concurso “até dezembro de 2021 para que os estados pudessem receber auxílio do Governo Federal.” Por isso, está sendo avaliada a possibilidade de contratação de 500 aprovados no concurso do ano passado.

“Estamos analisando essa possibilidade. Como o concurso vence em dezembro deste ano, antes disso devemos analisar.” A intenção, segundo o governador, é preencher espaços que têm falta de alguns professores ainda.

Clickpb

No TSE: relator vota pela inelegibilidade de RC por oito anos, mas julgamento é adiado após novo pedido de vistas

Pela 2ª vez um pedido de vista, adia o julgamento da AIJE de nº 0001514-74.2014.6.15.000, que pede a inelegibilidade de Ricardo Coutinho (PSB), por suposto abuso de poder político no período de sua reeleição para governador, em 2014.

Na sessão realizada nesta quinta-feira (27), o relator do TSE ministro Og Fernandes rejeitou as preliminares e deu provimento parcial aos recursos. Ele também negou provimento aos recursos ordinários interpostos por RC, Márcia, Waldson e Lígia.

A decisão de Og foi pela inelegibilidade de Ricardo Coutinho por oito anos. O que faria com que o ex-governador ficasse inelegível até 2022.

Entretanto o ministro Luís Felipe Salomão pediu vista pela 2ª vez e o julgamento da AIJE foi mais uma vez adiado. Na última terça-feira (25) ele já havia feito a solicitação.

O julgamento deve ser retomado nesta sexta-feira (27) em sessão extraordinária e caso a corte confirme a decisão do relator, RC não poderá concorrer às eleições deste ano.

PB Agora

Assessoria da Prefeita Terezinha de Zé Afonso desmente boatos sobre o impedimento de sua pré-candidatura

A Assessoria da prefeita de Santa Terezinha (PB), Terezinha de Zé Afonso (PSDB), publicou uma nota sobre os boatos que espalharam-se no município e nas redes sociais sobre o impedimento de sua pré-candidatura a reeleição. Além da nota foi enviado em anexo uma Certidão Negativa de Improbidade Administrativa e Improbidade.

Veja:

Recentemente temos recebido mensagens dos amigos sobre a disseminação de notícias falsas a respeito da candidatura à reeleição da Prefeita de Santa Terezinha, Terezinha de Zé Afonso, no sentido de haver algum impedimento legal que a impeça de concorrer às eleições de 15 de novembro.

Tais comentários são totalmente INVERÍDICOS. Não há nenhuma condenação, nem um processo e nem um julgamento de contas que impeça a prefeita de ser candidata mais uma vez.

O nome Terezinha de Zé Afonso é totalmente limpo. Essa estratégia de espalhar mentiras também foi usada na eleição passada e o povo soube responder. Hoje, espalhar esse tipo de notícia falsa é CRIME punível com reclusão, inclusive, previsto no código eleitoral, especificamente em seu artigo 326-A.

Qualquer material que comprove a prática desse tipo de crime por parte de qualquer cidadão pode nos ser enviado através de nossas redes sociais, para que a assessoria jurídica da prefeita possa tomar as providências legais. A democracia só se fortalece quando a vontade do povo é respeitada!

 

A chapa é composta pela pré-candidata a prefeita Terezinha de Zé Afonso (PSDB), tendo como pré-candidato a vice-prefeito Romero Pontes (PL).

Casal de agricultores sai de Vista Serrana para a terra do Padre Cícero em uma carroça de jumento para pagar promessa

Devotos de Padre Cícero, o agricultor Damião Vicente da Silva (57) e a sua esposa Roziania Rodrigues Ferreira (57) saíram há quase trinta dias de sua residência, situada no sítio Pé do Serrote, município de Vista Serrana (PB), com destino a Juazeiro do Norte, Região Metropolitana do Cariri, no estado do Ceará.

A sua esposa passou por uma cirurgia e não sentiu-se bem, então, o senhor Damião fez uma promessa se a esposa ficasse boa, ele iria a terra do Padre Cícero com a sua mulher. Após sentir-se bem, chegou o momento de cumprir a promessa. Ele pegou Pretinha, a jumentinha de estimação da família e saíram em cima de uma carroça, apenas com os documentos pessoais, algumas roupas, uma garrafa com água, fé e a esperança de concluir a penitencia.

Chegando a estatua de Padre Cícero no Horto da Colina, o casal hospedou-se em um dos muitos ranchos existentes naquele lugar, passaram três dias e retornaram a sua terra natal.

Eles foram pela BR 230, mas devido ao enorme transito de veículos, principalmente de caminhões e carretas, resolveram voltar pela BR 361. Ao chegarem na cidade de Santa Terezinha, nessa terça-feira (25), Pretinha sentiu dores em uma das patas, atrasando um pouco o retorno a Vista Serrana.

O senhor Damião agradeceu o apoio que tem recebido dos santerezinhenses.

“Graças a Deus o pessoal de Santa Terezinha estão nos ajudando. ‘De vez em quando’, vem alguém e traz um alimento e água. Muito obrigado e que Deus abençoe cada pessoa”, destacou.

O agricultor relatou que só pode sair da Princesinha das Espinharas quando o animal estiver com a pata estiver curada. As pessoas que desejarem ajudar, podem ir no ginásio de esportes, situado as margens da BR 361, eles estão acampados na calçada do ginásio.

Em 13 de janeiro deste ano, o deputado estadual Chió (Rede Sustentabilidade – PB), passou pelo município ao lado de três amigos. Ele saiu caminhando no dia 8 de janeiro do Santuário Santa Fé, em Solânea, chegando em Juazeiro no dia 20 do respectivo mês.

Relembre as matérias:

Peregrinação de Fé: Deputado paraibano caminhará 500 km até a Terra de Padre Cícero

Deputado Chió chega a ‘Terra de Padim Ciço’ concluindo a Peregrinação de Fé; veja

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Homem fica ferido após disparo acidental de arma de fogo, em Serra Grande

Um homem ficou ferido após ser atingido por um disparo acidental de arma de fogo noite dessa terça-feira (25) no sítio Fundão, zona rural de Serra Grande (PB). A vítima, Leonardo Leite Barbosa, afirmou que estava manuseanda a espingarda soca-soca, quando ocorreu o tiro e atingiu o seu braço.

Segundo a Polícia Militar, um funcionário da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município ligou relatando que Leonardo tinha ido até lá com o ferimento proveniente do disparo. A guarnição prontamente foi ao local e constatou a veracidade da informação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) levou a vítima ao hospital distrital de Itaporanga, onde ele recebeu os devidos atendimentos médicos.

Familiares confirmaram a versão dele a afirmaram que foi acidental, no entanto a arma não foi encontrada.

Fonte: Diamante Online

Polícia Civil prende em Patos potiguar foragido da Justiça do Ceará

Após troca de informações entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Civil da Paraíba (PCPB), um potiguar foragido da Justiça cearense por cometer um homicídio em Quixeré, no Ceará, foi capturado. A prisão ocorreu no início da tarde desta terça-feira (25), na cidade de Patos, por força de um mandado de prisão preventiva.

Contra Elizano de Oliveira (42) havia um mandado de prisão expedido pela Comarca de Quixeré (CE). Conforme levantamentos policiais realizados pela Delegacia Regional de Russas, Elizano é suspeito de matar Francisco José de Lima (43). O crime ocorreu em um estabelecimento comercial, no dia 31 de dezembro de 2016, após uma discussão entre vítima e agressor. Francisco José foi atingido por disparos de arma de fogo e chegou a ser socorrido. No entanto, ele veio a óbito.

Após apuração do fato, a autoridade policial representou pelo mandado de prisão preventiva que foi deferido pelo Poder Judiciário do Ceará. Na tarde de hoje (25), após troca de informações com a Delegacia de Patos (PB), o suspeito foi localizado no bairro Monte Castelo, no município paraibano. Conforme levantamentos policiais, o indivíduo é natural do Rio Grande do Norte, e após cometer o crime no Ceará, havia fugido com a esposa e filhos para a Paraíba. Após ser preso, ele foi encaminhado para uma unidade prisional.

Folha Patoense com Assessoria Polícia Civil do Estado do Ceará

Deputado Tião Gomes anuncia fim do G11: ‘estaremos todos juntos trabalhando e contribuindo com João Azevêdo’

O deputado estadual Tião Gomes (Avante) anunciou nessa terça-feira (25) o fim do grupo paragovernista G11 na Assembleia Legislativa. O bloco foi criado para ter uma interlocução mais independente na Casa de Epitácio Pessoa, sendo o ‘Centrão’ da Paraíba. Segundo ele, o grupo deu uma grande contribuição para o Estado, mas não há mais espaços para divisão na base governista nesse momento de pandemia.

“O mundo está passando por um dos momentos mais difíceis da nossa história, onde só é possível vencermos todos esses desafios com a união de todos, sendo assim, o G11 entende que é chegado o momento de por fim a divisão e de nos unirmos, para trabalharmos ainda mais pela Paraíba, auxiliando o governador João Azevedo a conduzir cada vez melhor os destinos do nosso estado”, diz trecho da nota.

O grupo, que foi criado inicialmente com nove deputados e teve a liderança do deputado Genival Matias e Felipe Leitão, ambos do Avante, ganhou, de pronto, a oposição do governador e cresceu. Porém, havia o entendimento de que eles eram necessários na base aliada. O grupo chegou a abrigar 11 integrantes. Tião destacou a atuação fundamental do presidente da Casa, Adriano Galdino, na interlocução do fim e aproximação total a base de João Azevêdo.

“A partir da data de hoje não existirá mais o grupo G11, estaremos todos juntos trabalhando e contribuindo com as ações e projetos do governo estadual, destaco o papel desempenhado pelo Presidente Adriano Galdino, na condução, para extinção do grupo paragovernista, para pudéssemos estarmos todos em um único grupo, o governista, porém, devido aos trâmites regimentais da Assembléia o grupo existirá apenas formalmente até a próxima legislatura, mas todos os nossos posicionamentos serão conforme orientação do governador João Azevedo”, destaca trecho da nota.

Confira na íntegra:

CARTA ABERTA DO G11 AO POVO PARAIBANO

No início do ano de 2019, foi criado o G9, formado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) por nove deputados dos partidos Avante, Cidadania, PRB, PR e Democratas. Com o passar do tempo esse grupo chegou a se tornar o G11, composto por onze deputados os quais estamos até o dia de hoje.

Durante todo esse tempo tivemos ao nosso lado, o deputado Genival Matias (in memorian) que possuía uma capacidade nata de articulação e de solucionar situações.

O G11 pautou na Casa Epitácio Pessoa, temas de extrema importância para o povo paraibano, sempre de uma forma transparente e independente, pudemos contribuir discutindo e criando com vários projetos de lei que se transformaram em ações exitosas espalhadas por todo estado, através de obras e ações do governo estadual.

O mundo está passando por um dos momentos mais difíceis da nossa história, onde só é possível vencermos todos esses desafios com a união de todos, sendo assim, o G11 entende que é chegado o momento de por fim a divisão e de nos unirmos, para trabalharmos ainda mais pela Paraíba, auxiliando o governador João Azevedo a conduzir cada vez melhor os destinos do nosso estado.

Continuaremos lutando incansavelmente pelo progresso constante da nossa terra amada, e para que João Azevedo, o nosso grande líder, possa fazer o melhor governo da história da Paraíba.

A partir da data de hoje não existirá mais o grupo G11, estaremos todos juntos trabalhando e contribuindo com as ações e projetos do governo estadual, destaco o papel desempenhado pelo Presidente Adriano Galdino, na condução, para extinção do grupo paragovernista, para pudéssemos estarmos todos em um único grupo, o governista, porém, devido aos trâmites regimentais da Assembléia o grupo existirá apenas formalmente até a próxima legislatura, mas todos os nossos posicionamentos serão conforme orientação do governador João Azevedo.

Deputado Tião Gomes (Avante)
Líder do G11

Vacina contra sarampo está disponível a população de Patos

A vacina contra sarampo está disponível para quem não tomou primeira dose, em Patos.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou as doses para atualização do cartão de vacinas para a população que tem entre 20 e 49 anos de idade. A campanha está acontecendo nos municípios que não estão em situação endêmica da doença.

A vacina está sendo aplicada nas pessoas que ainda não buscaram tomar a primeira dose. As demais que já tiveram acesso a primeira dose não precisam se vacinar neste momento.

A dose está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da cidade e a campanha foi ampliada até o dia 31 de agosto. A Secretaria orienta que as pessoas procurem a unidade mais próxima e que, se estiver faltando dose, procure outra unidade de saúde mais próxima.

PBAgora

Senado aprova em 1º turno PEC que torna Fundeb permanente e eleva verbas da União no fundo

O Senado aprovou em primeiro turno nesta terça-feira (25), por unanimidade, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera regras e torna permanente o Fundeb – fundo que financia a educação básica.

O texto foi aprovado com o mesmo teor já aprovado na Câmara dos Deputados, no mês passado. A renovação do fundo ainda precisa passar por um segundo turno de votação no Senado.

Por acordo de líderes, a segunda votação – que regimentalmente precisaria aguardar um período de três sessões – acontecerá ainda nesta terça.

Para ser aprovado novamente, o texto precisa do apoio de pelo menos 49 senadores. No primeiro turno, o placar foi de 79 a 0 a favor da PEC. Há previsão de que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), promulgue a emenda já nesta quarta (26) em sessão do Congresso.

Apesar do consenso dos líderes partidários a favor da proposta, o tema ocupou todo o tempo da sessão plenária nesta terça. Isso, porque vários senadores quiseram discursar em defesa do Fundeb e registrar que o Congresso teve protagonismo na construção do texto que torna o fundo permanente.

A PEC prevê, entre outros pontos, a ampliação gradual da participação da União no Fundeb, de forma a chegar a 23% a partir de 2026. Atualmente, essa complementação financeira do governo federal está em 10%.

O Fundeb

Considerado essencial para o ensino público no país, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica pode deixar de existir em dezembro se não for prorrogado. A extinção é definida na própria lei de criação do fundo.

A renovação é tida como fundamental para garantir o reforço de caixa de estados e municípios para investimentos da educação infantil ao ensino médio.

O fundo é composto por contribuições dos estados, Distrito Federal e municípios e por uma complementação da União sobre esses valores. Hoje, o Fundeb representa 63% do investimento público em educação básica.

Em 2019, os recursos do Fundeb chegaram a R$ 166,6 bilhões. A participação federal é usada para complementar os fundos estaduais que reuniram, em determinado ano, um valor por aluno abaixo do mínimo nacional.

No ano passado, nove estados precisaram receber essa complementação: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

Clickpb com G1 e TV Globo Brasília