Início Site Página 1678

Conta de luz fica em média 3,02% mais cara na Paraíba

A Agência Nacional de Energia elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (25), o índice de reajuste tarifário para os consumidores da Energisa Paraíba. O efeito médio a ser percebido pelos clientes residenciais e comerciais será de 3,02%. Com o reajuste, o cliente que pagava uma conta de, por exemplo, R$ 100 passará a pagar cerca de R$ 103, pelo mesmo consumo. A nova tarifa entra em vigor a partir do dia 28 de agosto.

Antes do reajuste indicado pela Aneel, os clientes cadastrados como residenciais e comerciais pagavam, sem os impostos, em torno de R$ 0,55 a cada kWh consumidos. Agora, essa conta passará para R$ 0,56 por kWh.

“A nova tarifa vigora a partir desta sexta (28). Entretanto, os clientes continuam sendo faturados nos dias normais, como já programado e indicado mensalmente na sua conta de energia. Como o faturamento é feito pelo consumo dos últimos 30 dias, somente a partir do início de outubro é que os clientes receberão as contas integralmente com a nova tarifa”, explica Felipe Costa, gerente de serviços comerciais.

Para os clientes de alta e média tensão, a exemplo da indústria, que possui uma tarifa diferenciada, o reajuste será de 6,6%.

O reajuste tarifário anual é um processo regulado, previsto no contrato de concessão. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes realizados pela Aneel, para todas as distribuidoras de energia do país.

PortalCorreio

Após tiroteio homem é assassinado e companheiro é atingido, no sertão

Na tarde desta segunda-feira (24), por volta das 15h30 a Polícia Militar da cidade São João do Rio do Peixe, região de cajazeiras foi informada de um crime de homicídio.

Segundo informações, duas pessoas não identificadas vinham da cidade de Cajazeiras e seguiam em uma moto Honda Cg 150 Fan Esdi de cor preta pela rua, quando inesperadamente os dois populares foram baleados com diversos disparos de arma de fogo.

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foi acionado e através de uma equipe, compareceu ao local, porém ao chegar constatou-se que uma das vítimas não resistiu e já se encontrava sem vida, já o seu companheiro que vinha na garupa conseguiu fugir.

Após a ação criminosa os indivíduos fugiram com destino incerto. Ainda não se sabe as motivações do crime.

Uma guarnição da Polícia foi ao local passou a realizar diligências por toda a cidade, afim de localizar e prender os autores do crime, porém até o fechamento desta matéria permanecem sem êxito.

Ao analisar a placa da moto OGB-7329 que era conduzida por uma das vítimas, nota-se que existe uma fita isolante no último número da placa, onde ele é modificado para 8.

Fonte: Sertão Informado

Efraim Morais afirma que Nabor Wanderley e Hugo Motta sairão perdendo após decisão de apoiar oposição em São Mamede; ouça

O Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e presidente do diretório estadual do Democratas na Paraíba, Efraim Morais, disse nesta segunda-feira, 24, na Rádio Universidade FM, que os deputados Hugo Mota e Nabor Wanderley sairão perdendo com a decisão de apoiar a oposição em São Mamede nas eleições de 2020.

Efraim Morais analisou que caberá aos deputados explicarem os motivos da decisão política, de romper politicamente com o grupo Marinho em São Mamede.

“Acho que quem sai perdendo aí é o republicanos. Por que na realidade amigo, tenho que lhe dizer que quem deu os votos a Nabor, foram votos do prefeito Jefferson e num trabalho extraordinário realizado nas eleições passadas”, disse Efraim.

O ex-senador lamentou a decisão tomada pelo Republicanos e afirmou que a classe política precisa ter uma preocupação especial com a cidade de Patos, devido a sua importância para o desenvolvimento econômico do estado. Ouça;

Patos Online

Polícia Militar prende foragido da Justiça em Patos

Por volta das 21h deste domingo, 23, policiais militares da 3ª CEPMotos, em Patos, efetuavam rondas na localidade Alto da Tubiba, zona sul da cidade, quando visualizaram algumas pessoas de fronte a uma residência.

Os policiais resolveram efetuar o procedimento de abordagem e de busca pessoal.

Durante o trabalho e após a consulta via CIOp, foi constatado o Mandado de Prisão em desfavor de Lucas do Nascimento Alves.

Após a constatação, foi dado a voz de prisão e o suspeito conduzido À Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Folha Patoense com Assessoria Polícia Militar

Reabertura das agências do INSS é adiada para 14 de setembro

Foi publicada hoje (24) no Diário Oficial da União a portaria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia que prorroga o atendimento aos segurados e beneficiários, exclusivamente por canais remotos, até o dia 11 de setembro. A retomada do atendimento presencial nas agências da Previdência está prevista para ocorrer em 14 de setembro.

A decisão pela prorrogação foi anunciada na sexta-feira (21) passada. A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março em razão da pandemia de Covid-19 e, desde então, o INSS e o Ministério da Economia vem prorrogando o atendimento remoto. De acordo com a última portaria, publicada em julho, a reabertura estava prevista para hoje (24).

A retomada deverá ser gradual e o atendimento com agendamento prévio pelos canais remotos. Até lá, para acessar os serviços da Previdência, os segurados e beneficiários devem utilizar os canais Meu INSS, pela internet, e Central 135, pelo telefone. Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.

A reabertura considerará as especificidades das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva. Aquelas que não reunirem as condições mínimas de segurança sanitária continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.

Novos procedimentos

Para agilizar os seus procedimentos, o INSS passou a adotar o serviço chamado Exigência Expressa para entrega de documentação para a análise de requerimentos que, por algum motivo, não puderam ser concluídos por meio remoto. Desde julho, a novidade está em vigor em São Paulo e, este mês, foi estendida a todo o país.

Os documentos poderão ser entregues em urnas que foram colocadas na entrada das agências. O interessado deve depositar nelas cópias simples dos documentos solicitados pelo INSS, na unidade da Previdência mais próxima de sua residência. Para isso, é preciso fazer o agendamento pelo Meu INSS ou Central 135.

Além disso, o instituto iniciou o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial. A prova de vida digital será feita nos aplicativos do Governo Digital e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão. Como se trata de um projeto-piloto, o ícone para a prova de vida digital só estará disponível para os usuários escolhidos. Cerca de 500 mil segurados foram selecionados pelo órgão.

Obrigatória para o recebimento de aposentadoria, auxílios e pensões, a prova de vida deve ser feita todos os anos, no mês de aniversário do segurado, na agência bancária onde o benefício é sacado. Caso o próprio segurado não possa comparecer, algum representante legal pode ir em seu lugar. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o procedimento está suspenso até setembro.

Agência Brasil

Bolsonaro defende protocolo de tratamento precoce contra covid-19

O presidente Jair Bolsonaro recebeu hoje (24), em evento no Palácio do Planalto, um grupo de médicos que defendem o tratamento precoce da covid-19 com o uso da hidroxicloroquina. Durante a cerimônia, Bolsonaro fez um retrospecto sobre as decisões do Ministério da Saúde a respeito do protocolo de tratamento da doença e lembrou que é o médico que tem a prerrogativa para a prescrição de medicamentos.

Até o mês de maio, o ministério orientava o uso da cloroquina e hidroxicloroquina em casos graves e apenas em pacientes hospitalizados. Nesta segunda-feira, Bolsonaro elogiou a atuação do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, que mudou o protocolo, incluindo a possibilidade da prescrição do medicamento em casos com sintomas leves. Para isso, o paciente deve concordar com o tratamento, com a assinatura do Termo de Ciência e Consentimento.

“Pazuello resolveu mudar a orientação e botou [a possibilidade de receitar] em qualquer situação, de modo que o médico pudesse ter sua liberdade”, disse o presidente.

Em abril, o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu parecer em que não recomenda o uso da droga, mas autoriza a prescrição em situações específicas, inclusive em casos leves, a critério do médico e em decisão compartilhada com o paciente. A hidroxicloroquina é, originalmente, indicada para doenças autoimunes, como malária, lúpus e artrite reumatóide.

Ao atualizar as orientações para o uso dos medicamentos contra covid-19, o Ministério da Saúde alertou que não há evidências científicas de que a hidroxicloroquina e a cloroquina sejam eficazes contra a doença, mas considerou a existência de estudos e a larga experiência do uso das drogas a no tratamento de outras doenças infecciosas e de doenças crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em audiência pública no Congresso, o ministro Eduardo Pazuello, disse, recentemente, que os estoques de hidroxicloroquina para auxílio no tratamento da covid-19 estão zerados no país. Ele destacou que não vê nada de errado em questionar o uso do fármaco para esse fim, mas lembrou que a hidroxicloroquina é demandada pelos estados e municípios ao Ministério da Saúde e que o uso é a critério médico.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda sem receita de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina, esses dois últimos também utilizados no tratamento de covid-19. O objetivo das novas regras é impedir a compra indiscriminada dos medicamentos e garantir estoques destinados aos pacientes que já têm indicação médica para uso desses produtos.

Paraiba.com.br

Com ciúmes: Garçom se arma com faca e vai tomar satisfação com a ex-companheira

Uma guarnição da Polícia Militar de Sousa, sob o comando do Sargento G. Mendes, foi designada para atender uma ocorrência por volta das 5h deste domingo (23), no barro Várzea da Cruz, onde segundo informações, o garçom Otávio Alves da Silva, estava armado com uma faca e batendo na porta de sua ex-companheira.

Os policiais ao chegaram ao local foram informados pela vítima identificada como, Marcelania Vieira da Silva, ela estava participando de uma festa de aniversário com seu atual namorado, quando Otávio Alves da Silva soube, se armou com uma faca e foi tomar satisfação batendo na porta casa da vítima.

O atual namorado temendo por sua vida conseguiu fugir pulando o muro da casa. A guarnição conseguiu localizar o suspeito que foi conduzido à delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido, já que existe uma medida protetiva em seu desfavor para se aproximar da vítima.

Sertão Informado

Reviravolta: Nabor e Hugo declaram apoio a Pedro Barbosa em São Mamede

Houve uma reviravolta na política de São Mamede na noite de hoje (23), os Deputados Nabor e Hugo anunciaram apoio a candidatura de Pedro Barbosa para Prefeito da princesinha do Vale.

O pré-candidato a vice Edielson Pinicaca, o ex-vereador Luiz Carlos e o advogado Kenard Barbosa, estiveram presentes na reunião que consolidou o apoio do Republicanos a chapa de oposição.

“Pedro tem experiência administrava, já foi prefeito do município, tem humildade, é homem do povo e tem coragem para trabalhar por seu município. Estaremos juntos em busca de dias melhorias porque o povo de São Mamede merece muito mais”, afirmou Nabor.

PolíticaPraQuemGosta

Homem é preso suspeito de abusar sexualmente da própria filha de 12 anos, no Vale do Piancó

A Polícia Militar prendeu um homem de 32 anos, suspeito de abusar sexualmente da sua própria filha de 12 anos de idade, na noite deste domingo (23).

De acordo com informações da Polícia Militar, a própria vítima relatou para o Conselho Tutelar, através de mensagens pelo aplicativo WhatsApp que todas as noites seu pai acariciava suas partes antes dela dormir, fato que ocorria há meses.

Acionada para dar suporte ao Conselho Tutelar, uma guarnição da Polícia Militar se deslocou ao imóvel da família e efetuou a prisão do suspeito, que foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Piancó, onde serão tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: Vale do Piancó Notícias

Acidente de carro deixa criança de 5 meses e mãe mortas no Vale do Piancó

Um capotamento ocorrido na tarde deste domingo (23) matou uma criança de apenas 5 meses e a mãe dela, Ana Cleide Florentino, 32 anos, na rodovia BR-426, entre as cidades de Piancó e Santana dos Garrotes. A tragédia ocorreu por volta das 14h30.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o automóvel era conduzido pelo pai do bebê, o microempresário Pedro Bezerra da Silva Neto, de 36 anos. Ele teria perdido o controle do veículo e descido em um barranco, capotando por várias vezes.

A recém-nascida morreu no local; já a mãe, chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu e faleceu ao dar entrada no hospital.

Informações apontam que o condutor poderia estar sob efeito de álcool.

A aréa foi isolada para a chegada da perícia.

Diamante Online