Início Site Página 1687

Consumidora será indenizada por explosão de celular na Paraíba

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba condenou a LG Eletronics do Brasil Ltda. a pagar uma indenização, no valor de R$ 3 mil, pelos danos morais sofridos por uma consumidora em decorrência da explosão do seu aparelho celular durante o carregamento. A empresa também foi condenada ao ressarcimento do valor fiscal da nota do aparelho celular, devidamente corrigido. A decisão foi durante o julgamento da Apelação Cível nº 0814307-36.2017.8.15.0001, que teve a relatoria do desembargador José Aurélio da Cruz.

A parte autora alegou que, no prazo de garantia do fabricante, o seu aparelho celular pegou fogo durante um carregamento. Solicitou da assistência técnica informações de como proceder com conserto ou troca do produto, todavia, embora tenha iniciado os procedimentos prévios através de e-mails, não obteve resposta, razão pela qual, pediu a procedência da ação para condenar à apelada ao ressarcimento do valor que foi pago pelo produto e os danos morais suportados em virtude do ato ilícito.

Na primeira instância, a demanda foi julgada improcedente, sob o fundamento de que a autora/recorrente não comprovou o nexo de causalidade entre o evento danoso e a fabricante. Em grau de recurso, o relator do processo entendeu que restou configurada a responsabilidade da empresa, nos termos dos artigos 6 e 12 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma vez que não fora prestada assistência e serviços corretos à consumidora.

“Não obstante a magistrada a quo tenha consignado que não existem provas do encaminhamento do produto ou reclamação à assistência técnica, nem laudo técnico descrevendo o defeito apontado, não é o que se observa dos autos. Como bem destacado pela promovente nas razões do apelo, tem-se que em razão do aparelho está acobertado pela garantia da fabricante, apenas uma assistência credenciada por esta poderia realizar laudo técnico, uma vez que procedimento diverso acarretaria a exclusão da cobertura”, destacou o desembargador José Aurélio.

Por fim, o relator afirmou que restou demonstrado que a autora sofreu, além do prejuízo material, abalo moral. “Levando em consideração as peculiaridades do caso e os fatos, bem como o parâmetro da jurisprudência para hipóteses dessa natureza, entendo que a quantia de R$ 3 mil se mostra compatível com a extensão do dano experimentado e o caráter pedagógico da condenação, sem ao mesmo tempo propiciar enriquecimento ilícito”, ressaltou.

Da decisão cabe recurso.

Paraiba.com.br com Assessoria

Nenhum morador de 84% dos lares paraibanos viajou em 2019

João Pessoa

Apenas 258 mil viagens nacionais realizadas em 2019 tiveram o estado da Paraíba como origem, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 1,3% do total nacional. O módulo de turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C) apontou que nenhum morador de 84% dos lares paraibanos fez alguma viagem no ano passado.

De acordo com o IBGE, a Paraíba possui 1,11 milhões de domicílios. O principal motivo para que a maioria das pessoas não tenha viajado foi a falta de dinheiro (55,7%). As outras justificativas apresentadas foram: falta necessidade (17,8%), falta de tempo (9,5%) e falta de interesse (6,9%).

A estimativa do turismo praticado por paraibanos só foi menor do que as registradas em Alagoas (88,6%), Amapá (85,3%), Pernambuco (84,7%) e Rio de Janeiro (84,2%). O cálculo também considera os deslocamentos entre municípios de um mesmo estado.

O desempenho da Paraíba como destino turístico também foi fraco em 2019. O estado foi o principal destino de 323 mil viagens realizadas no Brasil, o que representa cerca de 1,6% do total de deslocamentos nacionais. Entre os estados do Nordeste, a Paraíba teve a 3ª menor participação no cenário nacional, maior apenas do que as verificadas em Alagoas (1,3%) e Sergipe (1,5%). Das viagens feitas à Paraíba, 283 mil ocorreram por motivos pessoais.

Perfil dos viajantes

Em contrapartida, em 16% dos domicílios paraibanos alguém viajou no ano passado. Entre as viagens realizadas por moradores da Paraíba, em cerca de 224 mil (86,9% do total) o motivo para deslocamento era pessoal e, em cerca de 33,5 mil (13,1% do total), profissional. O número de viagens por questões profissionais foi maior que a média regional, que gira em torno de 11,6% do total, mas levemente abaixo da do país, 13,5%.

No caso das viagens que ocorreram por motivo pessoal, a principal razão para isso, apontada nos domicílios paraibanos, foi visita a parentes ou amigos (37,6%), seguida pela opção de lazer (33,3%) e tratamento de saúde e bem-estar (20,8%). As mesmas tendências foram constatadas na média nacional.

Em relação àquelas que ocorreram por lazer, 50,5% das situações tiveram como principal atrativo a busca por sol e praia; em 30,2% esse fator foi a cultura; e em 12,1% foi a natureza, ecoturismo ou aventura. Em 7,2% das viagens o tipo de lazer procurado foi outro, não especificado pelos resultados da pesquisa.

Ainda de acordo com a PNAD C, o principal local de hospedagem, escolhido por 54,8% das pessoas que partiram da Paraíba em 2019 foi a casa de amigo ou parente. Em segundo lugar, com 23,1% está a categoria “outro”, que inclui resorts, imóveis alugados por temporada ou via Airbnb, albergue, hostel ou camping. Cerca de 14,9% optaram por hotel ou flat; 5,2% por pousada; e 2,1% ficaram em imóvel próprio.

Já os meios de transporte mais comuns entre os viajantes que partiram da Paraíba foram o carro, particular ou de empresa (51,9%); o ônibus de linha (13,8%); outro, que inclui carro alugado, navio, barco e trem (12,3%); e avião (9,8%).

PortalCorreio

Assembleia Legislativa da Paraíba aprova Reforma da Previdência por 24 votos a 12

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou, em votação por videoconferência nesta quarta-feira (12), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 20/2019, por 24 votos a 12. 

Ao todo, sete emendas apresentadas foram aceitas. A PEC foi apreciada em sessão extraordinária realizada através de videoconferência.

A PEC traz mudanças na Previdência estadual para adequá-la à federal, além de estabelecer regras de transição para os servidores que estão no atual regime previdenciário para o novo e outras mudanças no funcionamento do sistema previdenciário. 

Confira o voto dos deputados estaduais:

A favor

  • Adriano Galdino
  • Branco Mendes
  • Buba Germano
  • Caio Roberto
  • Chió
  • Doda de Tião
  • Érico
  • Taciano
  • Edmilson Soares
  • Eduardo Carneiro
  • Felipe Leitão
  • Inácio Falcão
  • Geová Campos
  • João Gonçalves
  • Jullys Roberto
  • Júnior Araújo
  • Manoel Ludgério
  • Moacir
  • Nabor Wanderley
  • Pollyanna Dutra
  • Ricardo Barbosa
  • Tião Gomes
  • Wilson Filho

Contra

  • Anderson
  • Anísio Maia
  • João Bosco
  • Cabo Gilberto
  • Camila Toscano
  • Cida Ramos 
  • Wallber Virgolino
  • Drª Paula
  • Estela Bezerra
  • Galego de Sousa
  • João Henrique
  • Tovar Correia Lima

O relator da PEC 20/2019, deputado Ricardo Barbosa, argumentou que a folha de pagamento da PBPrev em julho deste ano superou a arrecadação em R$ 114 milhões, com isso, somando todas as despesas, o Governo do Estado precisou repassar para a PBPrev o valor de R$ 136 milhões.

“Já há um déficit sobre o mês de julho de R$ 136 milhões que foram repassados pelo governador João Azevêdo ao tesouro, à Secretaria da Receita, no sentido do pagamento em dia, como vem sendo cumprida a folha de pensionistas e aposentados”, explicou  Barbosa.

A Comissão Especial, presidida pelo deputado Taciano Diniz e composta pelos deputados Raniery Paulino, Camila Toscano, Branco Mendes, Júnior Araújo, Lindolfo Pires e Ricardo Barbosa acataram a Emenda 01/2020, mantendo o atual limite de isenção da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas.

Os membros da Comissão também aceitaram a emenda 10/2020, cujo objetivo é manter a regra atual de pagamento do abono permanência aos servidores públicos que completem os requisitos para aposentadoria voluntária e que optem por permanecer em atividade. A PEC volta ao plenário na próxima sessão extraordinária da ALPB para ser apreciada em 2º turno.

Clickpb

Polícia apreende adolescente suspeito de roubo em Patos

Na noite desta terça-feira, 11, Polícia Militar apreendeu um dos acusados da prática do ato infracional de roubo, no centro de Patos.

A vítima, logo após o crime, repassou as informações à guarnição policial, de que havia sido roubado no centro de Patos por dois indivíduos, quando estava de frente a um restaurante.

De pronto foram iniciadas as diligências em busca dos acusados, e instantes após o crime, um dos suspeitos foi localizado na Rua Felizardo Leite.

O acusado não estava com o objeto roubado, porém foi reconhecido pela vítima, e ambos foram direcionados à Delegacia de Polícia Civil pata os procedimentos necessários.

Folha Patoense com Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM

Bolsonaro cumpre promessa e reforça políticas públicas para cães e gatos

A promessa de garantir mais direitos para os animais feita pelo presidente Jair Bolsonaro em 21018, durante entrevista na Rádio Arapuan FM, foi cumprida. Bolsonaro autorizou a crianção de um departamento somente para oferecer mais políticas públicas voltadas para pets como cães e gatos. A Coordenação Nacional de Proteção e Defesa Animal foi instituída por meio de decreto publicado nesta quarta-feira, 12, que reestruturou o Ministério do Meio Ambiente. As mudanças têm 45 dias para serem implementadas.

A nova coordenadoria passa a ser vinculada à Secretaria da Biodiversidade, que é subordinada ao Departamento de Conservações de Espécies, dedicados à proteção de fauna e flora brasileira e exótica.

A promessa de criar um órgão para cuidar de animais domésticos foi feita por Bolsonaro logo após sua eleição como presidente em outubro de 2018, quando ainda se discutir unificar os ministérios da Agricultura e Meio Ambiente.

Arapuan FM

Em uma entrevista à Rádio Arapuan FM, do Sistema Arapuan de Comunicação, Bolsonaro se comprometei a criar um órgão dessa natureza para garantir mais direitos aos animais. “Em falar em animais de estimação, vocês podem ter certeza que em nosso governo teremos uma secretaria específica para tratar dos direitos dos animais, os animais merecem respeito”, em entrevista à Rádio Arapuan FM, da Paraíba.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que a criação do órgão foi uma solicitação do presidente e que não havia nada nesse sentido até o momento. “Esse foi um pedido do presidente. Nunca teve nada nesse sentido de defesa e proteção animal. É a pauta de proteção dos pets, cachorros, gatos. Vemos discussão disso todos os dias e não tinha na Esplanada quem cuidasse dessa pauta”, ressaltou.

Inicialmente, pensava-se em criar uma secretaria nacional que teria como foco o controle populacional e o combate às zoonoses. Em março do ano passado, conforme registrou o Estadão, o ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni, médico veterinário e então chefe da Casa Civil, chegou a consultar deputados e especialistas para viabilizar a criação de uma secretaria nacional em que o foco do órgão seria o controle populacional e o combate às zoonoses.

Há também uma demanda no Congresso para que o governo autorize rubricas específicas na liberação de emendas parlamentares à destinação de recursos para procedimentos animais, como castração, esterilização, microchipagem e registro de animais.

Em junho, a primeira-dama Michelle Bolsonaro adotou um cachorro que apareceu no Palácio da Alvorada. O pastor-maremano chegou a ser batizado de Augusto e ganhou perfil no Instagram. Com o sucesso nas redes sociais, o tutor do cão que havia fugido apareceu para resgatá-lo. Augusto, que se chamava Zeus, foi devolvido à família no Palácio do Planalto.

Paraiba.com.br

Felipe Leitão é eleito vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba

O deputado estadual Felipe Leitão foi eleito por unanimidade, nesta quarta-feira (12), vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A Sessão Extraordinária para a Eleição do novo 1º vice-presidente da Casa acontece após a morte do deputado estadual Genival Matias.

O deputado entregou a liderança do G11 e com isso o líder passa a ser o deputado Tião Gomes.

Felipe foi candidato único por conta de um acerto que prevê que a vaga deve ser ocupada por um deputado do Avante, que era o partido de Genival.

A escolha foi realizada pelo sistema eletrônico de votação, através do voto secreto.

Clickpb

Idoso é assaltado e agredido na calçada de casa em Itaporanga

Na manhã desta terça-feira (11) o idoso Manoel Belarmino de Malta, de 82 anos, foi assaltado e agredido enquanto estava na calçada de casa na cidade de Itaporanga (PB). O fato foi registrado na rua projetada, loteamento Balduíno de Carvalho.

A senhor contou à polícia que dois indivíduos saíram do mato, o abordaram e um deles, armado, tomou celular e uma quantia em dinheiro, em seguida o agrediu e fugiu por um rumo ignorado.

Uma guarnição foi ao local e, após não localizar os assaltantes, lavrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Políca Civil local.

Fonte: Diamante Online

Aguinaldo quer diálogo entre a comissão, o governo e os estados para definir Reforma Tributária

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da Comissão Mista da Reforma Tributaria na Câmara, confirmou para esta quarta-feira (13) audiência pública, a partir das 10h, para debater vários temas no âmbito da comissão, como a situação fiscal dos estados e a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Esse último é o imposto que mais pesa no bolso dos brasileiros.

Para debater o assunto foi convidado o presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Rafael Fonteles. Os participantes vão debater também a cobrança de impostos na origem da produção em vez do recolhimento no local de consumo.

O relator da comissão, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirma que o colegiado se manteve em contato com o Comsefaz mesmo durante a pandemia para discutir os temas da reforma, de grande interesse para os governos estaduais. Ribeiro acredita que o local da tributação é uma questão central do debate.

— Estamos tratando de uma mudança importante que é a tributação no destino, e não na origem, o que produz tremendas distorções que são inclusive a causa de termos hoje uma unidade nos próprios estados no sentido de aceitarem uma mudança no nosso sistema tributário — afirmou o deputado à Rádio Senado.

Ainda segundo ele, somente com diálogo entre a comissão mista, a União e os estados será possível construir uma proposta.

— É necessário compreender que o maior imposto que o cidadão paga nesse país é o ICMS. E a melhor maneira de prestigiar as pessoas mais pobres é fazendo um novo sistema tributário brasileiro, pois o atual sistema é um verdadeiro pandemônio — avaliou o presidente da comissão, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), em postagem nas redes sociais.

A comissão mista retomou os trabalhos no dia 31 de julho para debater as três propostas de reforma tributária atualmente em análise no Congresso Nacional: além do projeto do projeto enviado pelo Poder Executivo ao Parlamento, há também a PEC 110/2019, no Senado; e a PEC 45/2019, na Câmara.

Paraiba.com.br com Agência Senado

Vereadora reivindica de Hugo Motta recursos para recapear a Alça Sudeste, em Patos

A vereadora Fátima Bocão, em audiência no fim de semana com o deputado federal Hugo Motta (republicanos), pediu que ele destine recursos para o recapeamento asfáltico da Alça Sudeste Dr. Nabor Wanderley da Nóbrega, em Patos.

Para a parlamentar, a Alça Sudeste é a maior obra de mobilidade urbana de nossa cidade foi inaugurada pela prefeita Francisca Motta no ano de 2014. “Seu principal objetivo é desafogar o trânsito no centro da cidade e facilitar o tráfego de veículos de carga, advindos principalmente da região da Serra do Teixeira, com destino a cidades como Campina Grande, João Pessoa, Cajazeiras, Sousa e Pombal”, considera ela.

Motoristas que passam pelo local todos os dias reclamam dos vários pontos de buracos que aumentaram no último inverno, e que vem causando grandes problemas, dificultando o fluxo de veículos, motocicletas e ciclistas que diariamente usam aquela alça como meio de acesso.

Fátima disse que sabe do comprometimento do deputado para com a nossa cidade, e sendo uma reivindicação de toda a comunidade, esperamos que o Senhor se sensibilize e atenda o referido pleito.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Oposição escolhe Cabo Gilberto como novo líder na ALPB

Deputados de oposição se reuniram, nesta terça-feira (11), e acordaram a escolha do deputado Cabo Gilberto Silva (PSL) como líder do grupo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Gilberto assume o posto devido à saída de Raniery Paulino da base opositora, após aliança e adesão ao Governo João Azevêdo (Cidadania).

Na última semana, o nome de Gilberto foi alvo de controvérsia na base, após o deputado denunciar um ‘X9’ dentro da oposição e ameaçar sair do grupo.

Participaram do encontro de hoje que culminou com a escolha, além do próprio Gilberto, Camila Toscano (PSDB), Walber Virgolino (Patritota), Anderson Monteiro (PSC), João Henrique (PSDB) e Tovar Correia Lima (PSDB).

Wscom