Início Site Página 1688

Saiba quem receberá o FGTS pela Caixa nas suas contas ainda neste mês

A Caixa Econômica depositará ainda neste mês parte do resultado do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) do ano de 2019, no montante de R$ 7,5 bilhões, nas contas dos trabalhadores que tinham saldo em 31 de dezembro de 2019. O valor será distribuído de forma proporcional ao saldo das contas naquela data.

A distribuição de resultados foi aprovada hoje pelo Conselho Curador do FGTS e representa cerca de 66% do resultado auferido pelo Fundo em 2019. Para o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, “a rentabilidade alcançada pelo FGTS demonstra a boa gestão do Fundo e os benefícios gerados ao trabalhador brasileiro, que vão além da aplicação nos programas habitacionais, de saneamento, infraestrutura e saúde: O rendimento das contas do FGTS, considerando a distribuição de resultados, foi de 4,9%, o que é superior a várias aplicações disponíveis no mercado e garantiu ganhos acima da inflação para o trabalhador”.

São cerca de 167 milhões de contas, ativas e inativas, com saldo em 31/12/2019 que receberão crédito da distribuição de resultados. O valor médio distribuído por conta FGTS é de R$ 45,00.

O valor passa a compor o saldo das contas do FGTS, que poderá ser sacado nas situações previstas na Lei 8.036/90, como nos casos de demissão sem justa causa, saque aniversário, aposentadoria e outros.

Canais de informação:

A partir de 31/08/2020 os trabalhadores poderão consultar o valor do crédito em seu extrato disponível no APP FGTS, site da caixa (fgts.caixa.gov.br) e internet Banking CAIXA.

PBAgora

Chico Camboim é encontrado na zona rural de Santa Terezinha

Os familiares do senhor Francisco Luís Camboim (76), conhecido por Chico Camboim, informaram que populares o encontraram próximo à propriedade rural do senhor Pedro Simplício, situada próximo a cidade de Santa Terezinha (PB).

Ele foi encontrado um pouco debilitado e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fez o resgate e o levou para o Hospital Regional de Patos.

A família agradece a todos que se empenharam em ajudar divulgando a informação do seu desaparecimento e pede orações pela recuperação do idoso.

Chico Camboim é poeta e repentista e tinha desaparecido na manhã desta segunda-feira (10), após sair para uma caminhada.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Família procura por Chico Camboim que desapareceu na manhã desta segunda-feira, em Santa Terezinha

Os familiares do senhor Francisco Luís Camboim (76), conhecido por Chico Camboim, estão a sua procura que saiu na manhã desta segunda-feira (10) para caminhar e até o momento não manteve contato com a família.

Se alguém viu ou sabe onde ele estar, pode ligar pelo telefone (83) 98220-3074.

Durante abordagem, PRF prende homem por força de mandado de prisão, em São Mamede

Na noite desse domingo, dia 09/08/2020, por volta das 22 horas e 30 minutos, em frente a Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal em São Mamede, os policiais abordaram um caminhão M.Benz/1214 C de cor branca, placas de Esperança-PB que tinha como destino a cidade de Patos.

Após as consultas nos sistemas, os policiais verificaram que um dos passageiros, um homem de 35 anos, tinha em seu desfavor um mandado de prisão em aberto expedido em 13/07/2020 pela 2ª Vara Criminal de Campina Grande, Artigo 157 do Código Penal (Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência).

O passageiro recebeu voz de prisão e relatou aos policiais que este crime ocorreu em 2006, na zona rural de Lagoa Seca-PB. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil de Patos.

FONTE: Repórter PB

Morre aos 70 anos, Afonso Moreno, irmão de Pinto do Acordeon

Morreu aos 70 anos vítima de Covid-19, neste domingo (9), Afonso Moreno, irmão de Pinto do Acordeon. A informação foi confirmada ao ClickPB pelo sobrinho dele e filho de Pinto, o músico Mô Lima.

Ele faleceu na UPA dos Bancários. O sepultamento de Afonso Moreno deve ocorrer no Cemitério Parque das Acácias, no bairro José Américo, nesta segunda-feira (10).

Afonso Moreno era segundo mais velho entre os irmãos.

Clickpb

Ao recarregar arma, jovem atira acidentalmente contra si mesmo, no Vale do Piancó

Um jovem de 29 anos ficou ferido após atirar acidentalmente contra a própria mão na noite deste domingo (9) na zona rural da cidade de Conceição (PB). O fato ocorreu por volta das 20h20 no sítio Timbaúba.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima, Jamarcos Iltson Miguel Ferreira, contou que estava sozinha no meio do mato, recarregando um dos cartuchos, quando sem querer, a espingarda de calibre 28 disparou e o atingiu.

Ele foi levado ao Hospital e Maternidade Caçula Leite, em Conceição, mas, em decorrência do ferimento, precisou ser transferido para Patos.

Um Boletim de Ocorrência foi confeccionado na Delegacia de Polícia local. A arma não foi localizada.

Fonte: Diamante Online

Eleição indireta e Bayeux: candidato pede impugnação de todos os concorrentes

Foto: Redes sociais

O Coronel Ardnildo Morais, candidato na eleição indireta que vai acontecer em Bayeux, no dia 13, pediu a impugnação de todos os concorrentes. O resultado deve sair até o meio dia deste domingo (09) e os podem ser apresentados os recursos.

A alegação é que que todas as demais chapas teriam irregularidades e pediu que sejam retiradas do pleito.

Veja as chapas que concorrem à eleição indireta:

Paraiba.com.br

Advogado de Lula: “Foco é anular ações e devolver direitos políticos”

Foto: Zanin – Reprodução/Twitter

A impressão de ter começado a colher frutos de um trabalho longo na defesa de Luiz Inácio Lula da Silva se fez presente nesta semana entre os advogados do ex-presidente.

Cristiano Zanin, que desde o início dos processos movidos pela Lava Jato de Curitiba trabalha na defesa de Lula, encarou as duas decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como pequenas vitórias.

A primeira, refere-se ao acolhimento, por parte da Corte, do pedido de acesso ao acordo de leniência firmado pela empreiteira Odebrecht. Outra decisão foi a que excluiu a delação feita pelo ex-ministro Antonio Palocci, do processo que apura a aquisição de um terreno em São Paulo que seira destinado a construção de um prédio do Instituto Lula e o aluguel de apartamento em São Bernardo. Essa delação foi divulgada pelo ex-ministro Moro durante a campanha em 2018.

No entanto, a visão de Zanin é que esses posicionamentos mostram muito mais que o caminho escolhido de levantar a suspeição do ex-juiz Sergio Moro é consistente.

O objetivo agora, ele conta, é anular todo processo que condenou Lula em segunda instância, resgatando seus direitos políticos, suspensos por conta da Lei da Ficha Limpa. Com isso, Lula estaria apto para participar da disputa eleitoral em 2022 ao cargo de presidente da República.

“Nós temos a expectativa de que o habeas corpus da suspeição de Moro venha a ser julgado favoravelmente ao ex-presidente Lula. Nós reunimos provas indiscutíveis de que ele não teve um julgamento justo e imparcial e isso deve, ao nosso ver, ser reconhecido pela Suprema Corte, para aplicar a consequência jurídica para que seja declarada a nulidade dos processo e também o restabelecimento dos direitos políticos do presidente Lula”, disse o advogado, em entrevista ao Metrópoles.

Ao esperar um desfecho mais célere sobre a suspeição de Moro no STF, Zanin alega a idade do ex-presidente, 74 anos, e o fato de o julgamento já ter se iniciado, com os votos de dois dos ministros, Edson Fachin e Cármen Lúcia. Os dois votaram contra a tese da defesa.

“Não tenho esse controle da pauta do STF. O que nós pedimos e reiteramos é que o julgando do mérito seja concluído o mais breve possível. Até porque, nesse caso, incidem preferências legais e regimentais. Legais, por exemplo, trata-se de um habeas corpus de pessoa maior de 70 anos. Regimental porque quando se tem um habeas corpus com julgamento já iniciado, ele tem preferência em relação aos demais. O nosso pedido é para que esse esse processo tenha o mérito julgado o mais breve possível”, destacou.

Na sessão do STF de terça-feira (4/8), os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski atacaram a atuação de Moro nos processos da Lava Jato. Críticos à operação, eles indicaram que devem votar pela suspeição do ex-ministro.

Ilícitos de Moro
“Ao longo do tempo, além de afirmarmos que as acusações feitas pela Lava Jato de Curitiba contra o ex-presidente Lula eram injustas e descabidas, nós reunimos diversos elementos para reforçar nossos argumentos”, disse Zanin sobre as provas que teria em suas mãos.

Ele listou vários momentos em que teriam ficado evidenciados os interesses do ex-juiz Sergio Moro na condenação de Lula. “Nós mostramos, por exemplo, que o Moro agiu de forma arbitrária e ilícita ao interceptar os nossos ramais telefônicos para ouvir em tempo real as nossas conversas e se antecipar às estratégias de defesa”, afirmou.

“Nós provamos que Moro realizou uma condução coercitiva ilegal contra Lula. Ele sabe que não havia amparo legal, já que Lula nunca tinha se recusado a depor”, prosseguiu Zanin, lembrando as primeira condução de Lula, em depoimento tomado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em uma operação divulgada amplamente pela Lava Jato.

Zanin prosseguiu: “Nós mostramos que as acusações e os processos da Lava Jato de Curitiba são fruto de uma cooperação ilegal com autoridades norte-americanas, antes mesmo da Vaza Jato. Nós apresentamos um vídeo em que o próprio procurador norte-americano admite que Departamento de Justiça dos Estados Unidos ajudou a construir o caso do presidente Lula e ajudou a Lava Jato na condução dos processo”, disse, ainda.

“Depois, teve a ida do então juiz Sergio Moro para o governo do presidente Bolsonaro, que foi eleito graças ao impedimento que o próprio Moro impôs ao presidente Lula . Então todos os nossos argumentos foram sendo depois amparados e reforçados por fatos e provas ao longo do processo”, defendeu.

“Incongruência”
O advogado do ex-presidente vislumbra uma contradição da Lava Jato em usar como “contexto” de toda acusação contra o ex-presidente um processo no qual ele foi absolvido pela Justiça Federal em Brasília.

“Lula só foi condenado na Lava Jato de Curitiba. Uma sentença do Moro e outra da juíza Gabriela Hardt, que nós provamos, por perícia, que foi copiada da sentença do Moro. Quando ele foi julgado fora da Lava Jato de Curitiba, até hoje, ele foi absolvido. Isso aconteceu no caso do quadrilhão do PT, um caso que começou no STF e depois baixou para a 12a Vara Federal de Brasília. Na verdade, essa era a acusação central e é o que a Lava Jato de Curitiba chama de contexto. Só que, nesse caso, ele foi absolvido”, apontou Zanin.

A decisão de inocentar Lula foi tomada pelo juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos em dezembro do ano passado. Foram absolvidos neste mesmo processo a ex-presidente Dilma Rousseff e os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega, além do o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. A denúncia havia sido apresentada em setembro de 2017 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot que argumentou que o esquema de corrupção instalado na Petrobras, no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e no Ministério do Planejamento permitiu que os políticos denunciados recebessem, a título de propina, pelo menos R$ 1,48 bilhão.

“É curioso que o Ministério Público concordou, inclusive com a sentença absolutória”, enfatizou Zanin. “Além disso, aquela sentença que absolveu o ex-presidente no quadrilhão já falava em motivação política das acusações e não houve recurso, ela transitou em julgado. é uma incongruência lógica se ter uma absolvição desse tipo, definitiva, nesse caso do quadrilha e ter ações penais e condenações, ainda subsistentes que tratam fundamentalmente da mesma matéria”, reforçou.

Wscom com Metrópoles

Paraíba ultrapassa uma semana com queda nos óbitos por Covid-19, mas números ainda são preocupantes

A Paraíba ultrapassou uma semana entre os estados brasileiros que apresentam queda na taxa de óbitos causadas pela Covid-19, conforme os dados do Consórcio de Imprensa. Há mais de sete dias, o Estado se mantém nas cores “azul” do mapa do Consórcio.

Além da Paraíba, estão em queda, o Rio de Janeiro, o Amapá, Paraná, Roraíma, Rondônia, Alagoas, Maranhão, Rio Gande do Norte, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Apesar da redução do número de mortes, o´índice de pessoas infectadas pela doença continua subindo, e as autoridades Epidemiologia e sanitária lutam para controlar o vírus, insistindo que o isolamento social e o uso permanente de máscara e álcool em gel, ainda são medidas eficazes.

Os dados ainda são preocupantes. Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS), decretou o novo coronavírus como uma pandemia, mais de 90 mil pessoas foram infectadas na Paraíba. Ao todo, são 90.082 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas neste domingo (9). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 2.000 no estado desde o início da pandemia. Já são 221 cidades da Paraíba com casos registrados da doença

A Paraíba dobrou, em pouco mais de um mês, o número de mortes causadas pela Covid-19. No início julho, o estado alcançou a marca de mil pacientes que morreram pela doença, enquanto nesse domingo (9) chegou em 2 mil óbitos causados pelo novo coronavírus.
Ao todo, 145 cidades da Paraíba já registram mortes por Covid-19 até esse domingo (9).

Severino Lopes
PB Agora

Wilson Filho destaca a aliança com a prefeita Terezinha de Zé Afonso com R$ 1 milhão em benefícios para a população

Arquivo: IV Mostra Estadual de Bandas Escolares da Paraíba (Ano 2019).

O deputado estadual Wilson Filho (PTB), esteve no município de Santa Terezinha (PB), nessa sexta-feira (7), visitando  a prefeita Terezinha Lúcia e o seu esposo, o ex-prefeito José Afonso Gayoso Filho. O encontro ocorreu na zona rural, na propriedade da família da gestora.

Ele disse estar alegre pela parceria com a prefeita Terezinha de Zé Afonso. Relatou que a gestora pediu para ajudar a cidade a crescer, beneficiando o povo.

Em menos de um ano desta aliança, o deputado informou que R$ 1 milhão foram enviados para o bem da população. Ele citou que conseguiu um ônibus escolar com o Governo do Estado; um ônibus escolar no Ministério da Educação através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com capacidade para 59 pessoas; uma van no valor de R$ 300 mil e R$ 250 mil para o enfrentamento a Covid-19.

Os transportes chegarão nos próximos dias ao município.

Ouça a entrevista:

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com