Início Site Página 1693

Patos: MDB fecha com João e chapa com Dr Érico terá esposa de Dinaldinho na vice

Dr. Érico

O governador João Azevedo (Cidadania) recebeu hoje pela amanhã o apoio do MDB de Patos, comandado pelo grupo do ex-prefeito Dinaldinho Wanderley e mais 10 vereadores e quatro partidos (PROS ,PSL ,PSC SOLIDARIEDADE). Todos apoiarão a candidatura do deputado do Cidadania, Érico Djan, tendo como vice a médica Mirna Wanderley, esposa do ex-prefeito Dinaldinho.

O deputado Érico disse que estava muito feliz com a aliança em prol da cidade de Patos e também pelo apoio dos vereadores e dos partidos ao Governo de João Azevedo, “que tem trazido diversos benefícios ao sertão paraibano, principalmente na área de saúde nesse difícil momento provocado pela pandemia do coronárias “.

O presidente estadual do Cidadania, Ronaldo Guerra, esteve presente na reunião e ressaltou a importância do apoio do grupo “que sempre teve a liderança firme do saudoso deputado Dinaldo Wanderley, com uma vasta folha de serviços prestados a Patos e toda a região das espinharas”.

PBAgora

Juiz de Itaporanga reúne instituições e monta força-tarefa para realizar limpeza de rodovia

O trecho da Rodovia Federal BR-361 que liga a cidade de Itaporanga a Piancó estava, até essa quarta-feira (29), com as mais de 40 placas que sinalizam o percurso completamente cobertas pela vegetação do acostamento. A dificuldade de visibilidade da sinalização e a possibilidade de acidentes preocuparam o titular da 2ª Vara da Comarca de Itaporanga, juiz Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, que reuniu os representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Infraestrutura do Município e organizou uma força-tarefa para efetuar a limpeza das placas da via.

Inicialmente, conforme contou o magistrado, ele tentou contatar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para solucionar o problema, mas não obteve êxito. Dessa forma, acionou o Ministério Público local. “O MP, por meio do promotor Leonardo Clementino, prontamente oficiou ao DNIT e ao Ministério Público Federal em Sousa, para que fossem tomadas as providências para a manutenção e desobstrução da vegetação nas placas de sinalização e, dessa forma, evitar que condutores se envolvessem em acidentes”, relatou.

No entanto, embora o pedido de limpeza do acostamento tenha sido atendido, as placas de sinalização continuaram cobertas de vegetação, e o risco de acidentes persistia. Dessa forma, o juiz Antônio Eugênio se reuniu com o major Jocélio, do 13º Batalhão da Polícia Militar da região de Itaporanga, o capitão Gleidson, do Corpo de Bombeiros, e o secretário de Infraestrutura de Itaporanga, Hermes Rodrigues, para, juntos, chegarem a uma solução para o problema. A ação voluntária de limpeza das placas foi realizada nessa quarta-feira (29) em um trecho de 30,6 quilômetros de extensão.

“Todos foram bastante solícitos e se dispuseram a ajudar a resolver a situação. Cada instituição disponibilizou pessoal para auxiliar na retirada da vegetação das placas e o trabalho foi feito de Itaporanga a Piancó em todas as placas que estavam com visibilidade comprometida”, afirmou o magistrado, acrescentando que placas importantes estavam na mesma situação. “Não foram apenas as distantes que estavam sem visibilidade alguma, mas as que indicam caminhos conhecidos da região, como a Agrovila e o Cristo Redentor também estavam em situação crítica. Era muito preocupante por causa da quantidade de acidentes que poderia acontecer”, frisou o juiz Antônio Eugênio.

Vale do Piancó Notícias com Celina Modesto / Gecom-TJPB

Dinaldinho diz que está conversando com todos e que Dr. Érico é uma das opções

O médico e prefeito afastado de Patos, Dinaldinho Wanderley (MDB), comentou a possibilidade de uma aliança com o também médico e hoje deputado estadual, Érico Djan (Cidadania).

Na tarde desta quinta-feira, 30 de julho, o Patosonline.com publicou que existe uma possibilidade dos médicos (Dinaldinho e Érico) estarem juntos nas eleições desse ano, repetindo a dobradinha MDE e Cidadania, já concretizada na cidade de Guarabira.

Em contato com a redação do Patosonline, Dinaldinho disse apenas que o MDB, e demais partidos vão participar do momento político democrático de 2020, que está conversando com todos, e que Dr. Érico é uma das opções.

Segundo o que a fonte repassou a nossa equipe, tudo estava caminhando para que Dr. Érico fosse o cabeça de chapa e Dinaldinho indicasse o vice.

Nem Érico, nem Dinaldinho confirmaram essa possibilidade, apesar de praticamente confirmarem que existe uma conversa entre os grupos.

Patosonline.com

Lula acusa Bolsonaro de inventar seu contágio para promover a cloroquina

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu hoje que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), inventou estar contaminado pela covid-19 para promover a cloroquina, um medicamento cuja eficácia contra o novo coronavírus tem sido questionada.

“Acho que o Bolsonaro inventou que estava contaminado para anunciar o remédio. Não sei se ele é um parceiro, mas ele se comporta como se fosse o dono da fábrica que faz o remédio”, disse Lula, durante uma coletiva de imprensa virtual com correspondentes estrangeiros.

Bolsonaro anunciou em 07 de julho que havia contraído a covid-19, uma doença que chegou a classificar de “gripezinha” e que já matou mais de 90 mil brasileiros.

No último sábado, ele disse que estava curado e deixou o isolamento social que cumpria dentro do Palácio da Alvorada, sua residência oficial. Hoje sua esposa, Michelle Bolsonaro, anunciou que está com coronavírus.

Além de colocar em dúvida a infecção do Presidente, Lula também apontou a “responsabilidade” de Bolsonaro sobre a situação séria da pandemia no Brasil, o segundo país mais afetado no mundo.

“Se o Brasil tivesse feito o que o bom senso ordena, não estaríamos com 90.000 cadáveres, o que torna Bolsonaro um genocida”, afirmou o ex-presidente.

Lula também acusou Bolsonaro de “menosprezar” o “perigo” do coronavírus e ignorar as recomendações médicas, incluindo a obrigatoriedade de quarentenas. “O Presidente não se esforça para agradar a ciência e ouvir os cientistas, ele faz uma política em que somente ele e os milicianos que lidera acreditam”, disse.

Nos últimos meses, Bolsonaro desafiou o vírus quase diariamente, circulando pelas ruas em confinamento, participando de eventos públicos sem a máscara, abraçando e beijando apoiadores sem nenhum cuidado, como fez nesta quinta-feira no seu primeiro ato público desde que anunciou a sua recuperação.

Paraiba.com.br com NoticiasAoMinuto

Rádio Espinharas completa 70 anos de fundação

Imagem: Rádio Espinharas

A Rádio Espinharas comemora, neste sábado, 1º de agosto, seus setenta anos de vida. E são setenta anos com muita história na cidade de Patos.

Primeiro ela foi pioneira no Sertão paraibano. Antes só tínhamos emissoras de rádio em Campina Grande e João Pessoa. Segundo, nestes setenta anos a Espinharas consolidou uma credibilidade que a faz a mais acreditada emissora de todo o Sertão.

Na realidade, para os que não conhecem a sua história, ela frustrou as intenções dos que a instalaram em Patos. Pereira Lira, apelidado durante a campanha de Cachimbão, era chefe de gabinete do então Presidente Dutra e pretendia ser senador pela Paraíba. Com o prestígio de que desfrutava no Governo conseguiu três concessões de rádio e implantou na Paraíba as rádios Caturité, Espinharas e Arapuan.

A intenção de Pereira Lira foi frustrada e ele não conseguiu se eleger. Como também não pagou o que devia à empresa que lhe vendeu os equipamentos principais, como transmissor, mesa de som e acessórios, esta assumiu a emissora que funcionou sob seu controle até 1954, quando, por falta de rendimentos financeiros suficientes para mantê-la, terminou fechando.

Veio então a campanha de senador de 1958 e um patoense resolveu disputar uma vaga de senador. Drault Ernany de Mello e Silva, médico, político, banqueiro e empresário, era irmão do futuro prefeito Bivar Olinto e fora eleito em 1952, suplente do senador Assis Chateaubriand, e deputado federal em 1954.

Drault comprou as três emissoras, Caturité, Espinharas e Arapuan para fazer a sua campanha de senador. Assim como Pereira Lira, também não obteve sucesso, mas foi eleito deputado federal, o que a lei da época permitia, ser candidato a senador e a deputado ao mesmo tempo. As emissoras de Drault, entretanto, continuaram no ar. Mais adiante a Rádio Arapuan foi vendida a um grupo empresarial da capital do Estado.

“Em 1962, o Movimento de Educação de Bases, ligado à Igreja Católica, adquiriu várias emissoras no Nordeste, com a intenção de usá-las em um programa de educação a longa distância. Na Paraíba as rádios Caturité e Espinharas foram entregues às dioceses de Campina Grande e Patos, respectivamente. “Educar, divertir e informar” era o lema da Rede de Emissoras Católicas de Rádio”.

Esse objetivo da Espinharas, “Educar, divertir e informar” , desde que assumida pela Diocese de Patos, tem sido cumprido até agora, o que lhe tem garantido, junto com a sua linha de independência, a alta credibilidade de que desfruta.

Um episódio dos anos sessenta ilustra esta posição independente da emissora. A emissora foi procurada para transmitir um jantar que seria oferecido ao deputado Ernani Sátiro, mas a emissora se recusou a fazê-lo alegando que naquela data já estava programada a transmissão de uma partida de futebol importante que seria realizada no Estádio Municipal. Insatisfeito com a recusa da emissora em transmitir aquela manifestação política, um grupo de udenistas, comandado por Edvaldo Motta, foi até o Estádio Municipal e, não sabemos determinado por quem, mandou desligar os refletores do Estádio. As luzes do estádio voltaram a ser ligadas a tempo de terminar o jogo, mas a vingança foi descarregada em cima da Espinharas, não conseguiu transmitir o resto do jogo.

E não foi só isso. Como a energia da cidade era controlada pela Prefeitura, mandaram cortar a energia da Rádio Espinharas. A emissora saiu do ar, mas voltou logo depois, a partir dos transmissores onde havia um gerador de energia para os casos de emergência. A repercussão foi tão grande na cidade que, poucos dias depois, a administração municipal resolveu restabelecer a energia nos estúdios da emissora.

A linha de independência tem sido mantida, apesar de percalços os mais diversos, ao longo dos quase sessenta anos, na condição de emissora católica, hoje mantida pela Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia, o que passou a acontecer a partir de 1982,.

Todos os que fazemos programas na Espinharas, funcionários ou parceiros, temos toda a independência para agir, desde que dentro da lei. Temos a relatar uma experiência pessoal. Ainda durante a ditadura militar, nós e outros colegas criticávamos o Governo Federal, quando tomava decisões que entendíamos prejudicais à população e a direção da Espinharas nunca nos censurou. Exigia-nos apenas que mantivéssemos a linha editorial da emissora e nos mantivéssemos dentro da lei.

Então, ao completarmos setenta anos, dos quais nos orgulhamos de ter participado de últimos 55 anos, como funcionário, como colaborador, como parceiro, só temos a nos orgulhar da nossa emissora. Parabéns Rádio Espinharas de Patos. Parabéns Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia. Parabéns funcionários que por aqui passaram nestes setenta anos. Parabéns patrocinadores que têm financiado as nossas atividades. Parabéns aos ouvintes que tem nos honrado com a audiência desde sempre.

Folha Patoense com Luiz Gonzaga Lima de Morais – lgmorais@uol.com.br

Aposta de Patos acerta Lotofácil e ganha prêmio de R$ 625 mil

Uma aposta de Patos na Paraíba e mais dois apostadores de São Paulo acertaram os 15 números da Lotofácil e levaram o prêmio de R$ 1,9 milhão, sendo dividido para os três, que receberam R$ 625.696,46 cada.

Os números sorteados foram 03-04-06-07-08-09-13-15-17-19-20-22-23-24-25.

Além das apostas que levaram a faixa principal, a Lotofácil contemplou outros 516 bilhetes com 14 acertos. O prêmio para cada um deles ficou em R$ 1.599,01. A arrecadação total da Lotofácil 1999 foi de R$ 28.145.377,50, segundo a Caixa.

O sorteio ainda teve 17.574 vencedores com 13 acertos, 220.718 com 12 e 1.085.804 com 11.

O próximo sorteio da Lotofácil está marcado agora para a próxima sexta-feira (31). O evento do concurso 2000 terá transmissão ao vivo na internet por meio do canal oficial da Caixa no YouTube.

O prêmio fica estimado em R$ 2,5 milhões.

Clickpb

Cássio Cunha Lima é condenado por ter acumulado salário de senador e pensão de ex-governador da Paraíba

O ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi condenado em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal, que visou adequar a remuneração recebida por ele enquanto ainda estava no Senado ao limite constitucional estabelecido para a remuneração de agentes públicos, já que Cássio acumulava indevidamente o salário de Senador, no valor de R$ 26.723,13, com a pensão de ex-governador do Estado da Paraíba, no valor de R$ 23.500,82.

De acordo com o entendimento da juíza Wanessa Figueiredo dos Santos, Cássio Cunha Lima deve repor subsídio de Senador da República que, somado à pensão especial de ex-governador do Estado da Paraíba tenha superado o teto previsto no art. 37, XI, da Constituição Federal.

O período em que Cássio passou recebendo os dois salários e que deve ser restituído vai desde 27/11/2014 até o encerramento do seu mandato, em 31/12/2018.

Confira a decisão na integra:

Processo Cássio

PB Agora

Caixa anuncia novas medidas para crédito imobiliário

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, apresentou hoje (30) novas medidas para o crédito imobiliário. O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

Confira coletiva completa:

Pausa do pagamento de crédito imobiliário

Os clientes pessoas física e jurídica já podem pedir mais dois meses de pausa no pagamento de prestações do crédito imobiliário contratado com o banco. A medida vale para financiamentos de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida (faixas 1,5, 2 e 3) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos.

Segundo a Caixa, quem já teve a pausa temporária de 120 dias concluída poderá prorrogar o prazo por mais 60 dias. Quem ainda não optou por essa alternativa também poderá solicitar a pausa de 180 dias.

PBAgora com Agência Brasil

‘Operação Midas’ da Polícia Civil prende dois e apreende arma e droga, no Vale do Piancó

A Polícia Civil, através da 17ª Delegacia Seccional de Itaporanga, deflagrou a “Operação Midas”, na manhã desta quinta-feira (30), na cidade de Coremas/PB, na Região do Vale do Piancó. Segundo o delegado seccional, Carlos Seabra, objetivo da operação foi dar cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisões a pessoas que estavam sendo investigadas sobre assaltos ocorridos naquela cidade.

Depois de um minucioso trabalho investigativo, realizado por agentes de investigação, os agentes chegaram a dois homens, apontados como sendo os prováveis autores de alguns roubos ocorridos na cidade. Com base nas provas colhidas pelos policiais, a Justiça local decretou os mandados de buscas e prisões contra os dois suspeitos.

No cumprimento dos mandados buscas foram apreendidos um revolver calibre 38, com seis munições intactas, uma quantidade de maconha, vários aparelhos celulares.

Por outro lado, os dois suspeitos foram presos em cumprimento aos mandados de prisão contra eles. Eles foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Coremas, onde foram interrogados pelo delegado Anderson Fontes, e também autuados em flagrante por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

Depois de interrogados pela autoridade policial, os dois foram encaminhados para a Cadeia Pública de Coremas, onde ficarão à disposição da justiça local.

Vale do Piancó Notícias

Lenildo diz que é preciso abrir ‘caixa preta’ do Patosprev e não sacrificar servidores de Patos

Em live realizada na noite dessa quarta-feira (29), o pré-candidato a prefeito Lenildo Morais disse, de forma enfática, que é preciso abrir a ‘caixa preta’ do Patosprev para identificar os erros cometidos pelas gestões anteriores.

Ele defendeu o lado dos servidores que serão sacrificados com o aumento da alíquota de 11% para 14% encaminhada pelo Executivo e aprovada pela Câmara Municipal de Patos em primeira votação. A matéria segue para a segunda votação na noite desta quinta-feira (30).

“Não tô querendo caçar bruxas, mas a gente precisa saber”, disse Lenildo.

Lenildo fez um desabafo e disse que os servidores, já tão penalizados, estão tendo que arcar com as consequências de más gestões do passado.

Veja quem votou contra e quem votou a favor dos servidores públicos de Patos na 1ª votação.

Contra:

Ferré Maxixe, Inácio de Gelo, Cambirota, Gordo da Sucata, Dito, Nadir, Fátima Bocão e Sales Júnior.

A favor:

Suelio Caetano, Toinho Nascimento, Diogo Medeiros, Capitão Hugo, Ramon Pantera, Edjane Araújo,Goia.

Agora acompanhe o trecho da live de Lenildo em que ele desabafa sobre essa questão do aumento da alíquota do Patosprev.

Veja o vídeo:

Patos Online com Assessoria