Início Site Página 1698

Mulher é detida suspeita de agredir própria mãe, em Piancó

Uma mulher foi detida na tarde deste sábado (25) suspeita de agredir a própria mãe na cidade de Piancó (PB). O caso foi registrado na rua Antônio Leite Montenegro, Bairro Caixa Dágua.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição fazia rondas pela localidade, quando teria flagrado a agressora praticando a violência contra a genitora, que foi identificada como Maria do Carmo Santos. Os policiais foram ao local e contaram a confusão, que não teve motivos revelados.

Após o fato, a guarnição conduziu as duas até a Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga para que fossem tomadas as devidas providências.

Fonte: Diamante Online

Repasse de R$ 30 bilhões do Programa Federativo ajuda a pagar folhas nas prefeituras

A União já repassou R$ 30 bilhões aos estados e municípios por meio do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. Os recursos, que vão totalizar R$ 60 bilhões até setembro, não apenas estão ajudando as cidades a investir em ações de saúde e assistência social como estão sendo primordiais para a manutenção das prefeituras, que estão conseguindo quitar suas folhas de pagamento e honrar com os demais compromissos da unidade frente à queda na arrecadação provocada pela pandemia.

A Lei Complementar nº 173/2020, que estabeleceu o programa, inclui entre as ações o repasse de R$ 60 bilhões a estados e municípios em quatro parcelas. A primeira foi destinada em 9 de junho e a segunda, de R$ 15 bilhões, caiu na conta das prefeituras no último dia 13 de julho. A terceira leva tem previsão de ser paga em 12 de agosto e a quarta e última em 11 de setembro.

Dos R$ 60 bilhões que serão disponibilizados, R$ 50 bilhões são para livre destinação, de acordo com a necessidade do município, e os R$ 10 bilhões restantes precisam ser aplicados, obrigatoriamente, em ações de Saúde e de Assistência Social.

Denilson Magalhães, supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social da Confederação Nacional de Municípios (CNM), explica que o rateio dessa parcela obrigatória já foi definido, com R$ 7 bilhões sendo destinados aos estados e R$ 3 bilhões aos municípios. Quanto aos outros R$ 50 bilhões, sendo R$ 25 bilhões já entregues, eles estão sendo utilizados para a manutenção das atividades das prefeituras.

“Ele foi como auxílio financeiro aos municípios por conta da queda da arrecadação e o município pode utilizar esse recurso tanto para o enfrentamento à pandemia, quanto os efeitos decorrentes da pandemia”, explica o supervisor. “De acordo com a necessidade de cada município, ele pode utilizar esse recurso para suprir essa necessidade financeira de manutenção das suas atividades.”

Destinação dos recursos livres

Denilson explica que a crise na administração pública já vem desde 2014 e que muitos estados estavam, inclusive, parcelando as folhas de pagamento, o que foi agravado com a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, já que o fechamento do comércio fez a arrecadação despencar.

“O problema principal que enfrentamos é a manutenção da própria administração pública como por exemplo a folha de pagamento”, aponta o supervisor da CNM. “Com a queda da arrecadação, muitos municípios já vinham encontrando dificuldades em manter os pagamentos em dia. Esse recurso veio para suprir, justamente, essa queda e muitos entes estão utilizando os recursos para pagamento da folha e a manutenção dos serviços essenciais que estão sendo ofertados à população.”

Apesar de uma parte dos repasses serem exclusivos para saúde e assistência social, prefeituras estão utilizando os recursos restantes também para as ações de combate à pandemia, já que vários investimentos hoje necessários não estavam previstos no orçamento.

Um exemplo é a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a assistência social, que nunca estiveram previstos, já que não faziam parte dos materiais necessários para a área mas que agora são obrigatórios. “Eles são necessários tanto para a saúde da população quanto para a proteção de nossas equipes que estão trabalhando na linha de frente. Até mesmo insumos que não utilizávamos com frequência, como álcool em gel e materiais descartáveis estão sendo adquiridos em abundância, já que precisam estar disponíveis em todos os atendimentos públicos e isso aumenta a conta das prefeituras”, ressalta Denilson.

Suspensão de dívidas

Waldery Rodrigues, secretário especial de Fazenda, explica que além dos repasses, outra importante ação do programa foi a suspensão das dívidas dos estados e municípios com a União até dezembro de 2020, o que também alivia o caixa dos entes neste momento de queda na arrecadação.

A Lei Complementar nº 173 vai além do repasse. Do lado da economia nas despesas, há R$ 35 bilhões relativos a suspensão de dívidas com a União este ano. São até R$ 13,98 bilhões de renegociação com bancos públicos, como Caixa Econômica Federal e BNDES, e até R$ 10,73 bilhões de renegociações de dívidas com organismos internacionais.

Waldery Rodrigues ressalta as dívidas dos meses de março, abril e maio já foram suspensas e que o congelamento das demais obrigações por 19 meses, ou seja, sete meses em 2020 e todo o ano de 2021, será suficiente para que os estados e municípios consigam equilibrar as contas.

“Estamos fazendo a transferência, mas é importante que o equilíbrio fiscal seja mantido, sobretudo no pós-coronavírus, quando todos os entes federativos precisarão voltar ao caminho onde suas despesas caibam dentro do conjunto de receitas”, destaca o secretário.

Denilson, supervisor da CNM, explica que dificilmente um município vai conseguir guardar esse dinheiro que seria usado para pagar as dívidas com a União e que foram suspensas até dezembro, mas é justamente a oportunidade para que as prefeituras consigam se organizar financeiramente já prevendo o pagamento desses débitos a partir de 2022.

“É a chance de estabilizarem suas finanças, uma vez que a arrecadação está baixa ou até mesmo nem há arrecadação. Também é preciso ver se há possibilidade e necessidade de usar esses recursos que seriam para dívidas no enfrentamento à Covid-19”, destaca. “Só pedimos cuidado ao gestor, que use sabiamente os recursos agora, para quando ele tiver de retomar o pagamento dessas dívidas, dispor de uma condição financeira mais estável.”

Valores

Dentro do programa de repasses, São Paulo será o estado que mais receberá recursos, num total de R$ 12,8 bilhões. Minas Gerais vem em segundo, com R$ 5,7 bilhões, seguido do Rio de Janeiro, com R$ 4,1 bilhões. Com recorte nas capitais e de maneira per capta, Cuiabá foi a maior beneficiada, com R$ 140 por pessoa, seguido de Campo Grande, Boa Vista e Rio Branco, com pouco mais de R$ 80 por habitante.

Os estados que mais se beneficiaram com a suspensão das dívidas foram Minas Gerais, que pagaria R$ 4,8 bilhões, Rio de Janeiro, com mais de R$ 8,4 bilhões e Rio Grande do Sul, com quase R$ 3,5 bilhões. Esses pagamentos só serão quitados em 2022.

Somando o Auxílio Financeiro Emergencial Federativo e a suspensão temporária de dívidas com a União, Bancos Públicos e Organismos Internacionais, o Programa Federativo de Combate a Covid-19 vai permitir aos estados e municípios um total de R$ 120,1 bilhões de reais.

PB Agora

Bolsonaro diz que seu novo teste de coronavírus deu negativo

Após quase três semanas com caso confirmado de covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (25) que o resultado de um novo teste deu negativo. A informação foi compartilhada em uma rede social.

“RT-PCR para Sars-Cov 2: negativo. Bom dia a todos”, postou. O presidente fez referência ao RT-PCR, que é o principal teste diagnóstico para identificar a presença ativa do vírus da covid-19 no organismo.

Bolsonaro tem 65 anos e está em tratamento desde o último dia 7, quando teve o diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Desde então, ele segue em isolamento no Palácio da Alvorada, onde tem se reunido com ministros por videoconferência.

Coremas registra segundo óbito por Covid-19; mulher tinha 53 anos

Faleceu por volta das 14h30min de ontem (sábado, 25), no Hospital de Piancó, onde estava internada há dez dias, a senhora Margarida Lima, de 53 anos, residente na cidade de Coremas.

Dona Margarida estava acometida pela Covid-19. Foi o segundo óbito registrado por coronavírus em Coremas.

Deixa esposo e filhos.

Foi sepultada no fim da tarde de ontem no cemitério de Coremas.

Folha Patoense

Paraíba tem média diária de 27 mortes por coronavírus na semana

A Paraíba contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 1.173 casos confirmados de Covid-19, totalizando 75.723. O número de óbitos em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus saltou de 1.653 para 1.675 entre essa sexta (22) e este sábado (25). Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o boletim da SES, 30.378 pessoas já se recuperaram da doença. A última atualização aponta que 222.370 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados na Paraíba.

Semana

Na semana entre domingo (19) e este sábado (25), a SES registrou 8.341 novos casos de coronavírus, o que representa uma alta de 12,4%, com média de 1.192 casos por dia. Quanto às mortes, foram 189 adicionadas aos registros nessa semana, um aumento de 12,7%, com média de 27 por dia.

Resumo | Últimas 24h na Paraíba

  • Confirmados: 75.723 (eram: 74.550)
  • Descartados: 87.775 (eram: 85.903)
  • Cidades atingidas: 221 (estável)

Dentre os casos confirmados:

  • Recuperados: 30.378 (eram: 29.628)
  • Isolados em casa: 43.252 (eram: 42.851)
  • Internados: 418 (estável)
  • Mortos: 1.675 (eram: 1.653)

Mortos

Segundo a SES, 22 óbitos foram confirmados neste sábado (25), 7 deles ocorridos nas últimas 24 horas. Oito ocorreram em hospitais privados e 14 em hospitais públicos. As vítimas são 12 homens e 10 mulheres com idades entre 47 e 95 anos. Oito delas não possuíam, ou não informaram às autoridades de saúde, comorbidades. João Pessoa concentra o maior número de mortes neste sábado (25), com 10.

A cidade de Belém do Brejo do Cruz registrou a primeira morte por coronavírus. Trata-se de um homem, de 48 anos, que teve início dos sintomas em 26/05/2020 e morreu em hospital público no dia 05/06/2020. Segundo a SES, ele era diabético.

São Francisco também registrou a primeira morte provocada pelo patógeno. Trata-se de uma mulher, de 81 anos, que começou a ter sintomas em 19/06/2020 e morreu em hospital privado no dia 26/06/2020. Não há informações sobre comorbidades.

Ocupação de leitos

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrico e obstétrico em todo o estado é de 50%. Se for feito um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP), 49% estão ocupados. Em Campina Grande, estão ocupados 43% de leitos de UTI adulto e, no Sertão, 76%.

Leitos para Covid-19 ativos em todo o estado:

  • Enfermaria: 660 (231 ocupados)
  • UTI: 377 (187 ocupados)

Isolamento abaixo do recomendado

Nessa sexta (24), o índice de isolamento social na Paraíba foi de apenas 38,1%, considerado baixo em relação à meta de 70% e à mínima de 50% recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

99,1% das cidades afetadas

Os casos confirmados estão distribuídos por 221 dos 223 municípios paraibanos. O número mostra que 99,1% dos municípios paraibanos já registraram pelo menos um caso do novo coronavírus. Apenas as cidades de Ouro Velho e São Domingos não registraram casos confirmados de Covid-19.

Campina Grande passou a marca de 10 mil casos de coronavírus neste sábado (25); João Pessoa está próximo de alcançar 20 mil.

PortalCorreio

Padre Luciano convida os membros de pastorais para uma reunião que tratará do retorno das atividades presenciais da Paróquia de Santa Teresinha; ouça

O padre Luciano Morais, vigário paroquial da Paróquia de Santa Teresinha, no município de Santa Terezinha (PB), está convidando todos os membros de grupos e membros de pastorais para participarem de uma reunião neste sábado às 16h, na Igreja Matriz para tratar sobre o retorno das celebrações presenciais, assim como os demais trabalhos voluntários desenvolvidos na instituição religiosa, ouça:

Também estará presente na reunião o administrador paroquial, padre Joácio Nóbrega.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

PRF apreende motocicleta com irregularidades, em Pombal

No dia 23 de Julho do ano de 2020, por volta das 17 horas e 40 minutos, no Km 406 da BR-230, no município de Pombal/PB, a equipe da PRF abordou a motocicleta YAHAMA/YBR 125K, de cor roxa, com placa de Serra Talhada-PE.

Após a parada, foi constatado que era conduzida por um Sr. de 42 anos, que prontamente informou que não era de sua propriedade e que teria pego emprestada de outra pessoa.

Após consultas, foi verificado que o número do motor estava visivelmente adulterado. Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

O condutor e a motocicleta foram encaminhados à Polícia Civil de Pombal/PB para os procedimentos cabíveis.

Assessoria PRF – Patos

Em decreto, prefeito de Patos determina reabertura dos mercados públicos aos sábados

A Prefeitura de Patos publicou, nesta quinta-feira, dia 23 de julho, o decreto n° 43/2020 que regulamenta, a partir deste sábado, dia 25 de julho, a abertura dos mercados públicos, Darcílio Wanderley e Juvino Lilioso (mercado da carne), aos sábados.

O decreto municipal se atualiza mediante a necessidade das medidas de acordo com as determinações do Estado para adequação em Faixa Amarela de acordo com Score constante no Decreto Estadual n° 40.304 de 12 de junho de 2020, direcionado para cada município, sendo Patos encaixada na faixa amarela para a flexibilização do retorno da economia e as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública.

O Mercado Darcílio Wanderley será aberto, com horário de funcionamento de 07h às 17h, de segunda-feira a sábado. O Juvino Lilioso, inclusive as feiras livres, que poderão funcionar somente para comercialização de frutas, carnes, verduras e cereais, poderão funcionar de segunda-feira a sábado. A Feira do agricultor, às quintas-feiras, na Praça Padre Assis.

Feiras Livres e Feira da troca retornarão suas atividades, mas obedecendo os critérios de segurança e higienização, bem como distanciamento, e desde que observadas as boas práticas de operação padronizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e pela Legislação Municipal que regula a matéria.

Também fica vedado o funcionamento de restaurantes e praças de alimentação, nesses estabelecimentos, bem como consumo de produtos no local, bebidas alcoólicas e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores, observando ainda, o espaço destinado a feira livre no entorno dos mercados, as barracas móveis devem ser montadas obedecendo um distanciamento de 5 metros de uma para outra.

Ainda quanto à Feira da Troca, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico deverá organizar os espaços, providenciar junto a secretaria de saúde, os equipamentos e utensílios de higiene, disponibilizando para os transeuntes, feirantes e consumidores.

Ainda no decreto, reforça que o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e afins seguirá o funcionamento na forma de delivery, Take Away e drive trhu, obedecendo condições de funcionamento e logística para atendimento de clientes.

A infração a quaisquer dos dispositivos desta normativa acarretará cassação de alvará de funcionamento e interdição imediata do estabelecimento, com encaminhamento do auto de infração para os órgãos de fiscalização para a devida apuração, bem como encaminhamento dos autos de infração para o Ministério Publico Estadual e Federal.

As medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do Município.

Coordecom

Polícia Militar realiza Operação Alvorada em São José do Bonfim

Nas primeiras horas desta sexta-feira, 24/07, policiais militares da 4ªCIA/3⁰BPM realizaram em São José do Bonfim, Região Metropolitana de Patos, a Operação Alvorada.

A referida operação foi deflagrada neste dia em toda a Paraíba, por determinação do comandante geral da PMPB, e visa inibir ações criminosas, combater crimes patrimoniais, tráfico de drogas dentre outros delitos.

Deste modo, concorrendo de forma factível com a manutenção da ordem pública e segurança do cidadão

PatosOnline com Assessoria

INSS de Patos instala urna para receber documentos pendentes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da cidade de Patos inicia nesta sexta-feira, 24, o projeto “INSS Expresso”, uma nova alternativa para garantir que os segurados com pendências de entrega de documentação relacionada a benefício ou serviço requerido na autarquia possam cumpri-las com mais facilidade.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o atendimento pessoal foi suspenso e o cumprimento de exigências passou a ser feito de forma remota, através do aplicativo ou site Meu INSS (gov.br/meuinss), mas, devido às dificuldades que muitos segurados enfrentam para terem acesso aos canais virtuais, foi instalada, na sede da agência, uma urna, na qual os interessados poderão depositar os envelopes contendo as cópias dos documentos pendentes de apresentação.

Dentro do envelope, além da documentação solicitada na exigência, deverá haver a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação) do segurado. É necessário ainda uma declaração na qual o interessado se responsabiliza pela autenticidade e veracidade das informações prestadas. Não será necessária a autenticação das cópias em cartório.

O envelope poderá ser depositado na Agência do INSS de Patos, que fica na rua Jarbas Moura, 26, bairro Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. Não há necessidade de agendamento prévio para a entrega. Os segurados que moram nas cidades vizinhas poderão utilizar o serviço dos Correios para entregar enviar os documentos pendentes.

Mais informações

As exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço no INSS, mas durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentação adicional para conclusão do processo. Para saber quais documentos devem ser apresentados, o interessado deve consultar o telefone 135, o Meu INSS (no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares) ou entrar em contato com o plantão remoto de sua região, que em Patos atende através do WhatsApp (83) 3421-4791.

Do lado de fora do envelope, é necessário constar os seguintes dados:
– Nome completo do segurado;
– CPF do segurado;
– Endereço completo com CEP;
– Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá;
– Endereço de e-mail, se tiver;
– Data em que o envelope está sendo deixado na agência.

A entrega do envelope na agência ocorrerá sem contato físico, por meio de uma urna disponibilizada nas unidades do INSS. Não serão prestadas quaisquer informações sobre processo ou orientações em geral. Os segurados não receberão nenhum protocolo/recibo de entrega das cópias dos documentos. As cópias entregues nas agências ou enviadas pelos Correios não serão devolvidas aos segurados. Essa documentação vai ser escaneada e inserida no sistema. Posteriormente ao cumprimento da exigência, o segurado pode acompanhar o andamento do processo pelo aplicativo para celular ou site Meu INSS e pelo telefone 135.

Por medida de segurança da informação, as cópias serão destruídas. Por isso, o INSS enfatiza que não aceitará documentos originais.

Retorno do atendimento presencial

O atendimento presencial no INSS, incluindo os serviços de perícia médica e avaliação social, está programado para ocorrer no próximo dia 03 de agosto. As agências estão se adaptando aos protocolos de segurança para o enfrentamento ao coronavírus e, no primeiro momento, apenas as pessoas agendadas serão atendidas.

Anexo – termo do segurado

Folha Patoense com Assessoria INSS