Início Site Página 1699

Pesquisa Veja: Bolsonaro é favorito da corrida eleitoral em 2022 com 29% e Sérgio Moro com 17,1%

O governo Jair Bolsonaro passou nos últimos três meses por uma tempestade política perfeita. À crise inaugurada pela pandemia do novo coronavírus, menosprezada pelo presidente desde o início, somaram-se a conturbada demissão de seu ministro mais popular, Sergio Moro, duas trocas no Ministério da Saúde, a abertura de um inquérito para apurar interferência política na Polícia Federal, a divulgação em vídeo de uma escabrosa reunião de seu gabinete, o cerco a bolsonaristas radicais em duas investigações do Supremo, a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), em uma casa do advogado de Bolsonaro, o diagnóstico de Covid-19 do chefe do Executivo e o saldo nefasto de mais de 80 000 mortos pela doença.

Mesmo em meio a dificuldades sérias, que poderiam estraçalhar a popularidade de inúmeros políticos, Bolsonaro segue firme, mostrando mais uma vez que é um fenômeno político. Se a disputa presidencial fosse hoje, ele seria reeleito.

Essa é uma das principais conclusões de um levantamento exclusivo realizado pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 18 e 21 de julho. Mesmo sendo um mandatário controverso à frente de um país dividido em relação ao seu governo, Bolsonaro lidera todos os cenários de primeiro turno — com porcentuais que vão de 27,5% a 30,7% — e derrotaria os seis potenciais adversários em um segundo round da corrida ao Planalto em 2022: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), o ex-governador Ciro Gomes (PDT), o ex-ministro Sergio Moro, o governador paulista João Doria (PSDB) e o apresentador Luciano Huck. Um feito impressionante, considerando-se que, segundo a mesma pesquisa, 48,1% dos brasileiros desaprovam a sua gestão (eram 51,7% no fim de abril) e 38% consideram ruim ou péssimo o seu trabalho (eram 39,4%). Comparada a um levantamento anterior da Paraná Pesquisas, de três meses atrás, a aprovação oscilou positivamente de 44% para 47,1%, enquanto o contingente que considera seu mandato ótimo ou bom foi de 31,8% para 34,3%, variação acima da margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

A eleição de 2022 ainda está distante, mas chama atenção a capacidade de resistência do presidente. Os constantes solavancos políticos e as lambanças em série na condução da pandemia não colaram nele a ponto de erodirem a sua mais fiel base de apoio, de cerca de 30% dos eleitores — número que é considerado até por adversários como freio a um processo de impeachment (há dezenas deles nas mãos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia). Na visão de especialistas, Bolsonaro conseguiu escapar à lógica de que sucumbiria às crises por dois motivos: o auxílio emergencial, que amenizou efeitos econômicos da pandemia em uma população indiferente às confusões de Brasília, e a atitude mais comedida do presidente nos últimos tempos, especialmente após a escalada de tensão com o Supremo. Seu filho e senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) disse ao jornal O Globo, na quarta-feira 22, que a “postura de distensionamento” será permanente.

“Desde que percebeu que o conflito com o STF era perigoso, o presidente recuou, ficou quieto, parou de dar declarações bombásticas. Para uma parte dos eleitores que o apoiam, mas eram críticos ao desempenho, a postura de Bolsonaro paz e amor ajuda a melhorar a avaliação”, diz o cientista político José Álvaro Moisés, da USP.

“Bolsonaro volta a subir principalmente com o auxílio de 600 reais, que passou a chegar a mais gente. Com o fator bolso, a crise política fica menor. Lula, na época do mensalão, era um herói, porque o bolso estava cheio”, avalia Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas.

Com os bolsonaristas já cativos, o governo busca justamente o “fator bolso” e a expansão de programas sociais para diversificar a sua base eleitoral. A pesquisa mostra que melhoraram os índices de avaliação no Nordeste, uma cidadela petista e lulista. Os nordestinos ainda são os brasileiros menos afeitos ao presidente, porém os que desaprovam o governo caíram de 66,1% para 56,8% entre abril e julho e os que aprovam subiram de 30,3% para 39,4%.

Pela perspectiva atual, fica difícil imaginar uma força que possa rivalizar com o presidente. A desaprovação ao seu governo, no entanto, faz supor que exista espaço para um projeto alternativo, menos radical e mais equilibrado. Entre os possíveis nomes de centro-direita, quem aparece melhor hoje é alguém que estava colado ao presidente até recentemente, o ex-ministro Sergio Moro. Nas disputas de segundo turno, depois do inelegível Lula, Moro é quem mais se aproxima de Bolsonaro (44,7% contra 35%). Nas de primeiro turno, ele termina em segundo lugar, quando o candidato do PT é Fernando Haddad e em terceiro, mas não longe, quando é incluído o nome de Lula (veja os quadros). Visto como um ícone na batalha anticorrupção, Moro apresenta potencial de crescimento numa faixa hoje ocupada por Bolsonaro, mas que pode ser conquistada se as revelações do caso Fabrício Queiroz tisnarem de vez a imagem do presidente em relação ao cuidado com o dinheiro público. Essa ameaça de Moro já entrou no radar do bolsonarismo nas redes sociais e em manifestações de rua, que o elegeram como novo integrante do hall de “traidores da pátria”.

O ponto negativo de Moro como alternativa a Bolsonaro é que, em razão de sua atuação como juiz, marcadamente contra Lula e o PT, ele dificilmente vai aglutinar apoios da esquerda. Outro dado dificultador é que ninguém sabe ao certo quais são as posições econômicas defendidas pelo ex-ministro.

Depois de derrubar a economia do país e assaltar o estado brasileiro, o velho oponente ideológico ainda tem um eleitorado cativo (Paulo Maluf também tinha, mesmo depois de comprovadas todas as denúncias de corrupção contra o ex-prefeito de São Paulo). Embora tenha sido condenado e preso na Lava-Jato e esteja inelegível pela Lei da Ficha Limpa, Lula tem ainda um forte recall entre os eleitores desse espectro. O petista chega a ter ampla vantagem sobre o presidente entre nordestinos (34,1% a 18,7%) e eleitores que estudaram até o ensino fundamental (31,5% a 21%).

Na verdade, a fidelidade das pessoas ao petista se assemelha, de certa forma, à dos bolsonaristas mais ferrenhos. Há um quê de identificação e simpatia pessoal, elementos mais emocionais do que racionais. “Lula é uma liderança com raiz social muito importante, criou o Bolsa Família, fortaleceu universidades. Foi contestado pela corrupção, mas não eliminou esse apoio”, diz José Álvaro Moisés, da USP. Embora o piso eleitoral da esquerda seja respeitável, seu teto é baixo. Ninguém desse campo político demonstra capacidade de bater o presidente num eventual segundo turno. Tanto Lula quanto Haddad, oponente de 2018, são derrotados por Bolsonaro nas simulações de embates diretos — o capitão, aliás, ganha de seus rivais, não só os petistas, em todos os recortes de gênero, idade e escolaridade, à exceção da preferência por Lula entre os que estudaram até o ensino fundamental.

“No segundo turno, onde estão os 48% que desaprovam Bolsonaro? Não tem ainda um candidato para catalisar essa desaprovação”, analisa o cientista político Antonio Lavareda.

Aos que gostariam de ver um candidato de Centro no Planalto em 2022, o levantamento do Paraná Pesquisas não traz boas novidades. Os dois principais nomes desse grupo, João Doria e Luciano Huck, tiveram desempenho pífio na pesquisa. Mesmo sem o nome de Moro no cenário, Doria alcança apenas 4,6% das intenções de voto. Nessa mesma simulação, Huck, que já beirou os 12%, cravou apenas 8,3%. No caso do apresentador da Globo, é até compreensível esse encolhimento. Embora faça lives em suas redes, algumas delas mostrando os camarins de sua atração na emissora, Huck não exerceu nenhum papel fundamental no combate à pandemia — nem poderia. Era natural que caísse (há pessoas de seu entorno que garantem que ele nem está assim tão empolgado para concorrer em 2022). Doria, por outro lado, merecia um reconhecimento maior do eleitorado. Sua atuação no combate ao coronavírus pode não ser perfeita, mas foi a melhor possível entre os governadores. Os números talvez mostrem que a estratégia do presidente de jogar a crise sanitária no colo de governadores e prefeitos aparentemente deu certo até agora, com a irresponsabilidade não se traduzindo em impopularidade.

O ex-governador de Minas, Magalhães Pinto, cunhou uma frase que define à perfeição esse momento da disputa de 2022: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Tudo pode, é claro, mudar até lá — e mesmo antes disso. Existem no horizonte de Bolsonaro ao menos duas questões que podem comprometer o seu projeto de reeleição: o desfecho imprevisível do caso Queiroz e a perspectiva de tormenta econômica no rescaldo da pandemia (está previsto um tombo de quase 6% do PIB), agravada pelo auxílio emergencial, que, em tese, vai até setembro. Mas é inegável que o capitão segue firme no páreo até agora, com uma inabalável resistência e, a rigor, nenhum adversário à altura.

Clickpb com VEJA

Pandemia impediu que 504 mil na PB conseguissem emprego em junho

O número de pessoas, na Paraíba, que não estavam ocupadas e não procuraram trabalho por conta da pandemia, ou por falta de oportunidade na localidade, mas que gostariam de trabalhar, aumentou e chegou a 504 mil em junho, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (23).

O levantamento faz parte das Estatísticas Experimentais do instituto e é realizado em parceria com o Ministério da Saúde, para acompanhar os impactos socioeconômicos da pandemia no país.

Em maio, a pesquisa identificou que havia 485 mil pessoas que não procuraram emprego por esses motivos, mas que gostariam de trabalhar, o que aponta para um crescimento de quase 4% de um mês para o outro, com um acréscimo de 19 mil pessoas a essa categoria

Em junho, o estado permaneceu com a 4ª menor taxa do país de participação na força de trabalho, ou seja, de pessoas que estavam empregadas ou procuraram trabalho no período de referência. O indicador, de 43,7%, caiu em relação ao observado em maio (44,6%) e só foi menor do que os registrados no Piauí (40,9%), em Alagoas (42,6%) e no Maranhão (43,6%).

Já entre aqueles que estavam trabalhando, o número dos que estavam afastados do emprego devido ao distanciamento social também diminuiu, passando de 329 mil pessoas, no primeiro mês pesquisado, para 248 mil em junho. Proporcionalmente, isso representa 19,8% da população ocupada no estado, 8º maior percentual do país.

Em relação ao trabalho remoto, houve uma pequena redução percentual no total de pessoas que estavam atuando dessa forma na Paraíba, que recuou de 16,4%, registrado em maio, para 16%, em junho. Apesar disso, esse permaneceu como o 4º maior índice do país, atrás apenas do Distrito Federal (25,8%), Rio de Janeiro (22,8%) e São Paulo (18%).

Cresce número de domicílios que receberam auxílio

O percentual de domicílios que recebeu algum auxílio relacionado à pandemia em junho cresceu frente a maio, aumentando de 53,1% para 56,9%. Embora represente mais da metade das residências do estado, esse é o terceiro menor indicador da região, maior apenas do que os verificados em Sergipe (55,6%) e no Rio Grande do Norte (56,1%).

O valor médio recebido no estado foi de R$ 934. Além do auxílio emergencial – destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados – a pesquisa também considera outras formas, como a complementação do Governo pelo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, que permite a redução de salário e jornada por até três meses e a suspensão de contratos por até dois.

PortalCorreio

Secretário de Educação diz que não há previsão para retorno das aulas, mesmo com bandeira verde

O secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado, comentou em entrevista ao programa Tribuna Livre da TV Arapuan nesta sexta-feira (24), que não há previsão para o retorno das aulas da rede estadual, mesmo em municípios com bandeira verde no plano de retomada.

Furtado falou a respeito da distribuição de cestas básicas, que ele espera que seja mais rápida na segunda fase, por já terem sido superados os problemas de logística e disse que a previsão inicial é para quatro remessas, mas que a distribuição vai continuar enquanto houver o estado de calamidade pública devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o secretário, não há previsão de retorno das aulas, nem em municípios que estiverem com bandeira verde, devido aos riscos que a aglomeração de alunos pode trazer.

O secretário destacou que na primeira fase da entrega de cestas foram contemplados 100% dos alunos.

Paraiba.com.br

Calvário: MPPB denuncia Ricardo e mais cinco por esquema que desviava recursos públicos na PB

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), nesta quinta-feira (23), denunciou o ex-governador Ricardo Coutinho (23), a prefeita da cidade do Conde, Márcia Lucena, Livânia Farias, Daniel Gomes, José Nascimento Lira Neto, e Leandro Nunes no âmbito da Operação Calvário.

De acordo com o documento, o socialista possuía um esquema para solicitar e receber propinas fixadas em R$ 100 mil e contava com o auxílio de Márcia, que ainda não era prefeita à época. “Tal aquisição efetivamente gerou prejuízo, NO MÍNIMO, de R$ 206.952,00”.

Confira trecho da decisão:

O denunciado anuiu à conduta da ré MÁRCIA LUCENA, a qual aceitou promessa de vantagem indevida, para si, diretamente, em razão de função pública que exercia (prefeita do município do Conde/PB), quando da oferta de repasses mensais na ordem de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) em decorrência dos procedimentos de implementação do projeto da Organização Social. Além dessa prática, anuiu e participou ainda da prática de solicitar e receber propina no montante inicialmente fixado em R$ 100.000,00 (cem mil reais), por parte de MÁRCIA LUCENA, conduta ocorreu antes dela assumir o cargo de Prefeita do Conde-PB, mas nitidamente em razão do futuro exercício. Para tanto, praticou diversos atos objetivando garantir que a solicitação fosse aceita por DANIEL GOMES. Todos os atos de corrupção tiveram o conhecimento/anuência/orientação deste réu. Portanto, responde por tais crimes, ainda que na qualidade de partícipe.

Também contribuiu para que o procedimento n° 08/2017 deixasse de observar as formalidades pertinentes à dispensa quando, por meio de procedimento fictício, fora viabilizada a aquisição de medicamentos do LIFESA pelo Município do Conde-PB. No caso, a prefeita do Conde-PB (MÁRCIA LUCENA) conduziu a fraude ao processo de dispensa de licitação influenciada, diretamente, por RICARDO COUTINHO. Tal aquisição efetivamente gerou prejuízo, NO MÍNIMO, de R$ 206.952,00 (duzentos e seis mil e novecentos e cinquenta e dois reais), o que corresponde a 28% (vinte e oito por cento) do valor contratado. Registre-se que atento ao parágrafo único do referido art. 89, no mínimo o réu incorre nas mesmas penas do caput por ter comprovadamente concorrido para a consumação da ilegalidade, tendo se beneficiado da dispensa ilegal. Restou, por fim, demonstrado que RICARDO COUTINHO ocultou e dissimulou a natureza, origem, localização, disposição, movimentação e propriedade de valores provenientes, diretamente, de infração penal, visto que os valores despendidos por DANIEL GOMES advieram do “caixa de propina” da ORCRIM por ele chefiada, ou seja, são oriundos das infrações anteriores cometidas pelas Organizações Sociais gerenciadas pelo réu DANIEL em destaque. O lucro dessa atuação ilícita foi lavado por meio de aportes para MÁRCIA LUCENA, que retornaria “limpo” após a tomada da Prefeitura do Conde-PB – tais valores inicialmente somariam R$ 100.000,00, mas as provas dos autos demonstram que foram bem superiores.

Paraiba.com.br

Trio se passa por profissionais de saúde e faz furto em casa de idoso na cidade de Patos

Na manhã desta quinta-feira, dia 23, na residência do senhor Geraldo Pereira, 74 anos, residente na Rua Antônio Aureliano Brito, Bairro Alto da Tobiba, em Patos, três pessoas se passaram por profissionais de saúde, verificaram sinais vitais do idoso, coletaram sangue, fizeram massagem e depois saíram tomando destino ignorado.

Alguns minutos depois, o senhor Geraldo se deu conta que o seu celular havia sumido. Como o idoso reside sozinho e o celular estava com ele antes daquela visita inusitada, ele acredita que o trio levou o aparelho que estava sobre a mesa.

O senhor Geraldo até estranhou a bondade, mas abriu as portas da sua humilde residência sem saber que se tratava de pessoas de má índole. A filha do idoso que mora nas proximidades disse que até viu as três pessoas passando em direção a casa do seu pai, porém, não sabia se tratar de ladrões.

Karla, filha do senhor Geraldo, relatou que as três pessoas podem ter passado em outras residências da localidade e fez um alerta sobre o fato. Karla ainda saiu pelo bairro com sua moto para tentar localizar o trio, mas não viu mais ninguém. Ela falou com guarnições do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) que faziam rondas no Bairro Alto da Tobiba para tentar encontrar os ladrões.

O grupo é composto por dois homens e uma mulher. O trio estava em um carro de passeio da cor preta. O veículo, de acordo com Karla, parece ser modelo Corsa ou Celta. Karla disse que as características são: homem alto, forte de aproximadamente 50/60 anos, jovem entre 25/30 anos e a mulher galega alta. Todos bem vestidos.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Luiz Gonzaga e Pinto do Acordeon juntos em uma imagem histórica

Uma foto que circula nas redes sociais mostra os cantores Luiz Gonzaga e Pinto do Acordeon juntos, tomando café com amigos em uma mesa. Segundo as informações que circulam nas redes o importante registro aconteceu na cidade de Conceição, no Vale do Piancó, terra natal de Pinto do Acordeon.

Nas suas entrevistas, Pinto do Acordeon sempre disse que o Rei do Baião era a sua maior influência e o seu maior ídolo. “Foi Luiz Gonzaga que me deu a primeira sanfona que eu possuí” , disse ele há alguns anos no programa Espinharas Entrevistas, na Rádio Espinharas.

Falecido na madrugada da terça-feira, 21/07, Pinto do Acordeon era uma das maiores referências do forró pé de serra.

Não conseguimos checar o ano da foto, mas presume-se que seja do começo dos anos 80.

Folha Patoense

Mandetta diz que pode ser candidato a presidente e prega ‘revolução’

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta admitiu que pode ser candidato a presidente da República daqui a dois anos.”Em 2022, eu vou estar em praça pública lutando por algo em que eu acredito”, afirmou ele em entrevista a imprensa nacional.”Se o Democratas [o DEM, partido ao qual é filiado] acreditar na mesma coisa, eu vou”.

Se o Democratas achar que ele quer outra coisa, eu vou procurar o meu caminho. Eu vou achar o caminho. Como candidato, ou carregando o porta-estandarte do candidato em que eu acreditar. Mas que eu vou participar ativamente das eleições, eu vou”, seguiu Mandetta.

Questionado se queria dizer que participaria como candidato a presidente, ele respondeu: “A presidente, a vice-presidente”.

Em seguida, o ex-ministro lembrou que outros cargos estarão em disputa em 2022, como o de governador, vice-governador e senador. E descartou a possibilidade de se candidatar a deputado federal -ele já cumpriu dois mandatos na Câmara dos Deputados. Em seguida, Mandetta passou a falar como candidato ao criticar a polarização política no Brasil.

“Em 2022, polarização, com certeza, não. Se a gente conseguir um grande acordo, um grande caminho pelo centro democrático -não por esse centro fisiológico aí que está fazendo essa nova base de sustentação [ao governo de Jair Bolsonaro]”, afirmou.

“Mas um centro bacana, que respeite as individualidades, que eu não tenha que decidir se o cara é gay, se o cara é hetero, se o cara é alto, se o cara é baixo. Você tem que respeitar as pessoas nas suas questões individuais”, continuou. “E promover a revolução de uma década. Porque essa, [de] 2010 a 2020, foi jogada na lata do lixo.”

Em agosto, o ex-ministro deve lançar um livro sobre a sua experiência como ministro da Saúde em meio à epidemia do novo coronavírus. Ele diz que pretende colocar o livro embaixo do braço e viajar pelo Brasil.Em abril, Mandetta foi demitido por Bolsonaro após destacar-se na gestão da pasta durante a pandemia. Eles passaram por um longo processo de embate antes da decisão do presidente.

Na época, Bolsonaro já ignorava orientações sanitárias e criticava medidas de distanciamento tomadas por prefeituras e governos estaduais, ao contrário de Mandetta, que defendia o isolamento social.O médico elogiou Sergio Moro quando o ex-ministro da Justiça deixou a pasta, uma semana depois de sua demissão.

“O trabalho realizado sempre foi técnico. Durante a epidemia trabalhamos mais próximos, sempre pensando no bem comum. Parabéns pelo trabalho Ministro @SF_Moro. O país agradece! Outras lutas virão!”, escreveu em sua conta no Twitter.Quando Mandetta ainda estava sob fritura no governo, a mulher do ex-juiz da Lava Jato, Rosangela Moro, saiu em sua defesa.

No Instagram, ela postou uma foto acompanhada da mensagem: “Entre ciência e achismos eu fico com a ciência. Se você chega doente em um médico, se tem uma doença rara você não quer ouvir um técnico?”. “In Mandetta I trust”, completou. O post ficou poucos minutos no ar e foi apagado.O programa Ponto a Ponto é comandado pelo cientista político Antonio Lavareda e pela colunista da Folha de S.Paulo Mônica Bergamo.

Paraiba.com.br com Noticiasaominuto

536 médicos já foram infectados pelo novo coronavírus na Paraíba; número cresceu 34% em menos de um mês

O número de médicos infectados pelo novo coronavírus na Paraíba cresceu 34% entre os dias 24 de junho e 22 de julho, saltando de 399 para 536 em menos de um mês, conforme dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A quantidade de profissionais de saúde notificados com a Covid-19 também cresceu de 3.070 para 4.869, no mesmo período, um aumento de mais de 58%. Entre os profissionais de saúde, além dos médicos, estão dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de agentes comunitários de saúde, condutores de ambulância e recepcionistas.

“Os médicos, assim como os demais profissionais de saúde estão mais expostos à contaminação pelo novo coronavírus. Infelizmente, sabemos que estes números podem ser ainda maiores, por conta de falhas nas notificações. Quanto mais médicos infectados, menos profissionais teremos para enfrentar essa batalha”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Roberto Magliano de Morais. Ele ainda lamentou o falecimento de mais uma médica vítima da Covid-19 na Paraíba, nesta quinta-feira (23), a pediatra Ana Lucia Freire Cantalice.

Desde o final de março, através de uma plataforma de denúncias online sobre as falhas na infraestrutura de trabalho, o CRM-PB vem recebendo queixas de médicos sobre problemas no processo de triagem, falta de Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs), insumos, exames e medicamentos, material para higienização e recursos humanos.

Para verificar estas denúncias e aumentar a segurança dos profissionais de saúde em seus locais de trabalho, o CRM-PB, através da campanha Médicos Contra o Coronavírus, tem visitado hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Estado. Mais de 40 municípios já foram visitados.

Boletim Epidemiológico da SES – 24/06/20

– Número de profissionais de saúde com Covid-19 = 3.017

– Número de médicos com Covid-19 = 399

Boletim Epidemiológico da SES – 22/07/20

– Número de profissionais de saúde com Covid-19 = 4.869

– Número de médicos com Covid-19 = 536

Clickpb com CRM-PB

No sertão: Mulher é flagrada por câmeras de segurança furtando ração em supermercado

Uma guarnição da Polícia Militar de Cajazeiras, estava em rondas pela cidade por volta das 11h30 de ontem (22), quando foi solicitada pelo o Centro de Operações Policiais, informando que havia uma mulher praticando furto no Supermercado Cajazeiras.

Diante das informações, a guarnição se deslocou ao estabelecimento e se deparou com a senhora, Claudia Lucinete de Abreu, monitorada pelos funcionários da “prevenção de perdas.” Os policiais solicitaram que a suspeita acompanhasse para visualizar o sistema de câmeras onde, segundo os funcionários do supermercado, havia em um vídeo flagrando-a, subtraindo um pacote de ração para gatos.

O furto foi constatado pelos policiais e em seguida conduziram a mulher à delegacia de Polícia Civil e apresentada ao delegado de plantão.

Sertão Informado

Adolescente pega carona com homem e sofre tentativa de estupro, em Piancó

Uma adolescente de 16 anos denunciou que quase foi vítima de estupro na madrugada desta quinta-feira (23) após pegar carona com um homem em Piancó (PB).

Segundo a Polícia Militar, a garota relatou que estava na casa de uma tia, quando pediu carona de moto ao suspeito para ir pra casa. Conforme ela, no caminho, o condutor teria estacionado o veículo e tentado agarrá-la; ao negar, ele teria a jogado no chão para tentar ter relação forçada com ela, mas, sem conseguir, foragiu.

A adolescente, após o fato, acionou a Polícia Militar, que foi para o local e realizou diligências, mas não localizou o suspeito.

A menina foi conduzida, juntamente com um conselheiro tutelar, à Delegacia de Polícia Civil para registar um Boletim de Ocorrência.

Fonte: Diamante Online