Início Site Página 1700

Idosa de 100 anos vence a Covid-19 e deixa Hospital de Clínicas em Campina Grande sob aplausos e distribuindo beijos

Uma idosa de 100 anos venceu a Covid-19 e recebeu alta médica do Hospital de Clínicas de Campina Grande, nesta quarta-feira (22). Feliz, ele saiu acenando para a equipe e soltando ‘beijinhos’. “Eita, coisa linda. Beijo, dona Joana”, disse um dos profissionais de Saúde que esteve ao lado da dona Joana Gomes, na despedida.

Ela passou 25 dias internada no Hospital de Clínicas de Campina Grande. Chegou a ocupar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por sete dias, mas depois continuou o tratamento na enfermaria, segundo informou ao ClickPB o diretor técnico da unidade, o médico Jhony Bezerra. Hoje dona Joana voltou para casa, no bairro Santa Rosa.

Ela saiu do hospital sob aplausos dos profissionais de Saúde e ao som da música ‘We Are The Champions’ (Nós somos campeões).

“Eu sou Sônia, filha de dona Joana, que tem 100 anos. Venho agradecer ao Hospital de Clínicas pelo atendimento e por tudo aquilo que eles fizeram por minha mãe. Só tenho a agradecer pelo empenho e pela comunicação que eles tiveram com a família”, disse a filha de dona Joana.

 

Clickpb

Jovem morre eletrocutada em cidade do Agreste

Fatalidade. Uma vendedora de 19 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica em um tanque de lavar roupas na cidade de Esperança no Agreste.

Segundo informações de familiares, a jovem estava utilizando um tanquinho, quando foi eletrocutada.

Ela ainda conseguiu gritar por ajuda, mas quando a avó chegou no local, já estava morta.

PBAgora

Usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos recebem Kit de Materiais das Atividades Remotas

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Kit de Materiais das Atividades Remotas.

As entregas foram feitas pelos funcionários da secretaria que foram nas residências destas pessoas com equipamentos de proteção individual para entregar o material composto por: Caderno de Atividades, Informativo sobre a Covid-19, caixa de lápis de pintura, bisnagas com álcool em gel 70%, ‘lembracinhas’ e sacolinhas de lanches (pipoca, bombons, pirulitos, jujubas e chocolates).

As atividades do SCFV estão suspensas devido à pandemia, mas atividades remotas estão sendo realizadas na Rádio Conexão (104,9 FM), nas segundas-feiras e quartas-feiras, às 13h30. As pessoas podem ouvir também pelo site da emissora www.conexaosantaterezinhapb.com.

Em maio a Prefeitura entregou um kit de álcool em gel e máscaras para os participantes do Grupo de Idosos.

Waldonys para Pinto do Acordeon: Onde ele estava a gente chorava de rir e hoje é de saudade

Com a música “Neném Mulher” de composição de Pinto do Acordeon, o cantor Waldonys, deixou o último a deus ao amigo.

“Nossa música popular nordestina, nosso forró, amanheceu triste com a partida do nosso queridíssimo Pinto do Acordeon. Onde o Pinto estava, a gente chorava de rir e hoje choramos de saudade”, disse.

Assista o vídeo completo abaixo.

Fonte: ParaibaOnline

Polícia captura suspeitos de furto à loja de perfumes em Santa Luzia

Policiais militares conseguiram interceptar na tarde desta quarta feira (22) o mesmo veículo utilizado pelos os supostos criminosos que arrombaram uma loja de perfumes na madrugada de hoje em Santa Luzia, com eles a polícia encontrou algumas ferramentas utilizadas durante o crime e uma certa quantia em dinheiro.

Ao serem informados sobre o assalto, a PM entrou em contato com a PRF, polícia civil e militar e o CIOP, todos foram acionados, e por volta das 13h conseguiram abordar os acusados próximo a um posto de combustível no distrito do Cajá, de acordo com informações, a polícia não conseguiu ainda recuperar os produtos roubados.

Os suspeitos confessaram quem praticaram o furto na loja de perfumes em Santa Luzia e segundo informações da polícia foram os mesmos que praticaram outro furto a uma equipadora de som localizada no bairro São José em maio deste ano. os nomes dos acusados não foram divulgados pela a PM.

Todos foram conduzidos para lavrar o flagrante em João Pessoa e em seguida o caso será distribuído para a delegacia de Patos para os procedimentos cabíveis.

Portal Vale Notícias

IBGE: 15% dos municípios da PB não tinham esgotamento sanitário em 2017

O número de municípios paraibanos com esgotamento sanitário, por rede coletora, cresceu 15,3% em 10 anos, passando de 163, em 2008, para 188, em 2017, mas a cobertura do serviço ainda não alcançara todos os municípios do estado, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2017, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (22).

O levantamento apresenta dados sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário, com base em informações fornecidas pelas entidades que prestam esses serviços, como governos, empresas e associações.

Segundo a PNSB, cerca de 15,7% das cidades do estado, o que representa 35 das 223, não contavam com serviço de esgotamento sanitário no ano pesquisado. No entanto, proporcionalmente, a cobertura da rede coletora de esgotamento na Paraíba, de cerca de 84,3%, foi maior do que as observadas nacionalmente (60,3%) e no Nordeste (52,7%).

Em todo o estado, havia aproximadamente 450,9 mil economias esgotadas ativas, ou seja, moradias, apartamentos, unidades comerciais, salas de escritório, indústrias, órgãos públicos e similares, existentes numa determinada edificação, que eram atendidos pelo serviço. Dessas, 93,2%, 420,3 mil, eram residenciais.

O volume de esgoto coletado por dia na Paraíba totalizou 131,3 mil metros cúbicos, o que equivale a 131,3 milhões de litros, dos quais 117,3 milhões correspondiam aos dejetos residenciais. Do total coletado, 95,4% era tratado, percentual bem acima da média brasileira, de 77,1%.

O principal tratamento utilizado no esgoto do estado, em cerca de 66,7% do volume, foi o procedimento secundário, de caráter biológico, que busca reduzir a carga orgânica, por meio da ação de microrganismos. Essa também foi a forma mais comum encontrada no âmbito nacional, aplicada em 69,8% do total. Outra parcela significativa do esgoto, 20,5%, era tratada, no estado, com o método primário, que consiste na remoção de sólidos em suspensão.

Em contrapartida, a pesquisa constatou que em 128 municípios ocorria a disposição final de esgoto sem tratamento, sendo os rios os principais locais de despejo, que recebiam dejetos de 90 municípios, enquanto lagos ou lagoas recebiam de 18.

Em relação à oferta desse serviço, em 162 municípios as entidades prestadoras faziam parte da administração direta do Poder Público, enquanto em uma parcela menor, 21 cidades, as responsáveis eram sociedades de economia mista. Nas demais, o esgotamento era prestado por autarquia ou empresa pública. A pesquisa aponta, porém, que prestadoras diferentes podem atuar em um mesmo município.

Cobrança pelo serviço

Conforme a PNSB, em 22 municípios ocorria cobrança de tarifa pelo serviço de esgotamento sanitário por rede coletora, calculada de forma proporcional ao consumo de água. Contudo, do total de cidades, 20 contavam com subsídios aos usuários do serviço.

Com isso, para cerca de 12,9 mil economias residenciais, a tarifa tinha desconto e, para outras 3,5 mil, ocorria isenção de cobrança. Entre os principais critérios utilizados para concessão de subsídios estão o rendimento dos moradores e o nível de consumo de água, adotados em 19 municípios, além da inscrição em programas sociais governamentais, utilizada por todos os 20 que concediam subsídios.

Mais de 47% dos municípios da PB não tinham estação ou unidade de tratamento de água em operação

Cerca de 47,5% dos municípios da Paraíba não tinham estações de tratamento de água ou unidades de tratamento simplificado, em 2017, como apontam os dados da PNSB. A proporção foi bem maior do que a média nacional (14,2%) e regional (25,8%). No ano pesquisado, o serviço de abastecimento de água alcançava 98,2% das cidades paraibanas, percentual que, embora seja alto, ainda está abaixo das médias do Brasil (99,6%) e da região (99,3%).

O processo de abastecimento começa com a captação da água. Na Paraíba, o volume diário captado chegou a 597,5 mil metros cúbicos, ou 597,5 milhões de litros, de água doce, e a 4,5 milhões de litros de água salobra, salgada ou salina. Ressalta-se que um município pode ter mais de um tipo de fonte de captação de água e, com isso, ser contabilizado mais de uma vez no levantamento da pesquisa, de forma que o gráfico apresentado totaliza um número maior de fontes de captação que 223, número que representa o total de municípios paraibanos. No estado, as principais fontes de água foram mananciais superficiais e poços profundos.

Já em relação à distribuição, por dia, foram utilizados cerca de 578,1 mil metros cúbicos, ou seja, 578,1 milhões de litros de água, dos quais 96,3% passaram por tratamento. O tipo mais comum de procedimento foi o convencional, aplicado em aproximadamente 527,5 milhões de litros (94,72%), que consiste em um tratamento completo, envolvendo os processos de floculação, decantação, filtração e desinfecção. Outros 4,32% passam apenas por simples desinfecção e 0,9% pelo não convencional, que não inclui todas as etapas do completo.

Segundo a pesquisa, com uma extensão de 5.833 km, a rede paraibana de distribuição de água abastece cerca de 956,4 mil economias ativas, das quais 95%, aproximadamente 937,5 mil, são residenciais.

Prestação e cobrança pelo serviço

Em 168 municípios da Paraíba, o serviço de abastecimento de água era prestado por sociedades de economia mista, enquanto em 115 era de responsabilidade da administração direta do poder público e em 38 de associações. Conforme a pesquisa, é possível existir mais de uma prestadora de serviço em uma mesma cidade.

De acordo com a PNSB, há cobrança pelo serviço de abastecimento de água em 174 municípios, ocorrendo, majoritariamente, em 170, por meio de tarifa. Na categoria residencial, a tarifa mínima era cobrada com base em um volume de consumo mensal de 10 metros cúbicos, ou seja, 10 mil litros.

Entre aqueles que cobravam tarifa ou taxa, 158 ofereciam subsídios aos usuários. Os principais critérios considerados para concessão eram: a inscrição em programas sociais governamentais, adotado por 148 municípios; seguido pelo rendimento das pessoas, utilizado em 142; o nível de consumo de água, aplicado em 138; e as características do imóvel, critério adotado em 128 cidades.

PortalCorreio

Prefeito de Conceição é diagnosticado com Coronavírus

O prefeito de Conceição, Nilson Lacerda confirmou estar com coronavírus, mas está bem e não precisou fazer uso de respiradores. Ele está internado no hospital Senhora das Neves, em João Pessoa. A informação foi confirmada ao portal Vale do Piancó Notícias pela esposa dele, Magnady Lacerda.

De acordo com a primeira dama, ao sentir os sintomas, o prefeito se isolou e foi submetido ao exame sorológico, tendo o resultado negativado. No entanto, os sintomas se intensificavam e ele acabou sendo internado até realizar uma tomografia computadorizada, que constatou um comprometimento pulmonar avançado e a existência da Covid-19.

Mesmo com os pulmões comprometidos Nilson não precisou fazer uso de respiradores e está reagindo bem ao tratamento.

“Por ser linha de frente em todos os serviços na gestão, Nilson nunca teve a possibilidade de um isolamento social e nem de fechar a sua residência à população, atendendo sem restrições, seja no gabinete, na rua ou em qualquer serviço onde sempre esteve presente no município. Eles está reagindo bem e apresenta muita melhora”, pontuou a primeira dama.

“Eu já estou me recuperando e estou respondendo muito bem ao tratamento. Foram dias difíceis, meus amigos. Gente, a coisa é séria! Ao contrário de mim, se você pode fique em casa. Isso é um mal muito doloroso. Deus está cuidando de mim e em breve estaremos voltando às nossas atividades, porque Deus é maravilhoso e só ele cura e salva”, disse o gestor em mensagem enviada ao Vale do Piancó Notícias.

Fonte: Por Gilberto Angelo, do Vale do Piancó Notícias

João anuncia início do pagamento do 13º salário a servidores a partir de agosto

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) anunciou, nesta quarta-feira (22), que o pagamento do 13º salário para os servidores das secretárias do Estado vão começar a partir do mês de agosto.

De acordo com informações do governador, em entrevista à rádio Pop FM, os servidores vão ter pagamentos referentes a primeira parcela do benefício nos meses de agosto, setembro e outubro.

PBAgora

Após o último adeus, corpo de Pinto do Acordeon é sepultado na cidade de Patos

Imagem: Josley Oliveira

O corpo do cantor e compositor Pinto do Acordeon foi sepultado no fim da tarde desta quarta-feira (22), no município de Patos, no Sertão da Paraíba. Do Litoral ao Sertão, fãs, amigos e familiares renderam homenagens ao artista que alegrou, emocionou com suas músicas, poesias e que deixa um legado para a cultura nordestina. 

Por volta das 16h30, o cortejo chegou ao Terreiro do Forró, local onde as comemorações juninas acontecem em Patos. No espaço, artistas, músicos e familiares puderam dar o último adeus ao músico que amava abrir as programações juninas na cidade. O caixão seguiu em uma viatura do Corpo de Bombeiros, mas várias pessoas acompanharam em carros e motos até o cemitério Parque Jardim da Paz. 

Antes do sepultamento, ainda no Terreiro do Forró, um dos filhos,  Mô Lima, agradeceu ao povo patoense e muito emocionado, falou: “sabemos o amor que o meu pai tinha por esse chão, que é a cidade de Patos. A gente estava uma vez em Paris e ele disse: ‘vocês estão abismados com essa lata de velha, a Torre Eiffel? Bonito é Patos, minha terra, a Cruz da Menina. Lá de Teixeira a gente vê aquela beleza toda. E eu sinto nesse amo de Patos e o meu pai também”. 

Carreta carregada tomba na Serra de Santa Luzia

Na manhã desta quarta-feira (22), uma carreta carregada de carne e frango da Sadia, na serra de Santa Luzia, na Paraíba. O acidente aconteceu por voltas das 8h e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi acionada no local.

De acordo com os policias, houve uma tentativa de saquear os produtos, porém eles chegaram a tempo e impediram o crime.

Clickpb