Início Site Página 1701

Transporte alternativo capota na BR 361 no município de Santa Terezinha

Um acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira (22), na BR 361, município de Santa Terezinha (PB).

Um Chevrolet modelo Venaneio, cor vermelha, placa não identificada, capotou, causando prejuízos financeiros, sem mortes.

O veiculo é um transporte alternativo e faz a rota Catingueira a Patos, e no momento retornava da cidade de Patos quando o fato aconteceu.

Uma falha mecânica pode ter causado o fato, entretanto, a Polícia Rodoviária Federal vai fazer a perícia e emitir o laudo com as causas do acidente.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Imagens: Redes sociais

Prefeitura de Santa Terezinha inicia o cadastramento do auxilio emergencial para os trabalhadores da Cultura; saiba como fazer o cadastro

Sede do Poder Executivo Municipal

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, iniciou nesta semana o Cadastramento Cultural do Município de Santa Terezinha- PB, cujos dados farão parte do Banco de Dados Cultural do Município, pré-requisito para o repasse de recursos da Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), que tem como objetivo conceder auxilio emergencial para artistas, grupos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia da Covid-19.

O cadastramento iniciou na segunda-feira, 20 de julho com o termino em 31 de julho.

Para fazer o cadastro as pessoas devem acessar o site da Prefeitura Municipal (www.santaterezinha.pb.gov.br) e na pagina principal clica no banner Cadastro Cultural para iniciar o processo de inscrição.

Após clica no banner, basta preencher todos os dados.

O cadastramento também busca nortear a propositura de ações de fomento, editais e auxílios em casos de necessidade. É importante informar que a inscrição no CADASTRO CULTURAL DE SANTA TEREZINHA-PB não implica no recebimento direto de auxílios ou outros benefícios.

Polícia Civil prende suspeitos de roubo a depósito de bebidas e apreende armas e drogas em Itaporanga

Policiais civis de Grupo Tático Especial (GTE) de Itaporanga, sede as 17ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, prenderam nesta segunda-feira (21) três pessoas, dois homens e uma mulher, e ainda apreenderam dois adolescentes, todos suspeitos da prática de roubos e tráfico no Vale do Piancó. A abordagem aconteceu em uma residência no bairro Balduíno de Carvalho, onde também foram apreendidas drogas e três armas de fogo.

As investigações foram iniciadas com apoio de equipes do 13º Batalhão de Polícia Militar, depois de um assalto contra uma distribuidora de bebidas na cidade de Itaporanga, neste domingo (20). No outro dia, diligências realizadas por policiais civis localizaram e prenderam o trio e os apreenderam adolescentes, que estavam com três revólveres calibre 38, 65 munições, além de maconha, mais de meio quilo de cocaína e sete aparelhos celulares roubados no dia anterior, durante a ocorrência no estabelecimento comercial. Com eles, também foram apreendidas anotações que apontam para a participação dos cinco em um grupo criminoso responsáveis por outros crimes na região.

Ainda segundo a Polícia, nenhum dos homens envolvidos é natural de Itaporanga. Dos adultos, um deles é natural Pocinhos e o outro de Santa Terezinha, em Pernambuco. Este último é foragido do regime semiaberto em Patos e suspeito de atingir um agente penitenciário durante troca de tiros em Bananeiras. Já os adolescentes são de Patos e Pocinhos.

Os investigados foram encaminhados para a Delegacia de Itaporanga, juntamente com todo o material apreendido, de onde serão encaminhados para o Sistema Prisional e apresentação à Promotoria.

Sertão Informado

Homem é assassinado dentro de bar, no sertão

Um homicídio foi registrado na tarde desta terça-feira (21 de julho) por volta das 14h na cidade de Uiraúna no Sertão da Paraíba.

Segundo informações homens encapuzados chegaram de moto, e adentraram um bar localizado em frente à Rodoviária, na Rua Floriano Peixoto, e efetuaram vários disparos de arma de fogo, contra Francisco Macieudo Alves de Sousa de 45 anos que teve morte no local como também um dos tiros atingiram o genro da vítima Nailson Leandro Fernandes de 21 anos .

Uma equipe da SAMU foi acionada, mas ao chegar ao local já encontram Macieudo sem vida.

O genro do mesmo sofreu um disparo de raspão em um dos braços e se encontra bem.

A PM foi ao local colhendo informações e fazendo buscas na tentativa de prender os acusados deste crime na terra dos músicos e dos sacerdotes.

O SAMU constatou o óbito e a Polícia Militar isolou a área para ser realizada a Perícia.

Após os Procedimentos o corpo foi encaminhado ao IML de Cajazeiras esse foi o 2ª Homicídio na circunscrição do 6º BPM nesse segundo semestre.

Fonte: Blog do Angelo Lima

Teste de Covid-19 de Bolsonaro dá positivo mais uma vez

Mais um teste de covid-19 do presidente Jair Bolsonaro deu positivo nessa terça-feira (21). O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (22). Este já é o quarto exame feito por ele desde que descobriu estar com a doença, no último dia 7 de julho.

De acordo com a Secretaria Especial de comunicação, Bolsonaro segue em ”boa evolução de saúde, sendo acompanhado pela equipe médica da Presidência da República”.

Desde que foi diagnosticado com covid-19, o presidente está isolado em um escritório no Palácio da alvorada, de onde despacha virtualmente com ministros e demais autoridades.

Clickpb

É Lei: álcool gel passa a ser item da cesta básica durante pandemia

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), sancionou, nesta quarta-feira (22), a lei 11.750 de 21 de julho de 2020, de autoria do deputado Eduardo Carneiro (PRTB), que obriga a inclusão de álcool gel como item na cesta básica de alimentos dos empregados públicos, privados e correlatos.

De acordo com a iniciativa do parlamentar, as cestas comercializadas e distribuídas, por força de convenção ou acordo coletivo, ou não, no Estado, deverão conter no mínimo um álcool gel e um livro.

Em caso de descumprimento, o infrator será punido com advertência. A Lei é válida a partir da data de sua publicação.

Paraiba.com.br

Realizada Reunião entre prefeito de Patos e pároco da Catedral sobre festa de NsdaGuia 2020

Aconteceu na tarde desta terça, no gabinete municipal, uma reunião entre o padre Joácio Nóbrega, pároco da Catedral, o diácono Gildenor e o prefeito interino de Patos acerca da festa da Padroeira Diocesana 2020.

Foram discutidos vários pontos referentes à realização da festa de maior tradição da cidade, sobretudo no tocante à como vivenciá-la neste tempo de pandemia, seguindo todas as orientações dos especialistas no assunto.

O Prefeito Ivanes afirmou categoricamente que dará todo o apoio governamental em tudo que for necessário para a concretude deste evento sócio-religioso-cutural, colocando todas as secretarias à disposição, bem como a ajuda financeira.

Será realizada em breve uma reunião entre o padre Joácio e o MP para orientações deste órgão no que concerne àquilo que será permitido neste tempo do “novo normal”.

Reuniões entre conselho econômico e equipes responsáveis por este evento religioso estão sendo realizadas, via online, com encaminhamentos práticos.

Com informações de Gildenor Oliveira

Com helicóptero, 50 policiais e 15 viaturas, operação prende envolvidos em tráfico de drogas e homicídios, em Patos

As Polícias Civil e Militar da Paraíba deflagraram nesta manhã a operação policial MALHAS DA LEI, na cidade de Patos, dando cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão, decorrentes de investigações de homicídios e tráfico ilícito de entorpecentes realizadas pela Delegacia de Homicídios de Patos.

Durante a operação policial, foram executados 10 mandados judiciais, sendo empregados aproximadamente 50 policiais e 15 viaturas policiais, além do helicóptero Acauã da Secretaria de Segurança e Defesa Social.

A ação policial resultou na prisão do nacional JULIO CESAR NUNES DE MACENA, 27 anos, acusado de participação no homicídio de Jurandy Batista da Silva Junior, 34 anos, ocorrido no último dia 16/07/2020, no bairro Santa Clara, nesta cidade.

No decorrer da operação, também foram realizadas buscas em endereços apontados como “bocas de fumo” durante as investigações policiais, resultando em duas autuações em flagrante delito.

O primeiro caso resultou na prisão do nacional VINÍCIUS PEREIRA DE MORAES, 18 anos, em cujo endereço a polícia apreendeu 36 embrulhos contendo substância similar à cocaína, um triturador, caderno de anotações, cinco cartuchos de munição calibre .38, além de duas armas brancas.

O segundo caso resultou na prisão do nacional BRUNO CRISPIM MORAIS, 28 anos, em cujo endereço a polícia apreendeu 24 embrulhos contendo substância análoga ao crack, 02(dois) embrulhos contendo substância semelhante à maconha, cédulas diversas em real e dólar americano, um smartphone Samsung cor preta, além de uma ave silvestre.

Ambos foram autuados por tráfico ilícito de entorpecentes, além da posse de outros objetos ilícitos.

As Forças de Segurança da Paraíba tem atuado continuamente no município de Patos e em toda região do Vale das Espinharas, atendendo as determinações da Secretaria de Segurança e Defesa Social, visando principalmente à apreensão de objetos ilícitos e à prisão de criminosos que atuam na região, a fim de proporcionar à população maior sensação de tranquilidade.

As ações tendem a se intensificar na região, pelo que as autoridades pedem a colaboração da população em denunciar crimes e criminosos através do DISK 197 da Polícia Civil e do 190 da Polícia Militar.

Folha Patoense com Assessoria

Irmão de Pinto do Acordeon diz que ele pediu forró no velório: ‘Nunca o vi triste’

Imagem: Josley Oliveira

Damião Moreno, irmão de Pinto do Acordeon, comentou, em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação, nesta quarta-feira (22), que o forró no velório do artista representa o estilo de vida dele. “Era um homem sempre cheio de alegria, em tempo nenhum na vida vi ele triste. Já acordava com aquele vozeirão”, disse.

Segundo Damião, foi Pinto quem pediu que fizessem um ‘forrozão’. “Aqui temos músicos, amantes da cultura, do forró, foi um pedido dele”.

Damião lembrou que pela distância de idade entre ele e os outros irmãos, já via Pinto tocar com sua banda quando ainda era criança e sonhava em ser baixista. Ele contou que aprendeu a tocar sozinho e que conseguiu fazer parte da banda de Pinto quando tinha 14 anos.

“A família é toda de artistas. As crianças quando nascem, o primeiro brinquedo é uma sanfona. Temos essa veia artística e Pinto quem expandiu para o mundo. Ele que abriu as portas para a gente fazer a nossa arte e cultura”, disse.

Emocionado, Damião agradeceu ao irmão por todos os feitos.

Paraiba.com.br com Letícia Silva

Mais de 60% da PB não têm seca pela 1ª vez em 6 anos

A última atualização do Monitor de Secas aponta que na Paraíba as áreas sem seca saltaram de 45,29% para 60,37% entre maio e junho, devido às chuvas do último mês, que variaram entre 10 milimetros (mm) e 250 mm no estado. A intensidade do fenômeno também diminuiu com o fim das áreas com seca moderada. Esta é a melhor situação da Paraíba desde o início do Monitor em julho de 2014.

O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores de seca e nos impactos causados pelo fenômeno em curto e/ou longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses. Acima desse período, os impactos são de longo prazo.

Considerando esta distribuição das chuvas, houve uma redução da intensidade da seca sobre parte do Agreste (de moderada para fraca), além de uma pequena diminuição da seca fraca na região do Cariri, onde o estado faz divisa com Pernambuco, bem como no Sertão, na divisa com o Rio Grande do Norte. Desta maneira, agora há presença somente de seca fraca no estado (no Agreste e em parte do setor leste do Sertão), com impactos de longo prazo.

Chuvas

O mês de junho faz parte do período chuvoso no leste do Nordeste. Também integra o período seco em grande parte do centro-norte e oeste nordestino, assim como na região Centro-Oeste. De acordo com a climatologia do último mês, os maiores volumes de precipitação, com valores acima de 150 mm, ocorrem no noroeste do Maranhão e no litoral leste do Nordeste. Volumes inferiores a 20mm são esperados tanto para o interior da região Nordeste quanto para maior parte de Minas Gerais, Goiás e Tocantins, além do Distrito Federal.

Em junho de 2020, precipitações com acumulados superiores a 150mm ocorreram no noroeste do Maranhão e em grande parte do litoral leste nordestino. Já as menores precipitações aconteceram no interior do Nordeste, bem como nos estados da parte central do Brasil, o que resultou na caraterização do período seco nessas áreas.

Quando analisados os últimos meses, há um predomínio de chuvas acima da média no Nordeste, o que vem contribuindo para uma contínua redução da severidade e das áreas de seca na maior parte desta região, onde agora predominam condições que variam desde sem seca relativa até seca fraca. Porém, devido à grande variabilidade das chuvas, ainda há pequenas áreas de seca com intensidade variando de moderada a grave. Toda a seca na região possui impactos somente de longo prazo.

Estados

Com as chuvas de junho, o Monitor de Secas registrou uma redução das áreas com o fenômeno em sete estados: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Por outro lado, houve o aumento das áreas com o fenômeno em cinco estados: Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em Tocantins a área se manteve estável. No caso do Rio de Janeiro, que entrou no Mapa do Monitor em junho, foi registrada seca pela primeira vez no estado. Assim como aconteceu em maio, no mês passado todas as 15 unidades da Federação apresentaram partes de seus territórios sem registros de seca.

Em cinco estados houve a redução da gravidade das secas: Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Em Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão e Rio Grande do Norte continuam existindo somente áreas com seca fraca. Em Tocantins, a severidade do fenômeno permanece variando de fraca a grave em mudanças em relação a maio. Já no Piauí aconteceu um leve aumento da área com seca moderada, enquanto no Rio de Janeiro foi identificada uma porção com seca fraca. Como é a primeira vez que DF e Goiás constam do acompanhamento, ainda não é possível comparar a situação de ambos em relação a meses anteriores.

PortalCorreio